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Ludopsicopedagogia

 

Ludopsicopedagogia

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Psicomotricidade considerações preliminares

Psicomotricidade: considerações preliminares   A passagem do modo de produção feudal para o capitalista implicou profundas modificações, acompanhadas de transformações nas formas de organização social, que envolveram diferentes dimensões – cultural, política, educacional e econômica. A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era caracterizada como própria de um trabalhador total, o qual [...] dispunha [...]

Aula 02 - Filogênese da motricidade humana

  Filogênese da motricidade   Toda riqueza provém do trabalho, asseguram os economistas. E assim o é na realidade: a natureza proporciona os materiais que o trabalho transforma em riqueza. Mas o trabalho é muito mais do que isso: é o fundamento da vida humana. Podemos até afirmar que, sob determinado aspecto, o trabalho criou [...]

Aula 03 - Psicomotricidade uma categoria em discussão

  Psicomotricidade: uma categoria em discussão   Quando perguntamos aos nossos alunos o que entendem por Psicomotricidade, aparecem respostas como: Movimento, cérebro; Técnicas para desenvolver o conhecimento das partes do corpo; Ligação corpo-mente; Equilíbrio; Técnicas voltadas ao desenvolvimento de pré-requisito para leitura e escrita; Corpo e emoção; Exercícios de coordenação motora; Corpo e cognição; Desenvolvimento [...]

Aula 04- Psicomotricidade um estudo preliminar de suas categorias

  Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias   Para iniciar nossos estudos, temos que abordar algumas categorias fundamentais para a reflexão sobre as produções teóricas e técnicas no campo da Psicomotricidade. São elas: esquema corporal, imagem corporal e tono. Para as duas primeiras categorias, esquema corporal e imagem corporal, utilizaremos, fundamentalmente, a obra de [...]

Aula 05- O corpo hábil

O corpo hábil   Embora estudos sobre as práticas corporais considerem os primórdios da Psicomotricidade datados dos séculos XVII-XVIII, momento em que as técnicas corporais passam a ser utilizadas, deliberadamente, para um investimento político e econômico do corpo, Le Camus (1986) situa o “nascimento” da Psicomotricidade no final do século XIX. Este marco deve-se ao [...]

Aula 06- O Corpo Consciente

  Corpo consciente: uma análise das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a ciência do esquema corporal   O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil [...]

Aula 07 - Corpo Significante

Corpo significante: o corpo que “fala”   Com os processos de abertura política, primeiro na Europa e, posteriormente, na América Latina, fruto das pressões sociais e dos movimentos que defendiam os direitos humanos,  as técnicas de abordagem corporal que propunham a inibição muscular (corpo hábil) ou o domínio da totalidade do corpo, incluindo o refreamento [...]

Aula 08 - Motivações internas para a relação

  Motivações internas para a relação   Os conceitos de Espaço Vital e Espaço Relacional foram desenvolvidos a partir da necessidade de fundamentar a importância da percepção do próprio corpo e do corpo do outro no âmbito das relações humanas. Por meio destes conceitos, pretendemos analisar que, tanto numa comunicação direta, corpo a corpo, quanto [...]

Aula 09- Psicomotricidade relacional

  Psicomotricidade Relacional: uma contribuição integradora para o olhar educacional   Este relato tem como base experiências de campo desenvolvidas ao longo de cinco anos, nas creches municipais da cidade de Curitiba-Paraná, como parte de um projeto de capacitação de pessoal, fundamentado na Psicomotricidade Relacional. Tomando como referência a teoria e o método sistematizados por [...]

Aula 10 - Revisão

  Revisão Corpo hábil (contexto)   Final do século xIx até 1940 (França). Organizador: Paralelismo. Corpo = receptáculo da tradição. Surgimento do termo Psicomotricidade. Modelo mecanicista de concepção e abordagem do corpo.   Corpo hábil (principais concepções) Concepção anatomofisiológica estática. Concepção córticopatológica. Concepção neurofisiológica. Concepção neuropsiquiátrica.   Corpo hábil Exame Psicomotor (1935 – Edouard Guilman). [...]

Aula 11 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade   Ao prepararmos a estrutura deste trabalho, preliminarmente pensávamos em fazer um detalhamento das contribuições que a Psicomotricidade poderia oferecer à instituição escolar, no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas regulares de  ensino. Dadas as nossas limitações e a variedade infinita de possibilidades que tal empreitada nos colocaria, [...]

Aula 12- Categorias de análise

Categorias de análise   Como pedagogo e psicomotricista, pude entender que para compreendermos a inserção das práticas psicomotoras no setor da Educação é necessário analisarmos como estas estão articuladas aos valores, hábitos e comportamentos que permeiam a nossa sociedade, ou seja, aos princípios que regem a organização capitalista de produção. Sabemos que tal organização está [...]

Aula 13- O corpo e o movimento na educação infantil

  O corpo e o movimento na Educação Infantil   Sem dúvida alguma, o ser humano é o cerne do ato educativo. Afinal, não desenvolvemos metodologias, nem tampouco escolas e estruturas de ensino, para educar os peixes. Uma visão educacional humanista e voltada à construção do conhecimento deve considerar o homem integralmente, priorizando não somente [...]

Aula 14 - As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor

  As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor   As múltiplas inteligências e o movimento Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, [...]

Aula 15 - A dança e a Música na Educação Infantil

A dança e a música na Educação Infantil   A dança na escola Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos Nietzsche homens [...]

Aula 16 - A expressão dramática na educação infantil

  A expressão dramática na Educação Infantil   A imaginação e a expressão dramática infantil Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?” Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento [...]

Aula 17 - Criatividade e a sua importância

  Criatividade e sua importância para a Educação   A criatividade e o brincar Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias [...]

Aula 18 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 19 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão Sistêmica e a Psicopedagogia   Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um processo [...]

Aula 20 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição   O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior ao [...]

Aula 21 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 22- Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 23 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 24- A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 25 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 26- Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 27 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Profissionais que desejam aprimorarem seus conhecimentos na Ludopsicopedagogia.


Nível de dificuldade: