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Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille

 

Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Ética e Metodologia Científica

Ética e Metodologia Científica A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores. Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico e sua construção com [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo. Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida. Neste capítulo [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado. Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica do [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados. Apresentamos neste capítulo a  distinção  conceitual [...]

Aula 08 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá-las em novos trabalhos. Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos de [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a escolha [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas. Nesta aula estudaremos os principais tipos de [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 14 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, identidade e profissionalização docente   Maria Fani Scheibel   O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim, entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância [...]

Aula 15 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 16 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 17 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 18 - Planejamento

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 19 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 20 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 21 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 22 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 23 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 24 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 25 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 26 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 27 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 28 – Ética da Identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 29 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 30 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de [...]

Aula 31 - Organização Curricular a quem Serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no mundo [...]

Aula 32 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta O tema deste trabalho  Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua estruturação, legislação, financiamento [...]

Aula 33 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II     A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 34 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II Projeto temático – a cidade Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento sob perspectivas [...]

Aula 35 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 36 - Neurociências e deficiência visual

Neurociências e deficiência visual  Neurociências Neurociências são um conjunto de disciplinas científicas que investigam pontos interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares sobre a função, a estrutura e a organização funcional do sistema nervoso, que é o responsável por coordenar todas as atividades e o funcionamento do corpo humano, tanto em suas atividades voluntárias como nas involuntárias. Assim, [...]

Aula 37 - Estimulação essencial e inclusão

Estimulação Essencial e Inclusão A importância da estimulação essencial em crianças cegas de 0 a 5 anos. A criança cega muitas vezes chega à escola sem ter recebido estímulo necessário para o desenvolvimento de suas capacidades básicas. sendo assim, é fundamental que se discuta a importância da estimulação essencial em crianças cegas de 0 a [...]

Aula 38 - Estimulação visual

Estimulação visual Carlos Frederico Neste capítulo tratamos sobre os principais aspectos da baixa visão, suas causas  e características. Apresentamos os programas de estimulação visual que podem ser realizados com os estudantes com baixa visão nos centros de estimulação visual e nos Atendimentos Educacionais Especializados e os requisitos necessários para realizar a avaliação funcional da visão. [...]

Aula 39 - Deficiência Visual: Formas de Leitura

Deficiência visual: formas de leitura Maria Olinda Maia Neste capítulo, discute-se o que é deficiência visual e a diferença entre visão subnormal e cegueira, com vistas a provocar uma reflexão no leitor a respeito do tipo de restrição visual que um aluno pode apresentar em sala de aula e que vai exigir práticas específicas para [...]

Aula 40 - Sistema braille

Sistema braille Maria Olinda Maia Neste capítulo, você vai conhecer um pouco sobre a história do braille. Vai entender o que é o braille, como ele surgiu e vai conhecer a história de Louis Braille que, com apenas 16 anos, criou esse código que revolucionou os estudos e a vida de deficientes visuais no mundo [...]

Aula 41 - Utilizando o braille

Utilizando o braille Carlos Frederico Neste capítulo, vamos aprofundar sobre o sistema braille, as suas características  e como devemos utilizá-lo. Trabalharemos o alfabeto em braille, os números, sinais de pontuação e os sinais acessórios. Conheceremos melhor os objetos que devemos utilizar para escrever em braille, como a reglete, o punção e a máquina Perkins, além [...]

Aula 42 - Aprendendo o soroban

Aprendendo o soroban Carlos Frederico Neste capítulo é apresentada a história do soroban. Vamos  contá-la por meio    da história do ábaco, conhecendo sua chegada ao Brasil pelos imigrantes japoneses. Procuramos tratar sobre o uso do soroban para deficientes visuais e apresentamos as técnicas básicas utilizadas para o seu uso. Realizamos, por fim, atividades utilizando o [...]

Aula 43 - Orientação e mobilidade

Orientação e mobilidade Carlos Frederico   Neste capítulo vamos conhecer a história da orientação e mobilidade e a importância do entendimento desses conceitos para o profissional que trabalha no Atendimento Educacional Especializado poder traçar estratégias de atendimento adequado a seus alunos. Também veremos como esses conceitos auxiliam à pessoa com deficiência visual (cega ou com [...]

Aula 44 - Tecnologias assistivas e educacionais para o deficiente visual

Tecnologias assistivas e educacionais para o deficiente visual Carlos Frederico Neste capítulo tratamos sobre o conceito de tecnologia assistiva, as suas categorias e a sua importância no trabalho pedagógico com o deficiente visual. Apresentamos as interfaces de softwares e hardwares para baixa visão e cegueira, as tecnologias assistivas para dispositivos móveis e os recursos tecnológicos [...]

Aula 45 - Desafios da escola inclusiva

  Desafios da escola inclusiva Maria Olinda Maia Em virtude de a inclusão escolar abranger os sistemas educacionais, torna-se necessário transformar as escolas públicas em espaços inclusivos de qualidade, que valorizam o estudante aluno com deficiência e suas diferenças sociais, culturais e emocionais. Refletir criticamente sobre políticas públicas, sistemas educacionais e propor formação para professores [...]

Aula 46 – Formação Docente e Prática Pedagógica Inclusiva

Formação Docente e Prática Pedagógica Inclusiva     1.1 O que é metodologia de ensino? Metodologia é um substantivo composto formado por dois termos: Método é derivado do latim methodus e significa caminho ou via para a realização de alguma coisa; já, logia é um radical grego que significa “estudo”. Dessa forma, a etimologia da [...]

Aula 47 – Metodologia para Alunos com Deficiência Visual

Metodologia para Alunos com Deficiência Visual     2.1 Definições e conceitos  Iniciaremos este capítulo analisando alguns termos. Observem o que significa deficiência. Agora, comparem com o termo incapacidade. Assim, uma pessoa deficiente não é necessariamente uma pessoa incapaz; a deficiência é inseparável ao corpo e a incapacidade é resultado da relação entre a deficiência [...]

Aula 48 – Metodologia para Alunos com Deficiência Auditiva

Metodologia para Alunos com Deficiência Auditiva       3.1 A deficiência auditiva O primeiro passo para se trabalhar com o aluno com deficiência auditiva é conhecer suas características, localização da perda auditiva e formas de aquisição, para daí decidir as melhores maneiras de atendê-lo. Quanto ao período de aquisição, a surdez é dividida em [...]

Aula 49 – Metodologia para Alunos com Deficiência Intelectual

Metodologia para Alunos com Deficiência Intelectual     4.1 Definições O termo deficiência intelectual é relativamente novo, ele veio substituindo o termo deficiência mental. Tal mudança se deu para evitar confusão entre a deficiência intelectual, que é um atraso no desenvolvimento, com a “doença mental” que é um estado patológico, um transtorno psiquiátrico no qual [...]

Aula 50 – Metodologia para Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento

Metodologia para Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento       Definições Os transtornos globais do desenvolvimento são conhecidos pela sigla TGD. Eles são distúrbios nas interações sociais e manifestam-se nos primeiros cinco anos de vida. Isso se dá por alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, e causa também comprometimento na comunicação, no repertório de interesses e [...]

Aula 51 – Metodologia para Alunos com Altas Habilidades\Superdotação

  Metodologia para Alunos com Altas Habilidades\Superdotação      Alunos com altas habilidades/superdotação Os alunos com altas habilidades/superdotação são destaques ou evidenciam um talento expressivamente superior à população comum em algum campo. De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica de 2001 são os educandos com altas habilidades/superdotação aqueles que [...]

Aula 52 – Metodologia para Alunos com Deficiência Física

Metodologia para Alunos com Deficiência Física     Conceituando a deficiência física A deficiência física é uma limitação em diferentes graus da mobilidade e/ou da coordenação geral que pode ou não afetar a fala. Suas causas são variadas, desde lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas até malformação congênita ou adquirida, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa [...]

Aula 53 – Tecnologias Assistivas

Tecnologias Assistivas     Conceituando a tecnologia assistiva Metodologia assistiva ou tecnologia assistiva (TA) é o uso de todo e qualquer recurso e/ ou serviço que colabore para a adaptação ou ampliação das habilidades funcionais dos alunos deficientes, promovendo, assim, sua independência e, como consequência, sua inclusão nas escolas regulares. Recursos, são entendidos como todo [...]

Aula 54 - A Educação de Crianças Hospitalizadas

Educação de crianças hospitalizadas Cláudio Cesar Pimentel Teixeira Acompanhamos, atualmente, a criação de ações de atenção educacional a crianças e adolescentes internadas em hospitais e alas pediátricas de todo o país, em atendimento ao que exige o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069), aprovado em 1990. Essa lei reconhece e regulamenta o direito [...]

Aula 55 - Idoso e Inclusão

Idoso e inclusão   Fátima e Silva de Freitas Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma Tem mil faces secretas sob a face neutra E te perguntas, sem interesse pela resposta, Pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave? Repara: Ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. [...]

Aula 56 - Inclusão Digital

  Inclusão digital: o desafio da inclusão social por meio da inclusão digital   Max Günther Haetinger Daniela Haetinger   Falando de inclusão Um dos maiores desafios dos últimos anos é a inclusão digital ou tecnológica dos cidadãos. Essa inclusão tem sido determinada pela nova economia e pelos modernos métodos de produção e prestação de [...]

Aula 57 - A Inclusão na Educação de Pessoas com Síndrome de Down - Um Caso de Sucesso

 A inclusão de pessoas com Síndrome de Down na Educação: um caso de sucesso   Maria de Fátima Minetto Caldeira Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Autor desconhecido Contar a história de alguém é algo muito fascinante, principalmente quando os fatos [...]

Aula 58 - A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Trabalho

  A inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho Patrícia Braun Introdução Prezados educadores. O tema sobre o qual refletiremos nesse encontro trata de um assunto que há pouco, podemos assim dizer, começou a vigorar nas discussões acadêmicas e sociais. Porém, não por se tratar de um aspecto que antes não permeava [...]

Aula 59 - Os Meninos de Quatro Pinheiros - Construindo o Fututro

  Os meninos de Quatro Pinheiros: construindo o futuro Ana Paula Johann Nesta aula, vamos conversar sobre crianças, adolescentes e a Inclusão – um tema que vem despertando cada vez mais a discussão de especialistas, educadores e sociedade. A pertinência se deve ao fato de que a criança de hoje é o adulto do amanhã. [...]

Aula 60 - Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho

  Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho Elair Hasselman de Bastos Ivelir Neiverth Marli Kaczmarek     Contextualização Dados os limites de espaço/tempo necessários a que estamos permanentemente condicionados nas diversas situações da vida humana, apresentaremos alguns recortes históricos, compilando, socializando informações e procurando estabelecer as relações necessárias com aspectos considerados [...]

Aula 61 - Pequeno Cotolengo Casas Lares para Pessoas em Situação de Abandono

Pequeno Cotolengo: casas-lares para pessoas em situação de abandono Orley Boçon   Histórico do Pequeno Cotolengo do Paraná (Dom Orione) Curitiba é mundialmente conhecida como “Capital de Primeiro Mundo”, pela sua beleza, cultura, arquitetura e pelas dimensões sociais e econômicas que possibilita. E é nesta bela capital do Paraná que está construída uma das diversas [...]

Aula 62 - Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis - Criança no Lixo, Nunca Mais!

  Inclusão social dos catadores de materiais recicláveis: criança no lixo, nunca mais! Idealização: Fórum Lixo e Cidadania do Paraná Autor: Instituto Lixo e Cidadania Introdução O presente projeto, idealizado e proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania do Paraná, elaborado pelo Instituto Lixo e Cidadania, visa à erradicação do trabalho de crianças e adolescentes com [...]

Aula 63 - Arte e Inclusão

A Arte e a Educação Inclusiva: uma possibilidade real     Introdução A reflexão sobre a Arte, enquanto facilitadora do processo inclusivo, surge das vivências ocorridas na Escola de Educação Especial Ecumênica ao longo de sua história. Foi por meio das observações das práticas pedagógicas que se percebeu o quanto o corpo docente desta instituição [...]

Aula 64 - A Atividade Motora Adaptada

A atividade motora adaptada Atualmente, a atividade física e esportiva para pessoas com deficiência  tem sido conduzida em três perspectivas: a primeira encara a prática da atividade motora na perspectiva educacional e acontece (quando acontece) no âmbito da escola; a segunda encara a atividade motora na perspectiva do lazer; e a terceira na perspectiva do esporte [...]

Aula 65 - A Inclusão no Escotismo

  Inclusão no escotismo   Nesta aula, vamos considerar uma possibilidade educacional importante para as crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Trata-se do Movimento Escoteiro, o maior movimento de educação não-formal para crianças e jovens de todo o mundo – atualmente com mais de 28 milhões de membros ativos. Por se tratar de um [...]

Aula 66 - Brincar, Diversidade e Inclusão

Brincar, diversidade e inclusão   Em 1987, o poeta paranaense Paulo Leminski ao participar, em Brasília, de um seminário sobre Os sentidos da paixão, detectou uma epidemia de “paixão” no Brasil. Descobriu que livros tinham paixão no nome, o filme brasileiro mais badalado do momento tinha o título Além da Paixão, a Fundação Nacional de [...]

Aula 67 - Cinoterapia na Inclusão Social

  A Cinoterapia na inclusão social   A Cinoterapia é uma terapia inovadora que tem como diferencial a utilização de cães como facilitadores do processo terapêutico. Com a inclusão escolar cada dia mais em voga, é importante destacarmos que a Cinoterapia abre espaço para a socialização e inclusão da criança com necessidades educativas especiais. Os [...]

Aula 68 - A Função Social da Escola brai

  A Função Social da Escola     O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o [...]

Aula 69 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas     A educação centrada na pessoa – uma contribuição de Carl Rogers   A abordagem rogeriana em educação surgiu originalmente do campo da psicoterapia e aconselhamento. Dessa maneira, o ensino centrado na pessoa constitui o domínio particular desta abordagem. Isso significa [...]

Aula 70 - Aprendizagem escolar - A reconstrução da cultura na sala de aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres.   Sigmund Freud       [...]

Aula 71 - Os Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação     Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades   Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades.   [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, [...]

Aula 72 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais     Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso horizonte de compreensão sobre o tema. O que [...]

Aula 73 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

  A função dos conteúdos do ensino no currículo     Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e [...]

Aula 74 - A diversidade e o currículo da exclusão à inclusão

  A diversidade e o currículo – da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes [...]

Aula 75 - As Contribuições dos PCNS na Educação Inclusiva

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva     Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros [...]

Aula 76 - A Função e a Formação do Professor na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e [...]

Aula 77 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades  independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva     Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas [...]

Aula 78 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada     A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada  aluno em função dos seus próprios objetivos. César Coll   Na aula anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo [...]

Aula 79 - Pai, Professores e Alunos Parceiros no Processo de Inclusivo

  Pais, professores e alunos parceiros no processo inclusivo   Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz  suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se amplia [...]

Aula 80 - A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil

A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil   Discutir as questões da Educação Especial e da Educação Inclusiva no cenário brasileiro atual é tarefa complexa, mas necessária, tendo-se em vista as inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado e até mesmo nos contextos em [...]

Aula 81 - Necessidades Educativas Especiais e a Formação Docente

  Necessidades educacionais especiais e a formação docente   Necessidades educacionais especiais   Ao longo da história a terminologia dirigida às pessoas com necessidades especiais e/ou deficiências recebeu múltiplos sentidos e significados, desde os de ordem biológica voltados aos deficits e incapacidades da pessoa, sustentados numa premissa clínico-médica, até as significações mais atuais sustentadas numa [...]

Aula 82- Inclusão Escolar legislação, teoria e prática

  Inclusão escolar: legislação, teoria e prática   Educação para todos A “educação para todos” como a nova cultura educacional é viável no mundo globalizado em concordância com as tecnologias de comunicação e informação que avançam sem parar. A sociedade atual alerta que as demandas de ensino e aprendizagem devem considerar o excesso de informações [...]

Aula 83 - Altas Habilidades e Superdotação - Mitos e Desafios I

  Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e Desafios – I   Mitos  Dissertar sobre os mitos e desafios que envolvem a área de conhecimento das altas habilidades/superdotação, área da Educação Especial que se dedica a estudar, orientar e projetar processos de caracterização de perfil, atendimento pedagógico e familiar, ajustamento social e profissional, é tarefa que ainda [...]

Aula 84 - Comportamento Antissocial e a inclusão educacional

  Comportamento social inadequado   Fatores associados ao comportamento social inadequado A criança com comportamento social inadequado pode ser descrita como aquela que foge aos padrões de comportamento esperado para determinada pessoa num determinado período do desenvolvimento (infância, adolescência), numa determinada comunidade. No cotidiano pode ser referida como a criança “sem limites” que tem dificuldade [...]

Aula 85 - Aprendizagem das crianças com Hiperatividade

  Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH)   Características e manifestações do TDAH Há controvérsias sobre a definição, as causas, o diagnóstico e o tratamento clínico do transtorno de deficit de atenção e hiperatividade – TDAH. De acordo com DSM IV e V1 e OMS2 pode-se entender que a pessoa com hiperatividade ou [...]

Aula 86 - Transtornos do Neurodesenvolvimento

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Aula 87 - Habilidades Cognitivas

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Aula 88 - Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva

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Veja a primeira aula:

Resumo:


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