CURSO ONLINE:
Comunicação Empresarial

 

Comunicação Empresarial

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – O que é Comunicação Empresarial?

  O que é Comunicação Empresarial?     Empresas são organismos vivos, muitas vezes estruturas de alta complexidade, que chegam a envolver milhares de colaboradores, os quais, por sua vez, interagem direta e indiretamente com milhões de pessoas em um só país, ou em dezenas de países ao redor do mundo. Independentemente do porte de [...]

Aula 02– Comunicação Empresarial Natureza, Abrangência, Função

Comunicação Empresarial Natureza, Abrangência, Função   Comecemos por esmiuçar alguns preceitos da Escola de Palo Alto, uma das vertentes da teoria da comunicação. Trata-se de uma corrente interacionista, pertencente ao paradigma pragmático-funcionalista, na qual é “impossível não comunicar”, isto é, toda interação tem valor de mensagem, porque o comportamento humano, como um todo, é a [...]

Aula 03 – Comunicação Empresarial como Ferramenta Estratégica de Gestão

Comunicação Empresarial como Ferramenta Estratégica de Gestão   Vamos admitir que o comunicador seja mesmo um “designer dos sistemas de integração” da empresa com seus diversos públicos. Por analogia, na área de design, o designer de interação é o especialista em artefatos interativos como sites, games, softwares, entre outros baseados na interação homem-máquina. Esse profissional [...]

Aula 04 – Identidade, Imagem e Reputação Organizacional

Identidade, Imagem e Reputação Organizacional   Um tema central na vida de qualquer pessoa é o da construção da sua Identidade. O conceito evoca outro, o de indivíduo, e com este a dimensão daquilo que é indivisível e, portanto, único. A noção de identidade sempre é associada à ideia de padrão, pensado como um conjunto [...]

Aula 05 – Comunicação Interna

Comunicação Interna     5.1  Cultura organizacional, diálogo e engajamento A primeira grande questão sobre comunicação interna é identificar, com rigor estratégico, o público envolvido no processo comunicativo. Ninguém terá dificuldade em apontar os funcionários como o principal público dessa subárea da comunicação empresarial, incluindo-se nesse grupo os estagiários, trainees e terceirizados, mas nem sempre [...]

Aula 06 – Comunicação de Marketing, Propaganda Institucional e Corporativa

Comunicação de Marketing, Propaganda Institucional e Corporativa     Duas visões que revelam uma posição radical sobre o papel social da empresa  e tanto mais quando se nota a data em que a primeira fora compartilhada  são citadas por Cândido Teobaldo de Souza Andrade em um dos seus mais conhecidos livros: Curso de relações públicas: [...]

Aula 07 – Ética, relacionamento com Clientes e outros públicos

Ética, relacionamento com Clientes e outros públicos   7.1  Comunicação empresarial na sociedade da informação Um retorno às origens do conceito de sociedade da informação leva-nos ao ano de 1973, quando Daniel Bell1, sociólogo estadunidense, cunha a expressão em seu livro Sociedade pós-industrial. Esse conceito é contemporâneo das reflexões em torno do fim das ideologias, [...]

Aula 08 – Fundamentos da Comunicação Interpessoal

Fundamentos da Comunicação Interpessoal   Há uma famosa frase do filósofo Ortega y Gasset com a qual desejamos abrir este capítulo: “eu sou eu e a minha circunstância e se não salvo a ela não salvo também a mim”. O autor de Meditações do Quixote (1967) refere-se ao entorno do “eu” como um conjunto de [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: