CURSO ONLINE:
Abordagem Interdisciplinar em Síndrome de Down

 

Abordagem Interdisciplinar em Síndrome de Down

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Deficiência Intelectual - Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia

  Abordagem psicanalítica e a epistemologia genética da deficiência intelectual     Inicialmente, para melhor compreendermos esta abordagem, é importante compreendermos o que significa epistemologia. Segundo o Dicionário Priberam (2017): Episteme é o conjunto dos diversos saberes científicos pertencentes a uma época, significa ciência, no sentido mais amplo (em grego), e, os fundamentos do conhecimento [...]

Aula 02 - Deficiência Intelectual no Contexto Escolar - Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão

  Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão   A trajetória de escolarização dos indivíduos com deficiência no contexto nacional foi marcada por profundas mudanças de caráter paradigmático e concernentes às políticas públicas. A mais significativa delas é a que indica a demanda de [...]

Aula 03 - Prática Pedagógica em Deficiência Intelectual

  A prática pedagógica na área da deficiência intelectual Com o advento do século XXI, presenciamos uma expressiva contradição vivenciada no sistema regular público de ensino, mesmo sendo amparada pela legislação brasileira, que é imperativa, quanto à obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas. Em contrapartida, percebemos que há necessidade de transformações substanciais [...]

Aula 04 - Deficiência Física - Classificação, Causas e Tipos de Deficiência Físicas

  Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física   Definição e características da deficiência física   A Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes foi elaborada em 1975 e hoje encontra-se ultrapassada por ver o deficiente físico como “pessoa incapaz de assegurar, por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual [...]

Aula 05 - A Deficiência Física no Contexto do Processo de Ensino e Aprendizagem

  A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem   A vida escolar é muito rica de significados para a criança, representa uma grande parte de sua existência. É, para ela, um depósito de esperanças, em que vai descobrir coisas novas, apreender para a vida futura, correlacionar-se socialmente, desenvolver suas habilidades e [...]

Aula 06 - A Inclusão de Crianças com Deficiência Física - Acessibilidade, Adaptações Curriculares e Procedimentos de Ensino

  A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino   Tecnologias assistivas  A criança com deficiência causa, desde o seu nascimento, incertezas na família, pois as limitações tornam-se verdadeiras barreiras para a vida cotidiana e surgem vários questionamentos como, por exemplo, as possibilidades de crescimento, sua interação social, seu [...]

Aula 07 - Distúrbios e Alterações Psicomotoras

  Distúrbios e alterações psicomotoras   Histórico, definição, desenvolvimento, tipologia da psicomotricidade A história do estudo do corpo humano remonta do processo de evolução da civilização. Desde o Período Antigo, na Grécia, fazia-se menção a essa abordagem, e era possível perceber na concepção dessa cultura a veneração ao físico perfeito, afirmando que o corpo expressava [...]

Aula 08 - Mediação na Aprendizagem

  Mediação na aprendizagem   Transtornos psicomotores que podem ser observados em sala de aula   Inicialmente, para melhor compreendermos a temática da aula, é relevante diferenciarmos algumas concepções que norteiam este estudo, como transtornos psicomotores, dificuldades e distúrbios de aprendizagem, com a finalidade de esclarecermos as especificidades de cada vocábulo em questão. Assim, de [...]

Aula 09 - A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil

A Educação Especial e a Educação Inclusiva no Brasil   Discutir as questões da Educação Especial e da Educação Inclusiva no cenário brasileiro atual é tarefa complexa, mas necessária, tendo-se em vista as inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado e até mesmo nos contextos em [...]

Aula 10 - Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática

  Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática   A relevância do tema inclusão escolar não se limita apenas à população dos portadores de necessidades educacionais especiais. A inclusão educacional não é somente um fator que envolve essas pessoas, mas, também, as famílias, os professores e a comunidade, na medida em que visa construir [...]

Aula 11 - Necessidades Educativas Especiais - Um Dilema para o Professor

  Necessidades Educativas Especiais: Ainda um Dilema para o Professor?   Hoje vamos conversar sobre as necessidades educativas especiais (NEE) e as suas características. Todos nós, professores, sabemos da perplexidade e da preocupação que sentimos ao lidar, na sala de aula, com a diversidade de características de comportamento e de aprendizagem. Em relação aos que [...]

Aula 12 - Altas Habilidades e Superdotação - Mitos e Desafios I

  Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e Desafios – I   Mitos  Dissertar sobre os mitos e desafios que envolvem a área de conhecimento das altas habilidades/superdotação, área da Educação Especial que se dedica a estudar, orientar e projetar processos de caracterização de perfil, atendimento pedagógico e familiar, ajustamento social e profissional, é tarefa que ainda [...]

Aula 13 - Altas Habilidades e Superdotação Mitos e Desafios II

Altas Habilidades/ Superdotação: Mitos e desafios – II   Nesta aula veremos como outros mitos se estabeleceram em nossa sociedade, em razão de conceitos equivocados quanto à superdotação. Os testes de inteligência não são adaptados à nossa realidade e, por isso, são de pouca utilidade para a identificação de superdotados Essa é uma concepção baseada [...]

Aula 14 - Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral

  A Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral: Um Desafio a ser Superado pela Educação Inclusiva   A paralisia cerebral (PC) pode ser definida como uma deficiência motora causada por uma lesão no cérebro, tendo como consequência um problema irreversível, não progressivo, que altera a coordenação motora, o equilíbrio e/ou a fala, retarda ou [...]

Aula 15 - Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental

  Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental   A Educação Especial é uma modalidade de ensino destinada às pessoas portadoras de deficiência, de condutas típicas e de altas habilidades, considerada pela Constituição Brasileira como parte inseparável do direito à educação. É conceituada como processo de desenvolvimento global das potencialidades de pessoas portadoras de [...]

Aula 16 - Distúrbios de Conduta

Distúrbios de Conduta Distúrbios de Conduta... Afinal, o que é isso?   O nosso assunto de hoje são os distúrbios de conduta, tão frequentes na escola e no cotidiano profissional do professor. As expressões: “tem problemas de conduta” ou “isso é um distúrbio de comportamento” são, hoje, bastante ouvidas em diversos contextos vinculados à população [...]

Aula 17 - Deficiência Visual conceitos e orientações

  Deficiência Visual: Conceitos e Orientações   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 18 - A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado

A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos [...]

Aula 19 – Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever

Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever       Como facilitar a inclusão? Não existe uma série de procedimentos-padrão, como se constituíssem uma “receita” para essa facilitação. Preferimos, no entanto, levantar cinco aspectos, os mesmos discutidos no Seminário Educação Inclusiva no Brasil  Diagnóstico Atual e Desafios para o Futuro, e que passamos a [...]

Aula 20 - Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro

Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual envolve aprendizes situados na fronteira de [...]

Aula 21 - Letramento e Surdez

Letramento e Surdez   O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas e define sua língua visual-espacial,  assim como seus [...]

Aula 22 - A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos

 A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos     Para tentarmos buscar os caminhos que ainda não foram trilhados é importante que busquemos algumas considerações nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre esse tema. Vejamos, então, três exemplos de pesquisas recentemente desenvolvidas sob o foco da profissionalização e inserção no mercado [...]

Aula 23 - Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva

  Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 24 - Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão

  Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos portadores de necessidades educativas especiais são [...]

Aula 25 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas I

  O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas – I   Ficha de chamada. Crianças pequenas, maiores, quase adolescentes se agrupam em uma lista   de nomes e no espaço de uma sala, em busca de um grande sonho: aprender a ler e a escrever. Constituem-se em uma classe que varia em idade de 7 a 13 [...]

Aula 26 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas II

  O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas – II   Mais de dez anos se passaram da realização da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990), cujo objetivo foi discutir a importância da educação básica para o indivíduo, assim expresso no documento final: “o objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer [...]

Aula 27 - A Prática Educativa - Um dos Caminhos para a Inclusão

  A Prática Educativa: Um dos Caminhos para a Inclusão     Com a meta da universalização do ensino nos fins dos 1980, chegavam à escola novos conceitos, novos personagens, novas crenças, novas tradições. A escola ficou sem saber como dar conta de tantas novidades! Em muitas situações, passou a ignorar esse novo contingente que [...]

Aula 28 - Escola Inclusiva - As Crianças Agradecem

  Escola Inclusiva: As  Crianças Agradecem   A década de 1990 foi rica no estabelecimento de metas sociais para a educação, trazendo à cena os excluídos, os menos favorecidos, os portadores de deficiências, os analfabetos, os evadidos e tantos outros que, por alguma razão, não mais frequentavam a escola ou nunca tinham tido acesso a [...]

Aula 29 - A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida

A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida Introdução Nesta aula, vamos conversar um pouco sobre paralisia cerebral, suas manifestações mais frequentes e formas de prevenção. Nosso objetivo principal, porém, é apresentar a história de inclusão de uma portadora de paralisia cerebral que tem conseguido superar suas limitações. Paralisia [...]

Aula 30 - A Educação de Crianças Hospitalizadas

Educação de crianças hospitalizadas Cláudio Cesar Pimentel Teixeira Acompanhamos, atualmente, a criação de ações de atenção educacional a crianças e adolescentes internadas em hospitais e alas pediátricas de todo o país, em atendimento ao que exige o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069), aprovado em 1990. Essa lei reconhece e regulamenta o direito [...]

Aula 31 - Idoso e Inclusão

Idoso e inclusão   Fátima e Silva de Freitas Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma Tem mil faces secretas sob a face neutra E te perguntas, sem interesse pela resposta, Pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave? Repara: Ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. [...]

Aula 32 - Inclusão Digital

Inclusão digital: o desafio da inclusão social por meio da inclusão digital Max Günther Haetinger Daniela Haetinger   Falando de inclusão Um dos maiores desafios dos últimos anos é a inclusão digital ou tecnológica dos cidadãos. Essa inclusão tem sido determinada pela nova economia e pelos modernos métodos de produção e prestação de serviços. Por [...]

Aula 33 - A Inclusão na Educação de Pessoas com Síndrome de Down - Um Caso de Sucesso

 A inclusão de pessoas com Síndrome de Down na Educação: um caso de sucesso   Maria de Fátima Minetto Caldeira Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Autor desconhecido Contar a história de alguém é algo muito fascinante, principalmente quando os fatos [...]

Aula 34 - A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Trabalho

A inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho Patrícia Braun Introdução Prezados educadores. O tema sobre o qual refletiremos nesse encontro trata de um assunto que há pouco, podemos assim dizer, começou a vigorar nas discussões acadêmicas e sociais. Porém, não por se tratar de um aspecto que antes não permeava espaço [...]

Aula 35 - Os Meninos de Quatro Pinheiros - Construindo o Futuro

Os meninos de Quatro Pinheiros: construindo o futuro Ana Paula Johann Nesta aula, vamos conversar sobre crianças, adolescentes e a Inclusão – um tema que vem despertando cada vez mais a discussão de especialistas, educadores e sociedade. A pertinência se deve ao fato de que a criança de hoje é o adulto do amanhã. Você [...]

Aula 36 - Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho

Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho Elair Hasselman de Bastos Ivelir Neiverth Marli Kaczmarek     Contextualização Dados os limites de espaço/tempo necessários a que estamos permanentemente condicionados nas diversas situações da vida humana, apresentaremos alguns recortes históricos, compilando, socializando informações e procurando estabelecer as relações necessárias com aspectos considerados em [...]

Aula 37 - Pequeno Cotolengo Casas Lares para Pessoas em Situação de Abandono

Pequeno Cotolengo: casas-lares para pessoas em situação de abandono Orley Boçon   Histórico do Pequeno Cotolengo do Paraná (Dom Orione) Curitiba é mundialmente conhecida como “Capital de Primeiro Mundo”, pela sua beleza, cultura, arquitetura e pelas dimensões sociais e econômicas que possibilita. E é nesta bela capital do Paraná que está construída uma das diversas [...]

Aula 38 - Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis - Criança no Lixo, Nunca Mais!

  Inclusão social dos catadores de materiais recicláveis: criança no lixo, nunca mais! Idealização: Fórum Lixo e Cidadania do Paraná Autor: Instituto Lixo e Cidadania Introdução O presente projeto, idealizado e proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania do Paraná, elaborado pelo Instituto Lixo e Cidadania, visa à erradicação do trabalho de crianças e adolescentes com [...]

Aula 39 - Arte e Inclusão

A Arte e a Educação Inclusiva: uma possibilidade real     Introdução A reflexão sobre a Arte, enquanto facilitadora do processo inclusivo, surge das vivências ocorridas na Escola de Educação Especial Ecumênica ao longo de sua história. Foi por meio das observações das práticas pedagógicas que se percebeu o quanto o corpo docente desta instituição [...]

Aula 40 - A Atividade Motora Adaptada

A atividade motora adaptada Atualmente, a atividade física e esportiva para pessoas com deficiência  tem sido conduzida em três perspectivas: a primeira encara a prática da atividade motora na perspectiva educacional e acontece (quando acontece) no âmbito da escola; a segunda encara a atividade motora na perspectiva do lazer; e a terceira na perspectiva do esporte [...]

Aula 41 - A Inclusão no Escotismo

Inclusão no escotismo   Nesta aula, vamos considerar uma possibilidade educacional importante para as crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Trata-se do Movimento Escoteiro, o maior movimento de educação não-formal para crianças e jovens de todo o mundo – atualmente com mais de 28 milhões de membros ativos. Por se tratar de um programa [...]

Aula 42 - Brincar, Diversidade e Inclusão

Brincar, diversidade e inclusão   Em 1987, o poeta paranaense Paulo Leminski ao participar, em Brasília, de um seminário sobre Os sentidos da paixão, detectou uma epidemia de “paixão” no Brasil. Descobriu que livros tinham paixão no nome, o filme brasileiro mais badalado do momento tinha o título Além da Paixão, a Fundação Nacional de [...]

Aula 43 - Cinoterapia na Inclusão Social

A Cinoterapia na inclusão social A Cinoterapia é uma terapia inovadora que tem como diferencial a utilização de cães como facilitadores do processo terapêutico. Com a inclusão escolar cada dia mais em voga, é importante destacarmos que a Cinoterapia abre espaço para a socialização e inclusão da criança com necessidades educativas especiais. Os cães que [...]

Aula 44 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola   O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor [...]

Aula 45 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas   Neste capítulo, pretendemos discutir as teorias de aprendizagem de Rogers, Bruner e Ausubel. Nossa escolha por essas três abordagens está relacionada às valiosas contribuições dessas teorias para ensino e aprendizagem escolar. Outro motivo que reforça nossa escolha é o de que [...]

Aula 46 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres. Sigmund Freud   Escola, lugar de [...]

Aula 47 - OS Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação   Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades. [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, [...]

Aula 48 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

  Conceito de currículo e considerações gerais Irene Carmen Piconi Prestes Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva   Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie [...]

Aula 49 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

  A função dos conteúdos do ensino no currículo Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar a [...]

Aula 50 - A diversidade e o Currículo da Exclusão à Inclusão

  A diversidade e o currículo – da exclusão à inclusão   Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 51- As Contribuições dos PCNs na Educação Inclusiva

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva   Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 52 - A Função e a Formação de Professores na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva   Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves  As transformações de ordem política, social e econômica da sociedade [...]

Aula 53 - Uma Estrategia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva   Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas do [...]

Aula 54 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada   A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada aluno em função dos seus próprios objetivos.  No capítulo anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo raciocínio, pretendemos aqui, abordar [...]

Aula 55 - Pai, Professores e Alunos Parceiros no Processo de Inclusivo

  Pais, professores e alunos – parceiros no processo inclusivo   Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz  suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: