CURSO ONLINE:
Avaliação: Um Compromisso com a Aprendizagem

 

Avaliação: Um Compromisso com a Aprendizagem

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Avaliação e Ética

Avaliação e Ética     Avaliação é um termo que circula entre as relações sociais em que estamos inseridos  de maneira contínua e frequente, portanto a compreensão etimológica se torna imprescindível para que possamos reverberar na concretização dos objetivos educacionais para uma boa educação. Nessa via de raciocínio, este capítulo aborda algumas reflexões acerca do [...]

Aula 02 – Trajetória da Avaliação Educacional e da Aprendizagem

Trajetória da Avaliação Educacional e da Aprendizagem   Aprofundar os conceitos sobre avaliação na sua trajetória histórica se faz tão necessário quanto entender os paradigmas educacionais ao longo do tempo da educação brasileira. Assim, busca-se, com este capítulo, fazer um percurso histórico desde a origem primitiva da avaliação, a qual surge com a civilização humana, [...]

Aula 03 – As Políticas Públicas de Avaliação

As Políticas Públicas de Avaliação   Compreender a legitimação dos sistemas de avaliação escolar para a educação básica é imprescindível à prática docente, visto que é o que sustenta e assegura o trabalho do professor e garante o direito do aluno. Porém, mais do que compreender essa legitimidade, é necessário estar atento às questões que [...]

Aula 04 – Avaliação da Educação Básica e da Educação Superior

Avaliação da Educação Básica e da Educação Superior   A avaliação no Brasil vem sendo remodelada a fim de criar referenciais nacionais de qualidade desde a primeira etapa da educação básica, ou seja, da educação infantil até o ensino superior. Vem construindo diferentes modelos e sistemas de avaliação em um plano único que abrange todas [...]

Aula 05 – Avaliação como Estratégia de Gestão Educacional

  Avaliação como Estratégia de Gestão Educacional   Compreender o processo de avaliação como indissociável das atribuições da gestão democrática é compreender a responsabilidade circunscrita nas tomadas de decisões. Desse modo, a ação avaliativa se configura como um importante instrumento de gestão. Além disso, ela contempla de maneira positiva as concepções previstas e descritas no [...]

Aula 06 – A Interdependência entre a Avaliação, o Currículo e a Escola

  Interdependência entre a Avaliação, o Currículo e a Escola   O currículo, ao longo da história da educação brasileira, foi se constituindo e se reestruturando de acordo com os novos conceitos de educação, acompanhando uma nova concepção de escola, de sociedade e de homem. Sendo assim, entender o que está previsto na legislação brasileira, [...]

Aula 07 – Avaliação da Aprendizagem Fundamentos Teóricos e Metodológicos

Avaliação da Aprendizagem Fundamentos Teóricos e Metodológicos   A avaliação da aprendizagem escolar é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, indissociável à formação docente, pois deve ininterruptamente ser contemplada de maneira reflexiva e promover mudança sobre a atuação do professor. Por isso, esclarecer suas etapas e entender sua concepção diagnóstica, formativa e somativa significa [...]

Aula 08 – Avaliação da Aprendizagem Metodologias, Técnicas e Instrumentos

Avaliação da Aprendizagem Metodologias, Técnicas e Instrumentos     A educação é a forma de oportunizar ao homem sua constituição como sujeito histórico. Diante disso, a avaliação deve reforçar essa concepção estabelecida pela escola. Portanto, determinar formas de registro, bem como atribuir valor ao aprendizado dos alunos, faz com que a escola reforce ou negue [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: