CURSO ONLINE:
Administração de Mercado Exterior

 

Administração de Mercado Exterior

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – História da Administração

História da Administração   O significado da palavra administração deriva dos termos em latim ad e minister – respectivamente direção para, e tendência e obediência, ou seja, alguém que presta um determinado serviço a outra pessoa. Contemporaneamente a atividade administrativa não obtém correspondência direta àquela da sua definição inicial e, portanto, sua primordial função passou [...]

Aula 02 – A Revolução Industrial e a Administração

A Revolução Industrial e a Administração   O que hoje pode ser apresentado como sendo o começo da Revolução Industrial iniciou-se pela evolução e pelo desenvolvimento das sociedades ocidentais e orientais desde a Idade Antiga, passando pela Idade Média, até meados do século XVI, quando ocorreram as grandes descobertas da navegação e o surgimento das [...]

Aula 03 – O Planejamento e suas Principais Características

O planejamento e suas principais características     O objetivo deste capítulo é discriminar o que  significa  Administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função planejamento.   O que é Administração Conceituar a Administração enquanto ciência e apresentar a função gerencial de planejamento sempre foram atividades difíceis de serem resumidas pelos gestores. Segundo [...]

Aula 04 – A Organização e suas Principais Características

A organização e suas principais características     O objetivo deste capítulo é discriminar o que significa a administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função organização. Para que tal objetivo possa ser alcançado, será apresentada a continuação da situação passível de administração, iniciada no capítulo anterior, a fim de que a função [...]

Aula 05 – A Liderança e suas Principais Características

A liderança e suas principais características     O objetivo deste capítulo é apresentar o que significa a Administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função liderança. Para que tal objetivo possa ser alcançado, será apresentada a continuação da situação passível de administração iniciada no capítulo anterior a fim de que a função [...]

Aula 06 – O Controle e suas Principais Características

O controle e suas principais características     O objetivo deste capítulo é apresentar o significado da Administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função controle. Para que tal objetivo possa ser alcançado, será apresentada a continuação da situação passível de administração iniciada no capítulo anterior a fim de que a função controle [...]

Aula 07 – As Habilidades Administrativas e suas Características

As habilidades administrativas e suas características   Neste capítulo apontaremos a relação existente entre as funções gerenciais e os conceitos de eficácia e eficiência. Veremos também quais são as habilidades administrativas e suas principais características, bem como as necessidades de um administrador. É bastante importante apontar as habilidades necessárias para os gestores desenvolverem suas atividades, [...]

Aula 08 – Análise Ambiental e as Implicações para o Gerenciamento

Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento     Neste capítulo, apresentaremos como o ambiente organizacional deve  ser analisado, apontando os elementos que compõem esse ambiente, tanto interna quanto externamente. Pretende-se, através desse capítulo, demonstrar a importância da análise ambiental para a elaboração de estratégias empresariais de sucesso, diagnosticando as dimensões da quantidade/qualidade dos [...]

Aula 09 – O Empreendedorismo como Nova Possibilidade Gerencial para Administradores

  O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores   O objetivo deste capítulo é mostrar que o empreendedorismo pode ser considerado uma nova possibilidade gerencial para administradores. Apresentaremos como o fenômeno do empreendedorismo surgiu e como pode constituir-se em um caminho viável e importante para o gerenciamento das empresas na atualidade. É preciso também [...]

Aula 10 – Teorias Administrativas

Teorias administrativas   Para além da história do surgimento da Administração é preciso que se conheça toda a teoria administrativa, como surgiu e o enfoque que cada uma delas fornece para a formação da ciência gerencial na atualidade. Será nessa perspectiva que este capítulo irá mostrar o surgimento da Administração científica apresentando seus precursores e [...]

Aula 11 – Introdução ao Comércio Internacional

Introdução ao Comércio Internacional     O papel do comércio internacional no atual estágio de desenvolvimento do país Para o estudo deste tema, será utilizado o período de 1990 a 2008. Nesse período a economia brasileira passou por vários choques de competitividade, graças ao comércio internacional. Este capítulo se propõe a mostrar que a relação [...]

Aula 12 – Teorias do Comércio Internacional

Teorias do Comércio Internacional   Este capítulo tem o objetivo de expor as principais teorias sobre o comércio internacional. Tais teorias são tentativas de avaliar o impacto das relações econômicas que um país estabelece com o resto do mundo, sobre a produção nacional, a renda nacional e o emprego. As relações econômicas que um país [...]

Aula 13 – Balanço de Pagamentos

Balanço de Pagamentos   Informações gerais sobre o balanço de pagamentos O balanço de pagamentos consiste em um documento que registra as transações efetivadas entre os residentes de um país e o resto do mundo. Os registros consistem em transações do país com o exterior, que envolvem ou não recebimentos (RATTI, 1997). Essas transações se [...]

Aula 14 – Política Comercial

Política Comercial   A política comercial de um país é orientada pelo sistema econômico. “O sistema econômico de um país consiste da estrutura e dos processos que são utilizados para alocar recursos e conduzir suas atividades comerciais” (WILD; WILD; HAN, 2008, p. 116). Estes autores definem que toda orientação econômica é guiada pela cultura de [...]

Aula 15 – Intituições Internacionais Promotoras e Reguladoras do Comércio Tnternacional

Intituições Internacionais Promotoras e Reguladoras do Comércio Tnternacional     O Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) O final da Segunda Guerra Mundial levou grande parte da Europa Ocidental e Japão à iminência do colapso econômico, político e social. A devastação pós-guerra ameaçava a própria estabilidade do [...]

Aula 16 – Integração Econômica Regional

Integração Econômica Regional   O tema da integração econômica regional é tão importante quanto o tema da globalização no estudo dos negócios internacionais. Os processos de integração internacional orientam também as estratégias internacionais das empresas. Um processo de integração não é igual ao outro. Há processos que envolvem maior integração de temas e comprometimento entre [...]

Aula 17 – Estratégias Globais

Estratégias Globais   “A mudança é a preocupação central e o foco da gestão estratégica” (FAHEY; RANDALL, 1999, p. 16). Estratégia é sinônimo de escolhas. É como uma empresa cria ou alavanca as mudanças ambientais. Em uma gestão estratégica, o corpo diretivo da empresa deve escolher caminhos. Alguns princípios da gestão estratégica são: análise do [...]

Aula 18 – Formas de Internacionalização

Formas de Internacionalização   A forma de internacionalização relaciona-se à escolha do modo de entrada no mercado estrangeiro. As estratégias globais e o plano de marketing adotados pela empresa também devem considerar as formas de internacionalização. Antes de selecionar a forma de internacionalização para determinado destino, é útil realizar uma pré-análise de mercados potenciais. Para [...]

Aula 19 – A Organização da Empresa para o Comércio Exterior

A organização da Empresa para o Comércio Exterior   Quando uma empresa decide exportar, um importante passo já se cumpriu: a consciência das vantagens da exportação. Muitas empresas brasileiras já consolidadas e de tradição no mercado brasileiro não exportam porque seus dirigentes ainda não se conscientizaram dos benefícios da exportação. Esse é um ponto a [...]

Aula 20 – Habilitação para Exportação e Despacho Aduaneiro

Habilitação para Exportação e Despacho Aduaneiro   Quando uma empresa decide que vai entrar no mercado externo, ela, primeiramente deve preparar-se para isso. Após a empresa ter decidido e se preparado para exportar, o próximo passo é a sua habilitação para a prática da exportação em si. Não adianta a empresa exportadora contratar uma empresa [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: