CURSO ONLINE:
Conceitos e Práticas da Alfabetização Infantil

 

Conceitos e Práticas da Alfabetização Infantil

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Concepções de Linguagem

Concepções de Linguagem   O que é a linguagem? Conforme as pessoas crescem, elas passam, de uma maneira geral, a falar e a escrever sem se indagarem acerca do que a linguagem significa. Se uma reflexão mais sistemática em torno dessa questão não é pré-requisito para que as pessoas adquiram a fala e a escrita, [...]

Aula 02 – Teorias de Aquisição da Linguagem I

Teorias de Aquisição da Linguagem I     Como se adquire a linguagem? As diferentes concepções de linguagem, bem como as diferentes concepções acerca dos aspectos relativos às dimensões política, cultural e de poder que a constituem, são questões da maior importância, já que, dependendo de qual seja a nossa concepção em relação a elas, [...]

Aula 03 – Linguagem, Cultura e Poder

Linguagem, Cultura e Poder   De que forma dimensões culturais e políticas constituem a linguagem? A forma mais visível de desigualdade é a material, aquela que opõe pobreza e riqueza. No entanto, essa não é a única forma de desigualdade existente. Há muitas outras não tão visíveis, mas nem por isso menos reais. As questões [...]

Aula 04 – Aquisição da Linguagem Oral

Aquisição da Linguagem Oral     Nesta aula discutiremos, de modo mais aprofundado, como a linguagem oral é desenvolvida, para então encaminharmos nossa análise para possíveis problemas que podem ocorrer ao longo desse processo. É importante deixar claro que nossa posição está assentada nos estudos sociointeracionistas, uma vez que concebemos a linguagem enquanto processo de [...]

Aula 05 – Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Oral

Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Oral     Como lidar com as regularidades e particularidades que caracterizam crianças que encontram dificuldades no desenvolvimento da linguagem oral? Nesta aula, passaremos à apresentação e à discussão de possíveis problemas que podem ocorrer nos processos de aquisição da linguagem oral. Apresentaremos aspectos que caracterizam quadros denominados como: [...]

Aula 06 – Aquisição da Linguagem Escrita: Autoria e Reescrita

Aquisição da Linguagem Escrita: Autoria e Reescrita     Como experiências de leitura e escrita vivenciadas pelo adulto e pela criança interferem no processo de aquisição da linguagem escrita por parte da criança? A criança sabe sobre a escrita antes de saber ler e escrever, e esse saber primeiro é parte de um processo que [...]

Aula 07 – Aquisição da Linguagem Escrita as Relações entre a Oralidade e a Escrita

Aquisição da Linguagem Escrita as Relações entre a Oralidade e a Escrita     Quais são as relações estabelecidas entre a oralidade e a escrita e como essas relações interferem no processo de aquisição da leitura e escrita? O domínio da escrita por parte da criança pressupõe, entre outras coisas, a incorporação das semelhanças e [...]

Aula 08 – Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Escrita: Aspectos Formais

Problemas Relativos à Aquisição da Linguagem Escrita: Aspectos Formais     Como são constituídos os problemas de escrita que incidem sobre seus aspectos formais? Nesta aula, teremos como foco de análise problemas pertinentes à aquisição da escrita, iniciando com aqueles que incidem sobre seus aspectos formais e, posteriormente, abordando os aspectos estruturais e semânticos. Entre os [...]

Aula 09 – Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Escrita: Aspectos Semânticos e Estruturais

Problemas Relativos à Aquisicão da Linguagem Escrita: Aspectos Semânticos e Estruturais     Como são constituídos os problemas de escrita e leitura relativos aos aspectos semânticos e estruturais? Dentre as principais dificuldades de leitura e escrita, apresentadas por parcela significativa da população brasileira, encontram-se limitações relacionadas às possibilidades de produção e apreensão dos sentidos veiculados [...]

Aula 10 – Gêneros de Discurso

  Gêneros de Discurso     O que são os gêneros discursivos? O que falamos e escrevemos não são letras, sons, palavras ou frases. Nossos enunciados, por explicitarem opiniões, desejos, necessidades e informações, só se justificam e se tornam efetivos na medida em que apresentam significados que possam ser compartilhados. Tal ideia, assentada numa perspectiva [...]

Aula 11 – Os Gêneros de Discurso no Ensino

Os Gêneros de Discurso no Ensino     Como a noção de gêneros do discurso pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem? Antes de avançarmos nessa questão, é bom que se esclareçam certos equívocos que a diferença entre gêneros primário e secundário pode gerar. O primeiro deles, é o que separa os gêneros primário e secundário [...]

Aula 12 – Linguagem e Fracasso Escolar

Linguagem e Fracasso Escolar     De que forma questões relativas ao domínio da linguagem interferem no fracasso escolar? Inicialmente, é importante ressaltar que o processo de escolarização é determinante na formação e veiculação de hábitos, valores e costumes, exercendo papel de destaque na vida das pessoas. Além de tal reconhecimento, é fundamental considerar que [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: