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Geografia e Meio Ambiente

 

Geografia e Meio Ambiente

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 14 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 15 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 16 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 17 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 18 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 19 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 20 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 21 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 22 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 23 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 24 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 25 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 26 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 27 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 28 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 29 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 30 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 31 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 32 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 33 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 34 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 35 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 36 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 37 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 38 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 39 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 40 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 41 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 42 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 43 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 44 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 45 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 46 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 47 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 48 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 49 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 50 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 51 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 52 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 53 -Questões urbanas

Questões urbanas:  estabelecendo uma visão global da dinâmica urbana, seus efeitos positivos e negativos Gilda A. Cassilha*  Simone A. Cassilha**   Construindo o panorama da problemática urbana As cidades são mutantes, vão crescendo e se modificando pelas ações das atividades diárias das pessoas, cada uma com sua forma própria de apropriação, intervindo no espaço das [...]

Aula 54 - História urbana

História urbana: evidenciando as diversas formas que ao longo da história se constituíram no processo da formação das cidades   Evolução das cidades A cidade antiga Era uma fortaleza, o reduto e abrigo em tempos de guerras e invasões. As primeiras manifestações a definirem uma cidade como forma de ocupação de um território foram as [...]

Aula 55 - Rede urbana no Brasil

Rede urbana no Brasil: reconhecendo as estruturas urbanas formadas a partir das centralidades regionais   Os municípios e as cidades brasileiras A Constituição do Império de 1854 introduziu no Brasil o conceito de município como organização territorial e com as suas diversas denominações. Anteriormente, o que existia eram as vilas e as cidades, com organização [...]

Aula 56 - Estatuto da Cidade

Estatuto da cidade: revelando as ferramentas institucionais que regulam a política urbana   Constituição de 1988 Em seu preâmbulo, a Constituição da República Federativa do Brasil, em texto promulgado em 5 de outubro de 1988, diz: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o [...]

Aula 57 - Plano Diretor

Plano Diretor: conhecendo o principal instrumento da gestão democrática municipal   Plano Diretor O Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de preceitos e regras orientadoras da ação dos diversos agentes que além de construírem também utilizam o espaço urbano. Ele faz parte da lei- tura da cidade real, envolvendo tanto questões relativas aos [...]

Aula 58 - Componentes do planejamento

Componentes do planejamento: reconhecendo a importância do planejamento urbano     Planejamento municipal De todos os cenários, o da globalização é o que mais vem influenciando os municípios e as cidades quanto ao desenvolvimento de suas atividades socioeconômicas. As consequências conduzem a uma assimetria social e a inúmeras desigualdades. O que mais tem desafiado os [...]

Aula 59 - Questão ambiental

A questão ambiental: Estudando de forma integrada as questões ambientais, buscando a  compreensão dos espaços para um desenvolvimento harmônico   A questão ambiental no planejamento urbano No processo de urbanização, o homem realiza mudanças no ambiente a fim de possibilitar sua utilização para um melhor desempenho das diversas atividades humanas. Algumas dessas mudanças vêm acontecendo [...]

Aula 60 - Zoneamento urbano

Zoneamento urbano: estabelecendo relações entre as estruturas que dão sustentação à produção do espaço urbano   Uso do solo/sistema viário/transporte público O início do século XXI trouxe ao mundo ocidental, e consequentemente para o Brasil, a regulamentação das várias questões urbanas, editadas e definidas em leis, buscando organizar o espaço da cidade como um todo, [...]

Aula 61 - Acessibilidade e mobilidade urbana

Acessibilidade e mobilidade urbana: percebendo a importância da dinâmica urbana aliada à estrutura viária e ao modo de transporte   Sistema viário As áreas urbanas caracterizam-se pela grande movimentação, basicamente entre os espaços de habitar e os de trabalhar, principalmente nas grandes cidades, e que poderíamos chamar de pendular. Esses tipos de movimentações, que veem [...]

Aula 62 - Desenho urbano

Desenho urbano: conhecendo os diferentes arranjos do desenho urbano, as  vantagens, desvantagens e os custos das decisões adotadas   Desenho urbano A produção de uma cidade não deve ser entendida apenas pela distribuição de edifícios ao longo de um território, criando funcionalidade e condições de desenvolvimento econômico. O desenho urbano deve ser também o resultado [...]

Aula 63 - Legislação de parcelamento do solo urbano

Legislação de  parcelamento do solo: apreendendo as formas legais do parcelamento do solo urbano    Parcelamento do solo urbano Os processos de urbanização ocorridos sucessivamente a partir da década de 1950 no Brasil, principalmente em núcleos de grande e médio porte e nas regiões metropolitanas, justamente pela oferta de empregos, habitação, lazer e escolas que [...]

Aula 64 - Guetização da cidade

Guetização da cidade: percebendo a importância para a cidade das diversas tipologias de empreendimentos  urbanos   Condomínios horizontais Os condomínios são regidos pela Lei Federal 4.591, de 16 de dezembro de 1964, denominada Lei dos Condomínios. Essa lei é complementada por disposições do Código Civil Brasileiro. O aparecimento dos condomínios tem ocorrido principalmente nas chamadas [...]

Aula 65 - Incorporações imobiliárias

Incorporações  imobiliárias: identificando as possibilidades de áreas da cidade e a previsão para o  empreendimento mais conveniente  em termos de mercado imobiliário   Elementos para a concepção de território A noção de território pode ser compreendida por diversas abordagens, seja a formulada pelo urbanismo, pela Economia, pela Geografia, pela Ciência Política, pela Antropologia ou pela [...]

Aula 66 - Índices urbanísticos

Índices  urbanísticos: realizando leitura da cidade a partir dos índices  urbanísticos, identificando  áreas com potencialidades para empreendimentos   Ocupação real A cidade como um organismo vivo, justamente por conter uma aglomeração de pessoas que se movimentam em busca de oportunidades de vida, dia após dia, vai sendo produzida por uma grande variedade de interesses. A [...]

Aula 67 - Empreendimentos imobiliários

Empreendimentos imobiliários: identificando os empreendimentos urbanos capazes de reabilitar áreas urbanas   Intervenções urbanísticas A vida em cidades se dá, sobretudo, pelas facilidades que a aglomeração pode proporcionar aos cidadãos. Isso sempre foi assim ao longo da história das cidades. As facilidades para o atendimento às necessidades de abastecimento alimentar e para a moradia, a [...]

Aula 68 - Ciclo das águas -

Ciclo das águas    Água é vida, e sua preservação é essencial para a sobrevivência do homem e de todos os seres vivos no planeta. De fato, os usos da água doce em nosso cotidiano vão desde o consumo direto, humano e animal, até inúmeras atividades essenciais, como irrigação, geração de energia, lazer e navegação. [...]

Aula 69 - Histórico dos recursos hídricos

Histórico dos recursos hídricos   A humanidade, no século XXI, vem enfrentando diversos desafios científicos, tecnológicos e sociais, visando a um desenvolvimento mais sustentável e em concordância com as boas práticas ambientais. Entre esses desafios, destacam-se a busca, o uso e a conservação dos recursos hídricos mundiais, visando ao bem-estar das gerações atuais e futuras. [...]

Aula 70 - Apropriação e utilização dos recursos hídricos

Apropriação e utilização dos recursos hídricos   A utilização dos recursos hídricos em benefício das atividades humanas remonta a épocas longínquas das primeiras civilizações. De fato, o consumo humano e a dessedentação de animais foram as primeiras formas de apropriação e utilização de rios, lagos e reservatórios naturais de águas doce. Até mesmo disputas territoriais [...]

Aula 71 - Recursos hídricos no Brasil -

Recursos hídricos no Brasil   O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade biológica e recursos naturais. De fato, seus rios e reservatórios correspondem a mais de 12% de toda a água doce do planeta. Entretanto, apesar dessa abundância, o país enfrenta severas crises hídricas em todo o seu território e apresenta graves [...]

Aula 72 - Princípios da hidrologia aplicada ao saneamento

Princípios da hidrologia aplicada ao saneamento   No processo de gestão de águas, é fundamental considerar o correto tratamento dos efluentes domésticos e industriais a serem lançados nos diferentes corpos hídricos. Isso porque, quando não tratados adequadamente, esses resíduos interferem no ciclo hidrológico, prejudicando o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência das espécies no meio [...]

Aula 73 - Recursos hídricos nos ambientes urbano e rural

Recursos hídricos nos ambientes urbano e rural   Como apresentado em capítulos anteriores, os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência e para o desenvolvimento humano. Atividades domésticas, industriais e agrícolas, por exemplo, não poderiam ser levadas a efeito se não houvesse uma fonte de água adequada aos seus objetivos. Entretanto, apesar de a demanda [...]

Aula 74 - Água e geração de energia

Água e geração de energia   Entre as diversas aplicações dos recursos hídricos na sociedade atual, o processo de geração de energia ocupa uma posição de destaque. Isso porque a energia é um recurso essencial para a produção de bens de consumo, assim como para o transporte, a alimentação e o bem-estar geral dos indivíduos. [...]

Aula 75 - Gestão ambiental de recursos hídricos -

Gestão ambiental de recursos hídricos   Os impactos ambientais ocasionados pela gestão inadequada dos recursos hídricos têm sido uma preocupação constante e de âmbito global. Esse quadro é ainda pior em países pobres ou em desenvolvimento, nos quais, além da poluição dos corpos hídricos, os insatisfatórios planejamento e gestão desses recursos agravam os impactos ao [...]

Aula 31 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 76 - Geografia da ciência para a sala de aula

Geografia: da ciência para a sala de aula Com base nas inúmeras pesquisas que contribuíram para a formação do pensamento geográfico, vamos discutir a constituição e o desenvolvimento da geografia como ciência e disciplina escolar. Esperamos colaborar para que professores e alunos ampliem e enriqueçam suas representações sociais, seus conhecimentos a respeito das diversas facetas [...]

Aula 77 - O que se ensina e o que deveria ser ensinado

O que se ensina e o que deveria ser ensinado   O que se ensina? O que se aprende? Conhecemos a geografia que é trabalhada atualmente na sala de aula? Os temas são propostos pelas instituições de ensino ou são escolhidos pelo professor? Em que medida os conteúdos do currículo de Geografia devem estar relacionados [...]

Aula 78 - Pensar por conceitos e aprender pela percepção

Pensar por conceitos e aprender pela percepção   O papel do professor em sala de aula é associado à figura do mestre ou ao ato de ensinar, isto é, de permitir o aprendizado por meio da transmissão de conhecimentos e da avaliação do que foi aprendido. Porém, é fato: a disciplina escolar não se propõe [...]

Aula 79 - Atividades de ensino de Geografia planejamento

Atividades de ensino de Geografia: planejamento   O planejamento surgiu naturalmente, no dia a dia das pessoas, e se tornou um instrumento imprescindível ao longo do tempo, pois é ele que seleciona, que decide quem ganha e quem se sobressai perante os demais. Planejar é pensar no futuro e sistematizar ações que estão por vir. [...]

Aula 80 - Geografia e a cartografia escolar aprendizagem significativa

Geografia e a cartografia escolar: aprendizagem significativa   O mapa é um meio de comunicação espacial. Em algum momento da sua vida, você já deve ter recorrido a algum mapa para se expressar, seja indicando o caminho a alguém, ao desenhar o trajeto, seja para comunicar algo ou, ainda, para registrar ou armazenar uma informação, [...]

Aula 81 - Subsídios e sugestões para reencantar as aulas de Geografia

Subsídios e sugestões para reencantar as aulas de Geografia Se nossas sociedades estão desamparadas, é porque a Geografia não foi ensinada como deveria ter sido: não é a ela que cabe fazer todos compreenderem como se construiu a Terra dos homens e em quais condições ela pode continuar a sê-lo? (CLAVAL, 2010, p. 137)   [...]

Aula 82 - O livro didático de Geografia e o papel do professor

O livro didático de Geografia e o papel do professor   A vida escolar de cada um de nós, pelo menos em algum momento, foi acompanhada por um ou mais livros didáticos. Podemos dizer que eles fazem e continuam fazendo parte da nossa vida. Imagens, textos, atividades ou mapas presentes nesses livros, nos vêm a [...]

Aula 83 - A avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia

A avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia   A preocupação em relação ao processo avaliativo é bastante comum e é, geral- mente, considerada pelos professores como uma tarefa complexa, que exige habilidade de decidir a respeito do que avaliar e como proceder a avaliação. Durante muitas décadas, a avaliação foi muito utilizada como instrumento [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


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