CURSO ONLINE:
Autismo: Diagnóstico e Aprendizagem 180 horas

 

Autismo: Diagnóstico e Aprendizagem 180 horas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola   O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor [...]

Aula 02 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas   Neste capítulo, pretendemos discutir as teorias de aprendizagem de Rogers, Bruner e Ausubel. Nossa escolha por essas três abordagens está relacionada às valiosas contribuições dessas teorias para ensino e aprendizagem escolar. Outro motivo que reforça nossa escolha é o de que [...]

Aula 03 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres. Sigmund Freud   Escola, lugar de [...]

Aula 04 - OS Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação   Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades. [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, [...]

Aula 05 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais Irene Carmen Piconi Prestes Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva   Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie [...]

Aula 06 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

  A função dos conteúdos do ensino no currículo Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar a [...]

Aula 07 - A diversidade e o Currículo da Exclusão à Inclusão

  A diversidade e o currículo – da exclusão à inclusão   Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 08- As Contribuições dos PCNs na Educação Inclusiva

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva   Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 09 - A Função e a Formação de Professores na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva   Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves  As transformações de ordem política, social e econômica da sociedade [...]

Aula 10 - Uma Estrategia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva   Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas do [...]

Aula 11 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada   A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada aluno em função dos seus próprios objetivos.  No capítulo anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo raciocínio, pretendemos aqui, abordar [...]

Aula 12 - Pai, Professores e Alunos Parceiros no Processo de Inclusivo

  Pais, professores e alunos – parceiros no processo inclusivo   Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz  suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se [...]

Aula 13- Estigma e Autoconceito

Estigma e autoconceito Meus queridos alunos, o tema da aula de hoje é muito amplo e verdadeiramente fascinante. Ele tem grande impacto na compreensão dos aspectos psicossociais que afetam as interações com pessoas portadoras de necessidades especiais. Trata-se da relação entre estigma e autoconceito. Unir dois conceitos tão fundamentais para a vida de todos nós [...]

Aula 14 - Dinâmica das Relações Familiares

  Dinâmica das relações familiares   Os nossos objetivos envolvem, além da caracterização dessa importante instituição, a primeira na qual geralmente o ser humano convive, sob a óptica da Psicanálise, destacar aspectos relativos à superação das dificuldades que normalmente surgem e à constituição da família como aliada inseparável da escola nos processo de desenvolvimento, de [...]

Aula 15 - A Sexualidade e o Indivíduo com Necessidades Especiais

  A sexualidade e o indivíduo com necessidades especiais Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim. Fernando Pessoa     O tema da aula de hoje é a sexualidade do indivíduo com necessidades especiais e, por isso escolhemos a breve citação de Fernando Pessoa, que [...]

Aula 16 - A Formação da Identidade do Indivíduo com Necessidades Especiais

A formação da identidade do indivíduo com necessidades especiais   Se eu começar a nossa aula perguntando a vocês o que é identidade, talvez obtenha respostas como: características de personalidade de cada ser humano; conjunto de traços que nos aproximam daqueles que nos são semelhantes em espécie ou grupo; atributos que constituem o temperamento de [...]

Aula 17 - O Papel da Escola na Socialização e na Construção da Cidadania

  O papel da escola na socialização e na construção da cidadania do indivíduo com necessidades especiais   A escola, na forma como hoje a conhecemos – estruturas de concreto, equipamentos, profissionais capacitados, salas de aula compostas por alunos (crianças, jovens, adultos) de diferentes origens, com diferentes costumes, valores e realidades socioeconômicas –, é uma [...]

Aula 18 - O Respaldo e as Bases Legais para a Inserção no Mercado de Trabalho

  O respaldo e as bases legais para a inserção no mercado de trabalho   Bem-vindos à aula de hoje! Nas nossas análises desta aula, trataremos dos respaldos legais que podem facilitar e permitir ou não a implementação de ações para a efetivação da inserção das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. A [...]

Aula 19 - A Formação Profissional na Escola oficinas protegidas e abertas

  A formação profissional na escola: oficinas protegidas e abertas   Antes do século XX, o trabalho não era uma oportunidade que pertencesse à realidade das pessoas com necessidades especiais. Até meados desse século, o destino mais provável para tais pessoas era a total institucionalização. No final da década de 1950, a ideia de ocupar [...]

Aula 20 - A Realidade do Panorama Nacional Programa face à Educação Profissionalizante

  A realidade do panorama nacional: programas de educação profissionalizante   Nossa aula de hoje tem como finalidade discutir a situação nacional dos programas de educação profissionalizante. Sejam todos bem-vindos! O trabalho constitui-se em um dos meios para viabilizar o processo de inserção social para qualquer indivíduo. Sabe-se que a Constituição Federal, a Declaração Universal [...]

Aula 21 - A visão Nacional e Internacional sobre Educação Inclusiva

A visão internacional e nacional sobre educação inclusiva: o panorama real Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza. Boaventura de Souza Santos Na aula de hoje, vamos falar sobre o panorama nacional e internacional da educação inclusiva. Inicialmente, [...]

Aula 22- O que dizem as Pesquisas sobre Educação Especial

  O que dizem as pesquisas sobre educação especial   Hoje falaremos, em linhas gerais, sobre a produção do conhecimento na área da educação especial. Trataremos, especificamente, dos resultados levantados pelas pesquisas realizadas. Lembramos que o conhecimento vem sendo acumulado historicamente, sendo um processo social que se realiza, também, por meio da atividade de pesquisa [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados Licenciados que desejam aprofundar seus conhecimentos em Autismo.


Nível de dificuldade: