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Artes Visuais com Ênfase na Educação

 

Artes Visuais com Ênfase na Educação

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - A Arte no Cotidiano e sua Importância no Processo Educativo

  A arte no cotidiano e sua importância no processo educativo – metodologias   A presença da arte no dia a dia Em que meio vivemos? O que temos à nossa volta? O que vemos? O que ouvimos? Que objetos usamos? Em que tipo de construção moramos, estudamos, passeamos? Estamos mergulhados em um mundo repleto [...]

Aula 14 - A Arte e a vivência de conceitos éticos

  A arte e a vivência de conceitos éticos   A sociedade e o ensino  Diariamente, ouvem-se pelos corredores de escolas de ensino fundamental, médio e superior professores comentando a falta de valores e de princípios com as quais são obrigados a conviver nas salas de aula. Os alunos retratam, mais e mais, a perda [...]

Aula 15 - A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança

  A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança   A criatividade e o impulso criador-representacional Todos nós somos seres criativos e temos dentro de nós um impulso que nos direciona para fazer algo novo. É uma força que nos faz transformar os materiais ou as linguagens de que dispomos em algo de que [...]

Aula 16 - A Arte como Percepção, Expressão e Representação da Realidade

  A arte como percepção, elaboração, expressão e representação da realidade   Desde que nascemos, estamos mergulhados em um contexto natural, social e cultural com o qual convivemos, no qual nos movemos e com o qual estamos em um diálogo ininterrupto. O mundo da natureza cerca-nos com o céu infinito, seus astros e com a [...]

Aula 17 - A Arte exprimir, fazer ou conhecer

  A arte na Educação: exprimir, fazer ou conhecer?   A arte como livre expressão Já vimos que, por intermédio da arte, o ser humano, seja qual for sua idade, expressa seus pensamentos, suas emoções, sua visão do mundo. A arte é um veículo de expressão da sua própria elaboração da realidade. Na verdade, a [...]

Aula 18 - A Arte como construção individual e conjunta

  Arte como construção individual e conjunta   Sabemos que cada ser humano é único. É único em sua maneira de ser, em suas ações, em suas reações, em sua leitura de mundo, em como se relaciona com ele. Cada um é, portanto, individual, diferente de todos os outros. De outro lado, somos, também, seres [...]

Aula 19 - Arte, comunicação e espaços sócio-culturais

  Arte, comunicação e espaços socioculturais   O espírito pedagógico (assim como a arte) é comunicativo e profundamente humano, porque não opera no vácuo, mas vai ao encontro do outro, do homem. Violeta Hemsy de Gainza   A arte como forma de comunicação á nos ocupamos da arte como expressão humana, como uma exteriorização daquilo [...]

Aula 20 - O Lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte

  O lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte – o fenômeno sonoro   Apesar de a relação brinquedo-desenvolvimento poder ser comparada à relação instrução-desenvolvimento, o brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência. Vygotsky   Brincadeira e aprendizado Muito se tem discutido sobre a importância [...]

Aula 21 - Multiculturais Arte e História

  Interculturalidade – arte e história   A vida social exige, para o seu próprio desenvolvimento, a intervenção de uma atividade formativa, que colabore de arte muitas das suas manifestações [...sendo] alimentada pela fantasia e pelo sentido de forma. Luigi Pareyson   Arte: expressão social ou coletiva? Examinamos, anteriormente, alguns aspectos em relação à arte [...]

Aula 22 - Arte na Mídia e na Escola

  Arte e tecnologia: a arte na mídia – o rádio, a televisão, o CD, o filme, a internet   O volume de informações veiculado pelos meios de comunicação de massa amplia horizontes a até ajuda a superar estereótipos. Por outro lado, pode, negativamente, homogeneizar e descaracterizar culturas tradicionais, bem como alienar e massificar quando [...]

Aula 23 - Saber ver- Quais são as Chaves

  Saber ver: quais são as chaves?   Para Bruno Munari (1968, p. 19-20), “cada um vê aquilo que sabe. Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais”. Mas, o que significa isso? O que isso quer dizer? Ora, de acordo [...]

Aula 24 - A Técnica na arte

  A técnica na arte: os fazeres artísticos   A experiência mostra que estamos habituados com todo tipo de utensílio, mas muito distantes da arte! Embora estejamos mergulhados num mundo de coisas, de sons, de cheiros agradáveis ou não, e nosso olhar vislumbre desde um lindo pôr do sol até a degradação da humanidade – [...]

Aula 25 - Os Gêneros nas Artes Visuais

  Os gêneros: o que vemos e o que se esconde na imagem? As respostas à pergunta “o que é?” exigem conhecimentos tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas – o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Mas, no caso das artes visuais, [...]

Aula 26 - Alfabetização Visual

Alfabetização visual e códigos da linguagem A leitura das obras de arte é uma forma não só de fruição de prazer estético, mas também de conhecimento. Portanto, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão de outro [...]

Aula 27 - Estilo

  Estilo: diferentes modos de ver e de representar   Jandira Masur parte da pergunta “O frio pode ser quente?” para refletir sobre a maneira como vemos o mundo. De uma maneira poética, ela argumenta: “As coisas têm muitos jeitos de ser// Depende do jeito da gente ver...” Realmente, dá para pensar e perguntar: “Por [...]

Aula 28 - A Arte de ouvir

A arte de ouvir   Em todos os locais, em praticamente todos os momentos, estamos rodeados de sons. São os sons do nosso corpo, da natureza, das músicas tocadas nos rádios ou aparelhos de som, da voz das pessoas, das buzinas de carros... Querendo ou não, gostando ou não, ouvimos sons quase o tempo todo! [...]

Aula 29 - O som

O som O homem faz música com os sons e esses sons não são sempre iguais, podendo ser representados por ondas sonoras que diferem em relação a muitos elementos. Por exemplo, o som de um cachorro latindo produz ondas sonoras com dimensões e características diferentes do som de um violão. Essas características próprias de cada [...]

Aula 30 - Muitos tipos de Música

  Muitos tipos de música...   Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais. As [...]

Aula 31 - Improvisação e Grafia Musical

  Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical   Improvisação Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução, seja ela instrumental, vocal a capella ou mista. Por improvisação também se entende incorporar detalhes, dar a forma final ou fazer alterações numa música no momento em que ela [...]

Aula 32 - As coisas que fazem som

  As coisas que fazem sons...   Instrumentos musicais Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música, desde um garfo até um piano. Todos nós conhecemos muitos instrumentos musicais, mesmo que não saibamos detalhes sobre sua utilização, confecção ou seu nome completo. Normalmente, os professores dizem não ter instrumentos musicais na escola e [...]

Aula 33 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 34 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os aspectos [...]

Aula 35 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por [...]

Aula 36 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 37 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de Roma. [...]

Aula 38 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 39 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 40 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou treze [...]

Aula 41 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal passou [...]

Aula 42 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 43 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 44 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [...]

Aula 45 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 46 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da educação [...]

Aula 47 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 48 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 49 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 50 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 51 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 52 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 53 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 54 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 55 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 56 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 57 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 58 - Ensinar Arte Por Quê

  Ensinar Arte. Por quê? Lembre-se do seu tempo de escola primária... Qual o número de aulas de Português e Matemática por semana? E de História, Geografia e Ciências? E quantas de Educação Artística e Educação Física? Pois é...além disso, quando se fala em outras áreas do conhecimento ninguém pergunta: Mas por que estudar Português? [...]

Aula 59 - Fazer e Apreciar Arte

  Fazer e apreciar arte Vimos que a arte é importante e conhecemos um pouco das quatro grandes linguagens artísticas. Agora vamos analisar o ensino de Arte, seus objetivos e algumas propostas de como trabalhar com a arte na escola, isto é, propostas de encaminhamento metodológico. Objetivos do ensino de Arte Os objetivos do ensino [...]

Aula 60 - Vários Jeitos de Dançar

Vários jeitos de dançar   Como vimos anteriormente, os conteúdos de dança e teatro estão estruturados em grupos. Começaremos a analisar, primeiramente, os conteúdos de dança. Conteúdos de dança Dança – movimento expressivo Grupo de conteúdos: Gêneros. Religioso – danças ligadas a qualquer religião. Profano – danças sem ligação com religião. História da dança. Elementos [...]

Aula 61 - O Corpo em Movimento

  O corpo em movimento   Todos aqueles conteúdos de dança que foram citados na aula anterior devem  ser  trabalhados  com  todas as faixas etárias. Mas, para que consigamos trabalhá-los é necessário conhecê-los um pouco, entender seus nomes e ter uma ideia de como executá-los na escola. Não temos como esgotar as informações sobre cada [...]

Aula 62 -Movimento no Espaço

O movimento e o tempo     Todo e qualquer movimento que fazemos dura determinado tempo. Quando estamos com pressa, por exemplo, fazemos as coisas mais rapidamente, quando estamos com preguiça somos mais lentos. A dança, por si só, é uma atividade que se desenvolve no tempo, é uma arte temporal e visual, isto é, [...]

Aula 63 - O Movimento e o Tempo

O movimento e o tempo Todo e qualquer movimento que fazemos dura determinado tempo. Quando estamos com pressa, por exemplo, fazemos as coisas mais rapidamente, quando estamos com preguiça somos mais lentos. A dança, por si só, é uma atividade que se desenvolve no tempo, é uma arte temporal e visual, isto é, os movimentos [...]

Aula 64 - A História da Dança e a dança que conta uma história

  A história da dança: a dança que conta uma história   História da dança Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, [...]

Aula 65 - Hora de Representar

  Hora de representar Tudo o que já trabalhamos sobre a concepção, organização dos conteúdos, encaminhamento metodológico e avaliação, em princípio, vale também para a área de teatro que iremos abordar nas próximas aulas.   O teatro Vimos que o balé conta uma história por meio do movimento e da mímica, por isso é uma [...]

Aula 66 - Diversos Lugares para Representar

  Diversos lugares para representar Uma representação teatral pode ser feita em qualquer lugar: rua, igreja, praça, escola, corredor, sala, palco etc. O espaço cênico é aquele em que acontece a ação teatral, e esse espaço pode ou não ser modificado, de acordo com a forma teatral que irá ser apresentada. Muitos outros conteúdos estão [...]

Aula 67 - Improvisação e Grafia Musical

  Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical   Improvisação Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução, seja ela instrumental, vocal a capella ou mista. Por improvisação também se entende incorporar detalhes, dar a forma final ou fazer alterações numa música no momento em que ela [...]

Aula 68 - Texto Dramático e Gêneros Teatrais

  Ação – texto dramático e gêneros teatrais Como vimos anteriormente, a ação pode se dar por meio da improvisação, da interpretação de textos ou roteiros, ou das duas técnicas juntas. Vimos alguns exemplos de trabalhos com improvisação e, nesta aula, abordaremos as questões relacionadas ao texto dramático. Texto dramático Muitos estudiosos do teatro dizem [...]

Aula 69 - Fantoches, Máscaras e Sombras

  Fantoches, máscaras e sombras   Com certeza você já viu uma representação com fantoches, máscaras ou sombras. Esse tipo de teatro é mágico e emociona crianças e adultos, que sonham, riem e participam junto com esses seres inanimados. Teatro direto e teatro indireto As representações teatrais podem ser divididas de acordo com a forma, [...]

Aula 70 – Didática, identidade e a contextualização de sua prática

Didática, identidade profissional e contextualização da prática docente     Didática: aspectos históricos A palavra didática (do grego didaskein) pode ser definida como arte ou técnica de ensinar. O vocábulo referido é um adjetivo derivado do verbo didásk, que indica a realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir. Eruditio didascalia (Hugo de [...]

Aula 71 - Didática, identidade e Profissionalização docente

  Didática, identidade e profissionalização docente   Maria Fani Scheibel   O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim, entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância [...]

Aula 72 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 73 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 74 - A função social da escola e dos professores

  Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 75 - Planejamento I

  Planejamento I   Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem [...]

Aula 76 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 77 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 78 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 79 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 80 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 81 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 82 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 83- Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

  Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O [...]

Aula 84 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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