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Meio Ambiente e Sustentabilidade - Pós

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade - Pós

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - O Direito Ambiental no Brasil e os seus Princípios Gerais (não contempla as alterações da Lei nº 126512012)

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável     Desde que o homem surgiu no planeta, utiliza recursos da natureza para suprir suas necessidades básicas relacionadas principalmente à alimentação, abrigo e obtenção de energia. Certamente, vem daí essa postura consumista em relação aos recursos naturais, que durante vários anos foram vistos como “infinitos”. O desenvolvimento social e [...]

Aula 14 -Sistema Nacional do Meio Ambiente (não contempla as alterações da Lei nº 126512012)

Sistema Nacional do Meio Ambiente     Ney de Barros Bello Filho     O Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama   A Lei 6.938/81 criou o Sisnama, com o objetivo de coordenar as atuações da administração pública e também da sociedade civil no que pertine às atividades de preservação ambiental. Pode-se dizer que [...]

Aula 15 - Política Nacional do Meio Ambiente e os Instrumentos Jurídicos (não contempla as alterações da Lei nº 126512012)

  Política Nacional do Meio Ambiente e os Instrumentos Jurídicos   Ney de Barros Bello Filho     A Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA A Administração Pública, para atuar em defesa do ambiente sadio e ecologicamente equilibrado, necessita de diretrizes que apontem o caminho a ser seguido pelo administrador com atribuições ambientais. Da [...]

Aula 16 -Matrizes Energéticas e Meio Ambiente

Matrizes Energéticas   Nathieli K. Takemori Silva Sandro Menezes Silva   Quando o homem passou a dominar o fogo, percebeu que tinha em mãos uma importante fonte de energia, capaz de não só aquecê-lo nos períodos mais frios como também preparar o seu alimento. Notou também que o fogo poderia ser um importante aliado no [...]

Aula 17 - Impactos Ambientais

Avaliação de Impactos Ambientais   Nathieli K. Takemori Silva Sandro Menezes Silva   Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Constituição Federal [...]

Aula 18 -Desenvolvimento Sustentável

  Desenvolvimento Sustentável   Cynthia Roncaglio     Desenvolvimento e Ambiente A ideia de desenvolvimento e o agravamento ou a percepção do agravamento dos problemas ambientais ganhou força e expressão principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando emergiu no cenário internacional o confronto entre duas superpotências: Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas [...]

Aula 19 -Sustentabilidade para Quem

  Sustentabilidade para quem?   Cynthia Roncaglio     Desenvolvimento econômico X desenvolvimento sustentável O desenvolvimento das sociedades modernas, há pelo menos 200 anos, tem se baseado essencialmente no desenvolvimento econômico. Teorias e práticas econômicas empenharam-se em compreender e aplicar fórmulas e modelos de administração da casa (oikos), as quais seriam mais ou menos eficientes [...]

Aula 20 - Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável

Políticas públicas e desenvolvimento sustentável   Cynthia Roncaglio     A política e seus significados Quando se ouve falar em política é quase impossível não se aperceber de alguns paradoxos. Se trabalhadores fazem uma passeata para exigir melhores salários, alguns dirão que “Eles deviam estar no seu local de trabalho e não na rua, fazendo [...]

Aula 21 -Gestão Participativa e Ambiente

  Gestão participativa e ambiente   Nadja Janke   Segundo Libâneo (2003), cada vez mais percebemos a necessidade de um grande investimento na preparação para a vida social, comunitária, já que as novas possibilidades de vivência humana estão fortemente localizadas em movimentos comunitários, no engajamento em pequenos grupos, comunidades tradicionais, associações civis, ONGs, entre outros. [...]

Aula 22 - Experiências de Ações Ambientais globais

Ações ambientais globais     Nadja Janke   A emergência da crise ambiental, desde o início, produziu uma certeza:  a de que é preciso aliar um esforço conjunto, internacional, no posicionamento frente à crise. Se os problemas ambientais se traduzem globalmente, é preciso que sejam estruturadas soluções também globais, pensadas de forma democrática, tentando atender [...]

Aula 23 -Questões Urbanas

  Questões urbanas:  estabelecendo uma visão global da dinâmica urbana, seus efeitos positivos e negativos Gilda A. Cassilha*  Simone A. Cassilha**   Construindo o panorama da problemática urbana As cidades são mutantes, vão crescendo e se modificando pelas ações das atividades diárias das pessoas, cada uma com sua forma própria de apropriação, intervindo no espaço [...]

Aula 24 - História Urbana

História urbana: evidenciando as diversas formas que ao longo da história se constituíram no processo da formação das cidades   Evolução das cidades A cidade antiga Era uma fortaleza, o reduto e abrigo em tempos de guerras e invasões. As primeiras manifestações a definirem uma cidade como forma de ocupação de um território foram as [...]

Aula 25 - Rede Urbana no Brasil

Rede urbana no Brasil: reconhecendo as estruturas urbanas formadas a partir das centralidades regionais     Os municípios e as cidades brasileiras A Constituição do Império de 1854 introduziu no Brasil o conceito de município como organização territorial e com as suas diversas denominações. Anteriormente, o que existia eram as vilas e as cidades, com [...]

Aula 26 - Estatuto da Cidade

Estatuto da cidade: revelando as ferramentas institucionais que regulam a política urbana     Constituição de 1988 Em seu preâmbulo, a Constituição da República Federativa do Brasil, em texto promulgado em 5 de outubro de 1988, diz: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar [...]

Aula 27 - Plano Diretor

Plano Diretor: conhecendo o principal instrumento da gestão democrática municipal   Plano Diretor O Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de preceitos e regras orientadoras da ação dos diversos agentes que além de construírem também utilizam o espaço urbano. Ele faz parte da leitura da cidade real, envolvendo tanto questões relativas aos aspectos [...]

Aula 28- Componentes do Planejamento

  Componentes do planejamento: reconhecendo a importância do planejamento urbano     Planejamento municipal De todos os cenários, o da globalização é o que mais vem influenciando os municípios e as cidades quanto ao desenvolvimento de suas atividades socioeconômicas. As consequências conduzem a uma assimetria social e a inúmeras desigualdades. O que mais tem desafiado [...]

Aula 29 - Questão Ambiental

A questão ambiental: Estudando de forma integrada as questões ambientais, buscando a  compreensão dos espaços para um desenvolvimento harmônico   A questão ambiental no planejamento urbano No processo de urbanização, o homem realiza mudanças no ambiente a fim de possibilitar sua utilização para um melhor desempenho das diversas atividades humanas. Algumas dessas mudanças vêm acontecendo [...]

Aula 30 - Zoneamento Urbano

Zoneamento urbano: estabelecendo relações entre as estruturas que dão sustentação à produção do espaço urbano   Uso do solo/sistema viário/transporte público O início do século XXI trouxe ao mundo ocidental, e consequentemente para o Brasil, a regulamentação das várias questões urbanas, editadas e definidas em leis, buscando organizar o espaço da cidade como um todo, [...]

Aula 31- Acessibilidade e Mobilidade Urbana

Acessibilidade e mobilidade urbana: percebendo a importância da dinâmica urbana aliada à estrutura viária e ao modo de transporte   Sistema viário As áreas urbanas caracterizam-se pela grande movimentação, basicamente entre os espaços de habitar e os de trabalhar, principalmente nas grandes cidades, e que poderíamos chamar de pendular. Esses tipos de movimentações, que veem [...]

Aula 32- Desenho Urbano

Desenho urbano: conhecendo os diferentes arranjos do desenho urbano, as  vantagens, desvantagens e os custos das decisões adotadas       Desenho urbano A produção de uma cidade não deve ser entendida apenas pela distribuição de edifícios ao longo de um território, criando funcionalidade e condições de desenvolvimento econômico. O desenho urbano deve ser também [...]

Aula 33 - Legislação de Parcelamento do Solo Urbano

Legislação de  parcelamento do solo: apreendendo as formas legais do parcelamento do solo urbano    Parcelamento do solo urbano Os processos de urbanização ocorridos sucessivamente a partir da década de 1950 no Brasil, principalmente em núcleos de grande e médio porte e nas regiões metropolitanas, justamente pela oferta de empregos, habitação, lazer e escolas que [...]

Aula 34 - Guetização da Cidade

Guetização da cidade: percebendo a importância para a cidade das diversas tipologias de empreendimentos  urbanos   Condomínios horizontais Os condomínios são regidos pela Lei Federal 4.591, de 16 de dezembro de 1964, denominada Lei dos Condomínios. Essa lei é complementada por disposições do Código Civil Brasileiro. O aparecimento dos condomínios tem ocorrido principalmente nas chamadas [...]

Aula 35 - Incorporações imobiliárias

Incorporações  imobiliárias: identificando as possibilidades de áreas da cidade e a previsão para o  empreendimento mais conveniente  em termos de mercado imobiliário   Elementos para a concepção de território A noção de território pode ser compreendida por diversas abordagens, seja a formulada pelo urbanismo, pela Economia, pela Geografia, pela Ciência Política, pela Antropologia ou pela [...]

Aula 36 - Índices Urbanísticos

Índices  urbanísticos: realizando leitura da cidade a partir dos índices  urbanísticos, identificando  áreas com potencialidades para empreendimentos   Ocupação real A cidade como um organismo vivo, justamente por conter uma aglomeração de pessoas que se movimentam em busca de oportunidades de vida, dia após dia, vai sendo produzida por uma grande variedade de interesses. A [...]

Aula 37 - Empreendimentos Imobiliários

Empreendimentos imobiliários: identificando os empreendimentos urbanos capazes de reabilitar áreas urbanas   Intervenções urbanísticas A vida em cidades se dá, sobretudo, pelas facilidades que a aglomeração pode proporcionar aos cidadãos. Isso sempre foi assim ao longo da história das cidades. As facilidades para o atendimento às necessidades de abastecimento alimentar e para a moradia, a [...]

Aula 38 - Teoria social e ambiente I meio ambiente

Teoria social e ambiente I Cynthia Roncaglio     Sociedade e natureza Durante milhares de anos, a existência e a sobrevivência da humanidade dependeram das condições ditadas pela natureza. Isolados, fracos, repletos de necessidades e assustados diante da grandeza e da imprevisibilidade dos fenômenos naturais, durante muito tempo os seres humanos submeteram-se às forças da [...]

Aula 39 – Teoria social e ambiente II

  Teoria social e ambiente II   Cynthia Roncaglio         Sociedade contemporânea e degradação ambiental A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra e expandida para vastas regiões do planeta no decorrer do século XIX e no início do século XX, transformou de modo significativo, e inigualável a qualquer outro momento [...]

Aula 40 – Modernidade, racionalidade e ordem

  Modernidade, racionalidade e ordem   Cynthia Roncaglio     Os preceitos da racionalidade política, econômica e cultural da sociedade moderna  A questão da razão ou da modernidade é inaugurada como problema histórico, pode-se dizer, na sociedade europeia do final do século XVIII, quando Kant1, em 1784, pergunta-se: o que é o Iluminismo? A partir [...]

Aula 41 – Pós-modernidade, irracionalidade e desordem

Pós-modernidade, irracionalidade e desordem   Cynthia Roncaglio   As incertezas da racionalidade política, econômica e cultural Até pouco tempo atrás, entre o final dos anos 1960 e início dos 70, sabia-se que o mundo estava mudando muito rapidamente. Evidência maior,  e mais diretamente perceptível para a maioria das pessoas, eram as inovações tecnológicas difundidas após [...]

Aula 42 -Desenvolvimento Sustentável

  Desenvolvimento Sustentável   Cynthia Roncaglio     Desenvolvimento e Ambiente A ideia de desenvolvimento e o agravamento ou a percepção do agravamento dos problemas ambientais ganhou força e expressão principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando emergiu no cenário internacional o confronto entre duas superpotências: Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas [...]

Aula 43 – Estado e ambiente no Brasil meio ambiente

  Estado e ambiente no Brasil   Cynthia Roncaglio   A emergência da questão ambiental no Brasil   Ao longo da sua história, durante vários séculos, o Brasil experimentou um desenvolvimento baseado no crescimento econômico temporário: estoques de recursos naturais foram explorados à exaustão no que ficou conhecido como ciclos econômicos (pau-brasil, açúcar, café), baseados [...]

Aula 44– Sociedade e ambiente no Brasil meio ambiente

Sociedade e ambiente no Brasil   Cynthia Roncaglio   A força do ambientalismo na sociedade contemporânea Os movimentos ambientalistas que surgiram no último quartel do século XX talvez sejam a maior expressão da revitalização cultural que invade os quatro cantos do planeta e a indicação de novos valores políticos, sociais, éticos e estéticos que orientam [...]

Aula 45- Ambiente urbano e desenvolvimento sustentável I

  Ambiente urbano e desenvolvimento sustentável I   Cynthia Roncaglio   Origens e transformações das cidades Não há uma definição única e simples do que seja a cidade, como surge, quais são as suas formas e funções. Para Lewis Munford (1998, p. 9-36), a origem das cidades ocorre fisicamente a partir das últimas fases da [...]

Aula 46 – Ambiente urbano e desenvolvimento sustentável II

  Ambiente urbano e desenvolvimento sustentável II   Cynthia Roncaglio   Transformações urbanas As cidades, em especial as metrópoles, têm passado por grandes transformações nos últimos 200 anos. A modernidade e os princípios de racionalidade que as sustentaram tiveram reflexos sobre os planos urbanos, o desenho da cidade e como ele foi traçado em decorrência [...]

Aula 47 – Ambiente rural e desenvolvimento sustentável I

  Ambiente rural e desenvolvimento sustentável I   Cynthia Roncaglio O mundo rural  É quase impossível pensar as transformações do mundo rural sem considerá-lo em contra posição ao mundo urbano. Sobretudo a partir do século XIX, com a Segunda Revolução Industrial na Europa, ocorreu um grande afluxo de trabalhadores do campo para as cidades. Especialmente [...]

Aula 48 – Ambiente rural e desenvolvimento sustentável II

  Ambiente rural e desenvolvimento sustentável II   Cynthia Roncaglio Sistemas de produção sustentáveis Nas sociedades industrializadas ou em processo de industrialização crescente, sobretudo a partir dos anos 1950, o sistema de produção adotado na agricultura baseou-se fundamentalmente no modelo agroquímico, isto é, no uso de conhecimentos científicos e tecnológicos voltados para maior produtividade dos [...]

Aula 49 – Conservação da Natureza

Cuidando da natureza   Nadja Janke*     Preservação ou conservação? Nada permanece imutável. Os objetos, as pessoas, as paisagens... As atitudes, os conceitos, as ideias, as concepções mudam! Todas essas mudanças são fruto da incorporação de novas culturas, de novas práticas sociais e políticas, de novas situações ambientais e psicológicas, de novos discursos e [...]

Aula 50 –Saberes em jogo na qualidade ambiental

  Saberes em jogo na qualidade ambiental   Nadja Janke   Segundo Auler (2001), nos países capitalistas centrais, em meados do século XX, iniciou-se uma série de discussões sobre a falta de convicção de que o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico estivesse avançando, linear e necessariamente, para o bem-estar social. Para esse autor, a euforia [...]

Aula 51 – Experiências de ações ambientais nas políticas públicas locais

  Experiências de ações ambientais nas políticas públicas locais Nadja Janke   Em geral, um dos grandes problemas das políticas públicas é que elas sempre trataram separadamente da questão do desenvolvimento econômico, da desigualdade social, da conservação da natureza, entre outras. Esse pode ser considerado um dos motivos do insucesso dessas políticas com relação à [...]

Aula 52 – Experiências de ações ambientais envolvendo participação popular e cidadania

  Experiências de ações ambientais envolvendo participação popular e cidadania   Nadja Janke   O planejamento participativo já é uma realidade em muitos programas de políticas públicas. Mas a participação popular não se resume a esse âmbito. A sociedade civil organizada tem participado ativamente inclusive na estruturação de organizações não governamentais, de grande influência no [...]

Aula 53 – Experiências de ações ambientais nas empresas privadas

  Experiências de ações ambientais nas empresas privadas   Nadja Janke     O papel dos estudos de impacto ambiental\relatórios de impacto ambiental  O peso das ações humanas sobre o ambiente é conhecidamente o causador dos problemas ambientais. Essas ações podem causar repercussões ambientais de vários níveis. A isso chamamos impacto ambiental, ou seja, a [...]

Aula 54 – Educação Ambiental como instrumento de superação da insustentabilidade

  Educação Ambiental como instrumento de superação da insustentabilidade   Nadja Janke     Conceituando Educação Ambiental Educação Ambiental talvez não seja a expressão mais correta. Não deve haver apenas um único conceito para um ato tão amplo como educar. Digo educar porque me parece óbvio que Educação Ambiental e educação representam, em síntese, epistemologicamente, [...]

Aula 55 – Educação Ambiental em perspectiva

  Educação Ambiental em perspectiva   Nadja Janke     Educação Ambiental em escolas  A Educação Ambiental em âmbito escolar tem sofrido muitas modificações ao longo dos anos. De fato, por muito tempo acreditou-se que fazer Educação Ambiental era uma prática para o ensino de ciências, de ecologia. Hoje, esse já é um conceito ultrapassado. [...]

Aula 56 – Didática, identidade e a contextualização de sua prática

  Didática, identidade profissional e contextualização da prática docente     Didática: aspectos históricos A palavra didática (do grego didaskein) pode ser definida como arte ou técnica de ensinar. O vocábulo referido é um adjetivo derivado do verbo didásk, que indica a realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir. Eruditio didascalia (Hugo [...]

Aula 57 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, identidade e Profissionalização Docente   Maria Fani Scheibel   O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim, entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância [...]

Aula 58 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     Maria Fani Scheibel   O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que [...]

Aula 59 - Tendências Pedagógicas II

  Tendências pedagógicas II     Christiane Martinatti Maia   O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 60 - A Função Social da Escola e dos Professores

Escola e professor: função social   Christiane Martinatti Maia   Nesta aula o tema é escola e professor: função social. Nela serão discutidos os papéis da escola e do professor na sociedade, objetivando conhecer a função da escola no meio social em que se insere e as implicações didático-pedagógicas advindas dessa função.   A função [...]

Aula 61 - Planejamento

Planejamento I   Christiane Martinatti Maia   Esta aula tratará de itens relacionados ao processo de planejamento escolar e pedagógico, com o objetivo de destacar a sua importância para   a educação e para a prática docente.   Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman [...]

Aula 62 - Planejamento II

Planejamento II   Christiane Martinatti Maia   Abordaremos nesta aula as vertentes que embasam o processo de planejamento de ensino e aprendizagem do professor, vistas numa dimensão crítica da educação, objetivando o conhecimento das vertentes que nutrem a ação docente do professor e as modalidades de planejamento que as sustentam.   Vertentes do planejamento do [...]

Aula 63 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia   Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um [...]

Aula 64 -Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

Currículo: implicações didático-metodológicas   Christiane Martinatti Maia   O presente texto tem como objetivo esclarecer conceitos acerca do currículo e dos termos utilizados na sua constituição em busca de um melhor entendimento da estruturação curricular brasileira, assim como a sua adaptação na prática pedagógica escolar.   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado [...]

Aula 65 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação   Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore     Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 66 - Projetos de Trabalho na Educação Infantil

Projetos de trabalho na Educação Infantil   Christiane Martinatti Maia   Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os [...]

Aula 67 - Projetos de Trabalho nas Séries Iniciais

Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros     Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 68 - Avaliação - Perspectivas Atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 69 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

  Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios   Christiane Martinatti Maia   Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil [...]

Aula 70 - Tecnologias da Informação e Práticas Educativas

Tecnologias da informação e práticas educativas   Christiane Martinatti Maia   Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua [...]

Aula 71 - Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil

  Aspectos Históricos Da Política Educacional no Brasil     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos a função e o papel [...]

Aula 72 - Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização      Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta a diversidade cultural e social, com [...]

Aula 73 -Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência   Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a História da Educação do Brasil, desde os padres jesuítas, verificando algumas [...]

Aula 74 - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social I

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU DESDOBRAMENTO SOCIAL     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. Essa modalidade de educação esteve apoiada em concepções [...]

Aula 75 - Parâmetros Curriculares Nacionais

  Parâmetros Curriculares Nacionais      A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna à prática de vários países que apresentam [...]

Aula 76 - Avaliação Pública na Educação

AVALIAÇÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a determinação de critérios de avaliação [...]

Aula 77 - Plano Nacional de Educação

  Plano Nacional de Educação - PNE        O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma educação realmente responsável, de [...]

Aula 78 - Políticas Atuais do PNE

Políticas Atuais do PNE    Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no país. As metas são orientadas para enfrentar as barreiras para acesso e permanência; as desigualdades educacionais em cada localidade com foco nas especificidades de sua população; a [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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