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Educação Especial com Ênfase em Deficiência Física

 

Educação Especial com Ênfase em Deficiência Física

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Conteúdo detalhado

Aula 01 - Ética e Metodologia Científica

Ética e Metodologia Científica A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores. Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico e sua construção com [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo. Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida. Neste capítulo [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado. Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica do [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados. Apresentamos neste capítulo a  distinção  conceitual [...]

Aula 08 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos. Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos de [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a escolha [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 14 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, identidade e profissionalização docente   Maria Fani Scheibel   O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim, entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância [...]

Aula 15 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 16 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 17 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 18 - Planejamento

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 19 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 20 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 21 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 22 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 23 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 24 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 25 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 26 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 27 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 28 – Ética da Identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 29 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 30 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de [...]

Aula 31 - Organização Curricular a quem Serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no mundo [...]

Aula 32 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta O tema deste trabalho  Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua estruturação, legislação, financiamento [...]

Aula 33 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II     A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 34 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II Projeto temático – a cidade Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento sob perspectivas [...]

Aula 35 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 36 - Deficiência Intelectual - Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia

  Abordagem psicanalítica e a epistemologia genética da deficiência intelectual   Inicialmente, para melhor compreendermos esta abordagem, é importante compreendermos o que significa epistemologia. Segundo o Dicionário Priberam (2017): Episteme é o conjunto dos diversos saberes científicos pertencentes a uma época, significa ciência, no sentido mais amplo (em grego), e, os fundamentos do conhecimento científico, [...]

Aula 37 - Deficiência Intelectual no Contexto Escolar - Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão

  Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão   A trajetória de escolarização dos indivíduos com deficiência no contexto nacional foi marcada por profundas mudanças de caráter paradigmático e concernentes às políticas públicas. A mais significativa delas é a que indica a demanda de [...]

Aula 38 - Prática Pedagógica em Deficiência Intelectual

  A prática pedagógica na área da deficiência intelectual Com o advento do século XXI, presenciamos uma expressiva contradição vivenciada no sistema regular público de ensino, mesmo sendo amparada pela legislação brasileira, que é imperativa, quanto à obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas. Em contrapartida, percebemos que há necessidade de transformações substanciais [...]

Aula 39 - Deficiência Física - Classificação, Causas e Tipos de Deficiência Físicas

  Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física   Definição e características da deficiência física   A Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes foi elaborada em 1975 e hoje encontra-se ultrapassada por ver o deficiente físico como “pessoa incapaz de assegurar, por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual [...]

Aula 40 - A Deficiência Física no Contexto do Processo de Ensino e Aprendizagem

  A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem   A vida escolar é muito rica de significados para a criança, representa uma grande parte de sua existência. É, para ela, um depósito de esperanças, em que vai descobrir coisas novas, apreender para a vida futura, correlacionar-se socialmente, desenvolver suas habilidades e [...]

Aula 41 - A Inclusão de Crianças com Deficiência Física - Acessibilidade, Adaptações Curriculares e Procedimentos de Ensino

  A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino   Tecnologias assistivas  A criança com deficiência causa, desde o seu nascimento, incertezas na família, pois as limitações tornam-se verdadeiras barreiras para a vida cotidiana e surgem vários questionamentos como, por exemplo, as possibilidades de crescimento, sua interação social, seu [...]

Aula 42 - Distúrbios e Alterações Psicomotoras

  Distúrbios e alterações psicomotoras Histórico, definição, desenvolvimento, tipologia da psicomotricidade A história do estudo do corpo humano remonta do processo de evolução da civilização. Desde o Período Antigo, na Grécia, fazia-se menção a essa abordagem, e era possível perceber na concepção dessa cultura a veneração ao físico perfeito, afirmando que o corpo expressava a [...]

Aula 43 - Mediação na Aprendizagem

Mediação na aprendizagem   Transtornos psicomotores que podem ser observados em sala de aula   Inicialmente, para melhor compreendermos a temática da aula, é relevante diferenciarmos algumas concepções que norteiam este estudo, como transtornos psicomotores, dificuldades e distúrbios de aprendizagem, com a finalidade de esclarecermos as especificidades de cada vocábulo em questão. Assim, de acordo [...]

Aula 44 - Psicomotricidade considerações preliminares

Psicomotricidade: considerações preliminares A passagem do modo de produção feudal para o capitalista implicou profundas modificações, acompanhadas de transformações nas formas de organização social, que envolveram diferentes dimensões – cultural, política, educacional e econômica. A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era caracterizada como própria de um trabalhador total, o qual [...] dispunha do [...]

Aula 45 - Filogênese da motricidade humana

Filogênese da motricidade   Toda riqueza provém do trabalho, asseguram os economistas. E assim o é na realidade: a natureza proporciona os materiais que o trabalho transforma em riqueza. Mas o trabalho é muito mais do que isso: é o fundamento da vida humana. Podemos até afirmar que, sob determinado aspecto, o trabalho criou o [...]

Aula 46 - Psicomotricidade uma categoria em discussão

Psicomotricidade: uma categoria em discussão Quando perguntamos aos nossos alunos o que entendem por Psicomotricidade, aparecem respostas como: Movimento, cérebro; Técnicas para desenvolver o conhecimento das partes do corpo; Ligação corpo-mente; Equilíbrio; Técnicas voltadas ao desenvolvimento de pré-requisito para leitura e escrita; Corpo e emoção; Exercícios de coordenação motora; Corpo e cognição; Desenvolvimento infantil; Esquema [...]

Aula 47 - Psicomotricidade um estudo preliminar de suas categorias

  Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias Para iniciar nossos estudos, temos que abordar algumas categorias fundamentais para a reflexão sobre as produções teóricas e técnicas no campo da Psicomotricidade. São elas: esquema corporal, imagem corporal e tono. Para as duas primeiras categorias, esquema corporal e imagem corporal, utilizaremos, fundamentalmente, a obra de Michel [...]

Aula 48 - O corpo hábil

O corpo hábil Embora estudos sobre as práticas corporais considerem os primórdios da Psicomotricidade datados dos séculos XVII-XVIII, momento em que as técnicas corporais passam a ser utilizadas, deliberadamente, para um investimento político e econômico do corpo, Le Camus (1986) situa o “nascimento” da Psicomotricidade no final do século XIX. Este marco deve-se ao fato [...]

Aula 49 - O Corpo Hábil I

O Corpo Hábil I   O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil do primeiro período [O corpo hábil] tinha por matriz uma psicologia ainda muito [...]

Aula 50 - O Corpo Consciente

Corpo consciente: uma análise das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a ciência do esquema corporal     O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil [...]

Aula 51 - O Corpo Consciente I

  O Corpo Consciente I   Os conceitos de Espaço Vital e Espaço Relacional foram desenvolvidos a partir da necessidade de fundamentar a importância da percepção do próprio corpo e do corpo do outro no âmbito das relações humanas. Por meio desses conceitos, pretendemos analisar que, tanto numa comunicação direta, corpo a corpo, quanto indireta, [...]

Aula 52 - Corpo Significante

Corpo significante: o corpo que “fala” Com os processos de abertura política, primeiro na Europa e, posteriormente, na América Latina, fruto das pressões sociais e dos movimentos que defendiam os direitos humanos,  as técnicas de abordagem corporal que propunham a inibição muscular (corpo hábil) ou o domínio da totalidade do corpo, incluindo o refreamento do [...]

Aula 53 - Motivações internas para a relação

Aula 54- Psicomotricidade relacional

Psicomotricidade Relacional: uma contribuição integradora para o olhar educacional Este relato tem como base experiências de campo desenvolvidas ao longo de cinco anos, nas creches municipais da cidade de Curitiba – Paraná, como parte de um projeto de capacitação de pessoal, fundamentado na Psicomotricidade Relacional. Tomando como referência a teoria e o método sistematizados por [...]

Aula 55 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade Ao prepararmos a estrutura deste trabalho, preliminarmente pensávamos em fazer um detalhamento das contribuições que a Psicomotricidade poderia oferecer à instituição escolar, no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em salas regulares de  ensino. Dadas as nossas limitações e a variedade infinita de possibilidades que tal empreitada nos colocaria, logo [...]

Aula 56 - Categorias de análise

Categorias de análise Como pedagogo e psicomotricista, pude entender que para compreendermos a inserção das práticas psicomotoras no setor da Educação é necessário analisarmos como estas estão articuladas aos valores, hábitos e comportamentos que permeiam a nossa sociedade, ou seja, aos princípios que regem a organização capitalista de produção. Sabemos que tal organização está respaldada [...]

Aula 57 - O corpo e o movimento na educação infantil

  O corpo e o movimento na Educação Infantil   Sem dúvida alguma, o ser humano é o cerne do ato educativo. Afinal, não desenvolvemos metodologias, nem tampouco escolas e estruturas de ensino, para educar os peixes. Uma visão educacional humanista e voltada à construção do conhecimento deve considerar o homem integralmente, priorizando não somente [...]

Aula 58 - As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor

  As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor   As múltiplas inteligências e o movimento Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, [...]

Aula 59 - A dança e a Música na Educação Infantil

A dança e a música na Educação Infantil A dança na escola Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos Nietzsche homens – [...]

Aula 60 - A expressão dramática na educação infantil

  A expressão dramática na Educação Infantil   A imaginação e a expressão dramática infantil Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta: “O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?” Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento [...]

Aula 61 - Criatividade e a sua importância

  Criatividade e sua importância para a Educação   A criatividade e o brincar Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias [...]

Aula 62 - A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil

A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil   Discutir as questões da Educação Especial e da Educação Inclusiva no cenário brasileiro atual é tarefa complexa, mas necessária, tendo-se em vista as inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado e até mesmo nos contextos em [...]

Aula 63 - Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática

  Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática   A relevância do tema inclusão escolar não se limita apenas à população dos portadores de necessidades educacionais especiais. A inclusão educacional não é somente um fator que envolve essas pessoas, mas, também, as famílias, os professores e a comunidade, na medida em que visa construir [...]

Aula 64 - Necessidades Educativas Especiais - Um Dilema para o Professor

  Necessidades Educativas Especiais: Ainda um Dilema para o Professor?   Hoje vamos conversar sobre as necessidades educativas especiais (NEE) e as suas características. Todos nós, professores, sabemos da perplexidade e da preocupação que sentimos ao lidar, na sala de aula, com a diversidade de características de comportamento e de aprendizagem. Em relação aos que [...]

Aula 65 - Altas Habilidades e Superdotação - Mitos e Desafios I

  Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e Desafios – I   Mitos  Dissertar sobre os mitos e desafios que envolvem a área de conhecimento das altas habilidades/superdotação, área da Educação Especial que se dedica a estudar, orientar e projetar processos de caracterização de perfil, atendimento pedagógico e familiar, ajustamento social e profissional, é tarefa que ainda [...]

Aula 66 - Altas Habilidades e Superdotação Mitos e Desafios II

Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e desafios – II   Nesta aula veremos como outros mitos se estabeleceram em nossa sociedade, em razão de conceitos equivocados quanto à superdotação. Os testes de inteligência não são adaptados à nossa realidade e, por isso, são de pouca utilidade para a identificação de superdotados Essa é uma concepção baseada [...]

Aula 67 - Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral

  A Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral: Um Desafio a ser Superado pela Educação Inclusiva   A paralisia cerebral (PC) pode ser definida como uma deficiência motora causada por uma lesão no cérebro, tendo como consequência um problema irreversível, não progressivo, que altera a coordenação motora, o equilíbrio e/ou a fala, retarda ou [...]

Aula 68 - Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental

  Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental   A Educação Especial é uma modalidade de ensino destinada às pessoas portadoras de deficiência, de condutas típicas e de altas habilidades, considerada pela Constituição Brasileira como parte inseparável do direito à educação. É conceituada como processo de desenvolvimento global das potencialidades de pessoas portadoras de [...]

Aula 69 - Distúrbios de Conduta

Distúrbios de Conduta Distúrbios de Conduta... Afinal, o que é isso?   O nosso assunto de hoje são os distúrbios de conduta, tão frequentes na escola e no cotidiano profissional do professor. As expressões: “tem problemas de conduta” ou “isso é um distúrbio de comportamento” são, hoje, bastante ouvidas em diversos contextos vinculados à população [...]

Aula 70 - Deficiência Visual conceitos e orientações

  Deficiência Visual: Conceitos e Orientações   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 71 - A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado

A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos [...]

Aula 71 – Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever

Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever       Como facilitar a inclusão? Não existe uma série de procedimentos-padrão, como se constituíssem uma “receita” para essa facilitação. Preferimos, no entanto, levantar cinco aspectos, os mesmos discutidos no Seminário Educação Inclusiva no Brasil  Diagnóstico Atual e Desafios para o Futuro, e que passamos a [...]

Aula 72- Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro

Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual envolve aprendizes situados na fronteira de [...]

Aula 73 - Letramento e Surdez

Letramento e Surdez   O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas e define sua língua visual-espacial,  assim como seus [...]

Aula 74 - A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos

 A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos     Para tentarmos buscar os caminhos que ainda não foram trilhados é importante que busquemos algumas considerações nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre esse tema. Vejamos, então, três exemplos de pesquisas recentemente desenvolvidas sob o foco da profissionalização e inserção no mercado [...]

Aula 75 - Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva

  Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 76 - Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão

  Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos portadores de necessidades educativas especiais são [...]

Aula 77 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas I

  O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas – I   Ficha de chamada. Crianças pequenas, maiores, quase adolescentes se agrupam em uma lista   de nomes e no espaço de uma sala, em busca de um grande sonho: aprender a ler e a escrever. Constituem-se em uma classe que varia em idade de 7 a 13 [...]

Aula 78 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas II

  O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas – II   Mais de dez anos se passaram da realização da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990), cujo objetivo foi discutir a importância da educação básica para o indivíduo, assim expresso no documento final: “o objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer [...]

Aula 79 - A Prática Educativa - Um dos Caminhos para a Inclusão

  A Prática Educativa: Um dos Caminhos para a Inclusão     Com a meta da universalização do ensino nos fins dos 1980, chegavam à escola novos conceitos, novos personagens, novas crenças, novas tradições. A escola ficou sem saber como dar conta de tantas novidades! Em muitas situações, passou a ignorar esse novo contingente que [...]

Aula 80 - Escola Inclusiva - As Crianças Agradecem

  Escola Inclusiva: As  Crianças Agradecem   A década de 1990 foi rica no estabelecimento de metas sociais para a educação, trazendo à cena os excluídos, os menos favorecidos, os portadores de deficiências, os analfabetos, os evadidos e tantos outros que, por alguma razão, não mais frequentavam a escola ou nunca tinham tido acesso a [...]

Aula 81 - A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida

A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida Introdução Nesta aula, vamos conversar um pouco sobre paralisia cerebral, suas manifestações mais frequentes e formas de prevenção. Nosso objetivo principal, porém, é apresentar a história de inclusão de uma portadora de paralisia cerebral que tem conseguido superar suas limitações. Paralisia [...]

Aula 82 - A Educação de Crianças Hospitalizadas

Educação de crianças hospitalizadas Cláudio Cesar Pimentel Teixeira Acompanhamos, atualmente, a criação de ações de atenção educacional a crianças e adolescentes internadas em hospitais e alas pediátricas de todo o país, em atendimento ao que exige o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069), aprovado em 1990. Essa lei reconhece e regulamenta o direito [...]

Aula 83 - Idoso e Inclusão

Idoso e inclusão   Fátima e Silva de Freitas Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma Tem mil faces secretas sob a face neutra E te perguntas, sem interesse pela resposta, Pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave? Repara: Ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. [...]

Aula 84 – Inclusão Digital

Inclusão Digital     A inclusão digital vem sendo bastante discutida na sociedade da informação. Há milhões de excluídos, pessoas sem acesso às redes de informação, sujeitos que são conhecidos como analfabetos digitais. A fluência tecnológica é uma característica desejável para uma atuação plena no mundo atual. Cada vez mais serviços são disponibilizados na internet [...]

Aula 85 - A Inclusão na Educação de Pessoas com Síndrome de Down - Um Caso de Sucesso

 A inclusão de pessoas com Síndrome de Down na Educação: um caso de sucesso   Maria de Fátima Minetto Caldeira Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Autor desconhecido Contar a história de alguém é algo muito fascinante, principalmente quando os fatos [...]

Aula 86 - A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Trabalho

A inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho Patrícia Braun Introdução Prezados educadores. O tema sobre o qual refletiremos nesse encontro trata de um assunto que há pouco, podemos assim dizer, começou a vigorar nas discussões acadêmicas e sociais. Porém, não por se tratar de um aspecto que antes não permeava espaço [...]

Aula 87 - Os Meninos de Quatro Pinheiros - Construindo o Futuro

Os meninos de Quatro Pinheiros: construindo o futuro Ana Paula Johann Nesta aula, vamos conversar sobre crianças, adolescentes e a Inclusão – um tema que vem despertando cada vez mais a discussão de especialistas, educadores e sociedade. A pertinência se deve ao fato de que a criança de hoje é o adulto do amanhã. Você [...]

Aula 88 - Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho

Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho Elair Hasselman de Bastos Ivelir Neiverth Marli Kaczmarek     Contextualização Dados os limites de espaço/tempo necessários a que estamos permanentemente condicionados nas diversas situações da vida humana, apresentaremos alguns recortes históricos, compilando, socializando informações e procurando estabelecer as relações necessárias com aspectos considerados em [...]

Aula 89 - Pequeno Cotolengo Casas Lares para Pessoas em Situação de Abandono

Pequeno Cotolengo: casas-lares para pessoas em situação de abandono Orley Boçon   Histórico do Pequeno Cotolengo do Paraná (Dom Orione) Curitiba é mundialmente conhecida como “Capital de Primeiro Mundo”, pela sua beleza, cultura, arquitetura e pelas dimensões sociais e econômicas que possibilita. E é nesta bela capital do Paraná que está construída uma das diversas [...]

Aula 90 - Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis - Criança no Lixo, Nunca Mais!

  Inclusão social dos catadores de materiais recicláveis: criança no lixo, nunca mais! Idealização: Fórum Lixo e Cidadania do Paraná Autor: Instituto Lixo e Cidadania Introdução O presente projeto, idealizado e proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania do Paraná, elaborado pelo Instituto Lixo e Cidadania, visa à erradicação do trabalho de crianças e adolescentes com [...]

Aula 91 - Arte e Inclusão

A Arte e a Educação Inclusiva: uma possibilidade real     Introdução A reflexão sobre a Arte, enquanto facilitadora do processo inclusivo, surge das vivências ocorridas na Escola de Educação Especial Ecumênica ao longo de sua história. Foi por meio das observações das práticas pedagógicas que se percebeu o quanto o corpo docente desta instituição [...]

Aula 92 - A Atividade Motora Adaptada

A atividade motora adaptada Atualmente, a atividade física e esportiva para pessoas com deficiência  tem sido conduzida em três perspectivas: a primeira encara a prática da atividade motora na perspectiva educacional e acontece (quando acontece) no âmbito da escola; a segunda encara a atividade motora na perspectiva do lazer; e a terceira na perspectiva do esporte [...]

Aula 93 - A Inclusão no Escotismo

Inclusão no escotismo   Nesta aula, vamos considerar uma possibilidade educacional importante para as crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Trata-se do Movimento Escoteiro, o maior movimento de educação não-formal para crianças e jovens de todo o mundo – atualmente com mais de 28 milhões de membros ativos. Por se tratar de um programa [...]

Aula 94 - Brincar, Diversidade e Inclusão

Brincar, diversidade e inclusão   Em 1987, o poeta paranaense Paulo Leminski ao participar, em Brasília, de um seminário sobre Os sentidos da paixão, detectou uma epidemia de “paixão” no Brasil. Descobriu que livros tinham paixão no nome, o filme brasileiro mais badalado do momento tinha o título Além da Paixão, a Fundação Nacional de [...]

Aula 95 - Cinoterapia na Inclusão Social

  A Cinoterapia na inclusão social   A Cinoterapia é uma terapia inovadora que tem como diferencial a utilização de cães como facilitadores do processo terapêutico. Com a inclusão escolar cada dia mais em voga, é importante destacarmos que a Cinoterapia abre espaço para a socialização e inclusão da criança com necessidades educativas especiais. Os [...]

Aula 96 - História da educação de surdos no Brasil

  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL   Nesta primeira aula estudaremos a Educação dos Surdos por meio de um resgate histórico, com o escopo de apresentar o percurso e os seus desafios vivenciados. Visa-se, com estas reflexões, viabilizar o entendimento dos impactos, incertezas e controvérsias que ainda estão vinculadas ao processo educacional destes cidadãos [...]

Aula 97 - A surdez - Noções de anatomia e fisiologia da audição

  A SURDEZ: NOÇÕES DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO   Do ponto de vista biológico, os seres humanos são dotados de cinco competências básicas, que lhes permite interagir com o mundo exterior, evitando situações de risco. Dentre elas encontra-se a audição, que tem a função de alertar e auxiliar em defesa do bem-estar humano. [...]

Aula 98 - Abordagens educacionais para surdos

  ABORDAGENS EDUCACIONAIS PARA SURDOS   Pesquisar as abordagens educacionais dos sujeitos surdos nos remete não só as indagações referentes aos seus limites e expectativas, como também à discriminação existente nas ações da sociedade brasileira para com esses indivíduos. As pessoas surdas se deparam, ainda na atualidade, com inúmeros obstáculos e as propostas educacionais direcionadas [...]

Aula 99 - Bilinguismo

  BILINGUISMO   Frequentemente, observamos que as pessoas adotam em sua rotina diária a prática da comunicação gestual para melhor respaldar seus pensamentos, sentimentos, dentre outras ações humanas, enfatizando ou simplesmente agregando alguma informação que querem externar. Dessa forma, a linguagem, formal ou informal, sempre se faz escoltar por estratégias de códigos gestuais, que carregam [...]

Aula 100 - Concepções de surdez

CONCEPÇÕES DE SURDEZ Tem-se ciência que, desde a origem da humanidade, as formas de se pensar a surdez são controvertidas, descontínuas e variadas, influenciando de forma significativa sua concepção. Por conta disso, a surdez foi elencada como uma das anormalidades e deficiências graves, e o sujeito nessas condições era considerado incapaz, oprimido, diagnosticado como louco [...]

Aula 101 - Neurolinguística estruturação da Libras no cérebro

    NEUROLINGUÍSTICA:   ESTRUTURAÇÃO DA LIBRAS NO CÉREBRO     Preliminarmente, imperioso se faz esclarecermos que sem o cérebro, não há aprendizagem nem educação. O processo educacional altera o cérebro, e ele é estruturado para ser capaz de processar o conhecimento, e assim sermos educados. Portanto, é evidente que uma melhor compreensão da função cerebral [...]

Aula 102 - História e conceito de cegueira e baixa visão

  HISTÓRIA E CONCEITO DE CEGUEIRA E BAIXA VISÃO     Por um longo período da história da humanidade, os deficientes visuais percorreram caminhos árduos e se defrontaram com um sólido processo de desvalorização e exclusão social. Nestas perspectivas, foram estigmatizados, castigados, condenados, sacrificados, negados e excluídos da comunidade a que pertenciam, pelo fato de [...]

Aula 103 - Estimulação Visual

  Estimulação Visual   Considerando a importância que tem a visão na otimização do desenvolvimento pleno de uma criança, o presente estudo tem como premissa apresentar uma abordagem sobre os aspectos relacionados à prática de um atendimento precoce, para menores acometidos de perda visual, visão subnormal ou reduzida. Essa atividade tem um caráter preventivo no [...]

Aula 104 - Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdocegueira

  INTERLOCUÇÃO DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO COM O ENSINO REGULAR PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA   A surdocegueira é compreendida na bibliografia especializada como sendo uma deficiência múltipla, causada pela carência de dois órgãos dos sentidos associados, a visão e a audição, concomitantemente. A forma como essa síndrome se apresenta dependerá da extensão do comprometimento das perdas, podendo [...]

Aula 105 - Produtos assistivos e adaptação de materiais Tecnologia Assistiva

PRODUTOS ASSISTIVOS E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS: TECNOLOGIA ASSISTIVA   Este capítulo tem como escopo refletir sobre a relevância e a abrangência da Tecnologia Assistiva, como meio de inclusão de alunos com deficiência na educação regular. As questões norteadoras consistem nas implicações e limitações que cercam esta temática, uma vez que ainda se evidencia a exclusão [...]

Aula 53 - A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida

  A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida   Introdução Nesta aula, vamos conversar um pouco sobre paralisia cerebral, suas manifestações mais frequentes e formas de prevenção. Nosso objetivo principal, porém, é apresentar a história de inclusão de uma portadora de paralisia cerebral que tem conseguido superar suas [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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