CURSO ONLINE:
Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia

 

Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - O Conhecimento

  O Conhecimento   Todos nós, independentemente do fato de termos estudado ou não Ciências, temos um considerável acervo de conhecimentos a respeito dos fatos e fenômenos que ocorrem cotidianamente. Como adquirimos esse conhecimento? O que é conhecer?   De modo sucinto, pode-se dizer que conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece [...]

Aula 02 - Ciência: Características, Classificação e Métodos

  Ciência: Características, Classificação e Métodos     O comportamento dos seres humanos diante da natureza é característico. Eles não apenas se esforçam pela manutenção das suas vidas, mas também por entender a natureza, dominar a realidade e agir sobre ela com o objetivo de torná-la mais adequada às suas necessidades.   Esse processo permanente [...]

Aula 03 - O Currículo

  O Currículo   H á algumas décadas, o tema currículo tem sido alvo de inúmeras reflexões e debates revelando um variado conjunto de ideias e pensamentos acerca da Educação.   É interessante mencionar as divergências com relação ao que se deve entender pelo termo currículo. Muitas são as definições utilizadas para sistematizar o conceito [...]

Aula 04 - Princípios Orientadores do Ensino de Ciências

  Princípios Orientadores do Ensino de Ciências     Pretendemos, neste texto, como o título indica, apresentar orientações que o(a) ajudarão a encontrar respostas para as questões e dúvidas que surgem quando nós, professores, vamos elaborar o planejamento das nossas aulas e, dessa maneira, facilitar a prática docente em Ciências.   Ao nos referirmos à [...]

Aula 05 - Princípios Orientadores do Ensino de Ciências II

  Princípios Orientadores do Ensino de Ciências II     As ideias apresentadas a seguir têm o objetivo de dar continuidade à fundamentação dos pressupostos que embasam os princípios orientadores da metodologia do ensino de Ciências.   Foi Piaget, com  suas pesquisas genéticas,  quem  confirmou cientificamente  as  teses  sobre a origem do conhecimento. Segundo Piaget [...]

Aula 06 - As Concepções Epistemológicas do Professor

  As Concepções Epistemológicas do Professor     Nesta aula, vamos refletir a respeito da influência que as concepções epistemológicas, que buscam explicar como ocorre o conhecimento, exercem sobre a prática docente em sala de aula.   Todos sabemos que o professor “molda” a forma como o currículo da escola é implementado, graças à sua [...]

Aula 07 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais

  Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais     Você, por certo, já ouviu falar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esse documento teve a sua versão preliminar publicada em 1996, com o objetivo de elaborar uma referência curricular nacional comum que garantisse a qualidade do ensino público em todo o país.   Um pouco da história [...]

Aula 08 - PCN Ciências Naturais

  PCN Ciências Naturais     Vamos iniciar nossas considerações fazendo uma breve revisão histórica a partir do período da colonização portuguesa.   O cenário educacional do Brasil colonial era dominado pelos padres jesuítas que aqui chegaram em 1549. A prática pedagógica da época servia de instrumento para preservar a cultura de Portugal  e se [...]

Aula 09 - PCN e Temas Transversais

  PCN e Temas Transversais     Os Temas Transversais O compromisso com a cidadania e a defesa destes princípios sugerem que questões sociais sejam voltadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, tendo em vista a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Assim, [...]

Aula 10 - Recursos para as Aulas de Ciências

  Recursos para as Aulas de Ciências     Como usá-los? São muitos os recursos que podem ser usados nas aulas de Ciências. Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor que podem, inclusive, ser construídos pelo professor ou pelo aluno.   Veja a seguir alguns exemplos:   microscópio – instrumento utilizado [...]

Aula 11 - Estratégias

  Estratégias     Projetos   O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação dos diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e destes com outras áreas do conhecimento e temas transversais.   Estudos de temas polêmicos para a comunidade, que devem envolver gente de fora da comunidade escolar, são [...]

Aula 12 - Avaliação do Livro Didático

  Avaliação do Livro Didático     O livro didático é um dos recursos mais utilizados pelo professor. Em localidades isoladas e escolas menos favorecidas, o livro didático é, juntamente com o quadro-de-giz, um dos únicos recursos didáticos disponíveis em sala de aula. Devido à importância desse instrumento, é essencial que professores saibam como usá-lo, [...]

Aula 13 - Avaliação da Aprendizagem

  Avaliação da Aprendizagem     Introdução No começo do século XXI, o ensino de Ciências aparece inundado por pesquisas sobre os resultados educacionais e sua forma de avaliação. Muitas dessas pesquisas propõem discussões sobre o que o estudante deveria aprender. Cada proposta difere na forma de obtenção dos resultados, de “como” os estudantes estariam [...]

Aula 14 - Recursos Alternativos de Avaliação

  Recursos Alternativos de Avaliação     Discussão inicial Brookhart (1993) sugere a análise de diferentes cenários para identificar os critérios de avaliação que permeiam nossa prática pedagógica. Alguns deles foram adaptados para nossa atividade inicial.   Cenários de avaliação   Situação: cada cenário a seguir descreve a decisão que um professor tem que tomar [...]

Aula 15 - Breve Visão Histórica

  Breve Visão Histórica     Para iniciar, é importante lembrar que as concepções de currículo nos vários momentos históricos deram o “tom” às diversas disciplinas que compõem o saber escolar. Vamos, então, a partir das concepções de currículo já conhecidas, identificar se os determinantes apontados por Sacristán (2000) encontram-se presentes no histórico do ensino [...]

Aula 16 - Aprendendo a Questionar o Aluno

  Aprendendo a Questionar o Aluno     Ideias Básicas Nessa aula, veremos a estória de um menino curioso que vive na Suécia, o nome dele é Kari e ele vai nos ensinar um pouco sobre rochas magnéticas. A professora de Kari chama-se Sari e, para manter-se atenta, atualizada e preparada para ajudar os alunos [...]

Aula 17 - Investigação no Ensino de Ciências

  Investigação no Ensino de Ciências     Ideias básicas   Nesta aula, aprenderemos um pouco sobre a investigação como estratégia de ensino. Veremos o papel do professor, do aluno e do ambiente na investigação, e também faremos atividades referentes ao processo de investigação.   Os objetivos dessa aula são: reconhecer o papel dos professores [...]

Aula 18 - Desenvolvimento de Habilidades Científicas

  Desenvolvimento de Habilidades Científicas     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais  Ciências Naturais, esse é o objetivo fundamental do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais. No entanto, mesmo com a definição desse objetivo, você talvez ainda esteja preocupado e fazendo a seguinte pergunta: o que vou ensinar de ciências para os [...]

Aula 19 - Ensino por Ciclos

  Ensino por Ciclos     A aprendizagem por ciclos é um dos modelos  mais conhecidos e com maior efetividade para  o ensino de Ciências. Foi originalmente proposta no início dos anos 60 por Atkin e Karplus (1962). O modelo foi usado depois como base para o Estudo para Melhoria de Currículos de Ciências (Science [...]

Aula 20 - Explorando o Pátio da Escola

  Explorando o Pátio da Escola     Nesta aula, faremos duas atividades integradas. A primeira será uma vivência usando os sentidos e aperfeiçoando a observação. A segunda será uma exploração mais detalhada do pátio da escola para podermos estudá-lo.   Estudar a própria escola tem uma série de vantagens para professores e alunos. Primeiramente, [...]

Aula 21 - Visita Dirigida

  Visita Dirigida     Nesta aula, veremos algumas características essenciais para se fazer uma visita dirigida, ou seja, uma visita a um ambiente não-formal, fora da escola, com auxílio de um guia. A atividade sugerida é uma visita ao zoológico para estudar animais da fauna brasileira e animais exóticos.   Em termos escolares, podemos [...]

Aula 22 - Aula de Laboratório

  Aula de Laboratório     Nessa aula, faremos uma atividade de investigação utilizando vários espaços, dentre eles o laboratório de ciências. Nossa proposta é entender o laboratório não somente como um espaço físico formal, mas como uma atitude do professor em utilizar ambientes internos e  externos à sala de aula. Utilizaremos diversos espaços dentro [...]

Aula 23 - Ensinando Assuntos Controversos

  Ensinando Assuntos Controversos     Esta aula propõe a aplicação da estratégia de ensino de Clarke (1997) para assuntos controversos de domínio público. Tal estratégia é formada por quatro elementos, e cada um deles fornece aos alunos um conjunto de questões que oferece diferentes olhares ou análises para um mesmo assunto e serve de [...]

Aula 24 - Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências

  Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências     Dizem, com muita frequência, que aprender não é brincadeira! Entretanto, isso não significa que jogar, brincar, imaginar, manusear, ousar, gostar... enfim, que diversos atos lúdicos possam ser excluídos do processo ensino-aprendizagem.   Alguém pode garantir que a resolução de um exercício ou a “explicação” de um [...]

Aula 25 - Educação Ambiental e Cidadania

  Educação Ambiental e Cidadania     A percepção do homem como integrante do ecossistema Terra acarreta uma nova visão pedagógica do meio ambiente. Assim, não é mais suficiente educar no meio ambiente nem tampouco fornecer informações sobre o meio e sim, o que se preconiza nessa nova concepção é, sobretudo, educar para o meio. [...]

Aula 26 - Estudando Ecologia

  Estudando Ecologia     Clima sofre com a ação do homem Você sai de casa com um sol de rachar e volta morrendo de frio. Ao ligar a televisão, fica sabendo que um furacão deixou vários países do Caribe e algumas cidades dos Estados Unidos de pernas para o ar. Os jornais noticiam que, [...]

Aula 27 - O Planeta em que Vivemos

  O Planeta em que Vivemos       Para começar a conversa! No que diz respeito ao nosso planeta, a maioria dos alunos das Séries Iniciais tende a imaginar uma estrutura sólida, que não muda e que, enquanto a maioria dos seres vivos sobrevive apenas por alguns anos, o planeta sempre esteve  e estará [...]

Aula 28 - Terra Planeta Água

  Terra planeta água       Para começar a conversa! Você pode estar pensando no porquê de começar a falar de água tomando por base o nosso planeta Terra. De maneira geral, muitos livros abordam a formação dos ambientes em nosso planeta de maneira compartimentada. Didaticamente, pode-se falar que a superfície terrestre está organizada [...]

Aula 29 - Conhecendo Melhor as Plantas

  Conhecendo melhor as plantas     Para começar a conversa! Certamente, você já deve ter passeado por bosques ou parques de sua cidade. Nesses locais, frequentemente você pode observar árvores frondosas que fornecem sombra, flores com diferentes cores e formas, gramados verdejantes e uma grande variedade de outros organismos vivos que denominamos plantas. Um [...]

Aula 30 - Estudando os Animais

  Estudando os animais     No século passado, muitas pessoas deixaram de viver no campo e se mudaram para as cidades. Nelas, a paisagem é, em grande parte, feita pelo homem: casas, edifícios, fábricas, portos, aterros, depósitos de lixo e muito mais. Vários bichos se adaptaram a essas mudanças e algumas espécies, hoje, só [...]

Aula 31 - Conhecendo Melhor o Corpo Humano

  Conhecendo melhor o corpo humano     Nossa “viagem” agora está relacionada com a procura pelo reconhecimento do que somos e como funcionamos. Isso mesmo! Vamos estudar o corpo humano, o nosso próprio organismo, local de tantos acontecimentos diferentes ao longo de toda uma vida. Para tanto, experimente se olhar no espelho! O que [...]

Aula 32 - Estudando o Clima e o Tempo

  Estudando o clima e o Tempo     Um lindo dia ensolarado, típico de um verão tropical e, de repente ... as nuvens começam a se juntar, o dia começa a parecer “noite” e, então, “desaba” aquela tremenda chuva. Tal qual começou, aproximadamente alguns minutos depois, a chuva para, as nuvens se dispersam e [...]

Aula 33 - Estudando Astronomia

  Estudando Astronomia     Imagine um grupo de crianças observando o céu de uma noite estrelada. Seus pais, por algumas vezes, já devem ter apontado uma constelação conhecida e que lhes foi ensinada por seus avós. Cada vez mais imersos em um mundo urbano, somos muitas vezes ofuscados pelo brilho das luzes da cidade, [...]

Aula 34 - Eletricidade: Um Mundo de Recursos Tecnológicos

  Eletricidade: Um mundo de Recursos Tecnológicos     Estamos para começar mais uma aula. Pare! Observe atentamente ao seu redor! Pense na enorme quantidade de recursos que você emprega e que utilizam eletricidade. Levantamos com o barulho do rádio-despertador que toca alto uma música. Acionamos o interruptor da parede e uma lâmpada se acende [...]

Aula 35 - Ciências no Cotidiano

  Ciências no Cotidiano     Ao longo de nossas aulas, já deixamos bem clara a relação que existe entre Ciência e Sociedade. Somos envolvidos no nosso dia-a-dia, das mais diferentes formas, em aspectos que demonstram a interação entre os seres humanos com a Ciência e a Tecnologia. Estamos acostumados a fazer uso de recursos [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: