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Inclusão de alunos com Deficiência Visual

 

Inclusão de alunos com Deficiência Visual

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Neurociências e deficiência visual

  Neurociências e deficiência visual    Neurociências Neurociências são um conjunto de disciplinas científicas que investigam pontos interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares sobre a função, a estrutura e a organização funcional do sistema nervoso, que é o responsável por coordenar todas as atividades e o funcionamento do corpo humano, tanto em suas atividades voluntárias como nas [...]

Aula 02 - Estimulação essencial e inclusão

Estimulação - essencial e inclusão A importância da estimulação essencial em crianças cegas de 0 a 5 anos. A criança cega muitas vezes chega à escola sem ter recebido estímulo necessário para o desenvolvimento de suas capacidades básicas. sendo assim, é fundamental que se discuta a importância da estimulação essencial em crianças cegas de 0 [...]

Aula 03 - Estimulação visual

  Estimulação visual Carlos Frederico   Visão e baixa visão A visão constitui um canal privilegiado de acesso ao mundo, constituindo a base de uma parte significativa das aprendizagens humanas. Através da visão as crianças desenvolvem-se e aprendem naturalmente, sem que tenham que ser ensinadas, unicamente pelo facto de observarem, explorarem e interagirem com o [...]

Aula 04 - Deficiência visual formas de leitura

  Deficiência visual: formas de leitura Maria Olinda Maia Neste capítulo, discute-se o que é deficiência visual e a diferença entre visão subnormal e cegueira, com vistas a provocar uma reflexão no leitor a respeito do tipo de restrição visual que um aluno pode apresentar em sala de aula e que vai exigir práticas específicas [...]

Aula 05 - Sistema braille

  Sistema braille Maria Olinda Maia   Histórico do sistema braille   Braille é um sistema de escrita e leitura alfabética. Por ser uma proposta voltada para atender às necessidades de estudantes cegos e surdocegos, exige um tratamento didático diferenciado. Graças ao braille, o estudante cego passa a ter autonomia em suas atividades escolares, podendo [...]

Aula 06 - Utilizando o braille

  Utilizando o braille Carlos Frederico Sistema braille O sistema braille é um código universal de leitura tátil e escrita utilizado por deficientes visuais e surdocegos. De acordo com Canejo (2005), esse sistema chegou ao Brasil com José Alvarez de Azevedo, um jovem cego que regressou de Paris após ter estudado naquele país e ter [...]

Aula 07 - Aprendendo o soroban

  Aprendendo o soroban Carlos Frederico     História do soroban   Os princípios de contagem que deram origem ao que hoje conhecemos como soroban têm suas origens nas histórias das tribos e dos povos antigos. Sabe-se que as tribos guerreiras de Madagascar colocavam pedras em um fosso para contar o número de soldados que [...]

Aula 08 - Orientação e mobilidade

  Orientação e mobilidade Carlos Frederico          História da orientação e mobilidade Na Bíblia Sagrada temos várias passagens descrevendo a orientação e a mobilidade, como no livro de Gênesis, em que encontramos o filho de Abraão, Isaac, que já com certa idade se locomovia pelos campos com seu cajado de pastor, sendo [...]

Aula 09 - Tecnologias assistivas e educacionais para o deficiente visual

  Tecnologias assistivas e educacionais para o deficiente visual Carlos Frederico   Tecnologia assistiva É necessário que iniciemos nossa discussão conceituando tecnologia assistiva. Segundo a definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, [...]

Aula 10 - Desafios da escola inclusiva

  Desafios da escola inclusiva Maria Olinda Maia   Inclusão educacional Tendo em vista que a inclusão é uma proposta de construção de um sistema educacional legalmente amparado, as práticas inclusivas não deveriam se distanciar das concepções teóricas e legais, nem possuir caráter excludente e conservador. Nessa perspectiva inclusiva, Arruda e Almeida (2014, p. 6) [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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