CURSO ONLINE:
Teorias e o Processo de Aprendizagem

 

Teorias e o Processo de Aprendizagem

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Aprendizagem e o Processo de Aprender

  A Aprendizagem e o Processo de Aprender   Pretendemos apresentar alguns pontos interessantes sobre o processo de aprender, procurando introduzir os conceitos e teorias da aprendizagem. São muitas as questões em torno da aprendizagem e também as dificuldades encontradas pelos profissionais dessa área. A cada dia vemos surgir novas hipóteses e novos conceitos que [...]

Aula 02 - As Políticas Educacionais e as Práticas Pedagógicas

  As Políticas Educacionais e as Práticas Pedagógicas Liberais   Neste capítulo, será abordado o desenvolvimento das práticas pedagógicas que estiveram presentes nas escolas brasileiras e que ainda hoje exercem grande influência sobre o trabalho dos nossos professores. Para tanto, exploraremos os conhecimentos produzidos por outra área de grande importância para qualquer disciplina: a História. [...]

Aula 03 - A Escola e as Práticas Pedagógicas Renovadas

  A Escola e as Práticas Pedagógicas Renovadas   A transição de um modelo tradicional para um modelo renovado de Educação Quando nos referimos ao modelo renovado de educação, a primeira  questão que se coloca é: por que esse modelo pedagógico é chamado de renovado? Para responder a essa questão, precisamos resgatar a ideia da [...]

Aula 04 - A Escola e as Práticas Pedagógicas Progressistas

  A Escola e as Práticas Pedagógicas Progressistas   Práticas progressistas A pedagogia progressista surgiu em oposição à pedagogia liberal, tendo como seu principal objetivo os interesses da maioria da população, partindo de uma análise crítica da sociedade capitalista. Para a pedagogia progressista, a educação não é neutra e os problemas educacionais são os reflexos [...]

Aula 05 - A Teoria de Jean Piaget

  A Teoria de Jean Piaget   História pessoal Jean Piaget nasceu em Neuchatel, Suíça, em 1896. Formou-se em Biologia pela Universidade de Neuchatel e lançou seu primeiro livro, A Linguagem e o Pensamento da Criança, em 1923. Em 1925 começou a lecionar Psicologia, História da Ciência e Sociologia. O fato de ter se formado [...]

Aula 06 - O Desenvolvimento Social e a Construção do Juízo Moral

  O Desenvolvimento Social e a Construção do Juízo Moral   O desenvolvimento social da criança Talvez a discussão mais difícil realizada por Piaget esteja presente justamente em seus escritos sobre a moral infantil. E isso ocorre por dois motivos: o primeiro, pelo fato de o próprio Piaget ter trabalhado, no conjunto de sua obra, [...]

Aula 07 - A Teoria Sócio-Histórico-Cultural do Desenvolvimento

  A Teoria Sócio-Histórico-Cultural do Desenvolvimento     História pessoal de Lev Vygotsky Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, próxima a Minsk, capital de Bielarus, país da hoje extinta União Soviética, em 17 de novembro de 1896. Conviveu no seio de uma família judaica de posses, o que lhe permitiu uma excelente formação [...]

Aula 08 - A Teoria de Vygotsky Pensamento e Linguagem

  A Teoria de Vygotsky: Pensamento e Linguagem   A importância do estudo das ideias de Vygotsky Compreendemos que o aprendizado de modo geral e o aprendizado escolar em particular não só possibilitam como orientam e estimulam o processo de desenvolvimento. Um processo que envolve, ao mesmo tempo, quem ensina e quem aprende não se [...]

Aula 09 - Teoria de Henri Wallon

  A Teoria de Henri Wallon   História pessoal Henri Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em Medicina e Psicologia e também em Filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais [...]

Aula 10 - A Teoria de Henri Wallon Emoção, Movimento e Cognição

  A Teoria de Henri Wallon: Emoção, Movimento e Cognição   O papel do movimento na aprendizagem A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, o que equivale a dar ao indivíduo a possibilidade de dominar seu corpo, de economizar sua energia, de pensar seus gestos a fim de aumentar-lhes a eficácia [...]

Aula 11 - Emília Ferreiro e a Psicogênese da Língua Escrita

  Emília Ferreiro e a Psicogênese da Língua Escrita   História pessoal Emília Ferreiro nasceu na Argentina, onde se formou em Psicologia, e desenvolveu seus estudos sobre linguagem, doutorando-se na Universidade de Genebra sob a orientação de Jean Piaget. Em sua tese, propôs um novo olhar sobre a alfabetização baseada no que chamou de psicogênese [...]

Aula 12 - A Aprendizagem Segundo o Método Montessoriano

  A Aprendizagem Segundo o Método Montessoriano   História pessoal Maria Montessori nasceu em Chiaravelle, na Itália, em 31 de agosto 1870. Passou sua infância em Roma, onde mais tarde veio a estudar Medicina por autorização do papa Leão XIII, sendo a primeira mulher italiana a frequentar a universidade. Seus estudos giraram em torno dos [...]

Aula 13 - Cèlestin Freinet e o Método Natural

Célestin Freinet e o Método Natural   História pessoal Célestin Freinet nasceu em 1896, na vila de Gars, nos Alpes Franceses. Sua infância foi simples, no meio rural, onde teve a oportunidade de conhecer e experimentar a produção artesanal de insumos, bem como a oportunidade de conviver com camponeses e seus valores. Tais condições de [...]

Aula 14 - Pedagogia Libertadora de Paulo Freire

  A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire   História pessoal Paulo Freire nasceu Paulo Reglus Neves Freire, em Pernambuco, em 1921. Filho de pais pobres experimentou, no seio das classes populares,  as dificuldades comuns num país marcado por extremas desigualdades como o Brasil. Após ter trabalhado no Serviço Social da Indústria (Sesi), alçou seus primeiros [...]

Aula 15 - Madalena Freire e a Aprendizagem Profissional

  Madalena Freire e a Aprendizagem Profissional   História pessoal Madalena Freire é filha de Paulo Freire e sofreu grande influência de seu pai e seus escritos na constituição de sua própria teoria pedagógica. Assim, como pedagoga, desenvolveu uma proposta preocupada principalmente com a Educação Infantil. Com uma sólida formação acadêmica, Madalena Freire escreveu vários [...]

Aula 16 - Bruner e a Aprendizagem em Espiral

Bruner e a Aprendizagem em Espiral   História pessoal Jerome Bruner nasceu em 1915, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Como psicólogo, interessou-se por estudar os processos de desenvolvimento da cognição humana. Como cognitivista, entende a aprendizagem como um processo de reorganização das estruturas internas da mente. Suas considerações sobre a aprendizagem passam [...]

Aula 17 - Ausubel e a Aprendizagem Significativa

Ausubel e a Aprendizagem Significativa     Histórico de Ausubel David Ausubel, psicólogo cognitivista, desenvolveu sua teoria buscando compreender os processos de aprendizagem. Para ele, a aprendizagem estava subordinada a um esforço do aprendiz em ligar seus novos conhecimentos aos seus conhecimentos anteriores. Em seus estudos, procurou demonstrar que o desenvolvimento da inteligência está diretamente [...]

Aula 18 - Howard Gardner e a Teoria das Múltiplas Inteligências

  Howard Gardner e a Teoria das Múltiplas Inteligências   História pessoal Howard Gardner é psicólogo e atua na área de desenvolvimento humano. Em seus estudos, propôs uma teoria a respeito da natureza da inteligência humana, que vai contra algumas concepções que pensam a inteligência como algo que pode ser mensurado, medido através de testes [...]

Aula 19 - Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências

  Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências   História pessoal Philippe Perrenoud nasceu na Suíça e formou-se em Ciências Sociais. Como sociólogo, tornou-se uma grande referência no campo da Educação com seus trabalhos desenvolvidos em torno das competências dos educandos. No Brasil, alcança vários professores com suas ideias inovadoras sobre a formação de professores [...]

Aula 20 - Teorias da Aprendizagem e a Formação de Professores

Teorias da Aprendizagem e a Formação de Professores   Os cursos de formação de professores: breve contextualização De acordo com a legislação vigente, estão habilitados para atuar como professores da Educação Básica, os concluintes do Ensino Médio (Curso Normal e Médio Profissionalizante) para atender à Educação Infantil e às quatro séries iniciais do Ensino Fundamental, [...]

Aula 21 - Didática Base da Aprendizagem ou Método Ultrapassado

  Didática: Base da Aprendizagem ou Método Ultrapassado?   Compreendendo a didática De uma maneira geral, podemos dizer que a didática, como um dos ramos de estudo da Pedagogia, volta-se para a questão dos processos de ensino-aprendizagem, podendo ser compreendida a partir de uma visão técnica ou a partir de uma visão humanista desses processos. [...]

Aula 22 - A Formação do Professor e a Prática Pedagógica

  A Formação do Professor e a Prática Pedagógica   Contextualizando a formação do professor Atualmente, diante dos problemas da prática docente, não cabe mais  o isolamento do professor em sala de aula, pois ele precisa compartilhar, junto com os seus alunos e demais colegas, soluções de questões comuns para resolver as necessidades de sua [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: