Aula 01 – A Educação Infantil no Tempo e na História
A Educação Infantil no Tempo e na História Trajetótia da Educação Infantil Na Idade Média, as crianças eram consideradas adultos em miniatura, sem distinção ou respeito à fase. Os adultos as tratavam de igual para igual e a aprendizagem acontecia por meio dessas interações. Aos sete anos, elas eram colocadas em escolas para aprender [...]
Aula 02 – A Organização do Espaço na Educação Infantil
A Organização do Espaço na Educação Infantil Os Espaços na Educação Infantil Ao pensarmos em Educação Infantil estamos falando de crianças de 0 a 5 anos, que saem de um espaço já conhecido (suas casas) e passam a interagir com um novo espaço físico, a escola. Essas crianças, além de cuidado e [...]
Aula 03 – A organização do Tempo na Educação Infantil
A organização do Tempo na Educação Infantil O Tempo na Educação Infantil Todas as relações estabelecidas e todo trabalho desenvolvido na Educação Infantil merece total atenção, pois refere-se a um investimento diário e contínuo no desenvolvimento da criança. Entre os cuidados da prática estabelecida na Educação Infantil, está a atenção direcionada ao [...]
Aula 04 – Garantias para Efetivação da Educação Infantil
Garantias para Efetivação da Educação Infantil A Educação Infantil Embasada pela Lei A Educação Infantil é um momento da infância de extrema importância para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo. Dessa forma, todo o trabalho desenvolvido nessa fase deve estar fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nas [...]
Aula 05 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Introdução ao RCNEI O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é um documento elaborado que trata do trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas do nosso país. A partir do momento em que a Educação Infantil passou a ser a primeira etapa da educação básica, esse [...]
Aula 06 – Planejamento Pedagógico e a Organização das Atividades
Planejamento Pedagógico e a Organização das Atividades A Prática Pedagógica na Educação Infantil As práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil visam estimular a valorização dos saberes infantis. Esses saberes no processo ensino-aprendizagem devem ser vistos em conjunto no trabalho escolar, envolvendo equipe pedagógica e professores. Essa prática pedagógica tem como finalidade abranger práticas [...]
Aula 07 – A Formação do Professor de Educação Infantil
A Formação do Professor de Educação Infantil Aspectos Legais na Formação do Professor de Educação Infantil Nos últimos anos, intensificou-se o debate sobre a formação de professores da Educação Infantil, especialmente em nível superior. Esse debate alcançou proporções maiores a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - [...]
Aula 08 – Formação Integral do Aluno de Educação Infantil: Família - Escola - Sociedade
Formação Integral do Aluno de Educação Infantil: Família - Escola - Sociedade Tríade: Família-Escola-Sociedade na Educação Infantil Refletir sobre a Educação Infantil e o que ela significa na sociedade atual, faz parte da preocupação do professor e da escola no geral. Isso porque a sociedade, assim como a família, passou por transformações e [...]