CURSO ONLINE:
Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado

 

Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Pesquisa de Mercado Conceitos e Aplicações

Pesquisa de Mercado Conceitos e Aplicações     Introdução Ter o melhor conhecimento de mercado, entender em profundidade as necessidades e os desejos do consumidor, obter vantagem competitiva sustentável, ter um posicionamento único e exclusivo para produtos e serviços é o melhor dos mundos para qualquer empresa, não é mesmo? Essas questões fervilham nas cabeças [...]

Aula 02 – Pesquisa de Mercado do Problema à Solução

Pesquisa de Mercado do Problema à Solução       Introdução O planejamento de uma pesquisa inicia-se com a definição do problema da pesquisa, à qual segue a definição dos objetivos da pesquisa. Com o briefing elaborado, tem-se condições de escolher o fornecedor externo da pesquisa.   Definição do problema de pesquisa Apesar da relevância [...]

Aula 03 – A Pesquisa Quantitativa Planejamento

A Pesquisa Quantitativa Planejamento     Introdução No contexto das organizações, a pesquisa quantitativa é um instrumento poderoso para retratar determinado cenário de mercado. Lançando mão de métodos estatísticos, ela verifica numericamente hipóteses decorrentes de um dado problema de marketing ou de gestão, a partir de estudos realizados sobre amostras, que representam populações ou universos [...]

Aula 04 – A Pesquisa Quantitativa Plano de Amostragem

A Pesquisa Quantitativa Plano de Amostragem     Introdução A definição de um plano de amostragem correto, consistente e alinhado com os objetivos de pesquisa constitui uma etapa fundamental no processo de pesquisa. A definição inicial do plano de amostragem parte da identificação da população ou universo de interesse para a pesquisa, que é o [...]

Aula 05 – A Pesquisa Quantitativa Procedimentos de Campo

A Pesquisa Quantitativa Procedimentos de Campo     Introdução Os procedimentos de campo comentados neste capítulo servem como parâmetro geral para a maioria dos processos de coleta de dados que envolvam a montagem de equipes de campo. A execução de entrevistas pessoais ou por telefone exigem, geralmente, a participação de entrevistadores cujo trabalho é coordenado [...]

Aula 06 – A Pesquisa Qualitativa Planejamento

A Pesquisa Qualitativa Planejamento       Introdução A pesquisa qualitativa é um estudo não estatístico que identifica e analisa profundamente dados não mensuráveis  sentimentos, sensações, percepções, pensamentos, intenções, comportamentos passados, entendimento de razões, significados e motivações  de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema específico. Segundo McDaniel e Gates (2003, p. [...]

Aula 07 – A Pesquisa Qualitativa Procedimentos de Campo

A Pesquisa Qualitativa Procedimentos de Campo     Introdução Seminik e Bamossy (2002) propõem uma definição curiosa de pesquisa qualitativa segundo a qual seis pessoas sentadas em torno de uma mesa, comendo pizza, é um jantar. Seis pessoas em torno de uma mesa, falando sobre comer pizza, enquanto um pesquisador de mercado observa por um [...]

Aula 08 – Benchmarking como Base para Competição

Benchmarking como Base para Competição     Introdução O benchmarking é um processo positivo e proativo pelo qual as organizações investigam como outras organizações desempenham um dado processo, com o objetivo de aprimorar a sua forma de realizar um processo semelhante. Trata-se, portanto, de perseguir as melhores práticas que levem à superioridade operacional e de [...]

Aula 09 – Benchmarking Desdobramentos

Benchmarking Desdobramentos       Introdução O presente capítulo tem por objetivo esclarecer sobre o quanto a estratégia empresarial pode evoluir a partir do amadurecimento da implementação do benchmarking. Em diversos trechos, a bem da ilustração do conceito, lançaremos mão do caso da Xerox Corporation, que foi uma das primeiras grandes corporações a apostar na [...]

Aula 10 – Inteligência Competitiva Conceitos e Aplicações

Inteligência Competitiva Conceitos e Aplicações       Introdução O mundo está passando por grandes transformações econômicas, políticas, culturais e tecnológicas que carregam consigo uma grande carga de incerteza e complexidade que, se de um lado ensejam ameaças de desaparecimento às organizações que não conseguirem se adaptar, por outro lado, oferecem oportunidades de expansão àquelas [...]

Aula 11 – Inteligência Competitiva o Sistema

Inteligência Competitiva o Sistema     Introdução A implementação de programas de inteligência competitiva sob a forma de sistemas estruturados é fundamental para a obtenção de resultados efetivos e confiáveis que apoiem a tomada de decisão empresarial. Ainda que essa atividade seja adequada a empresas de todos os tamanhos e segmentos, a utilização de metodologias [...]

Aula 12 – Inteligência Competitiva Internacional

Inteligência Competitiva Internacional     Introdução Operar em mercados internacionais é uma decisão muito importante e sensível para a maioria das empresas. As oportunidades que se abrem são diretamente proporcionais aos riscos. Em função disso, estar de posse de dados confiáveis sobre o país em que se quer atuar é tão ou mais importante que [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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