CURSO ONLINE:
Coordenação Pedagógica e Orientação Escolar

 

Coordenação Pedagógica e Orientação Escolar

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Gestão da Educação

A Gestão da Educação  Origem e concepções no seu desenvolvimento   Importa que nos debrucemos sobre a educação e sua gestão para conhecê-las como elas são. Isso implica, em primeiro lugar,  ultrapassar  as  aparências  para  encontrar sua raiz, isto é, detectar ou desvelar as múltiplas determinações [...] que acabam por determinar sua aparência, o jeito [...]

Aula 02 - O Gestor Escolar

O gestor escolar  Quem é o gestor escolar? Dirigir uma escola, ainda há pouco tempo, era considerada uma tarefa administrativa e relativamente simples. O diretor tinha por incumbência zelar pelo bom funcionamento da escola, com base nas regras já estipuladas pelo Regimento Escolar e em regulamentos internos, trazendo para si todas as decisões. Para deixar [...]

Aula 03 - Pensar e Construir uma escola

  Pensar e construir uma escola    Concepção política e pedagógica Pensar e construir uma escola. Por que essa colocação, e principalmente como tema da aula? Poderia talvez ser, somente, construir uma escola? A colocação tem intencionalidade no sentido de ressaltar a importância do pensar como estudo, análise, reflexão, diálogo, pesquisa, tomada de decisão e [...]

Aula 04 - Organizando e Estruturando a Escola

  Organizando e estruturando a escola   Organização e estruturação da escola Atualmente, os estudos pertinentes ao sistema e às políticas educacionais têm considerado com relevância a escola, como organização, como referência para a consecução dos objetivos e metas do sistema educativo. Nessa perspectiva, a escola é vista como um espaço, ou melhor, um ambiente [...]

Aula 05 - Planejamento e Avaliação Institucionais

  Planejamento e avaliação institucionais   O planejamento e a avaliação institucionais têm relevância significativa no contexto das políticas e da Gestão da Educação no Brasil, especialmente no campo das pesquisas educacionais, como categoria pesquisada. Isso devido ao entendimento, ou seja, à concepção que se tem do planejamento, como um instrumento de implantação das políticas [...]

Aula 06 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 1

  Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 1)   Introdução: gestor ou administrador? Para iniciar a nossa aula, vamos conceituar os termos gestão e administração. Ambos têm origem latina (gerere e administrare). O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo (administrare), tem um significado mais restrito – [...]

Aula 07 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 2

  Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 2)   Na aula anterior, conversamos sobre três teorias pertencentes ao primeiro paradigma: as Teorias Tradicionais de Gestão. Estão lembrados? Apresentamos a vocês a Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, a Teoria Clássica da Administração, de Henri Fayol, a Escola de Relações Humanas, de Elton Mayo, [...]

Aula 08 - A Escola como Instituição Aprendente a busca da qualidade da educação coor

  A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação   Bem, caros alunos, primeiramente darei atenção ao complemento do tema principal desta aula – a busca da qualidade na educação – para então, referi-la à escola e especialmente situá-la no contexto de uma Instituição Aprendente. Meu ponto de partida é a constatação [...]

Aula 09 - Mudança Institucional coor

  Mudança institucional   Hoje o nosso assunto é mudança institucional, termo muito utilizado atualmente nos estudos sobre gestão. Quando vocês ouvem falar em mudança, o que lhes vem à cabeça? Apenas uma troca de coisas dos seus lugares originais, como quando mudamos os móveis de lugar por que não podemos, naquele momento, trocá-los por [...]

Aula 10 - Teorias Psicológicas Aplicadas à Gestão Escolar

  Teorias psicológicas aplicadas à Gestão Escolar: Behaviorismo, Teoria de Campo e Psicanálise   Todos sabem que a Psicologia é um dos importantes fundamentos para o trabalho do educador. É exatamente de algumas teorias da Psicologia e das suas aplicações à gestão da escola, que vamos falar na aula de hoje. Em qualquer cultura organizacional, [...]

Aula 11 - Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar

  Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar   [...] Do mesmo modo que um pintor que desenha uma paisagem, de baixo observa o contorno das montanhas e de tudo o que está no alto, enquanto do alto observa tudo o que está embaixo, da mesma forma, para conhecer bem a natureza do povo, é necessário [...]

Aula 12 - Motivação na Instituição Escolar

  Motivação na instituição escolar   Sem motivação nada se faz na vida . É uma espécie de “tensão” interna que inicia, dirige e mantém o comportamento orientado para um determinado fim, impedindo-nos de desistir. Quando se trata de associar a ela sentimentos e estados de espírito, logo aparece uma longa lista: disposição, envolvimento, persistência, [...]

Aula 13 - Autoridade e Poder do Gestor Escolar

  Autoridade e poder do gestor escolar   Introduzimos brevemente este assunto na aula sobre liderança. Como este tema é de grande importância na formação do gestor escolar, vamos abordá-lo com mais profundidade, na aula de hoje. Naquela ocasião estabelecemos a diferença entre poder e autoridade. Os dois confluem, portanto, para a capacidade de influir [...]

Aula 14 - Gestão Escolar Consenso e Conflito

  Gestão Escolar: consenso e conflito – a complexidade dos processos grupais    Começaremos esta aula com uma poesia extraída do livro de Moacir Carneiro (2002), intitulada: O outro eu da escola. Quando entro, A escola, pronta As aulas, prontas As atividades, prontas Os programas, prontos A avaliação, pronta Percebo, então Que um outro está [...]

Aula 15 - Gestão e autonomia da escola

  Gestão e autonomia da escola   A nossa aula de hoje vai tratar da temática gestão, que “é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e de luta política, ela implica concordando com Cury (2002, p. 165) “um ou mais interlocutores, com os quais se dialoga pela arte [...]

Aula 16 - Gestão Escolar e Políticas de Educação

  Gestão Escolar e Políticas de Educação   O nosso tema de hoje é bastante instigante, pois trata da gestão e das políticas de educação. Para entender a temática em questão se faz necessário compreender as profundas e aceleradas mudanças pelas quais o mundo moderno passa.    E que transformações seriam essas? Seriam transformações políticas e [...]

Aula 17 - A Complexidade da Gestão da Sala de Aula

A complexidade da gestão de sala de aula   Esta aula tem como objetivo ver o professor como gestor não somente do processo de ensino, o que pode parecer óbvio, mas que lamentavelmente não está ainda incorporado à tarefa, que este profissional da educação deve tomar para si, mas do ofício de administrar as relações [...]

Aula 18 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte I

  Formação do educador/ Formação do gestor (parte 1)   Quem educa o educador? Olá, que bom encontrar vocês para mais uma aula! Desta vez, vamos conversar, nesta e na próxima aula, sobre a formação do gestor escolar. Para isso, no entanto, começaremos falando da formação do educador, de forma mais ampla. Escolhemos este depoimento [...]

Aula 19 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte II

  Formação do educador/ Formação do gestor (parte 2)   Bem, vamos continuar, na nossa aula de hoje, a tratar da formação do educador e da formação do gestor escolar. Elaboramos uma pequena sinopse histórica da formação do educador no nosso país, da década de 1970 até os dias atuais. Concluímos que ela evoluiu da [...]

Aula 20 - Ação Gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental

  Ação gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental   O tema de nossa aula de hoje é a gestão e a ação gestora na educação infantil e no ensino fundamental. Como escrevi em texto anterior, gestão “é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e luta política, e [...]

Aula 21 - Gestão e ação gestora no ensino médio

Ação gestora no Ensino Médio Nossa aula de hoje será sobre Gestão e ação gestora no ensino médio. Enfocaremos a Gestão Democrática como recurso importante de participação humana e de formação para a cidadania. Falaremos, também, nas Diretrizes Curriculares do ensino médio, evidenciando um novo olhar para esse tipo de clientela e discutindo o papel [...]

Aula 22 - Efeitos Negativos da ação gestora estresse e burnout

  Efeitos negativos da ação gestora: estresse e burnout   Hoje vamos tratar de um tema muito atual, pois vamos discutir algumas questões ligadas aos efeitos que a ação gestora pode causar nas pessoas. Vamos abordá-lo em duas vertentes: a primeira trata do estresse; a se- gunda, de um termo muito novo, mas que vem [...]

Aula 23 - A Gestão Colegiada e seus Efeitos na Escola

  A gestão colegiada e seus efeitos na escola   Caros alunos, o nosso assunto de hoje é o conceito de gerir e as diferentes modalidades que ele assume  no  cotidiano  da  prática  escolar. Se formos simplesmente ao dicionário, o verbete nos mostra sinônimos como: administrar, dirigir, regular, gerenciar, orientar. Em nenhum momento vemos referências [...]

Aula 24 - Formação e atuação da Equipe Técnico-pedagógica da Escola

  Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola   Estamos terminando a nossa disciplina, e está na hora de conhecermos um pouco mais a equipe técnico-pedagógica da escola. O que é a equipe técnico-pedagógica da escola? Ela não é um órgão gestor colegiado, como o Conselho da escola, um espaço de discussão e deliberação, [...]

Aula 25 - A Coordenação da Avaliação Institucional da Escola como atribuição do Gestor

  A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor   As competências do gestor escolar Antes de especificarmos a atribuição do gestor escolar frente à avaliação institucional – objeto central da nossa aula de hoje – é conveniente conversamos um pouco sobre as competências deste ator institucional  tão importante. Alguns autores falam [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados Licenciados que desejam aprofundar seus conhecimentos em Coordenação Pedagógica e Orientação Escolar.


Nível de dificuldade: