CURSO ONLINE:
Alfabetização, Letramento e Matemática 180 Horas

 

Alfabetização, Letramento e Matemática 180 Horas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita Vamos iniciar nossa disciplina refletindo sobre o desenvolvimento histórico do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apontando-o como prática pedagógica essencial da escola moderna. Essa reflexão toma como marco inicial a organização do trabalho pedagógico proposto por Comenius, que [...]

Aula 02 - Alfabetização ou Letramento

  Alfabetização ou Letramento   A contribuição de Comenius, com o objetivo de expandir a instrução pública para as massas populares, inaugurou o caminho da produção do método do ensino eficiente da leitura para crianças em idade escolar. Transcorridos tantos séculos, podemos observar que o interesse pelo ensino da leitura e da escrita, a ser [...]

Aula 03 - Textualidade, código e meios de produção da escrita

  Textualidade, código e meios de produção da escrita    Conceber a escrita em uma perspectiva social implica, como vimos, entendê-la como produção humana e compreender a forma que ela assume sob determinada organização social e quais funções cumpre. Por esta razão, o ensino da língua escrita – nem mesmo no período inicial de sua [...]

Aula 04 - As Quatro Práticas da Alfabetização

  As quatro práticas da alfabetização Afirmar que o processo de alfabetização centrado no trabalho conjunto com o texto e o estudo do código implica a compreensão de alguns pressupostos relativos ao ensino da língua escrita, em razão de que estes princípios norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização, a saber: leitura e interpretação; produção [...]

Aula 05 - Leitura e Interpretação

  Leitura e interpretação   A proposta de alfabetização pressupõe o desenvolvimento da prática de leitura como forma de produção de sentido, por meio da interação do leitor ativo com o texto. Ler, portanto, é dialogar com o texto, estabelecendo interlocução significativa, ou seja, não apenas decodificação de letras. As crianças pequenas, que ainda não [...]

Aula 06 - Produção de textos

A prática da produção de textos A prática pedagógica da produção de textos como articuladora do processo de alfabetização tem implicações metodológicas importantes. Por essa razão seu fundamento necessita ser bem compreendido a fim de que possa ser efetivamente uma proveitosa opção do professor. Conforme a proposta de Klein (2003, p. 31): o texto – [...]

Aula 07 - Produção de Texto Escrito

  Produção do texto escrito   Para que os alunos adquiram competência como escritores, isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística,      o ensino da língua escrita tem como eixo central, desde o momento inicial da alfabetização, as atividades com o texto. Desse modo, não se pode deixar para propor as [...]

Aula 08 - Análise Linguística

  Prática da análise linguística   Para que a criança desenvolva de forma progressiva sua capacidade  de produzir e interpretar textos, torna-se necessário realizar atividades   de análise linguística, compreendida como atividade de reflexão sobre a própria língua. Trata-se de uma prática fundamental, pois tornar-se letrado significa ter o domínio do emprego da língua na escrita [...]

Aula 09 - Prática da Reescrita do Texto

  Prática de reescrita do texto O trabalho de revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos das crianças, tornando-se desnecessário e improdutivo o ensino de regras gramaticais fora do contexto de produção escrita dos alunos. A reescrita do [...]

Aula 10 - Procedimentos pedagógicos para sistematização para o domínio do código

  Procedimentos pedagógicos para sistematização do domínio do código Em razão da importância da sistematização do código dentre as práticas da alfabetização, conforme enfatizado anteriormente, é necessário selecionar criteriosamente os procedimentos que objetivam o domínio da codificação/decodificação. Em primeiro lugar, cabe reafirmar que é das tentativas de produção de textos que emergirão as tentativas de [...]

Aula 11 - Reescrita do texto com vistas à sistematização do código

  Reescrita do texto com o objetivo de sistematização do domínio do código Inicialmente, é importante ressaltar que, embora o exemplo a seguir enfoque a reescrita do texto ressaltando aspectos da reflexão sobre o código, trata-se de uma explanação com objetivo didático, pois, como temos enfatizado, o procedimento pedagógico de reescrita do texto comporta a [...]

Aula 12 - A Sociedade de Cultura Escrita

  A sociedade de cultura escrita O mundo escrito Quando pensamos sobre escrita, a primeira imagem que vem à cabeça é a de uma linha de letras dispostas numa folha de papel. A esta imagem associamos imediatamente à ideia de leitura, de livros, cadernos, jornais, revistas. Esta imagem tem lógica. Afinal, ela remete ao fundamento [...]

Aula 13 - Letramento Novas Realidades, Novos Conceitos

Letramento: novas realidades, novos conceitos Apresenta-se, nesta aula, uma reflexão sobre o conceito de letramento, examinando os motivos de sua emergência, seus antecedentes e o significado que tem saber ler e escrever na sociedade moderna, chamada de sociedade de cultura escrita. As origens do novo conceito No mundo moderno globalizado, tornou-se lugar comum falar em [...]

Aula 14 - Escrita e Leitura na Vida Moderna

A escrita na vida moderna Esta aula apresenta um panorama de como a escrita participa da muitas formas de ser e viver da sociedade moderna, considerando-se, em particular, como os textos estão presentes e são utilizados nas diferentes esferas de participação social, bem como os processos de produção e circulação do conhecimento escrito. A diversidade [...]

Aula 15 - Letramento e Alfabetismo

  Letramento e alfabetismo Consideram-se nesta aula os conceitos de alfabetizado, letramento e alfabetismo, examinando de que forma eles participam na formação social e cultural brasileira. São verificados e analisados os atuais níveis de alfabetismo da população. Compreensões históricas do alfabetismo A leitura e a escrita estão no dia-a-dia das pessoas. Mesmo quando não percebemos [...]

Aula 16 - Pedagogia do Letramento e da Alfabetização

  Pedagogia do letramento e da alfabetização Esta aula dedica-se a uma reflexão sobre alguns fundamentos para o desenvolvimento do processo de alfabetização, inquirindo as relações entre fala e escrita, as especificidades do código escrito, as instâncias de uso social da linguagem e a relação entre letramento e inserção social. Escrever e falar A modalidade [...]

Aula 17 - Leitura no Espaço Social

Leitura no espaço social Examinam-se, nesta aula, as formas como a leitura se apresenta nas práticas sociais, as representações e valores que se constroem em torno dela, assim como as relações comerciais em que ela se insere. Além disso, analisam-se os mitos mais freqüentes nos discursos sobre leitura. A leitura como valor e como mercadoria [...]

Aula 18 - Leitura, Escrita e Subjetividade

Leitura, escrita e subjetividade Nesta unidade estudaremos as relações entre leitura e subjetividade, examinando brevemente os processos de constituição da identidade na sociedade moderna e, em seguida, os modos de formação e afirmação da pessoa enquanto leitora, assim como as razões por que faz suas escolhas de leitura. A subjetividade na sociedade moderna Como se [...]

Aula 19 - Ler e Escrever para Estudar

Ler e escrever para estudar Esta aula se dedica especificamente a uma modalidade de leitura: a leitura de estudo, a qual é fundamental na prática pedagógica e apresenta especificidades muito significativas. Apresentamos as características centrais desta modalidade e listamos alguns dos recursos de leitura de estudo. Estudar para aprender, aprendendo a estudar A palavra “estudar” [...]

Aula 20 - Informação e Conhecimento

  Informação e conhecimento   Nesta unidade, tratamos dos processos de produção e circulação da informação e do conhecimento na sociedade de cultura escrita e examinamos a relação entre estas questões e as formas de letramento. A norma moderna Vivemos o tempo da vida registrada, da cidade desenhada no papel, da memória eletrônica, da comunicação [...]

Aula 21 - Pedagogia da Leitura e da Escrita

Pedagogia da leitura e da escrita Apresentam-se nesta aula os fundamentos de uma pedagogia para ensino de leitura e de escrita centrada no reconhecimento da subjetividade, da vida social e em como a escrita, sob diversas formas, participa de nossas vidas. Língua e subjetividade Filósofos e pessoas comuns há milhares de anos, de muitas formas, [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos em Alfabetização e Letramento.


Nível de dificuldade:

Regular