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Licenciatura em Física

 

Licenciatura em Física

Segunda Licenciatura em Física ou Complementação Pedagógica em Física.

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Equações Dimensionais e Sistemas de Unidades

  Equações Dimensionais e Sistemas de Unidades    Quando você está estudando um determinado fenômeno, você analisa as variáveis que participam do mesmo de modo que elas forneçam dados relevantes sobre o mesmo. Estas variáveis se denominam grandezas físicas que correspondem a tudo que você pode contar, medir, pesar, enfim, enumerar..  Escolhida a grandeza física a ser analisada [...]

Aula 02 - Ordem de Grandeza e Algarismos Significativos

  Ordem de Grandeza e Algarismos Significativos   A Notação Científicas serve para facilitar a representação de números muito pequenos ou muito grandes, expressando-os através de uma forma mais fácil de se trabalhar, diminuindo seu tamanho através de uma multiplicação por uma potência de 10 (notação em forma exponencial).   Vantagens em se escrever um número na notação exponencial (notação científica) :  Podem fazer com que números muito grandes ou muito pequenos possam ser escritos de forma mais abreviada. [...]

Aula 03 - Vetores

  Vetores   Em termos das ciências exatas, vetores são segmentos de reta orientados, responsáveis pela caraterização das grandezas definidas como vetoriais. É importante salientar que a palavra vetor assume significados diferentes dependendo do contexto em que é aplicada. Os agentes que disseminam doenças infectocontagiosas, por exemplo, também são chamados de vetores. Tipos de grandezas Tudo aquilo que pode ser medido é considerado [...]

Aula 04 - Momento de uma Força

  Momento de uma Força   Chama-se torque ou momento de uma força F aplicada num ponto P, em relação a um ponto O, o produto da intensidade F da força pela distância d do ponto O à linha de ação da força. Por convenção o momento pode ser positivo ou negativo. Adota-se o sinal(+) se a força F [...]

Aula 05 - Equilíbrio

  Equilíbrio   De acordo com a primeira lei de Newton, sabemos que um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante das forças que atuam sobre ele é nula. Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático, quando o corpo está [...]

Aula 06 - Cinemática

  Cinemática   A Cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos e das partículas. Ao contrário da dinâmica que estuda a causa dos movimento, a cinemática descreve o movimento de um corpo, mas não se preocupa com as suas causas. Seu estudo envolve as propriedades do movimento como posição, velocidade, aceleração, entre outras.   Seu objeto [...]

Aula 07 - Movimento Retilíneo Uniforme

  Movimento Retilíneo Uniforme   O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Imagine a seguinte situação: um veículo que se move em movimento uniforme, com velocidade de 20 km/h, terá se deslocado de sua posição inicial em 10 km, em um intervalo de tempo de 0,5 h (30 minutos). Em 1h, esse mesmo veículo terá se [...]

Aula 08 - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

  Movimento Retilíneo Uniformemente Variado   Movimento uniformemente variado (MUV) trata-se de um movimento no qual a mudança de velocidade, chamada de aceleração, ocorre a uma taxa constante. O movimento uniformemente variado é um caso particular do movimento variado. Neste, a velocidade apenas varia, enquanto naquele a velocidade varia de maneira constante, isto é, sua magnitude sofre acréscimos ou reduções iguais, a cada segundo.   Introdução sobre o [...]

Aula 09 - Trajetória, Posição, Velocidade e Aceleração Vetorial

  Trajetória, Posição, Velocidade e Aceleração Vetorial   Ao estudarmos conceitos físicos, muitas vezes temos que caracterizá-los com uma unidade de medida. No entanto, sabemos que para algumas grandezas físicas (como posição, deslocamento, velocidade e aceleração) ficarem bem caracterizadas, não basta apenas colocar uma unidade. É preciso também conhecer a sua intensidade e a sua [...]

Aula 10 - Movimento Circular, Uniforme

  Movimento Circular, Uniforme Física   O Movimento Circular Uniforme (MCU) acontece quando sua trajetória é uma circunferência e o módulo de sua velocidade permanece constante no decorrer do tempo. Em nosso cotidiano é comum observarmos o movimento realizado por ventiladores, rodas de carros e também pelo liquidificador. Todos esses são exemplos de aparelhos que utilizam [...]

Aula 11- Centro de Massa Impulso e Quantidade de Movimento

  Centro de Massa Impulso e Quantidade de Movimento Física   Se observarmos uma partida de bilhar, veremos que uma bolinha transfere seu movimento totalmente ou parcialmente para outra. A grandeza física que torna possível estudar estas transferências de movimento é a quantidade de movimento linear , também conhecido como quantidade de movimento ou momentum linear. A [...]

Aula 12- Colisões e Coeficiente de Elasticidade

  Colisões e Coeficiente de Elasticidade Física   As colisões são interações entre corpos em que um exerce força sobre o outro. Veja quais são as características inerentes às colisões elásticas e inelásticas. Colisões elásticas A colisão é denominada elástica quando ocorre conservação da energia e do momento linear dos corpos envolvidos. A principal característica desse [...]

Aula 13- Movimento Harmónico, Simples

  Movimento Harmónico, Simples Física   O movimento harmônico simples (MHS) é um movimento periódico que acontece exclusivamente em sistemas conservativos – aqueles em que não há ação de forças dissipativas. No MHS, uma força restauradora atua sobre o corpo de modo a fazê-lo voltar sempre a uma posição de equilíbrio. A descrição do MHS é feita com base nas [...]

Aula 14- Introdução a Óptica

  Introdução a Óptica Física   Óptica é a parte da Física responsável pelo estudo dos fenômenos associados à luz. Os fenômenos relacionados à Óptica são conhecidos desde a Antiguidade. Existem registros de que, em 2.283 a.C., já eram utilizados cristais de rocha para observar as estrelas. Na Idade Antiga, na Assíria, já havia a lente de cristal; [...]

Aula 15- Espelho Plano

  Espelho Plano Física   Os espelhos planos são superfícies aplainadas e polidas os quais possuem poder de reflexão. Nesse caso, a reflexão da luz num espelho plano, acontece de forma regular de maneira que o feixe de luz se apresenta bem definido e segue somente uma direção. Ademais, o raio de luz incidente, o raio refletido [...]

Aula 16- Espelhos Esféricos

  Espelhos Esféricos Física   Com grande aplicação no dia a dia, o espelho esférico é uma calota esférica que possui uma de suas partes polida e com alto poder de reflexão. Esse espelho pode ser classificado de acordo com a superfície refletora. Se essa for interna, o espelho é côncavo; e se a superfície refletora é [...]

Aula 17- Lentes

  Lentes Física   Aprendemos que a luz é necessária para enxergarmos os objetos que estão à nossa volta. É comum nos depararmos com diversas situações cotidianas onde temos a Física aplicada. São inúmeros os exemplos que poderíamos citar a esse respeito. Assim, uma parte muito interessante de ser estudada é a Física Óptica. Fisicamente, [...]

Aula 18 - Grandezas Hidrostática

  Grandezas Hidrostática Física   Hidrostática é um ramo da Física que estuda as características dos fluidos em repouso. Em especial, estabelece relações com a pressão exercida sobre corpos imersos em fluidos como o ar atmosférico e a água.   O que é Hidrostática?   A Hidrostática é area da Física que estuda as propriedades dos fluidos em repouso. Entre as [...]

Aula 19- Principio de Pascal

  Principio de Pascal Física   O Princípio de Pascal é uma lei da hidrostática que envolve a variação de pressão hidráulica num fluido em equilíbrio. Recebe esse nome pois foi elaborada no século XVII pelo físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662). Seu enunciado é expresso da seguinte maneira:   “O aumento da pressão exercida [...]

Aula 20- Principio de Stevin e Principio de Arquimedes

  Principio de Stevin e Principio de Arquimedes Física   1 – INTRODUÇÃO: Assim como os princípios de Stevin e Pascal, o princípio de Arquimedes é um dos princípios que formam a base teórica da Hidrostática. Em física, Hidrostática é a área dedicada ao estudo de fluidos que se encontram em equilíbrio estático ou dinâmico. Em outras palavras a Hidrostática é o estudo dos fluidos [...]

Aula 21- Gravitação Leis de Kepler e Newton Pêndulo

  Gravitação Leis de Kepler e Newton Pêndulo Física   A Lei da Gravitação Universal estabelece que, se dois corpos possuem massa, eles sofrem a ação de uma forçaatrativa proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional a sua distância. Resumo sobre a Lei da Gravitação Universal   Todos os corpos do universo atraem-se mutuamente com uma força [...]

Aula 22- Termometria

  Termometria Física   A termometria é uma parte da termologia que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida. Antes de entrarmos na termometria propriamente dita, iremos definir os estados de agregação molecular de uma substância. Uma substância pode se apresentar em três estados físicos definidos (sólido, líquido, gás). Na realidade existem [...]

Aula 23- Dilatação Térmica

  Dilatação Térmica Física   Dilatação Térmica Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os [...]

Aula 24- Calor Colorimetria

  Calor Colorimetria Física   Calorimetria é a área da Física responsável pelo estudo das trocas de energia térmica em forma de calor que ocorrem entre dois ou mais corpos e suas vizinhanças. Por meio da Calorimetria, é possível saber qual é a temperatura de equilíbrio de um sistema de corpos e qual é a quantidade de energia térmica necessária para que se observem variações de temperatura ou mudanças de estado físico no sistema.   O que [...]

Aula 25- Calorímetro e Trocas de Calor

  Calorímetro e Trocas de Calor Física   Calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos relacionados as trocas de energia térmica. Essa energia em trânsito é chamada de calor e ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos. O termo calorimetria, é formada por duas palavras: “calor” e “metro”. Do latim, “calor” [...]

Aula 26- Mudanças de Estado Físico

  Mudanças de Estado Físico, Física   O que caracteriza e define um estado físico da matéria são as forças atuantes em seu interior; coesão, a qual tende a aproximar as partículas, e repulsão, a qual tende a afastá-las. Quando a força de coesão supera a de repulsão, a substância se apresentará na fase de agregação chamada [...]

Aula 27- Gases

  Gases Física   As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico. Observe o esquema a seguir e logo após leia as explicações sobre cada uma dessas mudanças.     Você já viu como num dia quente, um pedaço de gelo logo derrete depois [...]

Aula 28- Transformações Gasosas

  Transformações Gasosas Física   Até o final do século XVIII, aproximadamente, o homem só sabia utilizar a energia que vinha da natureza, como carros de bois, moinhos, barcos a vela, desníveis de rios, entre outras formas usadas como fonte de energia. Mas a partir desta época, com a criação da máquina a vapor, foram revolucionados [...]

Aula 29- Termodinâmica

  Termodinâmica Física   A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações de troca entre o calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico, quando esse interage com o meio externo. Ou seja, ela estuda como a variação da temperatura, da pressão e do volume interfere nos sistemas físicos. [...]

Aula 30- Ondas

  Ondas Físicas   Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz.   Conceito de Onda A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio. Ex: uma pedra jogada em uma piscina (a fonte), [...]

Aula 31- Reflexão de Ondas e Super Posição

  Reflexão de Ondas e Super Posição-Física   Você já deve ter deixado seu celular tocar perto das caixinhas de som de um computador e percebido que elas começaram a chiar. Também já deve ter ouvido falar que, ao viajar de avião, o celular deve ser desligado para evitar falhas nos aparelhos de comunicação. Os dois casos têm [...]

