CURSO ONLINE:
Construção do Conhecimento na Educação Básica

 

Construção do Conhecimento na Educação Básica

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Fundamentos filosóficos e Pedagógicos do Ensino Médio

  Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade análise introdutória O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, por exemplo, [...]

Aula 02 – Ética da Identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 03 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 04 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de [...]

Aula 05 - Organização Curricular a quem Serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no mundo [...]

Aula 06 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de re- modelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)  cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer do Conselho [...]

Aula 07 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. Jaspers argumenta [...]

Aula 08 – Natureza em Transformação

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar Da história do conhecimento científico A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta pela aristocracia [...]

Aula 09 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 10 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta O tema deste trabalho  Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua estruturação, legislação, financiamento [...]

Aula 11 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto na [...]

Aula 12 – Desenvolvendo Competências

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo aluno. [...]

Aula 13 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos. A dignidade da [...]

Aula 14 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II     A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 15 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca da [...]

Aula 16 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II Projeto temático – a cidade Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento sob perspectivas [...]

Aula 17 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 18 – Natureza em Transformação II

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências O conhecimento matemático Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto educadores. Alcançar [...]

Aula 19 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica Da prática atual Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas estratégias utilizadas [...]

Aula 20 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos com [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: