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Licenciatura em Filosofia

 

Licenciatura em Filosofia

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Conteúdo detalhado

Aula 01 - Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores. Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico e [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo. Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida. Neste capítulo [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado. Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica do [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados. Apresentamos neste capítulo a  distinção  conceitual [...]

Aula 08 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos. Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos de [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a escolha [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 14 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 15 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 16 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 17 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 18 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 19 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 20 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 21 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 22 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 23 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 24 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 25 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 26 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 27 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 28 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 29 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 30 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 31 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 32 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 33 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 34 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 35 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 36 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 37 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 38 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte I     Esta parte dos estudos trata dos aspectos conceituais e históricos relacionados aos surdos e à surdez, sendo com- posto de três partes: a primeira está subdividida em terminologias da área da surdez e educação de surdos    e mitos sobre [...]

Aula 39 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte II     Concepções sobre os surdos e a surdez: o modelo clínico-terapêutico e o socioantropológico   A seção anterior teve a intenção de iniciar uma reflexão sobre nossos pontos de vista acerca dos surdos, tomando as terminologias, ou nossa forma de [...]

Aula 40 - Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III

  Aspectos Conceituais e Históricos sobre os Surdos e a Surdez - Parte III     Aspectos históricos da educação dos surdos   Nesta aula, retomaremos os diversos momentos históricos que marcaram o processo educacional dos surdos, as concepções que as motivaram e as políticas linguísticas criadas ao longo do tempo.   Para iniciar, vamos [...]

Aula 41 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte I     O reconhecimento de que a experiência visual é a principal forma de produção e apropriação de conhecimento pelos surdos traz mudanças positivas de concepções relacionadas ao reconhecimento da língua de sinais como o produto cultural mais representativo das comunidades [...]

Aula 42 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte II     Libras na Legislação   Como já vimos anteriormente, a década de 1990 passou a ser a era dos direitos de grupos vulneráveis, como dos surdos e de pessoas com deficiências, em razão do movimento mundial pela educação inclusiva.   [...]

Aula 43 - Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III

  Políticas Educacionais para Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - Parte III     Educação Bilíngue para Surdos   Sabemos que as crianças surdas têm direito à aquisição da Língua Brasileira de Sinais como língua materna desde a educação infantil, além de aprender a ler e escrever em língua portuguesa, como segunda língua. [...]

Aula 44 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte I     O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas [...]

Aula 45 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte II     Alfabeto manual como recurso expressivo em Libras     Um dos mais importantes recursos da comunicação visual é o alfabeto manual ou alfabeto datilológico. É importante verificar atentamente os detalhes na configuração de mão de cada uma das letras do alfabeto, pois algumas [...]

Aula 46 - Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III

  Aspectos Introdutórios das Línguas de Sinais - Parte III     Numerais cardinais, ordinais e quantidades     As formas de representação dos números em Libras constituem um tema aparentemente simples, mas muito importante. Vamos aprender a representação dos numerais cardinais e ordinais, de 0 a 10, além das quantidades, que apresentam diferenças na [...]

Aula 47 - A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte I

  A comunicação visual e a Libras como língua natural     A linguagem verbal é utilizada pelos seres humanos organizados em comunidades de fala ou grupos sociais; é um complexo sistema de comunicação simbólica, que origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de geração para geração. Por meio das línguas humanas, a transmissão [...]

Aula 48 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte II

  A comunicação visual e a Libras como língua natural - Parte II     Nome visual em Libras     Um fato muito importante para a comunidade surda será agora apresentado: o batismo visual, que corresponde ao momento em que uma pessoa recebe para si um sinal, ou seja, um nome visual em Libras. [...]

Aula 49 - A Comunicação Visual e a Libras como Língua Natural - Parte III

https://youtu.be/Sglmu7pyokU

Aula 50 - Libras no Cotidiano - Parte I

  Libras no cotidiano - Parte I     Libras no cotidiano   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual [...]

Aula 51 - Libras no cotidiano - Parte II

  Libras no cotidiano - Parte II     Estado civil e relações familiares   Para Hintz (2001), seja da maneira que for, ampliada, nuclear, elementar ou completa, a família foi e seguirá sendo família, desde que suas funções de vínculo matrimonial com o objetivo da satisfação sexual e educação dos filhos continue preservada. A [...]

Aula 52 - Libras no Cotidiano - Parte III

  Libras no Cotidiano - Parte III     Falando sobre mim   Saber descrever a si próprio ou às demais pessoas é fundamental e costuma fazer parte do aprendizado de uma nova língua. Nesta seção, serão apresentados alguns sinais utilizados para descrever características como aparência física, data de nascimento e signo, como forma de [...]

Aula 53 - Libras no Cotidiano - Parte IV

  Libras no Cotidiano - Parte IV     Casa   O direito à moradia é fundamental e está garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); portanto, todas as pessoas devem ou deveriam ter um lar. Em Libras, os conceitos de habitação, moradia e lar, assim como o verbo morar são enunciados pelo mesmo [...]

Aula 54 - Libras no Cotidiano - Parte V

  Libras no cotidiano - Parte V     Alimentação   A alimentação marca presença em nossos lares desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Iniciamos esta seção com uma pergunta simples: qual é o seu prato predileto?   Muitos de nós podemos responder a essa questão sinalizando um [...]

Aula 55 - Fazendo Contato - Parte I

  Fazendo Contato - Parte I     São muito variadas as sensações que nos tomam quando iniciamos o aprendizado de uma língua adicional, distinta da língua materna; entre elas estão o total estranhamento diante de um novo vocabulário e de regras gramaticais muito diferentes e os primeiros contatos reais com os falantes. Em alguns [...]

Aula 56 - Fazendo Contato - Parte II

  Fazendo Contato - Parte II     Estados do tempo   Todos nós já estivemos em situações que exigem traçar comentários a respeito do clima, o qual é geralmente um bom motivo para iniciar uma conversa quando não se tem assunto específico ou quando em contato com desconhecidos, em um ponto de ônibus, em [...]

Aula 57 - Fazendo Contato - Parte III

  Fazendo Contato - Parte III     A iconicidade na Libras   Nesta seção trataremos da importância da iconicidade na sinalização, de modo a evidenciar a semelhança entre a forma dos sinais e os referentes descritos. Em razão da iconicidade, muito presente no sistema linguístico das línguas de sinais, multiplicam-se as crenças de que [...]

Aula 58 - Calendário e Datas Festivas - Parte I

  Calendário e Datas Festivas - Parte I     Calendário e datas festivas   Neste capítulo trataremos de temas que envolvem vocabulário e expressões cotidianas relacionadas a noções temporais e espaciais em Libras, com destaque às datas comemorativas.   Como sabemos, a Libras é uma língua de modalidade visual-espacial, o que significa dizer que [...]

Aula 59 - Calendário e Datas Festivas - Parte II

  Calendário e Datas Festivas - Parte II     Datas Festivas     A comemoração das datas festivas faz parte da cultura de um país. Vamos conhecer agora os sinais das mais importantes datas em cada um dos meses que aprendemos na seção anterior. Além disso, vamos aprender sinais de expressões e elementos relacionados [...]

Aula 60 - Profissões e Celebridades - Parte I

  Profissões e Celebridades - Parte I     Profissões e celebridades     Como observamos nos estudos da Libras até aqui, o principal desafio para o aprendizado dessa língua diz respeito à diferença de modalidade em relação à língua portuguesa, pois, enquanto nesta a organização está baseada em um sistema oral-auditivo, em que fonemas [...]

Aula 61 - Profissões e Celebridades - Parte II

  Profissões e Celebridades - Parte II     Personalidades e Celebridades     Como já conhecemos algumas profissões, nesta seção aprenderemos os sinais correspondentes a personalidades de destaque em suas áreas de atuação. Eles referem-se a pessoas que trouxeram contribuições ao mundo contemporâneo e que, por serem grandes ícones, receberam da comunidade surda um [...]

Aula 62 - Um passeio pelo Mundo

  Um passeio pelo Mundo     Neste capítulo, vamos ampliar nossos horizontes e realizar um passeio pelo mundo, conhecendo sinais que fazem referência a outras nações e culturas.   O desafio de aprender uma nova língua envolve também a necessidade de conhecer aspectos culturais dos falantes dessa língua, não apenas seu idioma. Como já [...]

Aula 63 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte I

  Regiões do Brasil e aspectos culturais - Parte I   Regiões do Brasil e aspectos culturais   No último capítulo desta obra, realizamos uma incursão pelo Brasil, conhecendo suas regiões e alguns aspectos culturais relacionados a elas. Pela dimensão continental que nosso país possui, a diversidade de tradições e costumes apresenta-se como elemento marcante [...]

Aula 64 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte II     Região Nordeste     A região Nordeste é formada por nove estados. Veja como eles são sinalizados, bem como ficam suas respectivas capitais:     O Nordeste tem muitos contrastes geográficos, pois apresenta vários tipos de vegetação, como a Mata Atlântica – próxima [...]

Aula 65 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte III     Região Centro-Oeste     Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm como sinal uma referência à cultura indígena, que remete aos ornamentos utilizados pelos índios na cabeça. Os sinais são similares, com a diferença da inclusão da letra “S” [...]

Aula 66 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte IV      Região Sudeste     Dos quatro estados e capitais da região Sudeste, não há mudança na forma de sinalização de estado e capital para São Paulo e Rio de Janeiro:     Minas Gerais recebe esse nome devido às pedras e aos metais [...]

Aula 67 - Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V

  Regiões do Brasil e Aspectos Culturais - Parte V     Região Sul     Vamos concluir nossa viagem pelo Brasil apresentando os três estados e capitais da região Sul:     Curitiba é reconhecida nacionalmente por ser uma cidade com belos parques e praças, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. [...]

Aula 68 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 69 - Refletindo o Cotidiano Escolar

  Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica [...]

Aula 70 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 71 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na Sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula       [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud   Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 72 - Diferentes Enfoques para Compreender o Processo de Ensino na Escola

  Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar [...]

Aula 73 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 74 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 75 - Contribuições da Psicologia ao Curriculo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 76 - Novas Possibilidades na Busca da Constituição do Conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 77 - Os Conteúdos do Ensino

Os conteúdos do ensino – o que são?     A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 78 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar [...]

Aula 79 - Diversidade e o Currículo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 80 - A Elaboração do Projeto Pedagógico na Escola

A elaboração do projeto pedagógico na escola     Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 81 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 82 - As Contribuições dos PCNS na Elaboração do Projeto Politico Pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 83 - A Interdisciplinaridade das Áreas do Conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento     As disciplinas escolares e a organização dos saberes    O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um [...]

Aula 84 - A Interação Professor Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 85 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 86 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 87 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 88 - Entendendo a Adaptação Escolar

  Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. [...]

Aula 89 - Adaptações Curriculares como Operacionalizá-las

  Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para [...]

Aula 90 - Avaliação concepções teóricas

Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia que [...]

Aula 91 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 92 - Pais, Professores e Alunos lic filosofia

  Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz [...]

Aula 93 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática lic filosofia

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 94 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente lic filosofia

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 95 - Tendências Pedagógicas I lic filosofia

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 96 - Tendências pedagógicas II lic filosofia

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 97 - A função social da escola e dos professores LIC FILOSOFIA

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 98 - Planejamento lic filosofia

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 99 - Planejamento II lic filosofia

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 100 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos lic filosofia

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 101 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos lic filosofia

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 102 - Estudos Culturais, Currículo e Educação lic filosofia

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 103 - Projetos de trabalho na educação infantil lic filosofia

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 104 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais lic filosofia

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 105 - Avaliação - Perspectivas atuais lic filosofia

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 106 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios lic filosofia

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 107 - Tecnologias da informação e práticas educativas lic filosofia

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 108 - Fundamentos filosóficos e Pedagógicos do Ensino Médio lic filosofia

  Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade análise introdutória O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, por exemplo, [...]

Aula 109 – Ética da Identidade lic filosofia

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 110 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização lic filosofia

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 111 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica lic filosofia

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de [...]

Aula 112 - Organização Curricular a quem Serve a Escola? lic filosofia

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no mundo [...]

Aula 113 – Linguagens e suas Representações lic filosofia

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de re- modelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)  cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer do Conselho [...]

Aula 114 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão lic filosofia

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. Jaspers argumenta [...]

Aula 115 – Natureza em Transformação lic filosofia

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar Da história do conhecimento científico A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta pela aristocracia [...]

Aula 116 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza lic filosofia

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 117 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta O tema deste trabalho  Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua estruturação, legislação, financiamento [...]

Aula 118 – A Linguagem e o Ser lic filosofia

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto na [...]

Aula 119 – Desenvolvendo Competências lic filosofia

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo aluno. [...]

Aula 120 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem lic filosofia

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos. A dignidade da [...]

Aula 121 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II lic filosofia

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II     A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 122 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares lic filosofia

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca da [...]

Aula 124 – Avaliação - Processo Dialético de Superação lic filosofia

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 125 – Natureza em Transformação II lic filosofia

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências O conhecimento matemático Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto educadores. Alcançar [...]

Aula 126 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram lic filosofia

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica Da prática atual Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas estratégias utilizadas [...]

Aula 127 – Avaliação Ação para a Cidadania lic filosofia

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos com [...]

Aula 123 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II Projeto temático – a cidade Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento sob perspectivas [...]

Aula 128 - Pensar, ler, ensinar de quantos verbos se faz a Filosofia lic filosofia

Pensar, ler, ensinar: de quantos verbos se faz a Filosofia? De como o ensino de Filosofia deve ser considerado um problema filosófico O principal desafio do ensino de Filosofia é que ele seja tratado como um tema filosófico. Se, quando falamos em Filosofia, incorremos logo no velho problema que diz respeito à sua definição, quando [...]

Aula 129 - Dialogar a didática socrática lic filosofia

Dialogar: a didática socrática Enciclopedismo e reflexão no ensino de Filosofia Depois de algumas décadas de ausência quase absoluta, a Filosofia retornou como disciplina obrigatória ao Ensino Médio. Essa volta demanda uma reflexão urgente sobre os mais variados aspectos que cercam o ensino de Filosofia, já que a ausência forçada dos currículos escolares não foi [...]

Aula 130 - Conviver, disputar, jogar lic filosofia

Conviver, disputar, jogar Na sua preciosa obra sobre os filósofos da Antiguidade, escrita no século III da nossa era, Diôgenes Laêrtios, já no proêmio do Livro I, orga- niza os pensadores em escolas, a começar pela nomeação dos chamados sete sábios da Grécia, entre os quais estaria Tales de Mileto, fundador da escola jônica. Começa [...]

Aula 131 - Descartes duvidar, pensar, apreender lic filosofia

Duvidar, pensar: a didática cartesiana Do ensino dos livros à descoberta do pensamento Quando completou a primeira década de vida, em 1606, René Descartes (1596-1650) foi estudar no colégio jesuíta de La Flèche e lá permaneceu por cerca de nove anos.1 Esse período foi determinante na formação do seu pensamento. A discussão crítica acerca da [...]

Aula 132 - O ensino de Filosofia e a História da Filosofia lic filosofia

O ensino de Filosofia e a História da Filosofia A História da Filosofia não é apenas mais uma disciplina destinada a complementar as grades curriculares no ensino de Filosofia; muito além  de cumprir um papel auxiliar, ela se constituiu, fundamentalmente, desde a Filosofia hegeliana no século XIX, no núcleo central a partir do qual todo [...]

Aula 133 - O desafio da didática a reflexão sobre o ensino de Filosofia lic filosofia

Ensinar e aprender: o desafio da didática  A escola como lugar do ensino Vigente como obrigatória desde o século XVIII, aquele que foi o século das luzes, ou seja, do esclarecimento advindo do exercício racional que passara por uma crítica quanto ao seu alcance, a sala de aula como a conhecemos hoje é uma invenção [...]

Aula 134 - Elucidar o conteúdo da Filosofia lic filosofia

Elucidar: o conteúdo da Filosofia O grande objetivo da filosofia poderia facilmente ser formulado nos seguintes termos: entender como as coisas que formam a realidade se constituem e se relacionam entre si. Sabemos que a realidade é formada por “conteúdos” tão diversos como cadeiras e livros, gestos e comportamentos, seres naturais e seres imaginários, direitos [...]

Aula 135 - Ler e interpretar lic filosofia

Ler e interpretar A leitura como iniciação filosófica O texto filosófico é o porto seguro do filosofar, ainda que algumas obras sejam à primeira vista turvas e profundas: ele é a fonte mais fecunda de todo processo de aprendizagem. Portanto, se podemos dizer aos alunos “filosofar é ter pensamentos próprios”, “a verdade está em você, [...]

Aula 136 – Organização Social e dinâmica social lic filosofia

Organização social e dinâmica social   Por mais diferenças que possam existir entre os países, todos partilham processos históricos comuns e contêm importantes  semelhanças em sua existência social. José Luiz dos Santos   Homem e natureza se transformam Nesta aula, que inicia o estudo de Cidadania e Ética, vamos aprofundar nosso conhecimento a respeito da [...]

Aula 137 – Democracia e cidadania

Democracia e cidadania     O Estado tem medo da filosofia em geral. Friedrich Nietzsche      O Estado Atribui-se a Maquiavel a introdução do emprego do termo Estado (stato) e a Bodin, a sua definição jurídica como poder estabelecido por lei; mas tanto a Antropologia como a Sociologia apresentaram um conceito descritivo de Estado, [...]

Aula 138 – A sociedade contra o estado

Vida política e ética   O Homem é uma corda – atada entre o animal e o além do homem – uma corda sobre um abismo. Friedrich Nietzsche   A sociedade contra o Estado Nesta aula estudaremos as duas grandes respostas sociais ao poder: a resposta despótica e a política. Em ambas, a sociedade procura [...]

Aula 139 – Da moral para a ética lic filosofia

Ética e cidadania       ética [Fem. substantivado do adj. ético.] Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. moral [Do lat. morale, ‘relativo aos costumes’.] Conjunto de regras de conduta consideradas [...]

Aula 140 – Cultura

Cultura     A primeira concepção de cultura remete a todos os aspectos de uma realidade social; a segunda refere-se mais especificamente ao conhecimento, às ideias e crenças de um povo.   José Luiz dos Santos     As várias maneiras de se entender o que é cultura derivam de um conjunto comum de preocupações [...]

Aula 141 – Cidadania e movimentos populares

Cidadania e os movimentos populares     A utopia do possível A maioria das famílias indigentes vive no campo. O estudo que o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) elaborou indica que os 167 milhões de hectares de terras improdutivas do Brasil poderiam transformar  em consumidores 4,2 milhões de famílias indigentes. Essas famílias correspondem à [...]

Aula 142 – Capital e trabalho: cidadania e ética

Capital e trabalho: cidadania e ética     A banca do distinto Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho. Para que tanta pose Dr.? Para que esse orgulho? A bruxa que é cega Esbarra na gente A vida estanca. [...] Quanto maior o pinheiro maior é o tombo... Cedo ou [...]

Aula 143 – Meio Ambiente

Economia e política     Meio ambiente, ciência e poder O conceito de sociedades sustentáveis parece ser mais adequado que o de desenvolvimento sustentável, na medida em que possibilita a cada uma delas definir seus padrões de produção e consumo, bem como o de bem-estar a partir de sua cultura, de seu desenvolvimento histórico e [...]

Aula 144 – Ciência e poder

Ciência e poder     Cidadania, economia e política E onde está a origem da cidadania? Atribui-se em princípio à cidade ou pólis grega. A pólis era composta de homens livres, com participação política contínua numa democracia direta, em que o conjunto de suas vidas em coletividade era debatido em função de direitos e deveres. [...]

Aula 145 – A questão do trânsito

A questão do trânsito           Trânsito e cidadania   O automóvel universalizou o sonho da mobilidade e da velocidade. Jean Francis Held      O trânsito não pode ser visto como apenas um universo de placas, lombadas, semáforos e ferros-velhos, e por isso mesmo não nos preocupamos em identificá-lo como causa, [...]

Aula 146 - De onde viemos (O mito)

  De onde viemos? (O mito)     A própria luta em direção aos cimos é suficiente para preencher um coração humano. Albert Camus   A pergunta fundamental do mito é uma indagação sobre a origem de todas as coisas – homens, mundo e deuses incluídos. Como uma narrativa alegórica e/ou simbólica, o mito é [...]

Aula 147 - Qual a origem do mundo? (Período Naturalista)

  Qual a origem do mundo? (Período naturalista)   O momento pré-socrático Iniciada com os poetas, a aventura do pensamento grego adquiriu, por volta do século VI a.C., um renovado impulso com os chamados filósofos pré-socráticos. É óbvio que essa designação, já tradicional na historiografia da filosofia, é permeada de bastantes equívocos e negligências, pois [...]

Aula 148 - Quem somos (Platão)

  Quem somos? (Platão)     Ao vires um homem revoltar-se no instante de morrer, não será isso prova suficiente de que não se trata de um amante da sabedoria, porém amante do corpo? Sócrates (no diálogo Fédon, de Platão)   O nascimento da Filosofia Platão inventou a Filosofia e o texto filosófico. É verdade [...]

Aula 149 - O que são o ser, o mundo e o homem (Aristóteles)

  O que são o ser, o mundo e o homem? (Aristóteles)   A sistematização do conhecimento Aristóteles não deve ser considerado simplesmente um discípulo continuador da filosofia de Platão1. Tão  grande quanto o seu mestre, que foi  o fundador da Academia, Aristóteles deu um novo impulso à Filosofia: fundou a sua própria escola, fixou [...]

Aula 150 - Como devemos viver (Helenistas)

  Como devemos viver? (Helenistas)     Quando dizemos, então, que o prazer é fim, não queremos referir-nos aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como creem certos ignorantes, [...] mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma. Epicuro   Depois de ter enfrentado o [...]

Aula 151 - É possível conciliar fé e razão (Patrística e Escolástica)

  É possível conciliar fé e razão? (Patrística e escolástica)     E finalmente sobre a justiça, o que diremos ser ela, senão a virtude pela qual damos a cada um o que é seu? Santo Agostinho   A partir do século I de nossa era, uma grande novidade mudou os rumos da cultura ocidental: [...]

Aula 152 - Como podemos conhecer (Empirismo e Racionalismo)

  Como podemos conhecer? (Empirismo e racionalismo)     Verberando com indignadas queixas as dificuldades da investigação e a obscuridade das coisas, como corcéis generosos que mordem o freio, perseveraram em seus propósitos e não se afastaram da procura dos segredos da natureza. Francis Bacon   Velhos e novos problemas A História da Filosofia é [...]

Aula 153 - Somos livres (Maquiavel e Rousseau)

  Somos livres? (Maquiavel e Rousseau)       A força A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem. Montesquieu   O pensamento de Nicolau Maquiavel (1469-1527) marca, na história da Filosofia, o nascimento da ciência política moderna. Esse pensador florentino introduziu no debate filosófico renascentista a análise da práxis [...]

Aula 154 - Até onde podemos conhecer (Kant)

  Até onde podemos conhecer? (Kant)     Na medida em que virtude e felicidade constituem em conjunto a posse do sumo bem em uma pessoa, mas que com isso também a felicidade, distribuída bem exatamente em proporção à moralidade (enquanto valor da pessoa e do seu merecimento de ser feliz), constitui o sumo bem [...]

Aula 155 - Qual o valor da vida (Niilismo)

Qual o valor da vida? (Niilismo)     Deus continua morto! E nós o matamos! [...] A grandeza desse ato não é demasiado grande para nós? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para ao menos parecer dignos dele? Friedrich Nietzsche   O século da suspeita   O século XIX foi, sem dúvida, um período [...]

Aula 156 - O que é estar no mundo (Husserl e Merleau-Ponty)

  O que é estar no mundo? (Husserl e Merleau-Ponty)     Os outros homens nunca são puro espírito para mim: só os conheço através de seus olhares, de seus gestos, de suas palavras, em suma, através de seus corpos. Maurice Merleau-Ponty   O esquecimento da experiência primeira A questão que abre a primeira obra [...]

Aula 157 - Introdução às aulas de Filosofia da Educação

  Introdução às aulas de Filosofia da Educação   “Tudo o que é sólido se desmancha no ar”, escreveu Karl Marx no Manifesto Comunista, referindo-se à vertiginosa velocidade das mudanças na sociedade de sua época. Hoje, mais de 150 anos depois, podemos afirmar que essa constatação continua atual. Vivemos, com efeito, sob o impacto de [...]

Aula 158 - Convite à filosofia

  Convite à filosofia   Por que filosofia?  Entre as matérias escolares, a filosofia é vista não raro como a mais abstrata e a mais distante dos interesses humanos imediatos. Depois do declínio da teologia, na Idade Moderna, coube à filosofia, a antiga serva da teologia (conforme a máxima dos teólogos medievais), o lugar de [...]

Aula 159 - Sócrates e a filosofia moral ocidental

  Sócrates e a filosofia moral ocidental   O gênio grego, o mito e as origens da filosofia  Tanto o termo quanto o conceito de filosofia têm a sua origem na Grécia antiga, mas isso não significa que outros povos não tenham desenvolvido formas particulares de pensamento crítico. De maneira especial, encontramos algumas dessas formas [...]

Aula 160 - Platão e o nascimento da razão ocidental

  Platão e o nascimento da razão ocidental   Platão: atleta e poeta Ao contrário de Sócrates, que era filho de membros das classes populares, Platão era de ascendência aristocrática. Seu pai orgulhava-se de ter o rei Codros entre os seus antepassados e sua mãe de ter parentesco com Sólon1. Nascido em Atenas (428 ou [...]

Aula 161 - Aristóteles e a filosofia como totalidade dos saberes

  Aristóteles e a filosofia como totalidade dos saberes     Filho de médico, mestre de príncipe   Se elementos da filosofia platônica persistem nos substratos inconscientes do Ocidente, sobretudo em seus veios religioso e espiritual, o pensamento de Aristóteles (o mais famoso discípulo de Platão) foi praticamente hegemônico – e ainda é cedo para [...]

Aula 162 - De Aristóteles à Renascença

  De Aristóteles à Renascença   A filosofia na era helenística Ao contrário da Academia, fundada por Platão, a escola de Aristóteles, Liceu, conheceu rápida decadência, não exercendo grande influência no período posterior à sua morte, em 322 a.C. Aliás, por esse tempo também morreram Demóstenes1 (322 a.C.) e Alexandre (323 a.C.), marcando importante virada [...]

Aula 163 - Espinosa uma filosofia da liberdade

Espinosa: uma filosofia da liberdade   A filosofia moderna: entre razão e experiência O terreno já fora limpo pela filosofia renascentista, que separara para sempre os campos da razão e da fé, e assim os tempos estavam maduros para o surgimento de uma nova filosofia, não apenas mais uma releitura ou atualização das correntes da [...]

Aula 164 - O Iluminismo e o Século das Luzes

  O Iluminismo e o Século das Luzes     Há algo de novo debaixo do Sol As sociedades tradicionais são avessas às transformações da história e às revoluções. Os filhos seguem a profissão dos pais, que por sua vez seguiram a de seus pais e avós; as pessoas morrem nas mesmas aldeias em que [...]

Aula 165 - Immanuel Kant e o idealismo alemão

  Immanuel Kant e o idealismo alemão   Na encruzilhada da razão Do encontro do empirismo inglês com o racionalismo francês nasceu, como síntese prática e divulgadora, o Iluminismo, o qual, por meio de duas revoluções (a Revolução Francesa e a Revolução Industrial), é a parteira da sociedade contemporânea. No entanto, vamos encontrar a síntese [...]

Aula 166 - A dialética idealista e materialista

  A dialética idealista e materialista   Dialética: breve histórico O termo dialética confunde-se com a própria história da filosofia e, assim como a filosofia, tem as suas raízes na Grécia antiga. Sua origem etimológica está em dois radicais gregos: dia (δια), com o sentido de “dualidade”, “troca”; léktikós (λε’κτκ’ξ), significando “apto à palavra”, “capaz [...]

Aula 167 - Schopenhauer o mundo como representação

  Schopenhauer: o mundo como representação   Contra Hegel Iniciado com Immanuel Kant (1724-1804), o idealismo alemão chega ao seu auge com George Hegel (1770-1831) – em sua grandiosidade, estruturação e ousadia, a que se acresce sua quase ilegibilidade. De certa forma, esse foi o último dos grandes sistemas filosóficos do Ocidente. Determinando o horizonte [...]

Aula 168 - O positivismo e o desenvolvimento da ciência

  O positivismo e o desenvolvimento da ciência   Um mestre e uma musa De certa forma, o positivismo é um novo rótulo para uma nova fase de desenvolvimento do empirismo, corrente filosófica inglesa dos séculos XVII e XVIII, para a qual o conhecimento se funda exclusivamente nos dados do mundo empírico. O nome surgiu [...]

Aula 169 - Nietzsche educador

  Nietzsche educador   Vates e filósofos  Toda época tem seus profetas. Por uma rara união de sensibilidade e inteligência igualmente raras (mais a primeira que a segunda, atributo de profetas e poetas), os profetas têm a peculiaridade de ler nas entranhas do tempo em que vivem os augúrios dos dias que não vivem, mas [...]

Aula 170 - A Escola de Frankfurt

  A Escola de Frankfurt   A herdeira do facho Após a ruína da cosmovisão medieval, o pensamento ocidental vai encontrar na França do século XVII o principal expoente de sua refundação: René Descartes (1596-1649). Um pouco depois, a vanguarda do pensamento europeu migra para o norte e, ao longo da primeira metade do século [...]

Aula 171 - Pragmatismo e existencialismo

  Pragmatismo e existencialismo   Era dos extremos: as duas faces da moeda O século XX foi pródigo em escolas filosóficas. Basta citar algumas para nos darmos conta de que esse breve século, como a ele se referiu Eric Hobsbawm1, foi rico em correntes de pensamento: o intuicionismo de Henri Bergson (1849-1941), a fenomenologia de [...]

Aula 172 - Filosofia e educação

  Filosofia e educação   Filosofia para quê? Em uma sociedade pragmática como a nossa – cujos interesses se concentram nos conhecimentos que podem produzir algum resultado imediato, sobretudo se mensurável em termos monetários –, a filosofia, não raro, afigura-se como absolutamente irrelevante. Nas faculdades, os cursos de filosofia estão entre os menos concorridos, não [...]

Aula 173 - Ética e educação

  Ética e educação   A refundação da ética   A ética tornou-se um dos temas candentes da atualidade em praticamente todos os setores da vida pública e privada. Talvez isso se dê porque estamos a assistir – pelo menos aparentemente – a uma verdadeira crise ética, sobretudo nas instituições. Ou então porque, na sociedade [...]

Aula 174 - Filosofia e formação humana na escola

  Filosofia e formação humana na escola   No princípio Desde que existe filosofia e educação – e as duas nasceram praticamente juntas na Grécia –, elas andam intrinsecamente entrelaçadas. Entre outras coisas, a filosofia reflete sobre o que é o ser humano e como se dá sua formação, enquanto a escola, sendo o espaço [...]

Aula 175 - Filosofia Clínica e Educação

  Filosofia clínica e educação   A filosofia clínica (FC) é frequentemente associada à área da saúde devido à palavra clínica. Contudo, se partirmos de sua etimologia, ou seja, da origem da palavra, veremos que se trata de um grande equívoco. Isso porque ela vem do grego klinique, que se refere à capacidade humana de [...]

Aula 176 - Conhecimento, crença e fé

  Conhecimento, crença e fé     Sabemos o que julgamos saber? O famoso filósofo grego Platão conta, em um de seus livros, intitulado A República, uma estória conhecida como o Mito da Caverna. De acordo com esta alegoria, um grupo de pessoas vive preso den­tro de uma caverna e, em razão de certas circunstâncias, [...]

Aula 177 - Ceticismo e conhecimento

  Conhecimento e ceticismo   Anatomia do ceticismo Atualmente, o termo “ceticismo” é usado como antônimo de “conhecimento”, e cético é aquele in­divíduo que descrê da possibilidade de se conhecer algo, ou, conforme alguns se expressam, que não somos capazes de determinar se nossas crenças são verdadeiras ou não. Por vezes, o termo é também [...]

Aula 178 - Teorias epistemológicas

  Teorias epistemológicas   Se o conhecimento difere da opinião por constituir crença verdadeira justificada, uma das princi­pais tarefas de uma teoria epistemológica, embora não a única, está em explicar como tal justificação se obtém e em que ela consiste. Desde o início da filosofia moderna com Descartes, tal tarefa tem sido com­preendida como fundamental [...]

Aula 179 - Relação entre ciências sociais e ciências naturais

  Relação entre ciências sociais e ciências naturais   Um assunto usualmente controverso nas ciências sociais é como se relacionam elas com as ciências naturais. A utilização de uma ciência, ou um campo de conhecimento, como modelo para outra ciência, ou campo de conhecimento, tem longa história. Há pelo menos duas razões para isto. A [...]

Aula 180 - Natureza humana e liberdade

  Natureza humana e liberdade   É possível uma ciência da natureza humana e da sociedade? Se há uma ciência do comportamento humano, seja em relação a ações individuais ou em relação a ações coletivas, pressupõe ela que as pessoas estejam, de alguma forma, determinadas a agir tal como efetivamente agem? Esse problema, embora em [...]

Aula 181 - Determinismo, indeterminismo e ciência

  Determinismo, indeterminismo e ciência   O problema No modelo de ciência desenvolvido a partir do século XVI, e que tem obtido grande sucesso ex­plicativo, preditivo e tecnológico, um dos pressupostos filosóficos básicos é o de ser a ciência deter­minística, pressuposto ligado à concepção mecanicista da natureza, mas não indissoluvelmente. Este determinismo científico encontra expressão [...]

Aula 182 - Explanação científica

  Explanação científica   Explanação e leis Um elemento característico de nossa vida intelectual e prática aparece como evidente a qualquer um que esteja prestando atenção: buscamos, de forma constante e persistente, por explicações. Não es­tamos satisfeitos em simplesmente viver; nossa experiência, para que faça sentido e seja enriquecida, precisa ser compreendida. Quando examinamos a [...]

Aula 183 - Holismo e individualismo

  Holismo e individualismo   Totalidades e partes Em nossa experiência, objetos são usualmente totalidades, no sentido de que se compõem de partes arranjadas de determinada maneira. Essas partes, por sua vez, podem constituir outras totali­dades, compostas de partes com algum outro arranjo. Um todo é, ao mesmo tempo, uma unidade. Considere um time de [...]

Aula 184 - Causalidade e realidade

Causalidade e realidade   O que significa dizer que A causou B? A primeira e uma das mais influentes análises da causalidade encontra-­se na obra de Aristóteles. De acordo com o filósofo grego, a Ciência consiste na determinação das causas das coisas, mas, ao inda­garmos pelo porquê de uma coisa, esse porquê pode ser diferente, [...]

Aula 185 - O sujeito e o objeto

  O sujeito e o objeto   Objetividade e subjetividade Sempre que refletimos sobre a natureza do conhecimento, nos damos conta de que pelo menos dois elementos constituem um ato cognitivo: o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido. Dessa perspectiva, conhecimento é uma relação e difere de outros processos mentais que nos [...]

Aula 186 - O comportamento significativo

  O comportamento significativo   Peter Winch e a ideia de uma ciência social Como devemos proceder para explicar os fenômenos sociais? Peter Winch, em um interessante texto intitulado A Ideia de uma Ciência Social1, considerado na literatura como um dos textos importantes para a epistemologia das ciências sociais, propõe que fenômenos sociais só podem ser [...]

Aula 187 - Estudo de caso a teoria da ciência de Lakatos

  Estudo de caso: a Teoria da Ciência de Lakatos   Nesta aula, apresentaremos um modelo de Teoria da Ciência, que pretende explicar o que faz  uma Ciência, como se estrutura e sua relação com a realidade empírica que pretende compreender. A teoria examinada, em termos gerais, é a do filósofo húngaro Imre Lakatos (1922­1974), [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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