Aula 32- Velocidade Transversal

  Velocidade Transversal Física   Na física, dizemos que a onda se origina em meios elásticos como nas cordas, na superfície da água etc. Sendo assim, definimos uma onda como sendo um movimento oscilatório que se propaga num meio; sendo que nesses movimentos apenas a energia é transferida, isto é, não há transporte de matéria. [...]

Aula 33- Refracção de Ondas

  Refração de Ondas Física   As ondas são movimentos causados em sistemas, que são provocados por perturbações ocorridas sobre o meio. Uma onda não possui a capacidade de transportar matéria, apenas pode transportar energia. Nosso cotidiano está repleto de fenômenos e tecnologias que funcionam por meio de princípios da ondulatória. Transmissões via rádio e via satélite, Wi-Fi, micro-ondas, ecolocalização, etc., são algumas aplicações [...]

Aula 34- Difração e Interferência

  Difração e Interferência Física   Ao deixarmos cair uma pedra sobre a superfície de um líquido, veremos a formação de ondulações em forma de círculos concêntricos. A essas ondulações damos o nome de ondas, as quais, por terem pequenas amplitudes, consideramos ondas transversais. No decorrente movimento dessas ondas, elas tanto podem ser refletidas como [...]

Aula 35- Som

  Som Física   O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções. O fato de ser tridimensional restringe a sua forma de propagação, que não pode ser transversal, mas, sim, longitudinal, isto é, as ondas terão uma direção de propagação paralela à vibração que [...]

Aula 36- Eletricidade Processos de Eletrização

  Eletricidade Processos de Eletrização Física   Processos de eletrização são fenômenos em que elétrons são transferidos de um corpo para outro em virtude de uma diferença na quantidade de cargas elétricas existente entre dois ou mais corpos, ou, ainda, pela aquisição de energia advinda do atrito entre corpos. Existem três tipos de processos de eletrização, são eles: por atrito, por contato [...]

Aula 37 - Campo Elétrico

  Campo Elétrico Física   O campo elétrico é uma grandeza física vetorial usada para definir a força elétrica que uma carga é capaz de produzir em outras cargas elétricas de prova e de módulo unitário em função de suas distâncias.   Como calcular o campo elétrico? O campo elétrico de uma carga pontual e no vácuo pode ser calculado por meio da seguinte equação: [...]

Aula 38- Potencial Eléctrico Trabalho no Campo Eléctrico

  Potencial Eléctrico Trabalho no Campo Eléctrico Física   Potencial elétrico ou tensão elétrica é a quantidade de energia necessária para mover uma carga elétrica unitária entre dois pontos distintos de uma região dotada de um campo elétrico. O potencial elétrico é uma grandeza física escalar medida em volts (V), que equivale a joules por coulomb (J/C) em unidades SI.   Propriedades do potencial elétrico   O potencial elétrico é a quantidade de energia potencial elétrica, em joules, por unidade de carga, [...]

Aula 39 - Corrente Eléctrica

  Corrente Eléctrica Física   Corrente elétrica é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica, como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico. A capacidade de condução elétrica dos materiais depende diretamente da intensidade do potencial elétrico que lhes é aplicado, bem como da sua natureza: enquanto os materiais condutores são [...]

Aula 40 - Resistência Eléctrica Associações de Resistores

  Resistência Eléctrica Associações de Resistores Física   A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representado pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados. - Associação em série Em uma associação em série [...]

Aula 41 -Efeito Joule Potencia Eléctrica

  Efeito Joule Potencia Eléctrica Física   O efeito Joule é um fenômeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor. Esse fenômeno ocorre quando algum corpo é atravessado por uma corrente elétrica. As constantes colisões que ocorrem entre os elétrons e os átomos que compõem a estrutura cristalina do corpo fazem com que sua temperatura aumente, fazendo com que parte da [...]

Aula 42- Geradores e Receptores

  Geradores e Receptores Física   Os aparelhos elétricos são muito utilizados no nosso cotidiano, por isso é quase impossível imaginar como seriam as nossas vidas sem geladeira, televisão, lâmpadas, chuveiro, entre tantos outros. Mas para que esses instrumentos funcionem, eles devem ser conectados a circuitos elétricos. O circuito elétrico tem a função de conectar vários [...]

Aula 43 - Circuitos de Corrente Continua

  Circuitos de Corrente Continua Física   Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.   Para que servem os circuitos elétricos? Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo. Além [...]

Aula 44 - Electrónica Analógica

  Eletrônica Analógica Física   Eletrônica é a ciência que estuda a utilização de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos para representar, armazenar, transmitir ou processar informações.   Considerada um ramo da eletricidade, a eletrônica abrange muitos processos, desde os circuitos internos de alguns equipamentos, até os grandes e complexos sistemas utilizados nas telecomunicações.   Esse campo [...]

Aula 45 - Imas e Campo Magnético

  Imas e Campo Magnético Física   Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos e também, mas muito fracamente, materiais paramagnéticos, como platina, potássio, paládio, sódio, lítio, alumínio, cromo e algumas ligas de ferro. Chamamos de substâncias ferromagnéticas as substâncias que se imantam sob influência de um campo magnético externo, temos como exemplo o cobalto, níquel, ferro, etc., bem como outras ligas que [...]

Aula 46 - Electromagnetismo

  Electromagnetismo Física   Eletro magnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios:   1. Cargas elétricas em movimento geram campo magnético;   2. Variação de fluxo magnético produz campo elétrico.   Durante muito tempo, acreditou-se que eletricidade e magnetismo eram o mesmo fenômeno. Foi somente em 1600 que o médico e físico inglês [...]

Aula 47 - Força Magnética

  Força Magnética Física   A força magnética é o resultado da interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. Ela pode ser tanto atrativa quanto repulsiva e surge em corpos eletricamente carregados e que se encontram em movimento em relação a algum campo magnético exterior. Essa força é sempre perpendicular aos vetores de velocidade do [...]

Aula 48 - Indução Electromagnética

  Indução Electromagnética Física   Indução eletromagnética é o fenômeno responsável pelo surgimento de correntes elétricas em materiais condutores imersos em campos magnéticos, quando sujeitos a mudanças no fluxo de campo magnético que os atravessa.   Indução eletromagnética Por volta de 1820, Hans Christian Oersted descobriu que existe uma relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos. Acidentalmente, Oersted observou que a passagem de corrente elétrica em um fio condutor podia alterar a direção de alinhamento [...]

Aula 49 - Física Moderna

  Física Moderna Física   A Física Moderna designa o conjunto de teorias físicas que surgiram no início do século XX. Essas concepções teóricas possibilitaram o desenvolvimento de estudos como a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade.    A partir de proposições de físicos como Albert Einstein e Max Planck, os horizontes da Física Clássica foram ampliados, dando início à Física Moderna. [...]

Aula 50 - Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 51 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 52 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 53 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 54 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 55 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 56 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 57 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 58 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 59 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 60 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 61 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 62 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio

  Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade – análise introdutória   O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, [...]

Aula 63 – Ética da identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 64 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática. O estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao [...]

Aula 65 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário   A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto [...]

Aula 66 - Organização Curricular a quem serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias   A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no [...]

Aula 67 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens   Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de re- modelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer [...]

Aula 68 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas   Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação   O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. [...]

Aula 69 – Natureza em Transformação

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar   Da história do conhecimento científico   A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta [...]

Aula 70 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 71 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta   O tema deste trabalho – Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta – provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua [...]

Aula 72 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I   Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto [...]

Aula 73 – Desenvolvendo Competências

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia   A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo [...]

Aula 74 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana   Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.   A [...]

Aula 75 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II   A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo   Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 76 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I   Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca [...]

Aula 77– Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II   Projeto temático – a cidade   Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento [...]

Aula 78 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 79 – Natureza em Transformação II

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências   O conhecimento matemático   Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto [...]

Aula 80 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica   Da prática atual   Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas [...]

Aula 81 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí   Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos [...]

Aula 82 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 83 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 84 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 85 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 86 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 87 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III fis

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 88 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 89 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 90 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 91 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 92 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 93 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 94 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 95 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 96 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 97 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 98 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 99 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 100 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 101 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 102 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 103 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 104 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 105 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 106 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 107 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 108 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 109 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 110 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 111 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 112 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 113 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 114 - Contribuições da Psicologia do Currículo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 115 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

  Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, [...]

Aula 116 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 117 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 118 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 119 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 120 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 121 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 122 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 123 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 124 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 125 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 126 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 127 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 128 - Avaliação - Concepções Teóricas

  Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia [...]

Aula 129 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 130 - Pais, Professores e Alunos

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 131 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 132 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 133 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 134 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 135 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 136- Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 137 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 138 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 139 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 140 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 141 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 142 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 143 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 144 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 145 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I     Esta parte dos estudos trata dos aspectos conceituais e históricos relacionados aos surdos e à surdez, sendo composto de três partes: a primeira está subdividida em terminologias da área da surdez e educação de surdos    e mitos sobre os [...]

Aula 146 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II     Concepções sobre os surdos e a surdez: o modelo clínico-terapêutico e o socioantropológico   A seção anterior teve a intenção de iniciar uma reflexão sobre nossos pontos de vista acerca dos surdos, tomando as terminologias, ou nossa forma de [...]

Aula 147 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III     Aspectos históricos da educação dos surdos   Nesta aula, retomaremos os diversos momentos históricos que marcaram o processo educacional dos surdos, as concepções que as motivaram e as políticas linguísticas criadas ao longo do tempo.   Para iniciar, vamos [...]

Aula 148 - A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte I

  A comunicação visual e a Libras como língua natural     A linguagem verbal é utilizada pelos seres humanos organizados em comunidades de fala ou grupos sociais; é um complexo sistema de comunicação simbólica, que origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de geração para geração. Por meio das línguas humanas, a transmissão [...]

Aula 149 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte II

  A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte II     Nome visual em Libras     Um fato muito importante para a comunidade surda será agora apresentado: o batismo visual, que corresponde ao momento em que uma pessoa recebe para si um sinal, ou seja, um nome visual em Libras. [...]

Aula 150 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte III

https://youtu.be/Sglmu7pyokU

Aula 151 - Libras no Cotidiano - Parte I

  Libras no cotidiano - Parte I     Libras no cotidiano   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual [...]

Aula 152 - Libras no cotidiano - Parte II

  Libras no cotidiano - Parte II     Estado civil e relações familiares   Para Hintz (2001), seja da maneira que for, ampliada, nuclear, elementar ou completa, a família foi e seguirá sendo família, desde que suas funções de vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e educação dos filhos continue preservada. A [...]

Aula 153 - Fazendo Contato - Parte III

  Fazendo Contato - Parte III     A iconicidade na Libras   Nesta seção trataremos da importância da iconicidade na sinalização, de modo a evidenciar a semelhança entre a forma dos sinais e os referentes descritos. Em razão da iconicidade, muito presente no sistema linguístico das línguas de sinais, multiplicam-se as crenças de que [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

Formação de profissional capaz de atuar em um mundo em profundas e aceleradas mudanças econômicas, sociais e culturais e com sólida instrução técnico-prática e metodológica, fundamentada nos conhecimentos técnicos da Física, no entendimento pedagógico e na vivência de experiências relativas ao ensino, qualidades imprescindíveis a um educador.


Público alvo:

Este curso destina-se a graduados que buscam lecionar aulas de Física


Nível de dificuldade:

Regular