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Licenciatura em Matemática

 

Licenciatura em Matemática

Curso de Segunda Licenciatura em Matemática ou Complementação Pedagógica em Matemática.

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Lógica - Conjunto e Intervalos

  Lógica - Conjunto e Intervalos     A lógica matemática analisa determinada proposição buscando identificar se representa uma afirmação verdadeira ou falsa. A princípio, a lógica era ligada à filosofia, tendo sido iniciada por Aristóteles (384-322 a.C.) que se baseava na teoria do silogismo, ou seja, em argumentações válidas. A lógica só passou a ser uma [...]

Aula 02 - Introdução - As Funções

  Introdução - As Funções     Produto Cartesiano   Chamamos de produto cartesiano, o produto A x B, sendo A e B conjuntos não vazios, tendo como resultado um conjunto de pares ordenados (x, y), onde x pertence a A e y pertence a B.   Sendo assim, o produto cartesiano pode ser definido assim:   A x B = {(x, y) | [...]

Aula 03 - Função Composta e Função Inversa

  Função Composta e Função Inversa     FUNÇÃO COMPOSTA   Função composta é a composição de duas funções obtendo como resultado uma outra função. A função composta é a aplicação de um função numa outra função, combinando as variáveis.   Definição   Sejam as funções f: A → B e g: B → C, a composição dessas duas [...]

Aula 04 - Funções do 1º Grau

  Funções do 1º Grau     Também denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau, a função de primeiro grau é aquela que apresenta a forma f(x) = ax + b (ou y = ax + b), em que a e b representam números reais e a ≠ 0. As funções desse tipo são assim denominadas porque o [...]

Aula 05 - Função Modular

  Função Modular     A função modular é uma função em que em seus elementos são aplicados o módulo na sua lei de formação.   O módulo ou valor absoluto, que é representado por duas barras verticais |a|, é um número real a, em que nesse número é desconsiderado o seu sinal.   Exemplo:   |2| = 2 [...]

Aula 06 - Função do 2º Grau

  Função do 2º Grau     Este tipo de função é encontrada em diversas aplicações, como por exemplo, na equação que descreve o movimento de queda livre, o lançamento de um projétil e o Índice de Massa Corpórea (IMC). Ela é encontrada também em algumas aplicações da engenharia civil, na economia, entre outras áreas de estudo.   [...]

Aula 07 - Potências, Raízes e Função Exponencial

  Potências, Raízes e Função Exponencial     POTENCIAÇÃO   A potenciação ou exponenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes.   Para escrever um número na forma de potenciação usamos a seguinte notação:     Sendo a ≠ 0, [...]

Aula 08 - Equações e Inequações Exponenciais

  Equações e Inequações Exponenciais     EQUAÇÕES EXPONENCIAIS   Para ser considerada equação, uma expressão precisa ter pelo menos uma incógnita, que é um número desconhecido representado por uma letra, e uma relação de igualdade. Dessa maneira, as equações exponenciais são aquelas que possuem pelos menos uma incógnita no expoente e bases positivas diferentes de 1.   Assim, [...]

Aula 09 - Logaritmo

  Logaritmo     Logaritmo de um número b na base a é igual ao expoente x ao qual se deve elevar a base, de modo que a potência ax seja igual a b, sendo a e b números reais e positivos e a≠1.   Desta forma, o logaritmo é a uma operação na qual queremos descobrir [...]

Aula 10 - Função Logarítmica - Equações e Inequações Logarítmicas

  Função Logarítmica - Equações e Inequações Logarítmicas     Função Logarítmica   A função logarítmica de base a é definida como f (x) = loga x, com a real, positivo e a ≠ 1. A função inversa da função logarítmica é a função exponencial.   O logaritmo de um número é definido como o expoente ao qual se deve elevar a [...]

Aula 11 - Progressão Aritmética - PA

  Progressão Aritmética - PA     A Progressão Aritmética (P.A.) é uma sequência de números onde a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença constante é chamada de razão da P.A..   Sendo assim, a partir do segundo elemento da sequência, os números que surgem são resultantes da soma da constante com [...]

Aula 12 - Progressão Geométrica - PG

  Progressão Geométrica - PG     Progressão Geométrica (PG) corresponde a uma sequência numérica cujo quociente (q) ou razão entre um número e outro (exceto o primeiro) é sempre igual.   Em outras palavras, o número multiplicado pela razão (q) estabelecida na sequência, corresponderá ao próximo número, por exemplo:   PG: (2,4,8,16, 32, 64, 128, 256...)   No [...]

Aula 13 - Juros Simples e Juros Compostos

  Juros Simples e Juros Compostos     Os juros simples e compostos são cálculos efetuados com o objetivo de corrigir os valores envolvidos nas transações financeiras, isto é, a correção que se faz ao emprestar ou aplicar uma determinada quantia durante um período de tempo.   O valor pago ou resgatado dependerá da taxa [...]

Aula 14 - Ângulos

  Ângulos     Pontos, retas e planos   Na geometria espacial, são conceitos primitivos (e, portanto, aceitos sem definição) os conceitos de ponto, reta e plano. Habitualmente, usamos a seguinte notação:   pontos: letras maiúsculas do nosso alfabeto  retas: letras minúsculas do nosso alfabeto     planos: letras minúsculas do alfabeto grego   Observação: Espaço [...]

Aula 15 - Polígonos

  Polígonos     Os polígonos são figuras planas e fechadas constituídas por segmentos de reta. A palavra "polígono" advém do grego e constitui a união de dois termos "poly" e "gon" que significa "muitos ângulos".   Os polígonos podem ser simples ou complexos. Os polígonos simples são aqueles cujos segmentos consecutivos que o formam não são [...]

Aula 16 - Triângulos e Pontos Notáveis

  Triângulos e Pontos Notáveis     Classificação dos Triângulos   Triângulo é um polígono de três lados e três ângulos. Há sete tipos de triângulos e sua classificação depende da disposição dos ângulos podendo ser: isósceles, equilátero, escaleno, retângulo, obtuso, agudo ou equiângulo.   Propriedades do Triângulo   Os triângulos são compostos por três [...]

Aula 17 - Quadriláteros

  Quadriláteros     Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Sendo assim, os quadriláteros herdam todas as características e propriedades dos polígonos, como o fato de possuírem apenas duas diagonais ou de a soma dos seus ângulos internos ser sempre igual a 360°.   Elementos de um quadrilátero   Lados: São os segmentos de reta que contornam o quadrilátero; Vértices: São [...]

Aula 18 - Ângulos na Circunferência

  Ângulos na Circunferência     Círculo e circunferência   Círculo e circunferência são duas figuras geométricas muito parecidas, o que pode ocasionar dúvidas sobre as suas definições. Vamos à diferenciação:   Definição de circunferência   Uma circunferência é um conjunto de pontos pertencentes ao plano que, dado um ponto fixo C, possuem a mesma distância até o [...]

Aula 19 - Linhas Proporcionais - Congruência e Semelhança de Triângulos

  Linhas Proporcionais - Congruência e Semelhança de Triângulos     Congruência de Triângulos   Temos que dois triângulos são congruentes: Quando seus elementos (lados e ângulos) determinam a congruência entre os triângulos. Quando dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos. Casos de congruência: 1º LAL (lado, ângulo, lado): dois lados congruentes e ângulos [...]

Aula 20 - Triângulo Retângulo

  TRIÂNGULO RETÂNGULO   Muito usado para diversos cálculos na matemática, como o cálculo de áreas, de volume e no cálculo algébrico, o triângulo retângulo tem sua área dada pela metade do produto dos menores lados. Além disso, existe uma relação entre os lados e ângulos do triângulo retângulo que são a base da trigonometria. Quando [...]

Aula 21 - Potência de Um Ponto - Teorema de Pitot e Polígonos

  Potência de Um Ponto - Teorema de Pitot e Polígonos   Potência de Ponto   Em Geometria Plana, a potência de ponto E pode ser definida como o produto de todas as distâncias de E aos pontos de interseção de uma reta que passa por E com uma circunferência dada. Vamos considerar apenas dois casos possíveis:   1º Caso [...]

Aula 22 - Área de Figuras Planas, Equivalência e Razão entre Áreas

  Área de Figuras Planas, Equivalência e Razão entre Áreas     As áreas das figuras planas medem o tamanho da superfície da figura. Desse modo, podemos pensar que quanto maior a superfície da figura, maior será sua área.   Geometria Plana e Espacial   A Geometria plana é a área da matemática que estuda as figuras [...]

Aula 23 - Ciclo Trigonométrico e Arcos Côngruos

  Ciclo Trigonométrico e Arcos Côngruos     Círculo Trigonométrico   O Círculo Trigonométrico, também chamado de Ciclo ou Circunferência Trigonométrica, é uma representação gráfica que auxilia no cálculo das razões trigonométricas.   Círculo trigonométrico e as razões trigonométricas   De acordo com a simetria do círculo trigonométrico temos que o eixo vertical corresponde ao seno e o [...]

Aula 24 - Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo

  Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo     As razões (ou relações) trigonométricas estão relacionadas com os ângulos de um triângulo retângulo. As principais são: o seno, o cosseno e a tangente.   As relações trigonométricas são resultado da divisão entre as medidas de dois lados de um triângulo retângulo, e por isso são chamadas de [...]

Aula 25 - Relações Fundamentais

  Relações Fundamentais     Relações fundamentais da trigonometria   As duas relações fundamentais da trigonometria são usadas para relacionar as razões trigonométricas básicas. Sua demonstração é feita pelo ciclo trigonométrico.   As relações fundamentais da trigonometria são igualdades por meio das quais é possível relacionar as razões trigonométricas básicas: seno, cosseno e tangente. São duas as [...]

Aula 26 - Funções Trigonométricas

  Funções Trigonométricas     As funções trigonométricas, também chamadas de funções circulares, estão relacionadas com as demais voltas no ciclo trigonométrico.   As principais funções trigonométricas são:   Função Seno Função Cosseno Função Tangente   No círculo trigonométrico temos que cada número real está associado a um ponto da circunferência.   Figura do Círculo Trigonométrico dos ângulos expressos em [...]

Aula 27 - Redução ao Primeiro Quadrante

  Redução ao Primeiro Quadrante     Quando estamos trabalhando com Trigonometria e deparamo-nos com um ângulo que não se encontra no primeiro quadrante, sempre podemos reduzi-lo de forma a encontrar o ângulo correspondente a esse que esteja justamente no 1° quadrante. Isso é possível graças à simetria presente no ciclo trigonométrico. Mas precisamos nos [...]

Aula 28 - Operações Trigonométricas

  Operações Trigonométricas     Transformações Trigonométricas   As transformações trigonométricas são fórmulas ou métodos usados para calcular operações entre arcos feitas dentro de razões trigonométricas. É por meio de uma transformação trigonométrica que calculamos, por exemplo, o seno de 30° + 45°, e não apenas encontrando seus valores individuais e somando os resultados. Isso pode ser representado [...]

Aula 29 - Funções Circulares Inversas

  Funções Circulares Inversas     Introdução  Considerando a função y = f(x), é importante sabermos que é necessário que a função f seja bijetora para definir a função inversa, porém isso não ocorre nas funções trigonométricas, sendo assim necessário limitar os seus domínios.    Essa limitação é feita facultativamente, onde a função f passa [...]

Aula 30 - Equações e Inequações Trigonométricas

  Equações e Inequações Trigonométricas     Introdução   Uma equação é toda igualdade entre duas sentenças, de modo que se busca determinar o valor de uma (ou mais) incógnita através de operações entre os termos da equação.   Equações trigonométricas   Uma equação trigonométrica é aquela que envolve, pelo menos, uma razão trigonométrica. A incógnita é um arco (ângulo) a [...]

Aula 31 - Matrizes

  Matrizes     Definição de matrizes   Toda matriz tem o formato m x n (leia-se: m por n, com m e n ∈ N*), onde m é o número de linhas e n o número de colunas.   Representação de matrizes Existem diversas maneiras de representarmos matrizes, veja quais são:   Colchetes: [ ] Parênteses: ( ) Barras Simples: [...]

Aula 32 - Determinantes

  Determinantes   O determinante é um número associado a uma matriz quadrada. Esse número é encontrado fazendo-se determinadas operações com os elementos que compõe a matriz.   Indicamos o determinante de uma matriz A por det A. Podemos ainda, representar o determinante por duas barra entre os elementos da matriz.   Determinantes de 1.ª [...]

Aula 33 - Métodos para a obtenção da Inversa

  Métodos para a obtenção da Inversa     A matriz inversa ou matriz invertível é um tipo de matriz quadrada, ou seja, que possui o mesmo número de linhas (m) e colunas (n).   Ela ocorre quando o produto de duas matrizes resulta numa matriz identidade de mesma ordem (mesmo número de linhas e colunas).   Assim, [...]

Aula 34 - Sistemas Lineares - Regras de Cramer

  Sistemas Lineares - Regras de Cramer     A regra de Cramer é uma das maneiras de resolver um sistema linear, mas só poderá ser utilizada na resolução de sistemas que o número de equações e o número de incógnitas forem iguais.   Portanto, ao resolvermos um sistema linear de n equações e n [...]

Aula 35 - Sistemas Lineares - Escalonamento

  Sistemas Lineares - Escalonamento     Utilizamos a regra de Cramer para discutir e resolver sistemas lineares em que o número de equações (m) é igual ao número de incógnitas (n). Quando m e n são maiores que três, torna-se muito trabalhoso utilizar essa regra. Por isso, usamos a técnica do escalonamento, que facilita a discussão e resolução de quaisquer [...]

Aula 36 - Discussão de Sistemas - Teorema de Rouché Capelli

  Discussão de Sistemas - Teorema de Rouché Capelli     Discussão de um sistema linear utilizando-se o Teorema de Rouché-Capelli   Seja o sistema linear S     com m equações e n incógnitas.   p representa a característica da matriz incompleta (M.I) q representa a característica da matriz completa (M.C) Considerando a condição acima, o Teorema de Rouché-Capelli garante [...]

Aula 37 - Contagem - Princípios Multiplicativo e Aditivo

  Contagem - Princípios Multiplicativo e Aditivo     Princípio Multiplicativo   A multiplicação também é a base de um raciocínio muito importante em Matemática, chamado princípio multiplicativo. O princípio multiplicativo constitui a ferramenta básica para resolver problemas de contagem sem que seja necessário enumerar seus elementos (como veremos nos exemplos).   Os problemas de [...]

Aula 38 - Fatorial, Permutações e Arranjos Simples

  Fatorial, Permutações e Arranjos Simples     Fatorial   Fatorial é um número natural inteiro positivo, o qual é representado por n! O fatorial de um número é calculado pela multiplicação desse número por todos os seus antecessores até chegar ao número 1. Note que nesses produtos, o zero (0) é excluído.   O fatorial [...]

Aula 39 - Combinações Simples e Permutações Circulares

  Combinações Simples e Permutações Circulares     Combinações Simples   Na combinação simples, a ordem dos elementos no agrupamento não interfere. São arranjos que se diferenciam somente pela natureza de seus elementos. Portanto, se temos um conjunto A formado por n elementos tomados p a p, qualquer subconjunto de A formado por p elementos [...]

Aula 40 - Permutações e Combinações com Repetições

    Permutações e Combinações com Repetições     As permutações são casos isolados dos Arranjos Simples. Estes são agrupamentos ordenados de um conjunto A de elementos, de modo que os grupos possuem um número menor ou igual de elementos do que o conjunto A.   O conjunto A = {X,Y,Z}, {X,Y} e {Y,X} é [...]

Aula 41 - Triângulo de Pascal e Binômio de Newton

  Triângulo de Pascal e Binômio de Newton     Triângulo de Pascal   O triângulo de Pascal tem o objetivo de dispor os coeficientes binomiais, de modo que os coeficientes de mesmo numerador agrupem-se em uma mesma linha, e coeficientes de mesmo denominador agrupem-se na mesma coluna. O coeficiente binomial de dois números naturais [...]

Aula 42 - Probabilidade de Laplace e Probabilidade Condicional

  Probabilidade de Laplace e Probabilidade Condicional     História da Probabilidade   O interesse do homem em estudar os fenômenos que envolviam determinadas possibilidades fez surgir a Probabilidade. Alguns indícios alegam que o surgimento da teoria das probabilidades teve início com os jogos de azar disseminados na Idade Média. Esse tipo de jogo é [...]

Aula 43 - Teorema da Multiplicação

  Teorema da Multiplicação     Teorema da multiplicação de probabilidades ou a regra do e   Para bem entender o teorema da multiplicação de probabilidades, ajuda pensar o teorema dividido em duas regras: a regra nº 1, para a multiplicação de eventos independentes e a regra nº 2, para a multiplicação de eventos dependentes. Vamos começar pela [...]

Aula 44 - Números Complexos

  Números Complexos     Os números complexos são números compostos por uma parte real e uma imaginária.   Eles representam o conjunto de todos os pares ordenados (x, y), cujos elementos pertencem ao conjunto dos números reais (R).   O conjunto dos números complexos é indicado por C e definido pelas operações:   Igualdade: (a, b) = [...]

Aula 45 - Plano de Argand gauss

  Plano de Argand gauss     A cada número complexo z = a + bi, podemos associar um ponto P no plano cartesiano. No complexo podemos representar a parte real por um ponto no eixo real, e a parte imaginária por um ponto no eixo vertical, denominado eixo imaginário.   A este ponto P, correspondente [...]

Aula 46 - Estatística Descritiva

    A estatística descritiva é um ramo da estatística no qual um conjunto de dados pode ser condensado e descrito, ou seja, sintetiza dados de forma direta, se preocupando menos com variações e intervalos de confiança dos dados.   Usada para resumir, descrever e compreender os dados de uma distribuição usando medidas de tendência central, de [...]

Aula 47 - Medidas de Centralidade

  Medidas de Centralidade   Medidas de Centralidade   Medidas de centralidade são números reais utilizados para representar listas inteiras de dados. Em outras palavras, ao analisar uma grandeza, podemos colher dados numéricos a respeito dela e colocar em uma lista. Por motivos diversos, pode ser necessário representar toda essa lista com um valor único, que [...]

Aula 48 - Polinômios - Definição, Operações e Identidade

  Polinômios - Definição, Operações e Identidade     Os polinômios são expressões algébricas formadas por números (coeficientes) e letras (partes literais). As letras de um polinômio representam os valores desconhecidos da expressão.   Exemplos   a) 3ab + 5 b) x3 + 4xy - 2x2y3 c) 25x2 - 9y2   Monômio, Binômino e Trinômio   Os [...]

Aula 49 - Polinômios - Divisão, Teoremas

  Polinômios - Divisão, Teoremas     Divisão de Polinômio   A operação de divisões é composta por dividendo, divisor, quociente e resto, no caso da divisão de polinômio por polinômio, considerando que cada um deles seja formado por mais de um monômio, iremos considerar a seguinte divisão:   P(x) |G(x) R(x) D(x)   Onde [...]

Aula 50 - Equações Polinomiais e Reciprocas - Girard e Bolzano

  Equações Polinomiais e Reciprocas - Girard e Bolzano     Equações Polinomiais   Seja "p(x)" o polinômio dado por:   p(x) = an . xn + an–1 . xn–1 + an–2 . xn–2 +  .  .  .  + a2 . x2 + a1 . x + a0.   Os elementos ai são chamados de coeficientes.   ( i = 0, 1, 2, . . . , [...]

Aula 51 - Introdução ao Cálculo

  Introdução ao Cálculo     O agrupamento de termos com características semelhantes é uma definição para a palavra conjunto. Os conjuntos recebem nomes de acordo com a quantidade de elementos que podem vir a ser agrupados.   Conjunto finito   Esse tipo de conjunto representa uma quantidade limitada de elementos. Por exemplo, o conjunto [...]

Aula 52 - Geometria de Posição e Poliedros

  Geometria de Posição e Poliedros     Geometria de posição é a área da Matemática que estuda as posições relativas entre formas geométricas presentes no espaço. As principais noções que colocam esse estudo em movimento são as de forma, tamanho e posição.   Essas noções são primitivas e, por isso, não possuem definição. De qualquer modo, a forma está ligada [...]

Aula 53 - Prisma

  Prisma     Os prismas são sólidos geométricos constituídos por: arestas, vértices, faces laterais, base superior e inferior. Para diferenciarmos um prisma de qualquer outro sólido geométrico basta verificarmos se o número de faces laterais é igual ao número de lados que constitui uma de suas bases. Acompanhe abaixo a representação de um prisma [...]

Aula 54 - Pirâmide

  Pirâmide     A pirâmide é um poliedro com uma base formada por um polígono e as faces formadas por triângulos, unidas em um vértice a uma certa altura.       Definição   Seja um plano α, um ponto V, de forma que V ∉ α, uma área poligonal S no plano α, chamamos de pirâmide a união dos segmentos de [...]

Aula 55 - Cilindros e Cones

  Cilindros e Cones     Um cilindro é um sólido geométrico tridimensional classificado como corpo redondo. Isso significa que existe a possibilidade desse objeto rolar, se for colocado sobre uma superfície plana levemente inclinada.   Conceito e definição   A definição formal do cilindro pode ser dada pela seguinte demonstração: considere um círculo c, de centro C e [...]

Aula 56 - Esferas e Partes da Esfera

  Esferas e Partes da Esfera     A esfera é um sólido limitado pela superfície esférica. É definida como um conjunto de pontos que distam do centro a uma mesma medida.         Superfície Esférica   A esfera é uma figura tridimensional, e faz parte dos estudos da geometria espacial. É um tipo de [...]

Aula 57 - Razões entre Áreas, Volumes e Troncos

  Razões entre Áreas, Volumes e Troncos     Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. Essa proporção entre os lados e a semelhança entre as figuras garantem também a existência de uma propriedade envolvendo suas áreas. Para compreender melhor essa propriedade, é necessário relembrar o conceito de razão de [...]

Aula 58 - Sólidos Inscritos e Circunscritos

  Sólidos Inscritos e Circunscritos     Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela. Observe as seguintes imagens:         Veja que todos os vértices do hexágono acima também [...]

Aula 59 - Vetores no Plano e no Espaço

  Vetores no Plano e no Espaço     Vamos conhecer uma importante ferramenta matemática que possibilita os cálculos com grandezas físicas vetoriais. Essa ferramenta recebe o nome de vetor e é caracterizada como um segmento de reta orientado.   1 – O VETOR   Considere o segmento orientado AB na figura abaixo.   Observe que o [...]

Aula 60 - Geometria Analítica Retas

  Geometria Analítica Retas     A Geometria Analítica estabelece conexões entre geometria e álgebra, de modo que os conceitos da geometria são analisados por meio de processos algébricos. Ela foi criada pelo matemático francês René Descartes e, por isso, também é chamada de geometria cartesiana.   Todos os objetos, figuras e relações já obtidas na geometria euclidiana [...]

Aula 61 - Circunferência e Posições Relativas

  Circunferência e Posições Relativas     Quando uma reta e uma circunferência são definidas sobre um mesmo plano, podemos analisar as posições que cada uma ocupa em relação à outra. O conjunto dos resultados dessa análise é conhecido como posições relativas entre reta e circunferência. Cada uma dessas posições observadas está relacionada a uma quantidade de pontos partilhados ou não pelas figuras [...]

Aula 62 - Cônicas

  Cônicas     As cônicas são figuras geométricas formadas pela interseção de um plano com um cone duplo de revolução. São elas: elipses, parábolas e hipérboles. Um sólido de revolução é obtido a partir da rotação de uma figura geométrica sobre um eixo de rotação. O cone de revolução é resultado do giro de um triângulo retângulo, tendo um de seus catetos como eixo, [...]

Aula 63 - Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 64 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 65 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 66 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 67 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 68 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 69 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 70- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 71 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 72 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 73 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 74 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 75 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio

  Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade – análise introdutória   O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, [...]

Aula 76 – Ética da identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 77 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 78 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário   A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto [...]

Aula 79 - Organização Curricular a quem serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias   A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no [...]

Aula 80 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens   Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de re- modelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer [...]

Aula 81 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas   Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação   O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. [...]

Aula 82 – Natureza em Transformação

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar   Da história do conhecimento científico   A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta [...]

Aula 83 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 84 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta   O tema deste trabalho – Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta – provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua [...]

Aula 85 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I   Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto [...]

Aula 86 – Desenvolvendo Competências

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia   A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo [...]

Aula 87 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana   Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.   A [...]

Aula 88 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II   A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo   Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 89 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I   Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca [...]

Aula 90 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II   Projeto temático – a cidade   Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento [...]

Aula 91 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 92 – Natureza em Transformação II

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências   O conhecimento matemático   Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto [...]

Aula 93 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica   Da prática atual   Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas [...]

Aula 94 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí   Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos [...]

Aula 95 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 96 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 97 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 98 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 99 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 100 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 101 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 102 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 103 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 104 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 105 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 106 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 107 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 108 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 109 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 110 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 111 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 112 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 113 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 114 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 115 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 116 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 117 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 118 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 119 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 120 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 121 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 122 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 123 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 124 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 125 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 126 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 127 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 128 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 129 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 130 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 131 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 132 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 133 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 134 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 135 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 136 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 137 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 138 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 139 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 140 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 141 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 142 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 143 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 144 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 145 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 146 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 147 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 148 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 149 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 150 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 151 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 152 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 153 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 154 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 155 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 156 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 157- Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 158 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 159 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 160 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 161 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I     Esta parte dos estudos trata dos aspectos conceituais e históricos relacionados aos surdos e à surdez, sendo com- posto de três partes: a primeira está subdividida em terminologias da área da surdez e educação de surdos    e mitos sobre [...]

Aula 162 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II     Concepções sobre os surdos e a surdez: o modelo clínico-terapêutico e o socioantropológico   A seção anterior teve a intenção de iniciar uma reflexão sobre nossos pontos de vista acerca dos surdos, tomando as terminologias, ou nossa forma de [...]

Aula 163 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III     Aspectos históricos da educação dos surdos   Nesta aula, retomaremos os diversos momentos históricos que marcaram o processo educacional dos surdos, as concepções que as motivaram e as políticas linguísticas criadas ao longo do tempo.   Para iniciar, vamos [...]

Aula 164 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I     O reconhecimento de que a experiência visual é a principal forma de produção e apropriação de conhecimento pelos surdos traz mudanças positivas de concepções relacionadas ao reconhecimento da língua de sinais como o produto cultural mais representativo das comunidades [...]

Aula 165 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II     Libras na Legislação Como já vimos anteriormente, a década de 1990 passou a ser a era dos direitos de grupos vulneráveis, como dos surdos e de pessoas com deficiências, em razão do movimento mundial pela educação inclusiva.   A [...]

Aula 166 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III     Educação Bilíngue para Surdos   Sabemos que as crianças surdas têm direito à aquisição da Língua Brasileira de Sinais como língua materna desde a educação infantil, além de aprender a ler e escrever em língua portuguesa, como segunda língua. [...]

Aula 167 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I     O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas [...]

Aula 168 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II     Alfabeto manual como recurso expressivo em Libras     Um dos mais importantes recursos da comunicação visual é o alfabeto manual ou alfabeto datilológico. É importante verificar atentamente os detalhes na configuração de mão de cada uma das letras do alfabeto, pois algumas [...]

Aula 169 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III     Numerais cardinais, ordinais e quantidades     As formas de representação dos números em Libras constituem um tema aparentemente simples, mas muito importante. Vamos aprender a representação dos numerais cardinais e ordinais, de 0 a 10, além das quantidades, que apresentam diferenças na [...]

Aula 170 - A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte I

  A comunicação visual e a Libras como língua natural     A linguagem verbal é utilizada pelos seres humanos organizados em comunidades de fala ou grupos sociais; é um complexo sistema de comunicação simbólica, que origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de geração para geração. Por meio das línguas humanas, a transmissão [...]

Aula 171 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte II

  A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte II     Nome visual em Libras     Um fato muito importante para a comunidade surda será agora apresentado: o batismo visual, que corresponde ao momento em que uma pessoa recebe para si um sinal, ou seja, um nome visual em Libras. [...]

Aula 172 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte III

https://youtu.be/Sglmu7pyokU

Aula 173 - Libras no Cotidiano - Parte I

  Libras no cotidiano - Parte I     Libras no cotidiano   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual [...]

Aula 174 - Libras no cotidiano - Parte II

  Libras no cotidiano - Parte II     Estado civil e relações familiares   Para Hintz (2001), seja da maneira que for, ampliada, nuclear, elementar ou completa, a família foi e seguirá sendo família, desde que suas funções de vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e educação dos filhos continue preservada. A [...]

Aula 175 - Libras no Cotidiano - Parte III

  Libras no Cotidiano - Parte III     Falando sobre mim Saber descrever a si próprio ou às demais pessoas é fundamental e costuma fazer parte do aprendizado de uma nova língua. Nesta seção, serão apresentados alguns sinais utilizados para descrever características como aparência física, data de nascimento e signo, como forma de ampliar [...]

Aula 176 - Libras no Cotidiano - Parte IV

  Libras no Cotidiano - Parte IV     Casa   O direito à moradia é fundamental e está garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); portanto, todas as pessoas devem ou deveriam ter um lar. Em Libras, os conceitos de habitação, moradia e lar, assim como o verbo morar são enunciados pelo mesmo [...]

Aula 177 - Libras no Cotidiano - Parte V

  Libras no cotidiano - Parte V     Alimentação   A alimentação marca presença em nossos lares desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Iniciamos esta seção com uma pergunta simples: qual é o seu prato predileto?   Muitos de nós podemos responder a essa questão sinalizando um [...]

Aula 178 - Fazendo Contato - Parte I

  Fazendo Contato - Parte I     São muito variadas as sensações que nos tomam quando iniciamos o aprendizado de uma língua adicional, distinta da língua materna; entre elas estão o total estranhamento diante de um novo vocabulário e de regras gramaticais muito diferentes e os primeiros contatos reais com os falantes. Em alguns [...]

Aula 179 - Fazendo Contato - Parte II

  Fazendo Contato - Parte II     Estados do tempo   Todos nós já estivemos em situações que exigem traçar comentários a respeito do clima, o qual é geralmente um bom motivo para iniciar uma conversa quando não se tem assunto específico ou quando em contato com desconhecidos, em um ponto de ônibus, em [...]

Aula 180 - Fazendo Contato - Parte III

  Fazendo Contato - Parte III     A iconicidade na Libras   Nesta seção trataremos da importância da iconicidade na sinalização, de modo a evidenciar a semelhança entre a forma dos sinais e os referentes descritos. Em razão da iconicidade, muito presente no sistema linguístico das línguas de sinais, multiplicam-se as crenças de que [...]

Aula 181 - Calendário e Datas Festivas - Parte I

  Calendário e Datas Festivas - Parte I     Calendário e datas festivas   Neste capítulo trataremos de temas que envolvem vocabulário e expressões cotidianas relacionadas a noções temporais e espaciais em Libras, com destaque às datas comemorativas.   Como sabemos, a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial, o que significa dizer que [...]

Aula 182 - Calendário e Datas Festivas - Parte II

  Calendário e Datas Festivas - Parte II     Datas Festivas     A comemoração das datas festivas faz parte da cultura de um país. Vamos conhecer agora os sinais das mais importantes datas em cada um dos meses que aprendemos na seção anterior. Além disso, vamos aprender sinais de expressões e elementos relacionados [...]

Aula 183 - Profissões e Celebridades - Parte I

  Profissões e Celebridades - Parte I     Profissões e celebridades     Como observamos nos estudos da Libras até aqui, o principal desafio para o aprendizado dessa língua diz respeito à diferença de modalidade em relação à língua portuguesa, pois, enquanto nesta a organização está baseada em um sistema oral-auditivo, em que fonemas [...]

Aula 184 - Profissões e Celebridades - Parte II

  Profissões e Celebridades - Parte II     Personalidades e Celebridades     Como já conhecemos algumas profissões, nesta seção aprenderemos os sinais correspondentes a personalidades de destaque em suas áreas de atuação. Eles referem-se a pessoas que trouxeram contribuições ao mundo contemporâneo e que, por serem grandes ícones, receberam da comunidade surda um [...]

Aula 185 - Um passeio pelo Mundo

  Um passeio pelo Mundo     Neste capítulo, vamos ampliar nossos horizontes e realizar um passeio pelo mundo, conhecendo sinais que fazem referência a outras nações e culturas.   O desafio de aprender uma nova língua envolve também a necessidade de conhecer aspectos culturais dos falantes dessa língua, não apenas seu idioma. Como já [...]

Aula 186 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte I

  Regiões do Brasil e aspectos culturais - Parte I   Regiões do Brasil e aspectos culturais   No último capítulo desta obra, realizamos uma incursão pelo Brasil, conhecendo suas regiões e alguns aspectos culturais relacionados a elas. Pela dimensão continental que nosso país possui, a diversidade de tradições e costumes apresenta-se como elemento marcante [...]

Aula 187 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II     Região Nordeste     A região Nordeste é formada por nove estados. Veja como eles são sinalizados, bem como ficam suas respectivas capitais:     O Nordeste tem muitos contrastes geográficos, pois apresenta vários tipos de vegetação, como a Mata Atlântica – próxima [...]

Aula 188 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III     Região Centro-Oeste     Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm como sinal uma referência à cultura indígena, que remete aos ornamentos utilizados pelos índios na cabeça. Os sinais são similares, com a diferença da inclusão da letra “S” [...]

Aula 189 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV      Região Sudeste     Dos quatro estados e capitais da região Sudeste, não há mudança na forma de sinalização de estado e capital para São Paulo e Rio de Janeiro:     Minas Gerais recebe esse nome devido às pedras e aos metais [...]

Aula 190 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V     Região Sul     Vamos concluir nossa viagem pelo Brasil apresentando os três estados e capitais da região Sul:     Curitiba é reconhecida nacionalmente por ser uma cidade com belos parques e praças, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

Forma o profissional para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e nos cursos técnicos deste nível de ensino, produzir objetos de aprendizagem com conteúdo matemático e atuar em editoras de livros didáticos, entre outras atividades.


Público alvo:

Este curso destina-se a graduados que buscam lecionar aulas de Matemática


Nível de dificuldade:

Regular