CURSO ONLINE:
Neuroaprendizagem aplicada à Educação Básica

 

Neuroaprendizagem aplicada à Educação Básica

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Neuropsicopedagogia em Síntese

  Neuropsicopedagogia em Síntese     A neuropsicopedagogia é uma ciência ainda nova que está em ascensão devido à necessidade de se compreender melhor como se processa a aprendizagem no cérebro humano. Com a demanda que temos hoje nas escolas, de diferentes crianças que se desenvolvem de maneira diferenciada, a neuropsicopedagogia vem para auxiliar no [...]

Aula 02- Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar

  Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar   Com o entendimento do papel do neuropsicopedagogo institucional e clínico, partiremos para os detalhes do seu trabalho. É importante sabermos que o neuropsicopedagogo dificilmente atuará sozinho; ele necessitará de uma equipe para ajudar na identificação e intervenção dos sujeitos que estão sendo assistidos. Mas por que [...]

Aula 03- Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo

Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo   Neste momento, aprofundaremos o conhecimento da neurociência, da psicologia e da pedagogia na aprendizagem. Já explicamos nos capítulos anteriores sobre essas três ciências, porém neste entenderemos o papel específico de cada uma na aprendizagem, seja ela escolar ou social. A neurociência tem grande contribuição, pois [...]

Aula 04- Um olhar diferente para as crianças diferentes

Um olhar diferente para as crianças diferentes   Atualmente, muito se fala sobre a inclusão tema que está em discussão em pautas escolares, nas universidades e no meio social como um todo. A inclusão é algo obrigatório, amparado por várias leis. Mas será que na prática da sala de aula essa inclusão é realmente efetiva? [...]

Aula 05 - Crianças que necessitam de atenção diferenciada

  Crianças que necessitam de atenção diferenciada   Abordamos no capítulo anterior o conceito de aluno diferente e entendemos quais se encaixam nessa terminologia que vai muito além do que sua explicação demonstra. Sabemos que a maioria das adaptações curriculares vem ao encontro de alunos que apresentam deficiências, transtornos de aprendizagem, e não somente aos [...]

Aula 06- Transtornos de aprendizagem

Transtornos de aprendizagem   Os transtornos de aprendizagem são dificuldades permanentes na aquisição de habilidades e é deles que falaremos neste capítulo. Abordaremos o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), os transtornos da escrita e da matemática (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Dentro do DSM-V, eles estão classificados [...]

Aula 07- O papel da escola no processo de inclusão

  O papel da escola no processo de inclusão   A escola é um dos principais lugares onde as crianças se desenvolvem. Elas iniciam a jornada escolar muito pequenas e, muitas delas, frequentam na o dia todo. Portanto, a escola é o lugar onde as adaptações curriculares devem ser feitas com muita responsabilidade, pois dali [...]

Aula 08 - O tratamento multidisciplinar

O tratamento multidisciplinar   Já vimos sobre a multidisciplinaridade e sua importância na investigação e no tratamento dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Sabemos que uma equipe alcança êxito maior quando engajada em um mesmo caso várias especialidades atendendo uma criança farão com que sua reabilitação seja ampla, e não somente em algumas áreas. Que [...]

Aula 09 - Surgimento da Neuropsicopedagogia

  Surgimento da Neuropsicopedagogia     O tema que apresentamos nesta aula é muito especial, pois trata de uma nova perspectiva em educação, um olhar minucioso e específico sobre a aprendizagem. O mundo está em constante transformação, por isso a educação deve acompanhar essas mudanças e se manter em sintonia com as novas demandas educacionais. [...]

Aula 10- A Neuropsicopedagogia no Brasil

  A neuropsicopedagogia no Brasil     No Brasil, as discussões sobre neuropsicopedagogia começam a ganhar espaço na cidade de Joinville, Santa Catarina, no ano de 2008. Uma equipe de docentes que realizava assessoria em cursos de pós-graduação recebeu o convite do Grupo Educacional Censupeg para investir em pesquisas que produzissem novos conhecimentos acerca da [...]

Aula 11 - Objeto de Estudo da Neuropsicopedagogia

  Objeto de Estudo da Neuropsicopedagogia     Pode-se dizer que a neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso e seus reflexos no comportamento humano, em especial na aprendizagem, com base nos conhecimentos além das neurociências, da psicologia e da pedagogia.   Essa ciência tem por objetivo promover a integração educacional, social [...]

Aula 12 - O que faz um Neuropsicopedagogo?

  O que faz um Neuropsicopedagogo?     Iniciamos este capítulo com base na reflexão de que hoje o ensino mudou. Possibilidades constantes de interação e aprendizagem estão à disposição de todos, por meio dos novos recursos tecnológicos educacionais. Nesse contexto, fica evidente que as formas de aprender também estão se  transformando e com elas [...]

Aula 13 - Conceituando as Demandas Escolares Atuais

  Conceituando as Demandas Escolares Atuais     Os insucessos escolares são um desafio que sempre fizeram parte do ambiente escolar, principalmente na realidade brasileira, devido ao seu contexto histórico. Esse fato pode estar atrelado à democratização do acesso à escola a partir de 1970. Muitas crianças começaram a frequentar esse ambiente normalmente sem ter [...]

Aula 14- O que faz um Neuropsicopedagogo Escolar

  O que faz um Neuropsicopedagogo Escolar   Sabendo da complexidade e importância do neuropsicopedagogo, pode-se identificar que ele contribui muito com sua atuação em diferentes áreas e trabalhará na coletividade dentro dos seguintes espaços de atuação: instituições escolares; centros e associações educacionais; instituições de ensino superior; e terceiro setor, como organizações não governamentais (ONGs), [...]

Aula 15- Neurociência e Educação

  Neurociência e Educação     Conhecer as partes do cérebro e como ocorrem as conexões neuronais para gerar aprendizagem abre novas possibilidades de compreender o desenvolvimento humano e como se aprende. Entender a fundo os processos cognitivos traz novas perspectivas sobre a aprendizagem e abre portas para se estabelecer novas formas de aprender e [...]

Aula 16- Processos Cognitivos e suas Implicações na Aprendizagem

  Processos Cognitivos e suas Implicações na Aprendizagem     O processo cognitivo nos torna humanos. Todas as nossas atitudes diárias, como andar, vestir-se, tomar banho, ler, conversar, geram aprendizagem. Em outras palavras, pode-se dizer que aprendizagem é a modificação do comportamento ou do conhecimento, gerado por um esforço, treino ou estudo.   Nesse processo, [...]

Aula 17- Principais Transtornos de Aprendizagem

  Principais Transtornos de Aprendizagem     Nesta aula abordaremos os principais transtornos de aprendizagem e como suas particularidades influenciam não só o processo de ensino e aprendizagem do aluno, mas também as estratégias que devem ser elaboradas para realizar intervenções precisas e individualizadas, incluindo a atuação da neuropsicopedagogia.   Vamos considerar os transtornos que [...]

Aula 18- Transtornos de Aprendizagem mais comuns

  Transtornos de Aprendizagem mais comuns     Iniciamos essa parte de nosso conteúdo com a exposição de uma imagem bem ilustrativa sobre a área cerebral afetada em alguns transtornos de aprendizagem. Logo adiante falaremos um pouco mais sobre esses transtornos, já memorizando essa relação com a área cerebral.     Transtornos da percepção   [...]

Aula 19- A neuropsicopedagogia no Contexto dos Transtornos de Aprendizagem

  A neuropsicopedagogia no Contexto dos Transtornos de Aprendizagem     Conforme já verificamos, a neuropsicopedagogia une conceitos utilizados tanto na neurociência como na psicopedagogia, psicologia e pedagogia, relacionando o processo de ensino aprendizagem ao funcionamento cerebral de determinado indivíduo. Assim, pode propor estratégias e manejos específicos, adaptando metodologias, técnicas e currículos para que promovam [...]

Aula 20 - O Acompanhamento do Neuropsicopedagogo

  O Acompanhamento do Neuropsicopedagogo     Contribuição da metacognição para o processo de aprendizagem   Antes de estudarmos o que é metacognição, precisamos responder algumas simples perguntas: você sabe como aprende? Sabe aplicar os seus conhecimentos escolares na sua vida prática cotidiana? Se responder “sim” para as duas questões, ficará fácil entender o significado [...]

Aula 21- Formação Multiprofissional do Neuropsicopedagogo

  Formação Multiprofissional do Neuropsicopedagogo     O profissional da neuropsicopedagogia   A neuropsicopedagogia possui normatização pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, fundada em 2014 para a divulgação da profissão e fomento à pesquisa na área, além da promoção de eventos como debates, seminários, conferências, cursos, entre outros ligados à área de neurociências e afins. [...]

Aula 22- A Intervenção do Neuropsicopedagogo na Relação Escola-família

  A Intervenção do Neuropsicopedagogo na Relação Escola-família     Nesta aula, temos como objetivo geral refletir sobre a necessidade e a importância da relação escola-família, tendo as intervenções do neuropsicopedagogo como elo na busca de propiciar uma aprendizagem significativa na educação do aluno.   A procura por estratégias e ferramentas de como se relacionar [...]

Aula 23 - Contribuições para a Neuropsicopedagogia

  Contribuições para a Neuropsicopedagogia     Nesta aula, vamos tratar das contribuições da neuropsicopedagogia para a educação, revelando quais autores definiram sua linha de atuação e quais bases teóricas fazem parte dessa nova área. Vamos conhecer ainda os aportes teóricos importantes e fundamentais para o estudo do profissional que irá trabalhar com educação usando [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Profissionais que desejam aprimorarem seus conhecimentos na Neuroaprendizagem.


Nível de dificuldade: