CURSO ONLINE:
Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia - Pós Graduação

 

Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia - Pós Graduação

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O Conhecimento

  O Conhecimento   Todos nós, independentemente do fato de termos estudado ou não Ciências, temos um considerável acervo de conhecimentos a respeito dos fatos e fenômenos que ocorrem cotidianamente. Como adquirimos esse conhecimento? O que é conhecer?   De modo sucinto, pode-se dizer que conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece [...]

Aula 14 - Ciência: Características, Classificação e Métodos

  Ciência: Características, Classificação e Métodos   O comportamento dos seres humanos diante da natureza é característico. Eles não apenas se esforçam pela manutenção das suas vidas, mas também por entender a natureza, dominar a realidade e agir sobre ela com o objetivo de torná-la mais adequada às suas necessidades.   Esse processo permanente de [...]

Aula 15 - O Currículo

  O Currículo   Há algumas décadas, o tema currículo tem sido alvo de inúmeras reflexões e debates revelando um variado conjunto de ideias e pensamentos acerca da Educação.   É interessante mencionar as divergências com relação ao que se deve entender pelo termo currículo. Muitas são as definições utilizadas para sistematizar o conceito de [...]

Aula 16 - Princípios Orientadores do Ensino de Ciências

  Princípios Orientadores do Ensino de Ciências     Pretendemos, neste texto, como o título indica, apresentar orientações que o(a) ajudarão a encontrar respostas para as questões e dúvidas que surgem quando nós, professores, vamos elaborar o planejamento das nossas aulas e, dessa maneira, facilitar a prática docente em Ciências.   Ao nos referirmos à [...]

Aula 17 - Princípios Orientadores do Ensino de Ciências II

  Princípios Orientadores do Ensino de Ciências II     As ideias apresentadas a seguir têm o objetivo de dar continuidade à fundamentação dos pressupostos que embasam os princípios orientadores da metodologia do ensino de Ciências.   Foi Piaget, com  suas pesquisas genéticas,  quem  confirmou cientificamente  as  teses  sobre a origem do conhecimento. Segundo Piaget [...]

Aula 18 - As Concepções Epistemológicas do Professor

  As Concepções Epistemológicas do Professor     Nesta aula, vamos refletir a respeito da influência que as concepções epistemológicas, que buscam explicar como ocorre o conhecimento, exercem sobre a prática docente em sala de aula.   Todos sabemos que o professor “molda” a forma como o currículo da escola é implementado, graças à sua [...]

Aula 19 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais

  Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais     Você, por certo, já ouviu falar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esse documento teve a sua versão preliminar publicada em 1996, com o objetivo de elaborar uma referência curricular nacional comum que garantisse a qualidade do ensino público em todo o país.   Um pouco da história [...]

Aula 20 - PCN Ciências Naturais

  PCN Ciências Naturais     Vamos iniciar nossas considerações fazendo uma breve revisão histórica a partir do período da colonização portuguesa.   O cenário educacional do Brasil colonial era dominado pelos padres jesuítas que aqui chegaram em 1549. A prática pedagógica da época servia de instrumento para preservar a cultura de Portugal  e se [...]

Aula 21 - PCN e Temas Transversais

  PCN e Temas Transversais     Os Temas Transversais O compromisso com a cidadania e a defesa destes princípios sugerem que questões sociais sejam voltadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, tendo em vista a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Assim, [...]

Aula 22 - Recursos para as Aulas de Ciências

  Recursos para as Aulas de Ciências     Como usá-los? São muitos os recursos que podem ser usados nas aulas de Ciências. Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor que podem, inclusive, ser construídos pelo professor ou pelo aluno.   Veja a seguir alguns exemplos:   microscópio instrumento utilizado para [...]

Aula 23 - Estratégias

  Estratégias     Projetos   O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação dos diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e destes com outras áreas do conhecimento e temas transversais.   Estudos de temas polêmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, são [...]

Aula 24 - Avaliação do Livro Didático

  Avaliação do Livro Didático     O livro didático é um dos recursos mais utilizados pelo professor. Em localidades isoladas e escolas menos favorecidas, o livro didático é, juntamente com o quadro-de-giz, um dos únicos recursos didáticos disponíveis em sala de aula. Devido à importância desse instrumento, é essencial que professores saibam como usá-lo, [...]

Aula 25 - Avaliação da Aprendizagem

  Avaliação da Aprendizagem     Introdução   No começo do século XXI, o ensino de Ciências aparece inundado por pesquisas sobre os resultados educacionais e sua forma de avaliação. Muitas dessas pesquisas propõem discussões sobre o que o estudante deveria aprender. Cada proposta difere na forma de obtenção dos resultados, de “como” os estudantes [...]

Aula 26 - Recursos Alternativos de Avaliação

  Recursos Alternativos de Avaliação     Discussão inicial Brookhart (1993) sugere a análise de diferentes cenários para identificar os critérios de avaliação que permeiam nossa prática pedagógica. Alguns deles foram adaptados para nossa atividade inicial.   Cenários de avaliação   Situação: cada cenário a seguir descreve a decisão que um professor tem que tomar [...]

Aula 27 - Breve Visão Histórica

  Breve Visão Histórica     Para iniciar, é importante lembrar que as concepções de currículo nos vários momentos históricos deram o “tom” às diversas disciplinas que compõem o saber escolar. Vamos, então, a partir das concepções de currículo já conhecidas, identificar se os determinantes apontados por Sacristán (2000) encontram-se presentes no histórico do ensino [...]

Aula 28 - Aprendendo a Questionar o Aluno

  Aprendendo a Questionar o Aluno     Ideias Básicas   Nessa aula, veremos a estória de um menino curioso que vive na Suécia, o nome dele é Kari e ele vai nos ensinar um pouco sobre rochas magnéticas. A professora de Kari chama-se Sari e, para manter-se atenta, atualizada e preparada para ajudar os [...]

Aula 29 - Investigação no Ensino de Ciências

  Investigação no Ensino de Ciências     Ideias básicas   Nesta aula, aprenderemos um pouco sobre a investigação como estratégia de ensino. Veremos o papel do professor, do aluno e do ambiente na investigação, e também faremos atividades referentes ao processo de investigação.   Os objetivos dessa aula são: reconhecer o papel dos professores [...]

Aula 30 - Desenvolvimento de Habilidades Científicas

  Desenvolvimento de Habilidades Científicas     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais, esse é o objetivo fundamental do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais. No entanto, mesmo com a definição desse objetivo, você talvez ainda esteja preocupado e fazendo a seguinte pergunta: o que vou ensinar de ciências para [...]

Aula 31 - Ensino por Ciclos

  Ensino por Ciclos     A aprendizagem por ciclos é um dos modelos  mais conhecidos e com maior efetividade para  o ensino de Ciências. Foi originalmente proposta no início dos anos 60 por Atkin e Karplus (1962). O modelo foi usado depois como base para o Estudo para Melhoria de Currículos de Ciências (Science [...]

Aula 32 - Explorando o Pátio da Escola

  Explorando o Pátio da Escola     Nesta aula, faremos duas atividades integradas. A primeira será uma vivência usando os sentidos e aperfeiçoando a observação. A segunda será uma exploração mais detalhada do pátio da escola para podermos estudá-lo.   Estudar a própria escola tem uma série de vantagens para professores e alunos. Primeiramente, [...]

Aula 33 - Visita Dirigida

  Visita Dirigida     Nesta aula, veremos algumas características essenciais para se fazer uma visita dirigida, ou seja, uma visita a um ambiente não-formal, fora da escola, com auxílio de um guia. A atividade sugerida é uma visita ao zoológico para estudar animais da fauna brasileira e animais exóticos.   Em termos escolares, podemos [...]

Aula 34 - Aula de Laboratório

  Aula de Laboratório     Nessa aula, faremos uma atividade de investigação utilizando vários espaços, dentre eles o laboratório de ciências. Nossa proposta é entender o laboratório não somente como um espaço físico formal, mas como uma atitude do professor em utilizar ambientes internos e  externos à sala de aula. Utilizaremos diversos espaços dentro [...]

Aula 35 - Ensinando Assuntos Controversos

  Ensinando Assuntos Controversos     Esta aula propõe a aplicação da estratégia de ensino de Clarke (1997) para assuntos controversos de domínio público. Tal estratégia é formada por quatro elementos, e cada um deles fornece aos alunos um conjunto de questões que oferece diferentes olhares ou análises para um mesmo assunto e serve de [...]

Aula 36 - Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências

  Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências     Dizem, com muita frequência, que aprender não é brincadeira! Entretanto, isso não significa que jogar, brincar, imaginar, manusear, ousar, gostar... enfim, que diversos atos lúdicos possam ser excluídos do processo ensino-aprendizagem.   Alguém pode garantir que a resolução de um exercício ou a “explicação” de um [...]

Aula 37 - Educação Ambiental e Cidadania

  Educação Ambiental e Cidadania     A percepção do homem como integrante do ecossistema Terra acarreta uma nova visão pedagógica do meio ambiente. Assim, não é mais suficiente educar no meio ambiente nem tampouco fornecer informações sobre o meio e sim, o que se preconiza nessa nova concepção é, sobretudo, educar para o meio. [...]

Aula 38 - Estudando Ecologia

  Estudando Ecologia     Clima sofre com a ação do homem Você sai de casa com um sol de rachar e volta morrendo de frio. Ao ligar a televisão, fica sabendo que um furacão deixou vários países do Caribe e algumas cidades dos Estados Unidos de pernas para o ar. Os jornais noticiam que, [...]

Aula 39 - O Planeta em que Vivemos

  O Planeta em que Vivemos     Para começar a conversa!   No que diz respeito ao nosso planeta, a maioria dos alunos das Séries Iniciais tende a imaginar uma estrutura sólida, que não muda e que, enquanto a maioria dos seres vivos sobrevive apenas por alguns anos, o planeta sempre esteve  e estará  [...]

Aula 40 - Terra Planeta Água

  Terra planeta água     Para começar a conversa!   Você pode estar pensando no porquê de começar a falar de água tomando por base o nosso planeta Terra. De maneira geral, muitos livros abordam a formação dos ambientes em nosso planeta de maneira compartimentada. Didaticamente, pode-se falar que a superfície terrestre está organizada [...]

Aula 41 - Conhecendo Melhor as Plantas

  Conhecendo melhor as plantas     Para começar a conversa!   Certamente, você já deve ter passeado por bosques ou parques de sua cidade. Nesses locais, frequentemente você pode observar árvores frondosas que fornecem sombra, flores com diferentes cores e formas, gramados verdejantes e uma grande variedade de outros organismos vivos que denominamos plantas. [...]

Aula 42 - Estudando os Animais

  Estudando os animais     No século passado, muitas pessoas deixaram de viver no campo e se mudaram para as cidades. Nelas, a paisagem é, em grande parte, feita pelo homem: casas, edifícios, fábricas, portos, aterros, depósitos de lixo e muito mais. Vários bichos se adaptaram a essas mudanças e algumas espécies, hoje, só [...]

Aula 43 - Conhecendo melhor o corpo humano

  Conhecendo melhor o corpo humano     Nossa “viagem” agora está relacionada com a procura pelo reconhecimento do que somos e como funcionamos. Isso mesmo! Vamos estudar o corpo humano, o nosso próprio organismo, local de tantos acontecimentos diferentes ao longo de toda uma vida. Para tanto, experimente se olhar no espelho! O que [...]

Aula 44 - Estudando o Clima e o Tempo

  Estudando o clima e o Tempo     Um lindo dia ensolarado, típico de um verão tropical e, de repente ... as nuvens começam a se juntar, o dia começa a parecer “noite” e, então, “desaba” aquela tremenda chuva. Tal qual começou, aproximadamente alguns minutos depois, a chuva para, as nuvens se dispersam e [...]

Aula 45 - Estudando Astronomia

  Estudando Astronomia     Imagine um grupo de crianças observando o céu de uma noite estrelada. Seus pais, por algumas vezes, já devem ter apontado uma constelação conhecida e que lhes foi ensinada por seus avós. Cada vez mais imersos em um mundo urbano, somos muitas vezes ofuscados pelo brilho das luzes da cidade, [...]

Aula 46 - Eletricidade: Um mundo de Recursos Tecnológicos

  Eletricidade: Um mundo de Recursos Tecnológicos     Estamos para começar mais uma aula. Pare! Observe atentamente ao seu redor! Pense na enorme quantidade de recursos que você emprega e que utilizam eletricidade. Levantamos com o barulho do rádio-despertador que toca alto uma música. Acionamos o interruptor da parede e uma lâmpada se acende [...]

Aula 47 - Ciências no Cotidiano

  Ciências no Cotidiano     Ao longo de nossas aulas, já deixamos bem clara a relação que existe entre Ciência e Sociedade. Somos envolvidos no nosso dia-a-dia, das mais diferentes formas, em aspectos que demonstram a interação entre os seres humanos com a Ciência e a Tecnologia. Estamos acostumados a fazer uso de recursos [...]

Aula 48 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 49 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 50 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 51 - Tendências Pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 52 - A Função Social da Escola e dos Professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para esquecer [...]

Aula 53 - Planejamento

Planejamento I     Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem [...]

Aula 54 - Planejamento II

Planejamento II     Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se [...]

Aula 55 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos     Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um [...]

Aula 56 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 57 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 58 - Projetos de Trabalho na Educação Infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil     Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de [...]

Aula 59 - Projetos de Trabalho nas Séries Iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 60 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 61 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial [...]

Aula 62 - Tecnologias da Informação e Práticas Educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas     Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: