CURSO ONLINE:
Ensino de História e Geografia

 

Ensino de História e Geografia

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - O estudo das Ciências Humanas História e Geografia

O estudo das Ciências Humanas: História e Geografia   Por que estudar História e Geografia na Educação Infantil e nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental? Estudar a História e a Geografia na Educação Infantil e no Ensino Funda- mental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História  e da Geografia pode dar ao [...]

Aula 02 - História para a Educação Infantil I

História para a Educação Infantil: parte 1     Gisele Thiel Della Cruz Os pais não se contentavam mais em pôr filhos no mundo, em estabelecer apenas alguns deles, desinteressando-se dos outros. A moral da época lhes impunha proporcionar a todos os filhos, e não, apenas ao mais velho – e, no fim do século [...]

Aula 03 - História para a Educação Infantil II

História para a Educação Infantil: parte 2 Propostas do RCNEI para a Educação Infantil – Tema: Natureza e Sociedade De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a educação da criança deve ser trabalhada sob dois âmbitos, isto é, formação pessoal e social e conhecimento de mundo. Dentro dessa proposta, buscou-se [...]

Aula 04 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

  O estudo da História no 1° e 2.° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o fato histórico   O estudo da História: o tempo e o fato histórico Há muito tempo os historiadores rumaram para uma nova concepção acerca da História e da construção da Ciência Histórica. Essa nova abordagem apontava não mais [...]

Aula 05 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

O estudo da História no 1° e 2.° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o sujeito histórico Os conceitos que estamos trabalhando são representações mentais da realidade. Em cada cultura, existe sua representação por meio de um signo. Esses elementos se tornam ideias abstratas independentes da experiência concreta. A aprendizagem de História resulta da [...]

Aula 06 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental

O estudo da História no 1° e ° ciclos do Ensino Fundamental – Conceitos fundamentais: o tempo histórico Para que se possa pensar a História que é desenvolvida e ensinada/ aprendida em sala de aula, é fundamental que se tenha conhecimento    de que aquilo que se produz no espaço da sala de aula é absolutamente [...]

Aula 07 - A História e as propostas dos Temas Transversais

  A História e as propostas dos Temas Transversais: História e cidadania, eixo de trabalho   Nos últimos anos, tem crescido no meio educacional brasileiro a preocupação em abordar conteúdos escolares a partir de uma perspectiva da cidadania. Sendo assim, as disciplinas deveriam estar voltadas para a formação do indivíduo e de sua relação em [...]

Aula 08 - A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimentos histórico

A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimento histórico   Conteúdos para trabalhar com História no 1.° e 2.° ciclos Os conteúdos propostos pelos  PCN partem da realidade e da História  do cotidiano da  criança,  integrada  aos  contextos  históricos  mais  amplos. É recorrente a preocupação com as problemáticas locais, sem, no entanto, [...]

Aula 09 - A compreensão do fenômeno tempo

A compreensão do fenômeno tempo Introdução ao tema A compreensão do fenômeno tempo e a construção dessa compreensão é demorada e complexa, e é um dos grandes desafios para as crianças. O tempo, para crianças pequenas, demora muito a passar: de um Natal a outro, ou de um aniversário a outro acontecem tantas coisas que [...]

Aula 10 - Observando a Lua

Observando a Lua Introdução ao tema As crianças são grandes observadoras do mundo à sua volta e sobre este vão estabelecendo relações que levam à aprendizagem e à construção do conhecimento. Desde muito cedo, as crianças sentem-se atraídas pela Lua. Sabem que quando está escuro é possível encontrá-la no céu. Seus olhinhos percorrem a imensidão [...]

Aula 11 - Meu pai e minha mãe já forma crianças

Meu pai e minha mãe já foram crianças? Introdução ao tema As crianças pequenas acham muito engraçada a ideia de que o pai e a mãe, um dia, tenham sido crianças, como elas. Porém, ao mesmo tempo, “desconfiam” que se o pai e a mãe um dia foram pequenos e agora são grandes, elas poderão [...]

Aula 12 - A criança tem história

A criança tem história Introdução ao tema A partir do momento em que a criança já vem trabalhando de forma mais sistemática com a organização do tempo natural (hora, dia, semana, mês, ano etc.) é possível fazê-la ver o quanto esse tempo pode ser preenchido com a sua própria história. As crianças, em torno dos [...]

Aula 13 - A história da criança no contexto social

A história da criança no contexto social Introdução ao tema O exercício da linha da vida leva a criança a ter contato com dois conceitos importantes para a ciência histórica: primeiro, todas as pessoas têm uma história que pode ser contada; e, segundo, para o registro da História, é fundamental o manuseio e contato com [...]

Aula 14 - A diversidade cultural

A diversidade cultural Introdução ao tema É importante extrapolar os limites da ideia de que todas as relações partem da própria criança, como se ela e sua cultura fossem o centro do mundo: muitas outras crianças vivem no mundo e constroem a sua história de formas diferentes, dependendo da cultura e do local onde vivem, [...]

Aula 15 - Memória e identidade

Memória e identidade Introdução ao tema A partir da terceira série, as crianças já têm uma noção mais clara e organizada sobre a passagem do tempo: minutos, horas, dias da semana, meses e estações do ano. Enfim, as crianças já conhecem diferentes fenômenos naturais que marcam a passagem do tempo e que foram observadas pela [...]

Aula 16 - O nascimento da humanidade

O nascimento da humanidade Introdução ao tema Com os diversos trabalhos oferecidos pela escola, as crianças vão ampliando e compreendendo noções e conceitos sobre a passagem do tempo e o seu registro. Elas também vão sendo levadas a trabalhar com as diferentes culturas de uma forma respeitosa, propondo a eliminação dos preconceitos e o crescimento [...]

Aula 17 - Calendários

Os calendários Introdução ao tema A partir do momento em que os diferentes povos espalhados pelo mundo compreenderam, com as tecnologias de seu tempo, que a passagem do tempo tinha relação com as mudanças observáveis na natureza, principalmente as movimentações realizadas pelo Sol e pela Lua, sentiram necessidade de registrar essa passagem de forma sistematizada, [...]

Aula 18 - Discutindo os fatos históricos

Discutindo os fatos históricos Introdução ao tema Geralmente, nas escolas, estamos acostumados a ver o ensino de História ser realizado como se fosse um grande filme sendo passado para as crianças: os fatos acontecendo em sequência (causa-efeito), alguém vivendo aquele fato sem esboçar reação ou contradição, alguém contando sobre aquele fato (o historiador ou a [...]

Aula 19 - A Ciência da Terra

  A Ciência da Terra     Paulo César Medeiros Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecnocientífico do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou três últimos séculos. Sabemos, ou pelo menos é razoável supor, que ele não pode prosseguir ad infinitum. O futuro não pode ser uma [...]

Aula 20 - A Sistematização do Saber Geográfico

  A Sistematização do Saber Geográfico     A evolução da Geografia   Até o final do século XVIII, o conhecimento geográfico encontrava-se disperso. A diversidade de matérias com essa designação não permitia estabelecer um conteúdo unitário. Até então, o termo Geografia podia estar associado aos relatos de viagens; aos compêndios de curiosidades sobre lugares [...]

Aula 21 - Ser Humano: o Construtor do Espaço

  Ser Humano: o Construtor do Espaço     O homem vive uma relação metabólica com o restante da natureza, uma relação de intercâmbio intranatureza realizada pelo e com o trabalho. Desse intercâmbio, o homem extrai suas condições de sobrevivência, mudando o conjunto da natureza ao tempo que muda a si mesmo. Dá-se, então, uma [...]

Aula 22 - O Espaço Vivido e o Espaço Percebido

  O Espaço Vivido e o Espaço Percebido     Amala e Kamala eram duas meninas que foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo entre lobos. Essas crianças, que na época tinham, aproximadamente, idades de 4 e 8 anos, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas pelos estudiosos. Amala, a [...]

Aula 23 - O espaço representado

O espaço representado O que é uma representação? É a percepção do espaço vivido e conhecido, pode ser externada pelas ações comportamentais, orais, escritas ou grafadas. Para o geógrafo, é possível, a partir do entendimento das representações, a compreensão da subjetividade humana em sua relação com o espaço vivido e construído. As relações entre as [...]

Aula 24 - O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares

  O ensino de Geografia e os Parâmetros Curriculares   Os documentos que serão analisados fazem parte da série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).   A leitura dos documentos oficiais auxilia no trabalho do [...]

Aula 25- O ensino de Geografia e os Temas Transversais

O ensino de Geografia e os Temas Transversais Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, estudar Geografia, em relação aos Temas Transversais, é: Estudar os lugares, territórios, paisagens e regiões e pressupõe lançar mão de uma ampla base de conhecimentos que não se restringem àqueles produzidos dentro do corpo teórico e metodológico apenas da Geografia. Muitas são [...]

Aula 26- O eu e o outro

O eu e o outro   Justificativa A criança é portadora de capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Desde que nasce, tem o desejo de estar próxima às pessoas. A interação e o aprendizado contínuo com os outros, sejam adultos ou crianças, são fundamentais para o seu desenvolvimento. Dentre os diferentes recursos que a criança utiliza destacam-se [...]

Aula 27- Explorando o espaço da escola

Explorando o espaço da escola Justificativa O espaço da escola representa um ponto de partida para a construção de referências básicas em relação ao espaço vivido do educando, além de oferecer um conjunto de formas e objetos que permitem representações. O espaço escolar também está ligado à vida da criança pelas relações sociais que ela [...]

Aula 28- Conhecendo os lugares

Conhecendo os lugares Justificativa A partir do conhecimento do espaço da escola, a criança pode ser levada a perceber que a construção do espaço é resultante da interação dos grupos sociais com o ambiente em que vivem e que o trabalho é a principal força que age na construção dos lugares. Com noções sobre direções [...]

Aula 29- O trabalho e a organização do espaço

O trabalho e a organização do espaço Justificativa A observação dos elementos que estão próximos à criança podem trazer revelações de como tudo o que consumimos pode ser explicado como resultado da atividade do trabalho, sofrendo muitas transformações ao longo de sua produção. É nesse contexto que estão colocadas as bases para a compreensão das [...]

Aula 30- A natureza e suas dinâmicas

A natureza e suas dinâmicas Justificativa Na medida em que a humanidade aumentou sua capacidade de intervir nas dinâmicas da natureza para satisfazer suas necessidades e desejos, cada vez mais crescentes, a tecnologia, a informação, a comunicação e a circulação, somadas à força de trabalho humana, provocaram a constituição dos territórios, formando modos de vida [...]

Aula 31- O campo e a cidade

O campo e a cidade   Justificativa O estudo dos espaços urbano e rural é desenvolvido pela Geografia na Educação Fundamental e, por uma questão didática dessa temática, é importante que o educador tenha o conhecimento dos processos históricos, econômicos, ecológicos e socioambientais que distinguem e unem o campo e a cidade. O geógrafo Milton [...]

Aula 32- As atividades produtivas

Atividades produtivas Justificativa As primeiras formas de produção do ser humano deram-se pelo Homo habilis, o nosso ancestral humano. A partir da confecção de ferramentas para a produção de suas necessidades, o ser humano foi transformando-se em um artesão. O artesão é um trabalhador que projeta, prepara, constrói e utiliza o seu produto. Assim, o [...]

Aula 33- A cultura e os grupos sociais

A cultura e os grupos sociais Justificativa Ao estudar sobre a cultura do povo brasileiro, busca-se que a criança amplie a sua noção de diversidade cultural, procurando compreender de que forma as sociedades estruturam-se em suas diferentes formas de manifestações. Nesse sentido, o estudo visa compreender que a cultura é uma criação humana, ampliando, dessa [...]

Aula 34- O espaço geográfico brasileiro

O espaço geográfico brasileiro Justificativa O conhecimento sobre a origem e a evolução do território brasileiro deve ter seu início nas primeiras séries do ensino básico, pois a identidade da criança é diariamente associada com seu país e sua comunidade. Vejamos o exemplo dos eventos esportivos internacionais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. [...]

Aula 35- O espaço geográfico mundial

O espaço geográfico mundial Justificativa Uma importante contribuição do educador é a organização do pensamento a partir do conhecimento informal, da cultura que a criança adquire fora do ambiente escolar, pois ela atua como sujeito de uma sociedade. Considerando esse papel ativo da criança, o educador deve estar alerta para que o conhecimento que ela [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: