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Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia - Pós graduação

 

Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia - Pós graduação

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Pensar, ler, ensinar de quantos verbos se faz a Filosofia

  Pensar, ler, ensinar: de quantos verbos se faz a Filosofia?   De como o ensino de Filosofia deve ser considerado um problema filosófico O principal desafio do ensino de Filosofia é que ele seja tratado como um tema filosófico. Se, quando falamos em Filosofia, incorremos logo no velho problema que diz respeito à sua [...]

Aula 14 - Dialogar a didática socrática

  Dialogar: a didática socrática   Enciclopedismo e reflexão no ensino de Filosofia Depois de algumas décadas de ausência quase absoluta, a Filosofia retornou como disciplina obrigatória ao Ensino Médio. Essa volta demanda uma reflexão urgente sobre os mais variados aspectos que cercam o ensino de Filosofia, já que a ausência forçada dos currículos escolares [...]

Aula 15 - Conviver, disputar, jogar

  Conviver, disputar, jogar   Na sua preciosa obra sobre os filósofos da Antiguidade, escrita no século III da nossa era, Diôgenes Laêrtios, já no proêmio do Livro I, organiza os pensadores em escolas, a começar pela nomeação dos chamados sete sábios da Grécia, entre os quais estaria Tales de Mileto, fundador da escola jônica. [...]

Aula 16 - Descartes duvidar, pensar, apreender

  Duvidar, pensar: a didática cartesiana   Do ensino dos livros à descoberta do pensamento Quando completou a primeira década de vida, em 1606, René Descartes (1596-1650) foi estudar no colégio jesuíta de La Flèche e lá permaneceu por cerca de nove anos.1 Esse período foi determinante na formação do seu pensamento. A discussão crítica [...]

Aula 17 - O ensino de Filosofia e a História da Filosofia

    O ensino de Filosofia e a História da Filosofia   A História da Filosofia não é apenas mais uma disciplina destinada a complementar as grades curriculares no ensino de Filosofia; muito além  de cumprir um papel auxiliar, ela se constituiu, fundamentalmente, desde a Filosofia hegeliana no século XIX, no núcleo central a partir [...]

Aula 18 - O desafio da didática a reflexão sobre o ensino de Filosofia

  Ensinar e aprender: o desafio da didática    A escola como lugar do ensino Vigente como obrigatória desde o século XVIII, aquele que foi o século das luzes, ou seja, do esclarecimento advindo do exercício racional que passara por uma crítica quanto ao seu alcance, a sala de aula como a conhecemos hoje é [...]

Aula 19 - Elucidar o conteúdo da Filosofia

  Elucidar: o conteúdo da Filosofia   O grande objetivo da filosofia poderia facilmente ser formulado nos seguintes termos: entender como as coisas que formam a realidade se constituem e se relacionam entre si. Sabemos que a realidade é formada por “conteúdos” tão diversos como cadeiras e livros, gestos e comportamentos, seres naturais e seres [...]

Aula 20 - Ler e interpretar

  Ler e interpretar   A leitura como iniciação filosófica O texto filosófico é o porto seguro do filosofar, ainda que algumas obras sejam à primeira vista turvas e profundas: ele é a fonte mais fecunda de todo processo de aprendizagem. Portanto, se podemos dizer aos alunos “filosofar é ter pensamentos próprios”, “a verdade está [...]

Aula 21 - A sociologia e a educação

  A sociologia e a educação   A sociologia nasceu como ciência com o objetivo de explicar as mudanças sociais produzidas em um momento histórico, que teve em seu contexto grandes transformações sociais, cujos marcos principais foram a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a formação dos Estados Nacionais. Esse momento de mudanças radicais na [...]

Aula 22 - A sociologia da educação

  A sociologia da educação   As teorias sociológicas fornecem alguns conceitos que servem de embasamento teórico também para a sociologia da educação. Mas é interessante lembrar que os grandes sociólogos não fizeram da educação o seu objeto de estudo prioritário, o que não impede de buscar em suas obras algumas referências, e até mesmo [...]

Aula 23 -A sociologia da educação no Brasil

  A sociologia da educação no Brasil   A trajetória da sociologia no Brasil, como não poderia deixar de ser, está relacionada com o contexto histórico-social do país, intercalando momentos de livre expressão com outros de forte repressão, chegando até mesmo ao banimento das instituições educacionais. Não se pode deixar de pensar que, diante desse [...]

Aula 24 - Educação e família

Educação e família   Quando se fala em educação, pensamos logo em escola, educação formal ou coisas do gênero, não é? E quando o assunto é família, o que você logo pensa? Na verdade, são dois temas bastante complexos, cuja própria definição demanda esclarecimentos. O que se entende por família? E por educação? Educação é [...]

Aula 25 - Concepções de infância e juventude

Concepções de infância e juventude   O século XXI trouxe a continuidade da discussão sobre a família, a criança, a adolescência e a juventude e, por extensão, sobre a educação e o papel da escola no processo de socialização e controle social. Sabe-se que é analisando as práticas sociais, inclusive as educativas, que se torna [...]

Aula 26 – A escola como instituição social

  A escola como instituição social   A escola tem sido um dos objetos de estudo da sociologia da educação, desde a institucionalização dessa ciência. Por seu papel como agente de socialização, que compartilha com a família a transmissão da cultura do grupo às novas gerações, a escola adquiriu grande importância, particularmente a partir do [...]

Aula 27 - A escola e o controle social

  A escola e o controle social   Você já pensou como seria a sociedade se não existissem normas e regras baseadas nos valores aceitos e já consagrados por ela e que devem ser seguidas por todos? Certamente seria difícil, ou até mesmo impossível, pensar em socialização sem essas bases. É por isso que a [...]

Aula 28 - A escola e o desvio social

  A escola e o desvio social   A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será que ela tem realmente essa responsabilidade? Podemos verificar também o oposto: a escola fica com a responsabilidade de “recuperar” aqueles cujo comportamento não corresponde ao esperado pelo [...]

Aula 29 - A mudança social

  A mudança social   Talvez uma das capacidades mais fantásticas do ser humano seja a sua possibilidade de mudar o próprio mundo segundo suas necessidades e/ou interesses. A mudança social é aquela que resulta da ação humana, do homem em interação na sociedade, e que produz modificações ou transformações nas estruturas sociais, nas relações [...]

Aula 30 - A estratificação social

  A estratificação social   Pode-se entender estratificação social como um conjunto de posições hierarquizadas segundo o que a sociedade considera importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio. É simples: uns mandam e outros obedecem, de acordo com as posições que cada indivíduo ocupa na estrutura social. Essa é a premissa básica que norteia a [...]

Aula 31 - A mobilidade social

  A mobilidade social   A estratificação das sociedades determina a posição do indivíduo ou do grupo na escala social e, de acordo com o tipo de sistema apresentado, pode ou não favorecer  a mudança dessa posição. Essa mudança é chamada de mobilidade social, mais comum nas sociedades capitalistas estratificadas pelo sistema de classes sociais. [...]

Aula 32 - Educação e movimentos sociais

  Educação e movimentos sociais   O que você entende por movimento social? De quantos movimentos sociais você consegue se lembrar neste momento? Todos os dias, aparecem nos meios de comunicação e no nosso cotidiano vários exemplos desse tipo de ação social. Esse movimento é um tipo de ação social voltada para uma causa e/ou [...]

Aula 33 - A educação e o Estado

  A educação e o Estado   O surgimento do Estado constitui-se em um marco na história da humanidade. No fim do Período Neolítico, as sociedades e as relações familiares se tornaram mais complexas, enquanto também se desenvolvia a noção de propriedade privada. Além disso, o processo de sedentarização, o surgimento da agricultura e o [...]

Aula 34 - Educação e desenvolvimento

  Educação e desenvolvimento   O conceito de desenvolvimento está intrinsecamente ligado às relações capitalistas de produção. O desenvolvimento econômico diz respeito ao processo sistemático de acumulação de capital e à incorporação do progresso técnico ao trabalho, que resulta no aumento da produtividade e/ou da renda per capita, que se reflete em aumento de salários [...]

Aula 35 - Educação e cotidiano no Brasil

  Educação e cotidiano no Brasil   Um dos traços mais fortes do subdesenvolvimento é a cruel desigualdade social  e a enorme concentração de renda. Remover os obstáculos que impedem o país de seguir rumo ao desenvolvimento social e a uma sociedade mais justa é uma tarefa que precisa ser enfrentada. Procurar desmascarar as desigualdades [...]

Aula 36 - Problemas da educação no Brasil

  Problemas da educação no Brasil   A realidade educacional brasileira é historicamente marcada por diversos problemas e muitos deles são crônicos. Para começar a entender esse contexto, deve-se buscar exatamente na história algumas explicações, inclusive para não se perder de vista a ideia de que os problemas, sejam quais forem, estão inseridos na dinâmica [...]

Aula 37 - A profissão de professor

  A profissão de professor   Ao longo da institucionalização da sociologia como ciência no Brasil, várias pesquisas tiveram como objeto de estudo o professor e seu papel dentro das instituições educacionais e na sociedade global. Mas parece que muito ainda há a se saber sobre essa profissão tão paradoxal: para uns, ela é fundamental [...]

Aula 38 - Perspectivas da educação no Brasil

  Perspectivas da educação no Brasil   Uma das maiores contribuições das Ciências Sociais, particularmente da sociologia e da antropologia, é o conceito de cultura, uma das características mais importantes das sociedades, por ser a que diferencia o homem dos outros animais e lhe garante o estatuto de humanidade. Somente o homem tem capacidade de [...]

Aula 39 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio

  Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade – análise introdutória   O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, [...]

Aula 40 – Ética da identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 41 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática. O estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao [...]

Aula 42 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário   A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto [...]

Aula 43 - Organização Curricular a quem serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias   A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no [...]

Aula 44 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens   Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de remodelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer do [...]

Aula 45 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas   Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação   O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. [...]

Aula 46 – Natureza em Transformação

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar   Da história do conhecimento científico   A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta [...]

Aula 47 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 48 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta   O tema deste trabalho – Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta – provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua [...]

Aula 49 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I   Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto [...]

Aula 50 – Desenvolvendo Competências

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia   A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo [...]

Aula 51 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana   Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.   A [...]

Aula 52 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II   A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo   Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 53 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I   Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca [...]

Aula 54 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II   Projeto temático – a cidade   Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento [...]

Aula 55 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 56 – Natureza em Transformação II

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências   O conhecimento matemático   Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto [...]

Aula 57 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica   Da prática atual   Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas [...]

Aula 58 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí   Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos [...]

Aula 59 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 60 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 61 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 62 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 63 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 64 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 65 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 66 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 67 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 68 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 69 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 70 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 71 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 72 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 73 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 74 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 75 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 76 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 77 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 78 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 79 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 80 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 81 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 82 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 83 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 84 - A sociologia e a educação - parte I ,II , III

  A sociologia e a educação   A sociologia da educação é uma ciência produtora de conhecimentos específicos que levam à discussão a democratização e o papel do ensino, promovendo uma reflexão sobre a sociedade e seus problemas relacionados à educação, tendo como subsídios alguns conceitos sociológicos como processos sociais, socialização, poder, status, grupo social, [...]

Aula 85 – A sociologia da educação - parte I,II,

  A sociologia da educação     As teorias sociológicas fornecem alguns conceitos que servem de embasamento teórico também para a sociologia da educação. Mas é interessante lembrar que os grandes sociólogos não fizeram da educação o seu objeto de estudo prioritário, o que não impede de buscar em suas obras algumas referências, e até [...]

Aula 86 – A sociologia da educação no Brasil - parte I E II

A sociologia da educação no Brasil   Formação da sociedade brasileira: economia agrário-exportadora e economia industrial No Brasil, os problemas educacionais tornaram-se objeto de estudo recentemente também a partir do enfoque sociológico. E isso ocorre exatamente em função das demandas geradas por essas desigualdades históricas, que se mantêm ao longo do tempo, desde a colonização, [...]

Aula 87 - Educação e família - parte I E II

Educação e família     Quando se fala em educação, pensamos logo em escola, educação formal ou coisas do gênero, não é? E quando o assunto é família, o que você logo pensa? Na verdade, são dois temas bastante complexos, cuja própria definição demanda esclarecimentos. O que se entende por família? E por educação? Educação [...]

Aula 88 – Concepções de infância e juventude - parte I e II

  Concepções de infância e juventude   O século XXI trouxe a continuidade da discussão sobre a família, a criança, a adolescência e a juventude e, por extensão, sobre a educação e o papel da escola no processo de socialização e controle social. Sabe-se que é analisando as práticas sociais, inclusive as educativas, que se [...]

Aula 89 – A escola como instituição social - parte I e II

  A escola como instituição social   A escola tem sido um dos objetos de estudo da sociologia da educação, desde a institucionalização dessa ciência. Por seu papel como agente de socialização, que compartilha com a família a transmissão da cultura do grupo às novas gerações, a escola adquiriu grande importância, particularmente a partir do [...]

Aula 90 – A escola e o controle social - parte I

  A escola e o controle social     Você já pensou como seria a sociedade se não existissem normas e regras baseadas nos valores aceitos e já consagrados por ela e que devem ser seguidas por todos? Certamente seria difícil, ou até mesmo impossível, pensar em socialização sem essas bases. É por isso que [...]

Aula 91 – A escola e o desvio social - parte I e II

  A escola e o desvio social   A escola tem sido responsabilizada há algum tempo pelos desvios de comportamento que se observa na vida social. Mas será que ela tem realmente essa responsabilidade? Podemos verificar também o oposto: a escola fica com a responsabilidade de “recuperar” aqueles cujo comportamento não corresponde ao esperado pelo [...]

Aula 92 – A mudança social - parte I e II

  A mudança social Talvez uma das capacidades mais fantásticas do ser humano seja a sua possibilidade de mudar o próprio mundo segundo suas necessidades e/ou interesses. A mudança social é aquela que resulta da ação humana, do homem em interação na sociedade, e que produz modificações ou transformações nas estruturas sociais, nas relações entre [...]

Aula 93 – A estratificação social - parte I e II

  A estratificação social   Pode-se entender estratificação social como um conjunto de posições hierarquizadas segundo o que a sociedade considera importante, como poder, propriedade, riqueza ou prestígio. É simples: uns mandam e outros obedecem, de acordo com as posições que cada indivíduo ocupa na estrutura social. Essa é a premissa básica que norteia a [...]

Aula 94 – A mobilidade social - parte I e II

  A mobilidade social   A estratificação das sociedades determina a posição do indivíduo ou do grupo na escala social e, de acordo com o tipo de sistema apresentado, pode ou não favorecer  a mudança dessa posição. Essa mudança é chamada de mobilidade social, mais comum nas sociedades capitalistas estratificadas pelo sistema de classes sociais. [...]

Aula 95 – Educação e movimentos sociais - parte I e II

  Educação e movimentos sociais   O que você entende por movimento social? De quantos movimentos sociais você consegue se lembrar neste momento? Todos os dias, aparecem nos meios de comunicação e no nosso cotidiano vários exemplos desse tipo de ação social. Esse movimento é um tipo de ação social voltada para uma causa e/ou [...]

Aula 96 – A Educação e o Estado - parte I e II

  A educação e o Estado   O surgimento do Estado constitui-se em um marco na história da humanidade. No fim do Período Neolítico, as sociedades e as relações familiares se tornaram mais complexas, enquanto também se desenvolvia a noção de propriedade privada. Além disso, o processo de sedentarização, o surgimento da agricultura e o [...]

Aula 97– Educação e desenvolvimento - parte I,II,III

Educação e Desenvolvimento     O conceito de desenvolvimento está intrinsecamente ligado às relações capitalistas de produção. O desenvolvimento econômico diz respeito ao processo sistemático de acumulação de capital e à incorporação do progresso técnico ao trabalho, que resulta no aumento da produtividade e/ou da renda per capita, que se reflete em aumento de salários [...]

Aula 98 – Educação e cotidiano no Brasil - parte I

Educação e cotidiano no Brasil     Um dos traços mais fortes do subdesenvolvimento é a cruel desigualdade social  e a enorme concentração de renda. Remover os obstáculos que impedem o país de seguir rumo ao desenvolvimento social e a uma sociedade mais justa é uma tarefa que precisa ser enfrentada. Procurar desmascarar as desigualdades [...]

Aula 99 – Problemas da educação no Brasil - parte I

  Problemas da educação no Brasil   A realidade educacional brasileira é historicamente marcada por diversos problemas e muitos deles são crônicos. Para começar a entender esse contexto, deve-se buscar exatamente na história algumas explicações, inclusive para não se perder de vista a ideia de que os problemas, sejam quais forem, estão inseridos na dinâmica [...]

Aula 100 – A profissão de professor - parte I e II

  A profissão de professor   Ao longo da institucionalização da sociologia como ciência no Brasil, várias pesquisas tiveram como objeto de estudo o professor e seu papel dentro das instituições educacionais e na sociedade global. Mas parece que muito ainda há a se saber sobre essa profissão tão paradoxal: para uns, ela é fundamental [...]

Aula 101 – Perspectivas da educação no Brasil - parte I e II

Perspectivas da educação no Brasil     Uma das maiores contribuições das Ciências Sociais, particularmente da sociologia e da antropologia, é o conceito de cultura, uma das características mais importantes das sociedades, por ser a que diferencia o homem dos outros animais e lhe garante o estatuto de humanidade. Somente o homem tem capacidade de [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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