CURSO ONLINE:
Gestão da Qualidade e Produtividade na Logística

 

Gestão da Qualidade e Produtividade na Logística

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Histórico da Qualidade

Histórico da Qualidade   Introdução à gestão da qualidade A qualidade, nos dias atuais, deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma ferramenta de sobrevivência organizacional, a qual as empresas necessariamente têm que desenvolver sob pena de não continuarem a existir. Vários são os fatores que levaram a esse cenário: aumento da [...]

Aula 02 – Fundamentos da Qualidade

Fundamentos da Qualidade     Abordagens da qualidade Definir qualidade não é uma tarefa fácil. Ao perguntar a duas pessoas o que é qualidade em termos precisos, muito provavelmente obter-se-á duas respostas distintas. Isso acontece porque a qualidade pode ser entendida por pontos de vista diferentes. Alguns a veem como algo matemático e preciso e [...]

Aula 03 – Qualidade em Serviços

Qualidade em Serviços       Definição de serviços Serviço é definido como a ação de ser útil; ato ou efeito de servir. É também estado de quem se disponibiliza ou atua em benefício de outro (SILVA et al., 2004). A qualidade aplicada ao setor de serviços está relacionada com o fornecimento  do produto “serviço” [...]

Aula 04 – Ferramentas Básicas da Qualidade

Ferramentas Básicas da Qualidade     As ferramentas da qualidade são importantes instrumentos para operacionalizar  a teoria da qualidade. Elas permitem, de forma simples e direta, que se verifique, interprete e solucione problemas da qualidade das mais diversas ordens. Trata-se de elementos largamente utilizados por empresas de todos os portes e de todo o mundo. [...]

Aula 05 – Ferramentas Avançadas da Qualidade

Ferramentas Avançadas da Qualidade     A busca da excelência deve ser uma constante para empresas que desejam manterem-se competitivas em um mercado tão turbulento. As ferramentas avançadas da qualidade, em geral, são utilizadas por empresas que já estão em um estágio desenvolvido na gestão da qualidade. São elas: SERVQUAL, FMEA, QFD, Poka-Yoke e troca [...]

Aula 06 – Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000   A gestão da qualidade é composta por muitos princípios, filosofias e ferramentas e, em geral, os gestores acabam se perdendo no momento de seu desenvolvimento e implantação em meio a tantas possibilidades. A família de normas ISO 9000 foi criada na tentativa de guiar, simplificar e estimular [...]

Aula 07 – Programas Relacionados à Qualidade

Programas Relacionados à Qualidade     A gestão da qualidade foi sendo cada vez mais utilizada por organizações de todo mundo ao longo do tempo. Com esse uso intensivo foram sendo criados diversos programas para complementá-la ou potencializá-la. Nesta aula os principais deles serão apresentados: Programa 5S, Seis Sigma, Balanced Scorecard e Prêmio Nacional da [...]

Aula 08 – Qualidade e as Principais Funções da Organização

Qualidade e as Principais Funções da Organização     As empresas atuam como sistema, ou seja, possuem partes que se interagem e se interdependem e, quando trabalham de forma organizada, possibilitam a conquista de objetivos e resultados mais otimizados. No caso de uma empresa, suas partes são suas principais funções/departamentos: produção, marketing, vendas, recursos humanos, [...]

Aula 09 – Integração de Sistemas Certificáveis de Gestão

Integração de Sistemas Certificáveis de Gestão   Os sistemas de gestão da qualidade certificados segundo a norma ISO 9001 possibilitam o desenvolvimento de grande parte da base necessária para implantação de sistemas de gestão ambiental com base na norma ISO 14001 e sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho segundo a norma OHSAS [...]

Aula 10 – A Logística e a Qualidade

A Logística e a Qualidade     A logística é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo possível. Ela existe para satisfazer as necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. Do ponto de vista estratégico, a logística objetiva a qualidade predefinida [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: