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Língua Portuguesa e Literatura - 180 Horas

 

Língua Portuguesa e Literatura - 180 Horas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Literatura, leitura e aprendizagem

Leitura, literatura e aprendizagem São muitas as questões que afetam o tema da leitura num país de educação problemática, como o Brasil. Os professores, encarregados da formação de leitores, atividade que atravessa todos os níveis da escolaridade, trabalham sob o peso dessas muitas perguntas, algumas de resposta incompleta, outras, ainda sem resposta. Quando falamos que [...]

Aula 02 - O Professor-leitor

O professor-leitor Para que possamos pensar na leitura em sentido amplo, não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão, é preciso avaliar os fundamentos, conhecimentos e objetivos que servem de parâmetros para o trabalho docente  e que, portanto, precisam estar em sua formação. A Educação [...]

Aula 03 - A concepção escolar da leitura

A concepção escolar da leitura A aprendizagem da língua portuguesa escrita é responsabilidade atribuída pela sociedade à escola, que vem cumprindo esse papel, em especial após o Iluminismo (século XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos e que continua até hoje. Com maior ou menor eficácia, a escola tem alfabetizado o povo [...]

Aula 04 - A formação do leitor

A formação do leitor Quando começa a formação do leitor? Ler é interpretar. Sabemos que, antes mesmo de ver a luz do dia, o feto já reage aos estímulos do exterior, interpretando as reações maternas. Essas reações, mesmo que ainda não verbais (ela se concretiza em risos, choros e expressões de satisfação) já demonstram o [...]

Aula 05 - Leitura e compreensão

Leitura e compreensão Uma das descobertas recentes das pesquisas sobre leitura no Brasil pode ser constatada nos resultados do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), realizado pela primeira vez em 2001. A pesquisa foi uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro – Ação Social do Ibope – e da ONG Ação Educativa. Por meio dela pôde-se [...]

Aula 06 - Leitura e responsabilidade social

Leitura e responsabilidade social As diferenças sociais no Brasil continuam a existir, de maneira visível   e, muitas vezes, causam indignação. Mesmo com a existência de maior número de programas sociais, como o Bolsa Família, crianças e jovens    em situação de risco e com baixa qualidade de vida, são encontráveis em todas as regiões brasileiras, com [...]

Aula 07 - A contação de histórias

A contação de histórias Os contadores de história nasceram com a humanidade. Falar sobre e encadear acontecimentos, acrescentando-lhes uma interpretação, são atributos humanos. Usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres. O cotador reúne essas duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar [...]

Aula 08 - Ilustração do livro infantil

A ilustração do livro infantil A importância das ilustrações no livro para crianças Uma das razões mais frequentes alegadas pelas crianças e adolescentes para explicar porque preferiram este ou aquele livro é a de que tem muita ilustração, ou que ele é muito atraente, ou que a narrativa ficou enriquecida pelo uso das imagens. Até [...]

Aula 09 - Jornal na sala de aula

O jornal em sala de aula O uso do jornal, como material didático, vem sendo divulgado por diversos estudiosos que demonstram preocupação com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Eles defendem que a introdução desse tipo de texto e uso da língua é uma excelente maneira de proporcionar, ao discente, um [...]

Aula 10 - História da literatura infantil

História da literatura infantil A literatura surgiu, particularmente, com a tradição oral. Suas fontes estão no folclore, com suas lendas, mitos e narrativas exemplares. Mais tarde, a partir do século XIX, com a valorização social da criança, essas narrativas passaram a ser contadas para as crianças com intuito formativo. Na verdade, o principal responsável pelo [...]

Aula 11 - A literatura infantil no Brasil

A literatura infantil no Brasil A literatura infantil brasileira surgiu muito tempo depois do início da europeia. Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. [...] a tradução de As Aventuras Pasmosas do Barão de Munkausen e, em 1818, a coletânea de José Saturnino da Costa [...]

Aula 12 - Poesia e música

Poesia e música A poesia brasileira para a infância é muito rica e diversificada, tanto pela variedade de formas de poemas quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença atende a diversos fatores: a tradição do verso em composições dirigidas à infância, a crença de que escrever poemas [...]

Aula 13 - Tipologia dos textos literários As narrativas da tradição

Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição   A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, mitos e lendas. Tratam-se de narrativas primordiais, as quais a literatura infantil incorporou em seu repertório. Apresentam características populares, ou seja, [...]

Aula 14 - Contos de encantamento

Contos de encantamento Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens   e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de [...]

Aula 15 - Outras formas de narrativa

Outras formas de narrativa A tradição está diretamente ligada ao progresso da humanidade e faz-se extremamente importante para a compreensão humana e social,  ou seja [...] a história permanece no mundo pela tradição oral e é, originalmente, o testemunho de alguém que presenciou um evento ou um modo de ser do mundo, que já não   [...]

Aula 16 - O trabalho com a poesia infantil

O trabalho com a poesia infantil Objetivos Este texto tem como objetivo discutir aspectos relativos à poesia infantil, desde sua concepção até a sugestão de algumas atividades. Está dividido, portanto, em quatro partes: algumas características da poesia infantil; a importância da poesia infantil; comentários sobre alguns poemas da Literatura Infantil brasileira; sugestões de atividades com [...]

Aula 17 - A biblioteca escolar

A biblioteca escolar As bibliotecas passaram a existir quando surgiu a necessidade de armazenar e organizar acervos resultantes do registro escrito, fosse em madeira, papiro, argila, pedra ou papel. De acordo com historiadores, os escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. As  mais  antigas  guardavam  pergaminhos  e  manuscritos.   Destacam- se como as mais [...]

Aula 18 - A avaliação dos projetos de formação de leitores

A avaliação dos projetos de formação de leitores A leitura vem sendo discutida intensamente ao longo das últimas décadas no Brasil, pois através dela há a possibilidade de conhecer outras realidades e, principalmente, ampliar e desenvolver o conhecimento a respeito do mundo da sociedade, dos indivíduos e de si mesmo. Essa discussão tornou-se indispensável dado [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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