CURSO ONLINE:
Tecnologia Assistiva: Construindo uma Nova Escola

 

Tecnologia Assistiva: Construindo uma Nova Escola

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Contextualização da Acessibilidade

  Contextualização da Acessibilidade   Uma proposta de contextualização busca revelar a articulação das diversas realidades presentes na sociedade do mundo globalizado para que possam emergir um significado e um sentido da realidade observada. Assim apresentamos alguns pontos relevantes para a contextualização e compreensão da acessibilidade na atual sociedade inclusiva brasileira. Para enfrentar os desafios [...]

Aula 02 - Legislação da Acessibilidade

 Legislação da Acessibilidade   Inicialmente, define-se acessibilidade como a possibilidade para a remoção dos entraves que representam as barreiras para a efetiva usabilidade e participação de pessoas nos diversos cenários da vida pessoal, social e profissional. Ainda, entende-se que a acessibilidade está diretamente vinculada aos pressupostos da inclusão social e educacional, ou seja, trata-se de [...]

Aula 03 - Compreendendo as Dimensões de Acessibilidade

 Compreendendo as Dimensões da Acessibilidade   Reconhecer a aplicabilidade das seis dimensões de acessibilidade propostas na legislação nos fortalece no reconhecimento do caminho trilhado nas práticas para a verdadeira sociedade inclusiva, que abre suas portas à pessoa com deficiência na vida escolar para a vida profissional, a fim de conquistar o pleno exercício da cidadania, [...]

Aula 04 - Sobre o Diagnóstico da Inclusão

Sobre o Diagnóstico na Inclusão   Saber lidar com a diversidade humana implica compreender os processos diagnósticos e não o diagnóstico, “porque não entendemos que deva ser feito em momentos específicos do tratamento, e sim, que deve ser uma preocupação constante do profissional” (FABRICIO; CANTOS, 2011, p. 2). Desta maneira, o diagnóstico deve ser um [...]

Aula 05 - Impacto Causado pela Deficiência do ser Humano

  Impacto Causado pela Deficiência no ser Humano   Saber do impacto do diagnóstico sobre a pessoa com deficiência é importante quando pensamos na longevidade do ser humano e os avanços das tecnologias de informação e comunicação, quer dizer, após o diagnóstico é necessário atentar às Ajudas Técnicas para o planejamento de ações que considerem [...]

Aula 06 - Tecnologia Assistiva - Valorizando a Diversidade Humana

  Tecnologia Assistiva – Valorizando a Diversidade Humana   Num giro histórico pela valorização da diversidade humana nos processos educativos, apresentamos a precursora Maria Montessori, 1870-1952, médica e educadora italiana, que se dedicou ao tratamento e a educação de crianças com necessidades especiais, especificamente, com deficiência mental. Seu método pedagógico voltado à estimulação sensório-perceptiva e [...]

Aula 07 - Descrevendo as Categorias da Tecnologia Assistiva

  Descrevendo as Categorias da Tecnologia Assistiva   Vamos identificar a trajetória histórica da Tecnologia Assistiva  TA na busca por uma melhor conceituação. Dizemos que o século XXI é o auge da TA, uma vez que vai ao encontro do paradigma da inclusão social de potencializar a autonomia, independência e o empoderamento das pessoas com [...]

Aula 08 - Tecnologia Assistiva Aplicada à Vida Diária

  Tecnologia Assistiva Aplicada à Vida Diária   Iniciamos este conteúdo justificando que não há consenso entre os pesquisadores e órgãos legislativos quanto à uma única forma de classificar e categorizar as tecnologias assistivas. O critério que optamos para descrever as tecnologias assistivas foi pelo critério da aplicação visto na troca usuário-tecnologia, considerando as três [...]

Aula 09 - Tecnologia Assistiva Aplicada as Habilidades Físicas

  Tecnologia Assistiva Aplicada às Habilidades Físicas   Nesta aula descrevemos as tecnologias aplicadas às habilidades físicas, que como visto anteriormente, devem relacionar os recursos e serviços da TA ao critério de aplicação, quer dizer, as possibilidades de propiciar uma maior independência, autonomia, qualidade de vida, de outra maneira, que para sua utilização deve atender [...]

Aula 10 - Sob o Paradigma da Inclusão Psicossocial

Sob o Paradigma da Inclusão Psicossocial   Esta aula busca refletir sob a égide do paradigma da inclusão psicossocial, seus alicerces e alavancas como: as diferenças e a diversidade. Falar em evolução e progresso, atualmente, implica em um respeitar as diferenças individuais e a diversidade cultural. Vivemos numa sociedade que busca a inclusão psicossocial que [...]

Aula 11 - Tecnologia Assistiva: Aplicada aos Recursos Ambientais

  Tecnologia Assistiva: Aplicada aos Recursos Ambientais   Refletir sobre as tecnologias assistivas aplicadas aos recursos ambientais remete-nos aos impactos ambientais que envolvem o ambiente imediato do indivíduo e o ambiente no entorno de todas as pessoas e seus grupos sociais. O espaço ambiental constitui-se do ambiente físico, social e atitudinal no qual as pessoas [...]

Aula 12 - Tecnologia Assistiva: Aplicada ao Esporte e Lazer

  Tecnologia Assistiva: Aplicada ao Esporte e Lazer   Estudar a TA aplicada ao esporte e lazer é considerar seu âmbito de aplicação que envolve atividades básicas da convivência social organizada distanciadas das atividades essenciais familiares, assim, constituem atividades aplicadas à vida comunitária, social e cívica. Recreação e lazer participar em qualquer forma de jogos, [...]

Aula 13 - Modelos Conceituais - Médico e Social

  Modelos Conceituais – Médico e Social   A sociedade inclusiva do século XXI, pautada no exercício pleno da cidadania, abre-se para as pessoas com deficiência a fim de que conquistem uma vida independente. Dessa maneira, a compreensão do conceito e a classificação de “deficiência” estão pautadas em um modelo denominado psicossocial. A TA se [...]

Aula 14 - Aprendendo com o Desenho Universal

Aprendendo com o Desenho Universal   O Desenho Universal, atrelado aos demais dispositivos legais à acessibilidade, mostra-se coerente com a abordagem biopsicossocial da “deficiência”, entendida como um problema nas funções do corpo ou nas suas estruturas do corpo, tais como um desvio significativo ou uma perda. Assim, a conceituação de Desenho Universal contempla a diversidade e [...]

Aula 15 - Compreender a Incapacidade e a Funcionalidade

  Compreender a Incapacidade e a Funcionalidade   A CIF tem por objetivo organizar um sistema de classificação voltado a pensar a saúde e o bem-estar do ser humano, que possibilite uma via de comunicação universal às diferentes áreas do conhecimento e setores da saúde, em um trabalho em equipes multi e interdisciplinares; descreve a [...]

Aula 16 - Tecnologia nas Práticas Educativas

Tecnologias nas Práticas Educativas    Após conhecer e trabalhar sob as prerrogativas do Desenho Universal, da CIF e da acessibilidade, a escola introduz parâmetros técnicos relacionados à acessibilidade, por exemplo, arquitetônica, dos espaços escolares que devem ser observados durante o projeto, construção, instalação e adaptação de edificações e mobiliário. Vamos pensar nas tecnologias: O que [...]

Aula 17 - Software e as Deficiências

  Softwares e as Deficiências   O objetivo desta aula é descrever algumas Ajudas Técnicas à inclusão digital, seus recursos e serviços em prol da acessibilidade instrumental, comunicacional e atitudinal, que permitam a vida independente e autônoma das pessoas com deficiências. Muitos são os pesquisadores preocupados em divulgar as tecnologias e sua aplicação às pessoas [...]

Aula 18 - Dimensões do Uso das Tecnologias Educativas

Dimensões do Uso das Tecnologias Educativas   Os softwares educativos são recursos tecnológicos indicados como Ajudas Técnicas, assim, são planejados adequadamente para atender as características individuais de cada aluno e da fase do desenvolvimento em que se encontra e ainda, respeitam os dispositivos legais como: Desenho Universal, CIF e a acessibilidade, para que pessoas com [...]

Aula 19 - Escola Acessível

Escola Acessível   A escola acessível é aquela instituição educacional que se instrumentaliza das mudanças sociais e dos dispositivos legais de inclusão e acessibilidade para atualizar os seus recursos e práticas didático-pedagógicas com fins de promover o progresso educacional e a inclusão dos alunos com deficiência. “Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de [...]

Aula 20 - Reconhecendo a Sala de Recursos Multifuncional

Reconhecendo a Sala de Recursos Multifuncionais   O Decreto 7.611/2011 reconhece e regulamenta a sala de recursos multifuncionais no seu artigo 5° parágrafo 3°: “As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliário e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado”. O documento orientador do programa implantação de sala [...]

Aula 21 - Espaço Multifuncional de Aprender a Ser

 Espaço Multifuncional de Aprender a Ser   No espaço multifuncional de aprendizagem, um dos aspectos fundamentais trata do acesso e domínio das ferramentas tecnológicas, necessários para uma convivência harmoniosa na civilização do conhecimento do século XXI. É, portanto, vital para a sociedade brasileira que a maioria dos indivíduos saiba operar com as novas tecnologias da [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: