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Licenciatura em Educação Especial

 

Licenciatura em Educação Especial

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências   As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utiliza-las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e exemplos de [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - A educação especial e a educação inclusiva no Brasil

A educação especial e a educação inclusiva no Brasil Discutir as questões da Educação Especial e da Educação Inclusiva no cenário brasileiro atual é tarefa complexa, mas necessária, tendo-se em vista as inúmeras vertentes que a temática vem assumindo nos diferentes contextos em que o problema é tratado e até mesmo nos contextos em que [...]

Aula 14 - Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática

  Inclusão Escolar - Dissonâncias entre Teoria e Prática   A relevância do tema inclusão escolar não se limita apenas à população dos portadores de necessidades educacionais especiais. A inclusão educacional não é somente um fator que envolve essas pessoas, mas, também, as famílias, os professores e a comunidade, na medida em que visa construir [...]

Aula 15 - Necessidades Educativas Especiais - Um Dilema para o Professor

  Necessidades educativas especiais: ainda um dilema para o professor?   Hoje vamos conversar sobre as necessidades educativas especiais (NEE) e as suas características. Todos nós, professores, sabemos da perplexidade e da preocupação que sentimos ao lidar, na sala de aula, com a diversidade de características de comportamento e de aprendizagem. Em relação aos que [...]

Aula 16 - Altas Habilidades e Superdotação - Mitos e Desafios I

  Altas habilidades/ superdotação: Mitos e Desafios – I   MITOS Dissertar sobre os mitos e desafios que envolvem a área de conhecimento das altas habilidades/superdotação, área da Educação Especial que se dedica a estudar, orientar e projetar processos de caracterização de perfil, atendimento pedagógico e familiar, ajustamento social e profissional, é tarefa que ainda [...]

Aula 17 - Altas Habilidades e Superdotação Mitos e Desafios II

Altas habilidades/ superdotação: Mitos e desafios – II Nesta aula veremos como outros mitos se estabeleceram em nossa sociedade, em razão de conceitos equivocados quanto à superdotação. Os testes de inteligência não são adaptados à nossa realidade e, por isso, são de pouca utilidade para a identificação de superdotados Essa é uma concepção baseada na [...]

Aula 18 - Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral

  A avaliação de alunos portadores de paralisia cerebral: um desafio a ser superado pela Educação Inclusiva A paralisia cerebral (PC) pode ser definida como uma deficiência motora causada por uma lesão no cérebro, tendo como consequência um problema irreversível, não progressivo, que altera a coordenação motora, o equilíbrio e/ou a fala, retarda ou impossibilita [...]

Aula 19 - Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental

  Trabalhando com o aluno portador de deficiência mental   A Educação Especial é uma modalidade de ensino destinada às pessoas portadoras de deficiência, de condutas típicas e de altas habilidades, considerada pela Constituição Brasileira como parte inseparável do direito à educação. É conceituada como processo de desenvolvimento global das potencialidades de pessoas portadoras de [...]

Aula 20 - Distúrbios de Conduta

Distúrbios de conduta     Distúrbios de conduta... afinal, o que é isso? O nosso assunto de hoje são os distúrbios de conduta, tão frequentes na escola e no cotidiano profissional do professor. As expressões: “tem problemas de conduta” ou “isso é um distúrbio de comportamento” são, hoje, bastante ouvidas em diversos contextos vinculados à [...]

Aula 21 - Deficiência Visual conceitos e orientações

  Deficiência Visual conceitos e orientações   Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, [...]

Aula 22 - A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado

  A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular Um Espaço a ser Conquistado   Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] [...]

Aula 23 – Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever

  Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever   Como facilitar a inclusão? Não existe uma série de procedimentos-padrão, como se constituíssem uma “receita” para essa facilitação. Preferimos, no entanto, levantar cinco aspectos, os mesmos discutidos no Seminário Educação Inclusiva no Brasil – Diagnóstico Atual e Desafios para o Futuro, e que passamos a [...]

Aula 24 - Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro

  Libras Língua Materna do Surdo Brasileiro   São várias as competências envolvidas em um processo de aprendizado de uma segunda língua. Seja ela estrangeira ou adicional, esse processo envolve competência linguística, cognitiva, comunicativa, sociolinguística, discursiva, intercultural, entre outras. No caso da Libras, temos uma situação muito singular, a qual envolve aprendizes situados na fronteira [...]

Aula 25 - Letramento e Surdez

  Letramento e Surdez   O primeiro passo na direção do aprendizado de uma língua de sinais é conhecer as regras da comunicação visual, essenciais na interação com pessoas surdas. Como vimos anteriormente, a experiência visual constitui as formas de expressão e compreensão do mundo pelas pessoas surdas e define sua língua visual-espacial,  assim como [...]

Aula 26 - A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos

  A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos   Para tentarmos buscar os caminhos que ainda não foram trilhados é importante que busquemos algumas considerações nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre esse tema. Vejamos, então, três exemplos de pesquisas recentemente desenvolvidas sob o foco da profissionalização e inserção no mercado [...]

Aula 27 - Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva

  Adaptações curriculares na Educação Inclusiva Quando uma criança nasce com uma deficiência começa para ela e sua família uma longa história de dificuldades. Não é apenas a deficiência que torna difícil a sua existência, mas a atitude das pessoas e da sociedade diante de sua condição. Ser portador de deficiência nunca foi fácil, nem [...]

Aula 28 - Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão

  Atitudes e técnicas facilitadoras da inclusão Vamos hoje conversar sobre os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE) e sobre as melhores formas de fazer com que se sintam acolhidos pela escola e possam desenvolver, da melhor maneira, a aprendizagem e o alcance da cidadania. [...] alunos portadores de necessidades educativas especiais são aqueles [...]

Aula 29 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas I

  O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas – I Ficha de chamada. Crianças pequenas, maiores, quase adolescentes se agrupam em uma lista   de nomes e no espaço de uma sala, em busca de um grande sonho: aprender a ler e a escrever. Constituem-se em uma classe que varia em idade – de 7 a 13 [...]

Aula 30 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas II

  O trabalho pedagógico em turmas multisseriadas – II Mais de dez anos se passaram da realização da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990), cujo objetivo foi discutir a importância da educação básica para o indivíduo, assim expresso no documento final: “o objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer as [...]

Aula 31 - A Prática Educativa - Um dos Caminhos para a Inclusão

  A prática educativa: um dos caminhos para a inclusão Com a meta da universalização do ensino nos fins dos 1980, chegavam à escola novos conceitos, novos personagens, novas crenças, novas tradições. A escola ficou sem saber como dar conta de tantas novidades! Em muitas situações, passou a ignorar esse novo contingente que chegava. A [...]

Aula 32 - Escola Inclusiva - As Crianças Agradecem

  Escola inclusiva: as  crianças agradecem   A década de 1990 foi rica no estabelecimento de metas sociais para a educação, trazendo à cena os excluídos, os menos favorecidos, os portadores de deficiências, os analfabetos, os evadidos e tantos outros que, por alguma razão, não mais frequentavam a escola ou nunca tinham tido acesso a [...]

Aula 33 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola   O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor [...]

Aula 34 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas   Neste capítulo, pretendemos discutir as teorias de aprendizagem de Rogers, Bruner e Ausubel. Nossa escolha por essas três abordagens está relacionada às valiosas contribuições dessas teorias para ensino e aprendizagem escolar. Outro motivo que reforça nossa escolha é o de que [...]

Aula 35 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres. Sigmund Freud Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 36 - OS Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação   Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades. [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, [...]

Aula 37 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais autismo

Conceito de currículo e considerações gerais Irene Carmen Piconi Prestes Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva   Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso [...]

Aula 38 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

  A função dos conteúdos do ensino no currículo Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar a [...]

Aula 39 - A diversidade e o Currículo da Exclusão à Inclusão

  A diversidade e o currículo – da exclusão à inclusão   Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 40 - As Contribuições dos PCNs na Educação Inclusiva

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva   Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 41 - A Função e a Formação de Professores na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva   Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves  As transformações de ordem política, social e econômica da sociedade [...]

Aula 42 - Uma Estrategia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva   Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas do [...]

Aula 43 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada aluno em função dos seus próprios objetivos.  No capítulo anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo raciocínio, pretendemos aqui, abordar como [...]

Aula 44 - Pai, Professores e Alunos Parceiros no Processo de Inclusivo

  Pais, professores e alunos – parceiros no processo inclusivo   Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz  suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se [...]

Aula 45 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 46 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os aspectos [...]

Aula 47 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações sociais, [...]

Aula 48 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 49 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de Roma. [...]

Aula 50 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo Freire [...]

Aula 51 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 52 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou treze [...]

Aula 53 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal passou [...]

Aula 54 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 55 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 56 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [...]

Aula 57 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 58 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da educação [...]

Aula 59 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 60 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 61 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 62 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 63 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 64- Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 65 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 66 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 67 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 68 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 69 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 70 - A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida

A Inclusão de Pessoas com Paralisia Cerebral - Uma História de Vida Bem Sucedida   Introdução Nesta aula, vamos conversar um pouco sobre paralisia cerebral, suas manifestações mais frequentes e formas de prevenção. Nosso objetivo principal, porém, é apresentar a história de inclusão de uma portadora de paralisia cerebral que tem conseguido superar suas limitações. [...]

Aula 71 - A Educação de Crianças Hospitalizadas

Educação de crianças hospitalizadas Cláudio Cesar Pimentel Teixeira Acompanhamos, atualmente, a criação de ações de atenção educacional a crianças e adolescentes internadas em hospitais e alas pediátricas de todo o país, em atendimento ao que exige o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069), aprovado em 1990. Essa lei reconhece e regulamenta o direito [...]

Aula 72 - Idoso e Inclusão

Idoso e inclusão   Fátima e Silva de Freitas Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma Tem mil faces secretas sob a face neutra E te perguntas, sem interesse pela resposta, Pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave? Repara: Ermas de melodia e conceito elas se refugiaram na noite, as palavras. [...]

Aula 73 - Inclusão Digital

  Inclusão digital: o desafio da inclusão social por meio da inclusão digital   Max Günther Haetinger Daniela Haetinger   Falando de inclusão Um dos maiores desafios dos últimos anos é a inclusão digital ou tecnológica dos cidadãos. Essa inclusão tem sido determinada pela nova economia e pelos modernos métodos de produção e prestação de [...]

Aula 74 - A Inclusão na Educação de Pessoas com Síndrome de Down - Um Caso de Sucesso

 A inclusão de pessoas com Síndrome de Down na Educação: um caso de sucesso   Maria de Fátima Minetto Caldeira Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Autor desconhecido Contar a história de alguém é algo muito fascinante, principalmente quando os fatos [...]

Aula 75 - A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Trabalho

A inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho Patrícia Braun Introdução Prezados educadores. O tema sobre o qual refletiremos nesse encontro trata de um assunto que há pouco, podemos assim dizer, começou a vigorar nas discussões acadêmicas e sociais. Porém, não por se tratar de um aspecto que antes não permeava espaço [...]

Aula 76 - Os Meninos de Quatro Pinheiros - Construindo o Futuro

Os meninos de Quatro Pinheiros: construindo o futuro Ana Paula Johann Nesta aula, vamos conversar sobre crianças, adolescentes e a Inclusão – um tema que vem despertando cada vez mais a discussão de especialistas, educadores e sociedade. A pertinência se deve ao fato de que a criança de hoje é o adulto do amanhã. Você [...]

Aula 77 - Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho

Programa Educacional de Apoio à Inclusão no Mundo do Trabalho Elair Hasselman de Bastos Ivelir Neiverth Marli Kaczmarek     Contextualização Dados os limites de espaço/tempo necessários a que estamos permanentemente condicionados nas diversas situações da vida humana, apresentaremos alguns recortes históricos, compilando, socializando informações e procurando estabelecer as relações necessárias com aspectos considerados em [...]

Aula 78 - Pequeno Cotolengo Casas Lares para Pessoas em Situação de Abandono

Pequeno Cotolengo: casas-lares para pessoas em situação de abandono Orley Boçon     Curitiba é mundialmente conhecida como “Capital de Primeiro Mundo”, pela sua beleza, cultura, arquitetura e pelas dimensões sociais e econômicas que possibilita. E é nesta bela capital do Paraná que está construída uma das diversas obras de Dom Orione: o Pequeno Cotolengo [...]

Aula 79 - Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis - Criança no Lixo, Nunca Mais!

  Inclusão social dos catadores de materiais recicláveis: criança no lixo, nunca mais! Idealização: Fórum Lixo e Cidadania do Paraná Autor: Instituto Lixo e Cidadania Introdução O presente projeto, idealizado e proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania do Paraná, elaborado pelo Instituto Lixo e Cidadania, visa à erradicação do trabalho de crianças e adolescentes com [...]

Aula 80 - Arte e Inclusão

A Arte e a Educação Inclusiva: uma possibilidade real     Introdução A reflexão sobre a Arte, enquanto facilitadora do processo inclusivo, surge das vivências ocorridas na Escola de Educação Especial Ecumênica ao longo de sua história. Foi por meio das observações das práticas pedagógicas que se percebeu o quanto o corpo docente desta instituição [...]

Aula 81 - A Atividade Motora Adaptada

A atividade motora adaptada Ruth Eugênia Cidade Atualmente, a atividade física e esportiva para pessoas com deficiência  tem sido conduzida em três perspectivas: a primeira encara a prática da atividade motora na perspectiva educacional e acontece (quando acontece) no âmbito da escola; a segunda encara a atividade motora na perspectiva do lazer; e a terceira na [...]

Aula 82 - A Inclusão no Escotismo

Inclusão no escotismo   Nesta aula, vamos considerar uma possibilidade educacional importante para as crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Trata-se do Movimento Escoteiro, o maior movimento de educação não-formal para crianças e jovens de todo o mundo – atualmente com mais de 28 milhões de membros ativos. Por se tratar de um programa [...]

Aula 83 - Brincar, Diversidade e Inclusão

Brincar, diversidade e inclusão   Em 1987, o poeta paranaense Paulo Leminski ao participar, em Brasília, de um seminário sobre Os sentidos da paixão, detectou uma epidemia de “paixão” no Brasil. Descobriu que livros tinham paixão no nome, o filme brasileiro mais badalado do momento tinha o título Além da Paixão, a Fundação Nacional de [...]

Aula 84 - Cinoterapia na Inclusão Social

A Cinoterapia na inclusão social A Cinoterapia é uma terapia inovadora que tem como diferencial a utilização de cães como facilitadores do processo terapêutico. Com a inclusão escolar cada dia mais em voga, é importante destacarmos que a Cinoterapia abre espaço para a socialização e inclusão da criança com necessidades educativas especiais. Os cães que [...]

Aula 85- Estigma e Autoconceito

Estigma e autoconceito Meus queridos alunos, o tema da aula de hoje é muito amplo e verdadeiramente fascinante. Ele tem grande impacto na compreensão dos aspectos psicossociais que afetam as interações com pessoas portadoras de necessidades especiais. Trata-se da relação entre estigma e autoconceito. Unir dois conceitos tão fundamentais para a vida de todos nós [...]

Aula 86 - Dinâmica das Relações Familiares

Dinâmica das relações familiares Os nossos objetivos envolvem, além da caracterização dessa importante instituição, a primeira na qual geralmente o ser humano convive, sob a óptica da Psicanálise, destacar aspectos relativos à superação das dificuldades que normalmente surgem e à constituição da família como aliada inseparável da escola nos processo de desenvolvimento, de aprendizagem e, [...]

Aula 87 - A Sexualidade e o Indivíduo com Necessidades Especiais

A sexualidade e o indivíduo com necessidades especiais Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim. Fernando Pessoa     O tema da aula de hoje é a sexualidade do indivíduo com necessidades especiais e, por isso escolhemos a breve citação de Fernando Pessoa, que fala [...]

Aula 88 - A Formação da Identidade do Indivíduo com Necessidades Especiais

A formação da identidade do indivíduo com necessidades especiais   Se eu começar a nossa aula perguntando a vocês o que é identidade, talvez obtenha respostas como: características de personalidade de cada ser humano; conjunto de traços que nos aproximam daqueles que nos são semelhantes em espécie ou grupo; atributos que constituem o temperamento de [...]

Aula 89 - O Papel da Escola na Socialização e na Construção da Cidadania

O papel da escola na socialização e na construção da cidadania do indivíduo com necessidades especiais A escola, na forma como hoje a conhecemos – estruturas de concreto, equipamentos, profissionais capacitados, salas de aula compostas por alunos (crianças, jovens, adultos) de diferentes origens, com diferentes costumes, valores e realidades socioeconômicas –, é uma perspectiva recente, [...]

Aula 90 - O Respaldo e as Bases Legais para a Inserção no Mercado de Trabalho

O respaldo e as bases legais para a inserção no mercado de trabalho Bem-vindos à aula de hoje! Nas nossas análises desta aula, trataremos dos respaldos legais que podem facilitar e permitir ou não a implementação de ações para a efetivação da inserção das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. A visão sobre [...]

Aula 91 - A Formação Profissional na Escola oficinas protegidas e abertas

A formação profissional na escola: oficinas protegidas e abertas Antes do século XX, o trabalho não era uma oportunidade que pertencesse à realidade das pessoas com necessidades especiais. Até meados desse século, o destino mais provável para tais pessoas era a total institucionalização. No final da década de 1950, a ideia de ocupar o tempo [...]

Aula 92 - A Realidade do Panorama Nacional Programa face à Educação Profissionalizante

A realidade do panorama nacional: programas de educação profissionalizante Nossa aula de hoje tem como finalidade discutir a situação nacional dos programas de educação profissionalizante. Sejam todos bem-vindos! O trabalho constitui-se em um dos meios para viabilizar o processo de inserção social para qualquer indivíduo. Sabe-se que a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos [...]

Aula 93 - A visão Nacional e Internacional sobre Educação Inclusiva

A visão internacional e nacional sobre educação inclusiva: o panorama real Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza. Boaventura de Souza Santos Na aula de hoje, vamos falar sobre o panorama nacional e internacional da educação inclusiva. Inicialmente, [...]

Aula 94 - O que dizem as Pesquisas sobre Educação Especial

O que dizem as pesquisas sobre educação especial Hoje falaremos, em linhas gerais, sobre a produção do conhecimento na área da educação especial. Trataremos, especificamente, dos resultados levantados pelas pesquisas realizadas. Lembramos que o conhecimento vem sendo acumulado historicamente, sendo um processo social que se realiza, também, por meio da atividade de pesquisa (SEVERINO, 1996). [...]

Aula 95 - Refletindo o cotidiano escolar

Refletindo o Cotidiano Escolar     Discutir sobre o cotidiano escolar pressupõe uma análise do dia a dia da escola de forma crítica e reflexiva. No capítulo anterior, ao tratarmos da função social da escola, pudemos perceber que ela está inserida em uma sociedade, marcada por grandes transformações de ordem social, política e econômica que, [...]

Aula 96 - Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola

Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola   Aprender significa adquirir conhecimentos, rever a própria experiência, desenvolver habilidades, mudar comportamentos, descobrir o sentido das coisas e da vida, analisar criticamente o mundo. É o aluno o agente principal e responsável por sua aprendizagem.   Ensinar refere-se a instruir, saber fazer, comunicar conhecimentos, [...]

Aula 97 - Contribuições da Psicologia ao Curriculo

Contribuições da Psicologia ao currículo   O caminho que leva à formulação de uma proposta curricular é mais fruto de uma série de decisões sucessivas que o resultado da aplicação de alguns princípios firmemente estabelecidos e unicamente aceitos. Consequentemente, o que importa é justificar e argumentar sobre a solidez das decisões que vamos tomando e, [...]

Aula 98 - Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento

Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento     O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado e, por derivação, à sua representação ou apresentação. A escolaridade é um percurso para os alunos, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o [...]

Aula 99 - Os conteúdos do ensino

  Os conteúdos do ensino – o que são?   A definição de conteúdos na tradição pedagógica brasileira está fortemente associada a relações de saberes escolares organizados por disciplinas. Examinando tanto as propostas curriculares como os diários de classe, diversos pesquisadores constataram que apenas os saberes escolares, de diversos tipos, são relacionados como conteúdos.   [...]

Aula 100 - Diversidade e o Curriculo da Exclusão a Inclusão

A diversidade e o currículo - da exclusão à inclusão     Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 101 - A elaboração do projeto pedagógico na escola

  A elaboração do projeto pedagógico na escola   Entendemos que o conceito dos projetos pedagógico, educativo e curricular, tem o mesmo significado. Deste modo, o currículo desenvolvido na escola configura-se como um projeto global de cultura e de educação, “no qual se deve observar não apenas objetivos relacionados com os conteúdos de matérias escolares, [...]

Aula 102 - As contribuições dos pcns na elaboração do projeto politico pedagógico

As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na elaboração do projeto político-pedagógico     Atualmente, não há como negar que o mundo vem passando por mudanças radicais em todos os campos e que, nos últimos tempos, surgiram avanços que não eram imagináveis até poucas décadas. Essas mudanças fazem com que surjam novas necessidades sociais.   [...]

Aula 103 - A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento

A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento   As disciplinas escolares e a organização dos saberes  O objetivo é discutir, inicialmente, como a organização dos currículos na forma de disciplina interfere na cultura escolar brasileira. Num segundo momento, expor as diferentes formas de relações entre disciplinas na organização do trabalho pedagógico. Este é um objetivo já [...]

Aula 104 - A interação professor aluno no processo de ensino e aprendizagem

A interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem       A sala de aula é um espaço multifacetado e que apresenta muitas possibilidades de atuação. De acordo com este espaço, Menegat acredita que pode ser utilizada como:   local de crescimento pessoal e interpessoal – a busca de experiências significativas; local de incentivo à descoberta [...]

Aula 105 - Interação entre Alunos no Processo de Ensino Aprendizagem

  Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem     O papel das interações criança-criança no processo ensino-aprendizagem tem merecido cada vez mais atenção dos educadores.   Nas interações adulto-criança estabelece-se o caráter de assimetria, ou seja, a predominância do adulto e suas experiências sobre a criança. Já nas relações criança-criança encontra-se uma simetria, ou [...]

Aula 106 - A função e a formação do professor na escola inclusiva

A função e a formação do professor na escola inclusiva     Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves     As transformações de ordem política, social e econômica [...]

Aula 107 - Entendendo a adaptação escolar

Entendendo a adaptação escolar     Não precisamos escolher entre a socialização e as amizades nas classes de ensino regular e uma educação de qualidade nas classes especiais. Podemos proporcionar uma educação  de qualidade nas classes de ensino regular. Jeffrey Strully e Cindy  Strully     Almejar uma escola melhor para todos implica mudança. Mas [...]

Aula 108 - Adaptações curriculares como operacionaliza-las

Adaptações Curriculares – como Operacionalizá-las?     Se realmente queremos que alguém faça parte das nossas vidas faremos o que for preciso para receber essa pessoa e acomodar suas necessidades.     Entender teoricamente as concepções que embasam as adaptações curriculares, após algumas leituras e debates, pode parecer simples. Mas sair do papel para a [...]

Aula 109 - Avaliação concepções teóricas

Avaliação – Concepções Teóricas     [...] a avaliação é um processo abrangente da existência humana, que implica uma reflexão crítica sobre a prática no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilita a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Celso Vasconcellos     Você sabia que [...]

Aula 110 - Pais, professores e alunos

Pais, Professores e Alunos – Parceiros no Processo Inclusivo     Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se [...]

Aula 111 - Neuropsicopedagogia em Síntese Licenciatura em Educação

  Neuropsicopedagogia em Síntese     A neuropsicopedagogia é uma ciência ainda nova que está em ascensão devido à necessidade de se compreender melhor como se processa a aprendizagem no cérebro humano. Com a demanda que temos hoje nas escolas, de diferentes crianças que se desenvolvem de maneira diferenciada, a neuropsicopedagogia vem para auxiliar no [...]

Aula 112 - Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar

Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar Com o entendimento do papel do neuropsicopedagogo institucional e clínico, partiremos para os detalhes do seu trabalho. É importante sabermos que o neuropsicopedagogo dificilmente atuará sozinho; ele necessitará de uma equipe para ajudar na identificação e intervenção dos sujeitos que estão sendo assistidos. Mas por que é importante [...]

Aula 113 - Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo

Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo Neste momento, aprofundaremos o conhecimento da neurociência, da psicologia e da pedagogia na aprendizagem. Já explicamos nos capítulos anteriores sobre essas três ciências, porém neste entenderemos o papel específico de cada uma na aprendizagem, seja ela escolar ou social. A neurociência tem grande contribuição, pois nos [...]

Aula 114 - Um olhar diferente para as crianças diferentes

Um olhar diferente para as crianças diferentes   Atualmente, muito se fala sobre a inclusão tema que está em discussão em pautas escolares, nas universidades e no meio social como um todo. A inclusão é algo obrigatório, amparado por várias leis. Mas será que na prática da sala de aula essa inclusão é realmente efetiva? [...]

Aula 115 - Crianças que necessitam de atenção diferenciada

  Crianças que necessitam de atenção diferenciada   Abordamos no capítulo anterior o conceito de aluno diferente e entendemos quais se encaixam nessa terminologia que vai muito além do que sua explicação demonstra. Sabemos que a maioria das adaptações curriculares vem ao encontro de alunos que apresentam deficiências, transtornos de aprendizagem, e não somente aos [...]

Aula 116 - Transtornos de aprendizagem

Transtornos de aprendizagem   Os transtornos de aprendizagem são dificuldades permanentes na aquisição de habilidades e é deles que falaremos neste capítulo. Abordaremos o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), os transtornos da escrita e da matemática (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Dentro do DSM-V, eles estão classificados [...]

Aula 117 - O papel da escola no processo de inclusão

O papel da escola no processo de inclusão   A escola é um dos principais lugares onde as crianças se desenvolvem. Elas iniciam a jornada escolar muito pequenas e, muitas delas, frequentam-na o dia todo. Portanto, a escola é o lugar onde as adaptações curriculares devem ser feitas com muita responsabilidade, pois dali sairá o [...]

Aula 118 - O tratamento multidisciplinar

O tratamento multidisciplinar   Já vimos sobre a multidisciplinaridade e sua importância na investigação e no tratamento dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem. Sabemos que uma equipe alcança êxito maior quando engajada em um mesmo caso várias especialidades atendendo uma criança farão com que sua reabilitação seja ampla, e não somente em algumas áreas. Que [...]

Aula 119 - Surgimento da Neuropsicopedagogia

  Surgimento da Neuropsicopedagogia     O tema que apresentamos nesta aula é muito especial, pois trata de uma nova perspectiva em educação, um olhar minucioso e específico sobre a aprendizagem. O mundo está em constante transformação, por isso a educação deve acompanhar essas mudanças e se manter em sintonia com as novas demandas educacionais. [...]

Aula 120 - A Neuropsicopedagogia no Brasil

  A neuropsicopedagogia no Brasil     No Brasil, as discussões sobre neuropsicopedagogia começam a ganhar espaço na cidade de Joinville, Santa Catarina, no ano de 2008. Uma equipe de docentes que realizava assessoria em cursos de pós-graduação recebeu o convite do Grupo Educacional Censupeg para investir em pesquisas que produzissem novos conhecimentos acerca da [...]

Aula 121 - Objeto de Estudo da Neuropsicopedagogia

  Objeto de Estudo da Neuropsicopedagogia   Pode-se dizer que a neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso e seus reflexos no comportamento humano, em especial na aprendizagem, com base nos conhecimentos além das neurociências, da psicologia e da pedagogia.   Essa ciência tem por objetivo promover a integração educacional, social e [...]

Aula 122 - O que faz um Neuropsicopedagogo?

  O que faz um Neuropsicopedagogo?     Iniciamos este capítulo com base na reflexão de que hoje o ensino mudou. Possibilidades constantes de interação e aprendizagem estão à disposição de todos, por meio dos novos recursos tecnológicos educacionais. Nesse contexto, fica evidente que as formas  de aprender  também  estão  se  transformando e com elas [...]

Aula 123 - Neurociência e Educação

Neurociência e Educação Conhecer as partes do cérebro e como ocorrem as conexões neuronais para gerar aprendizagem abre novas possibilidades de compreender o desenvolvimento humano e como se aprende. Entender a fundo os processos cognitivos traz novas perspectivas sobre a aprendizagem e abre portas para se estabelecer novas formas de aprender e de interagir com [...]

Aula 124 - Principais Transtornos de aprendizagem

Principais Transtornos de Aprendizagem   Nesta aula abordaremos os principais transtornos de aprendizagem e como suas particularidades influenciam não só o processo de ensino e aprendizagem do aluno, mas também as estratégias que devem ser elaboradas para realizar intervenções precisas e individualizadas, incluindo a atuação da neuropsicopedagogia. Vamos considerar os transtornos que se manifestam na [...]

Aula 125 - O Acompanhamento do neuropsicopedagogo

  O Acompanhamento do Neuropsicopedagogo Contribuição da metacognição para o processo de aprendizagem Antes de estudarmos o que é metacognição, precisamos responder algumas simples perguntas: você sabe como aprende? Sabe aplicar os seus conhecimentos escolares na sua vida prática cotidiana? Se responder “sim” para as duas questões, ficará fácil entender o significado de metacognição. Vamos [...]

Aula 126 - Formação Multiprofissional do Neuropsicopedagogo

  Formação Multiprofissional do Neuropsicopedagogo     O profissional da neuropsicopedagogia A neuropsicopedagogia possui normatização pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, fundada em 2014 para a divulgação da profissão e fomento à pesquisa na área, além da promoção de eventos como debates, seminários, conferências, cursos, entre outros ligados à área de neurociências e afins. É [...]

Aula 127 - A Intervenção do Neuropsicopedagogo na Relação Escola-família

  A Intervenção do Neuropsicopedagogo na Relação Escola-família     Nesta aula, temos como objetivo geral refletir sobre a necessidade e a importância da relação escola-família, tendo as intervenções do neuropsicopedagogo como elo na busca de propiciar uma aprendizagem significativa na educação do aluno.   A procura por estratégias e ferramentas de como se relacionar [...]

Aula 128 - Contribuições iniciais para a neuropsicopedagogia

  Contribuições para a Neuropsicopedagogia     Nesta aula, vamos tratar das contribuições da neuropsicopedagogia para a educação, revelando quais autores definiram sua linha de atuação e quais bases teóricas fazem parte dessa nova área. Vamos conhecer ainda os aportes teóricos importantes e fundamentais para o estudo do profissional que irá trabalhar com educação usando [...]

Aula 129- Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 130 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição     O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior [...]

Aula 131 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 132 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 133 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola

  Contribuições da Psicopedagogia na relação família e escola     Os pressupostos teóricos abordados pela Psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – adaptado, caracterizando a patologia do aprender [...]

Aula 134 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 135 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 136 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 137 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 138 - O Papel da Escola, da Família e da Sociedade no Desenvolvimento das Potencialidades dos Alunos com TGD, Altas Habilidade e Superdotação

  O papel da escola, da família e da sociedade     A visão social e as novas possibilidades e olhares para o TGD, altas habilidades e superdotação É preciso que todos possam refletir, como sociedade, sobre a Educação Especial, mais especificamente o TGD, as altas habilidades e a superdotação. Se pararmos para pensar o [...]

Aula 139 - A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento

  A Educação Especial e os Transtornos Globais de Desenvolvimento       As características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD A Educação Especial tem amparo legal de diversas leis e Carneiro (2014, p. 425), em seu livro LDB fácil, comenta que haverá, quando necessário, atendimento e serviços especializados nas escolas. [...]

Aula 140 - Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett

  Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett      Definição e encaminhamentos em relação ao Autismo Antes de iniciar a temática do Autismo, é necessário voltar um pouco e resgatar o que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) traz para a Educação Especial com algumas modificações que foram vivenciadas nos anos 1961, [...]

Aula 141 - Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas

  Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas típicas      As especificações do que envolve as condutas típicas As condutas típicas ainda são pouco comentadas e até mesmo desconhecidas pela sociedade. Entretanto é relevante abrir esse espaço para conhecermos essa realidade como aluno e profissional, pois as especificidades também estão presentes cada vez mais nas [...]

Aula 142 - O Aluno com Altas Habilidades

  O aluno com altas habilidades     Definição e conceituação das altas habilidades As características do aluno com altas habilidades são variadas, mas um grupo delas  é considerado universal como, por exemplo, a curiosidade, vivacidade mental, motivação interna, persistência na área de seu talento, capacidade de resolver problemas, energia, habilidade em assumir riscos, sensibilidade, [...]

Aula 143 - O Aluno com Superdotação

  O aluno com superdotação        Definição e conceituação da superdotação É importante abordar as características principais de alunos com superdotação, as quais se configuram pelo alto desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento [...]

Aula 144 - A Formação e Acompanhamento da Tríade (Escola, Família e Sociedade) para Atender o Processo Ensino-Aprendizagem de Alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

  A formação continuada e o acompanhamento da escola, da família e da sociedade         A situação atual dos professores e sua formação Para compreender esse cenário é importante lembrar a importância da dinâmica e estrutura de incentivos recebidos pelos professores no Brasil, pois entre os educadores existem alguns discursos pautados na [...]

Aula 145 - O Processo da Inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

  O processo da inclusão para os alunos com TGD, altas habilidades ou superdotação        A realidade dos alunos com TGD, altas habilidades ou superdotação Para conhecer o aluno, sendo ele do ensino regular ou da educação especial, ou seja, do processo inclusivo, é importante ressaltar que o professor primeiramente precisa se conhecer [...]

Aula 146 - Olhar a diversidade, olhar o todo

Olhar a diversidade, olhar o todo   Maria de Fátima Joaquim Minetto, Cada um de nós é diferente.Tivemos experiências diferentes. Recebemos o sol de maneira diferente. Projetamos nossa sombra de maneira diferente. Por que então não teríamos cores diferentes?   Leo Buscaglia, Participando de cursos, congressos, consultorias, por todo o Brasil, pudemos constatar que, quando [...]

Aula 147 - A ação pedagógica diante da diversidade formação competente

  A ação pedagógica diante da diversidade: formação competente     Maria de Fátima Joaquim Minetto [...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, [...]

Aula 148- A inclusão através dos tempos

A inclusão através dos tempos     Maria de Fátima Joaquim Minetto Mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica em mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante todos os alunos, na filosofia [...] Artur Guimarães   Um pouco de história Para compreendermos [...]

Aula 149 - Diversidade na aprendizagem e diversidade na ensinagem

  Diversidade na aprendizagem e “diversidade na ensinagem”   O dicionário Aurélio ao definir diversidade utiliza palavras como diferença, dessemelhança. Bem, entendemos a diversidade como algo inerente ao ser humano. Somos de uma mesma espécie e, apesar disso, não há sequer um polegar igual ao outro nesse mundo, somos únicos! Entender, aceitar e respeitar a [...]

Aula 150 - A construção dos laços afetivos no ambiente escolar

A construção dos laços afetivos no ambiente escolar Maria de Fátima Joaquim Minetto Irene Carmem Piconi Prestes   Meu existir é visto e compreendido por alguém [...] É me devolvida a evidência de que necessito de ter sido percebido como existente. Donald Winnicott   Percebe-se que é urgente pensar e agir numa perspectiva  inclusiva para [...]

Aula 151 - Inteligências múltiplas

Inteligências múltiplas Maria de Fátima Joaquim Minetto Irene Carmem Piconi Prestes A Teoria das Inteligências Múltiplas sugere abordagens de ensino que se adaptam às potencialidades individuais de cada aluno, assim como à modalidade pela qual cada um pode aprender melhor. Howard Gardner   A Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo americano Howard Gardner (1995), diz [...]

Aula 152 - O filho com deficiência

O filho com deficiência     Maria de Fátima Joaquim Minetto Se o olhar da mãe se desvia da criança; se a criança muito frágil ainda não olha para a mãe, o investimento de amor entre elas se torna problemático. Catherin Mathelin   Para o ser humano, ser pai e mãe é um dos papéis [...]

Aula 153- Prevenção

Prevenção     Maria de Fátima Joaquim Minetto Não troco minha filha excepcional por nada nesse mundo, mas farei tudo que estiver ao meu alcance para que os outros pais não tenham um filho excepcional. Depoimento de um pai – Campanha prevenção APAE de Curitiba (PR) – 1987   Quantas vezes não ouvimos essa frase: [...]

Aula 154 - Crises convulsivas

Crises convulsivas Maria de Fátima Joaquim Minetto Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, sem ter a segurança de estar decidindo corretamente. Paulo Coelho   Crises convulsivas são comuns. Elas são distúrbios neurológicos que acontecem geralmente em crianças, mais frequentemente antes dos 14 anos. Podem acontecer [...]

Aula 155 - Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID)

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) Maria de Fátima Joaquim Minetto José Raimundo Facion Educar uma criança autista é uma experiência que leva o professor a questionar suas ideias, seus princípios e sua competência profissional. Bereohff, Leppos, Freire, 1994   Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) são caracterizados por prejuízos severos e invasivos em diversas áreas [...]

Aula 156 - Transtornos de comportamento disruptivo

Transtornos de comportamento disruptivo Maria de Fátima Joaquim Minetto José Raimundo Facion Quanto mais significativo for para o aluno o professor, mais chances o mesmo terá de promover  novas aprendizagens. Bereohff, Leppos, Freire, 1994   Os dois transtornos de comportamento disruptivo  mais  conhecidos são o Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e os Transtornos de [...]

Aula 157 - Deficiência intelectual e visual

Deficiência intelectual e visual     Maria de Fátima Joaquim Minetto   Deficiência intelectual Como aprendemos? Uma questão para muitos educadores. Piaget (1978) nos diz que a aquisição do conhecimento acontece a partir de uma interação entre o sujeito e o objeto. A criança constrói seu conhecimento no contato com o ambiente e o meio [...]

Aula 158 - Deficiência física e auditiva

Deficiência física e auditiva     Maria de Fátima Joaquim Minetto Há caminhos com mil léguas de distância, mas todos começam com um passo. Autor desconhecido     Deficiência física Quando falamos em deficiência física, precisamos ter em mente que existe uma vasta gama de condições que podem acometer um sujeito, por motivos diferentes. Assim, [...]

Aula 159 - Diversidade na sala de aula

Diversidade na sala de aula     Maria de Fátima Joaquim Minetto Márcia Maria Stival Essa tarefa educativa é provavelmente a experiência mais comovedora e radical que pode ter o professor. Essa relação põe a prova, mais que nenhuma outra, os recursos e as habilidades do educador. Angel Riviére   Autismo Há pessoas que se [...]

Aula 160 - Aspectos emocionais e o cotidiano escolar

Aspectos emocionais e o cotidiano escolar     Maria de Fátima Joaquim Minetto [...] a pessoa incapacitada pertence a grupo social minoritário, estando sujeita às mesmas pressões e dificuldades de adaptação de qualquer outro grupo minoritário, seja este constituído por idade, raça, religião ou sexo. Maria Helena Novaes   Somos todos diferentes, mesmo irmãos, filhos [...]

Aula 161 - A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural

  A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural   Iniciaremos este livro refletindo sobre a escolarização do aluno com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida para fundamentar nossa análise será a histórico-cultural, embasada principalmente em Lev Semenovitch Vygotsky. Discutiremos inicialmente, com base nas políticas educacionais atuais, a escolarização do aluno com deficiência [...]

Aula 162 - A proposta pedagógica e a adequação curricular

A proposta pedagógica e a adequação curricular A proposta deste capítulo é refletir sobre as adaptações/adequações curriculares para alunos com deficiência. Inicialmente destacamos a importância da construção de uma proposta pedagógica e de um currículo que considere a diversidade de alunos presentes em uma sala de aula. Quando os alunos exigem mais recursos, além dos [...]

Aula 163 -Práticas pedagógicas atividades e estratégias com alunos com deficiência intelectual

  Práticas pedagógicas: atividades e estratégias com alunos com deficiência intelectual   Neste capítulo serão abordados os principais aspectos que o professor deve considerar ao realizar seu plano de aula, a partir do paradigma da educação inclusiva, tendo em vista a escolarização do aluno com deficiência intelectual. Abordaremos também as implicações de tais propostas no [...]

Aula 164 - A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

A avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual Esse capítulo se propõe a discutir uma etapa importante do processo de escolarização do aluno com deficiência intelectual: a avaliação. Na primeira parte, refletimos sobre os sentidos atribuídos a essa prática no contexto escolar, tanto no que diz respeito ao fazer docente, quanto aos efeitos produzidos [...]

Aula 165 - A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições

  A Inserção da Psicopedagogia nas Instituições - Abordagem Escolar     A principal função do psicopedagogo na escola é promover a reflexão sobre o fazer pedagógico e as mediações no processo ensino-aprendizagem.   A observação ao aluno deve refletir sobre suas dificuldades e limitações na busca de superações. É a ferramenta mais importante do [...]

Aula 166 - Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo

  Os Campos de Ação Profissional do Psicopedagogo      Enfoque Hospitalar O atendimento psicopedagógico institucional tem uma atuação significativa na área hospitalar. A Resolução CNE/CEB n.º 2, de 11 de setembro de 2001 institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, nela, no art. 13, traz:   Os sistemas de ensino, mediante [...]

Aula 167- Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica

  Psicologia e Pedagogia - Uma Relação dialógica - Prática Educativa     Muitas são as modificações no mundo e a escola precisa acompanhar estes avanços, não somente em relação às tecnologias, mas principalmente em sua prática educativa.   O papel da educação é analisar e refletir sobre como se está trabalhando a relação do [...]

Aula 168 - Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças

  Olhar Psicopedagógico sobre as Diferenças - Alunos com Altas Habilidades e Superdotação     Os alunos que apresentam capacidade mental expressivamente acima da média são denominados alunos com altas habilidades e superdotação. Goulart (2011) esclarece que o termo superdotado surgiu na legislação brasileira em 1971, e atualmente, na Política Nacional de Educação Especial na [...]

Aula 169 - A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem

  A Intervenção Psicopedagógica nos processos de Ensino Aprendizagem - Formação Docente e a Prática Educativa     Considerando que as transformações são a única certeza que a educação deve conceber como verdadeira, os conhecimentos e informações nunca foram tão velozes em sua produção, transmissão e extinção. Os saberes escolares recebem diferentes perspectivas dos mais [...]

Aula 170 - Conhecendo a Psicopedagogia e sua Aplicabilidade

Conhecendo a psicopedagogia e sua Aplicabilidade Conceitos gerais, bases históricas e fundamentação teórica Certamente, no decorrer deste curso, você já teve contato com o conceito de Psicopedagogia e conheceu as suas principais formas de atuação. Mas, para começar a nossa disciplina, é necessário rever alguns desses conceitos e contextualizar de que forma as teorias e [...]

Aula 171 - Psicopedagogia Institucional na Escola - Desafios e Processos

  Psicopedagogia institucional na escola: desafios e processos   Agora que já sabemos como funciona a atuação da Psicopedagogia Institucional, vamos nos deter na atuação psicopedagógica institucional escolar e verificar de que maneira a Psicopedagogia, como teoria e prática, pode colaborar para o aperfeiçoamento de todos os profissionais da educação no cotidiano da escola. Se [...]

Aula 172- Contribuições nas Teorias de Piaget Vygotsky no Cotidiano Escolar

  Contribuições e operacionalização das teorias de Piaget e Vygotsky no cotidiano escolar   Piaget e o desenvolvimento humano Jean Piaget destaca-se ainda atualmente devido à grande contribuição de seus estudos para o entendimento do desenvolvimento humano. Entenderemos aqui como desenvolvimento humano o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. Piaget demonstrou que a criança tem [...]

Aula 173 - Afetividade e Aprendizagem

  Afetividade e aprendizagem: contribuições da teoria do vínculo de Pichon-Rivière para as práticas pedagógicas O modelo de aprendizagem concebido por Pichon-Rivière é composto por três configurações: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto. A pré-tarefa é caracterizada pelo medo do novo. Esse medo pode ser da indiscriminação, o medo do não saber, que Pichon-Rivière [...]

Aula 174 - Grupos Operativos e Psicodrama Educacional

  Grupos operativos e psicodrama educacional   O grupo operativo e o psicodrama são recursos pouco usados na educação, mas a aplicação dessas técnicas pode trazer muitos benefícios para a aprendizagem, principalmente se estivermos atentos à base teórica da Psicopedagogia, que é a convergência dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Vejamos, primeiramente, a proposta do [...]

Aula 175 - A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta

  A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta como problemas reativos de aprendizagem   Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras. Jean Piaget escola contemporânea tem se defrontado com diversos dilemas éticos, tais como o [...]

Aula 176 - Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar

  Construção da ética e da moralidade no cotidiano escolar: uma leitura piagetiana A escola é, sem dúvida, um espaço de múltiplas aprendizagens. Com uma proposta inicial de promover aprendizagens sistemáticas e transmissão de cultura, transmite também valores e forma o indivíduo do ponto de vista afetivo e social. No aspecto social, encontramos um “conteúdo” [...]

Aula 177 -A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia

  A construção do currículo na escola segundo a psicopedagogia Existem muitas definições para o termo currículo e, em consequência do que se entende por currículo, há também uma grande diversidade de práticas pedagógicas e de propostas educacionais. A noção de currículo, muitas vezes, é reduzida à noção de conteúdos ou de planejamento. No entanto, [...]

Aula 178 - O planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem

  O planejamento escolar como instrumento de prevenção das dificuldades de aprendizagem   Vamos começar fazendo uma importante diferenciação entre plano e planejamento. Planejamento é atitude, é a reflexão em si, enquanto plano é documento, o resultado da atitude de planejar. Existem vários tipos de  planos, por exemplo, o plano de matéria, resumindo o conteúdo [...]

Aula 179 - A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva

  A psicopedagogia institucional na escola inclusiva   Neste capítulo, vamos abordar um dos temas mais polêmicos da contemporaneidade: a inclusão. Durante muito tempo, só se dirigiam para a Educação Especial, área responsável pela educação de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, aqueles profissionais ou estudantes que se interessavam pelo tema, pois os alunos especiais [...]

Aula 180 - Família e Aprendizagem

    Família e aprendizagem   O mundo mudou bastante neste século e, com ele, a família. Qual o conceito de família no mundo contemporâneo? Você saberia explicar, por exemplo, qual o grau de parentesco da nova mulher do pai de seu aluno com a criança? Se você pensou em madrasta, errou! É correto usar [...]

Aula 181 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar os profissionais da educação, conscientizando-os da problemática existente no contexto da sociedade em relação ao portador de necessidades educativas especiais, instrumentando-os de forma a vencer o preconceito e a segregação, criando reflexão social para utilizar no campo da pesquisa e capacitação.


Público alvo:

Profissionais da Área da Educação


Nível de dificuldade:

Regular