CURSO ONLINE:
Educação Especial na Educação Infantil

 

Educação Especial na Educação Infantil

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola   O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor [...]

Aula 02 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem nas Práticas Educativas     Neste capítulo, pretendemos discutir as teorias de aprendizagem de Rogers, Bruner e Ausubel. Nossa escolha por essas três abordagens está relacionada às valiosas contribuições dessas teorias para ensino e aprendizagem escolar. Outro motivo que reforça nossa escolha é o de [...]

Aula 03 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na sala de Aula

  Aprendizagem Escolar – A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres. Sigmund Freud   Escola, lugar de [...]

Aula 04 - Os Fundamentos do Currículo

  Os Fundamentos do Currículo – Desenvolvimento, Cultura, Escolarização e Educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades. [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter [...]

Aula 05 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

Conceito de Currículo e Considerações Gerais   Irene Carmen Piconi Prestes Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso [...]

Aula 06 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

  A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo   Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 07 - A diversidade e o Currículo da Exclusão à Inclusão

  A Diversidade e o Currículo da Exclusão à Inclusão   Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos quais [...]

Aula 08 - A Função e a Formação de Professores na Escola Inclusiva

  A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva   Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves  As transformações de ordem política, social e econômica da sociedade [...]

Aula 09 - Uma Estrategia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades Idependentes uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas do [...]

Aula 10 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação Diferenciada   A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada aluno em função dos seus próprios objetivos.  No capítulo anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo raciocínio, pretendemos aqui, abordar [...]

Aula 11 - Pai, Professores e Alunos Parceiros no Processo de Inclusivo

  Pais, Professores e Alunos, Parceiros no Processo Inclusivo   Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz  suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se amplia [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: