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Arte de Contar Histórias

 

Arte de Contar Histórias

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Conteúdo detalhado

Aula 01 - Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 19 - A Contação de Histórias

A contação de histórias Os contadores de história nasceram com a humanidade. Falar sobre e encadear acontecimentos, acrescentando-lhes uma interpretação, são atributos humanos. Usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres. O contador reúne essas duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08 - Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Leitura, Literatura e Aprendizagem

Leitura, literatura e aprendizagem   São muitas as questões que afetam o tema da leitura num país de educação problemática, como o Brasil. Os professores, encarregados da formação de leitores, atividade que atravessa todos os níveis da escolaridade, trabalham sob o peso dessas muitas perguntas, algumas de resposta incompleta, outras, ainda sem resposta. Quando falamos [...]

Aula 14 - A Concepção Escolar da Leitura

A concepção escolar da leitura A aprendizagem da língua portuguesa escrita é responsabilidade atribuída pela sociedade à escola, que vem cumprindo esse papel, em especial após o Iluminismo (século XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos e que continua até hoje. Com maior ou menor eficácia, a escola tem alfabetizado o povo [...]

Aula 15 - O Professor-Leitor

O professor-leitor Para que possamos pensar na leitura em sentido amplo, não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão, é preciso avaliar os fundamentos, conhecimentos e objetivos que servem de parâmetros para o trabalho docente  e que, portanto, precisam estar em sua formação. A Educação [...]

Aula 16 - A Formação do Leitor

A formação do leitor Quando começa a formação do leitor? Ler é interpretar. Sabemos que, antes mesmo de ver a luz do dia, o feto já reage aos estímulos do exterior, interpretando as reações maternas. Essas reações, mesmo que ainda não verbais (ela se concretiza em risos, choros e expressões de satisfação) já demonstram o [...]

Aula 17 - A Construção do Sentido do Texto

A construção do sentido do texto As atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (o autor e o leitor) mediada pelo texto. O ato de escrever baseia-se em um processo de significação. Mas não é apenas o escritor que trabalha/emite/processa significados; o leitor também constrói sentidos a partir do estímulo [...]

Aula 18 - Leitura e Responsabilidade Social

Leitura e responsabilidade social As diferenças sociais no Brasil continuam a existir, de maneira visível   e, muitas vezes, causam indignação. Mesmo com a existência de maior número de programas sociais, como o Bolsa Família, crianças e jovens    em situação de risco e com baixa qualidade de vida, são encontráveis em todas as regiões brasileiras, com [...]

Aula 20 - A Tipologia Textual

A tipologia textual A compreensão, durante o ato de ler, está relacionada, entre outros fatores, com o entendimento das palavras e a alfabetização, ao reconhecimento dos gêneros textuais pelo usuário da língua. O conceito de gênero textual está expandido hoje nos estudos linguísticos e na leitura e produção de textos. Refere-se à realização de qualquer [...]

Aula 21 - O Jornal em Sala de Aula

O jornal em sala de aula O uso do jornal, como material didático, vem sendo divulgado por diversos estudiosos que demonstram preocupação com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Eles defendem que a introdução desse tipo de texto e uso da língua é uma excelente maneira de proporcionar, ao discente, um [...]

Aula 22 - História da Literatura Infantil

História da literatura infantil A literatura surgiu, particularmente, com a tradição oral. Suas fontes estão no folclore, com suas lendas, mitos e narrativas exemplares. Mais tarde, a partir do século XIX, com a valorização social da criança, essas narrativas passaram a ser contadas para as crianças com intuito formativo. Na verdade, o principal responsável pelo [...]

Aula 23 - A Literatura Infantil no Brasil

A literatura infantil no Brasil A literatura infantil brasileira surgiu muito tempo depois do início da europeia. Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. [...] a tradução de As Aventuras Pasmosas do Barão de Munkausen e, em 1818, a coletânea de José Saturnino da Costa [...]

Aula 24 - Poesia e Música

Poesia e música A poesia brasileira para a infância é muito rica e diversificada, tanto pela variedade de formas de poemas quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença atende a diversos fatores: a tradição do verso em composições dirigidas à infância, a crença de que escrever poemas [...]

Aula 25 - Tipologia dos Textos Literários As Narrativas de Tradição

Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, mitos e lendas. Tratam-se de narrativas primordiais, as quais a literatura infantil incorporou em seu repertório. Apresentam características populares, ou seja, foram [...]

Aula 26 - Contos de Encantamento

Contos de encantamento Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens   e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de [...]

Aula 27 - Outras Formas Narrativas

Outras formas de narrativa A tradição está diretamente ligada ao progresso da humanidade e faz-se extremamente importante para a compreensão humana e social,  ou seja [...] a história permanece no mundo pela tradição oral e é, originalmente, o testemunho de alguém que presenciou um evento ou um modo de ser do mundo, que já não   [...]

Aula 28 - Projetos de Leitura na Escola

Projetos de leitura na escola Os educadores, atualmente, convivem com uma questão preocupante em relação aos discentes: o desinteresse pela leitura. Uma pesquisa apresentada por Maria Antonieta Cunha (1993, p. 9), já em 1983, dava conta de que os alunos preferiam televisão, cinema e teatro, deixando a leitura em último lugar. Constatou-se, ainda, que eles [...]

Aula 29 - A Biblioteca Escolar

A biblioteca escolar As bibliotecas passaram a existir quando surgiu a necessidade de armazenar e organizar acervos resultantes do registro escrito, fosse em madeira, papiro, argila, pedra ou papel. De acordo com historiadores, os escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. As  mais  antigas  guardavam  pergaminhos  e  manuscritos.   Destacam- se como as mais [...]

Aula 30 - A Avaliação dos Projetos de Formação de Leitores

A avaliação dos projetos de formação de leitores A leitura vem sendo discutida intensamente ao longo das últimas décadas no Brasil, pois através dela há a possibilidade de conhecer outras realidades e, principalmente, ampliar e desenvolver o conhecimento a respeito do mundo da sociedade, dos indivíduos e de si mesmo. Essa discussão tornou-se indispensável dado [...]

Aula 31 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 32 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 33 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 34 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 35 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 36 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 37 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 38 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 39 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 40 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 41 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 42 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 43 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 44 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 45 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 46 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 47 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 48 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 49 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 50 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 51 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 52 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 53 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 54 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 55 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 56 - A Sociedade de Cultura Escrita

  A sociedade de cultura escrita O mundo escrito Quando pensamos sobre escrita, a primeira imagem que vem à cabeça é a de uma linha de letras dispostas numa folha de papel. A esta imagem associamos imediatamente à ideia de leitura, de livros, cadernos, jornais, revistas. Esta imagem tem lógica. Afinal, ela remete ao fundamento [...]

Aula 57 - Letramento Novas Realidades, Novos Conceitos

Letramento: novas realidades, novos conceitos Apresenta-se, nesta aula, uma reflexão sobre o conceito de letramento, examinando os motivos de sua emergência, seus antecedentes e o significado que tem saber ler e escrever na sociedade moderna, chamada de sociedade de cultura escrita. As origens do novo conceito No mundo moderno globalizado, tornou-se lugar comum falar em [...]

Aula 58 - Escrita e Leitura na Vida Moderna

A escrita na vida moderna Esta aula apresenta um panorama de como a escrita participa da muitas formas de ser e viver da sociedade moderna, considerando-se, em particular, como os textos estão presentes e são utilizados nas diferentes esferas de participação social, bem como os processos de produção e circulação do conhecimento escrito. A diversidade [...]

Aula 59 - Letramento e Alfabetismo

  Letramento e alfabetismo Consideram-se nesta aula os conceitos de alfabetizado, letramento e alfabetismo, examinando de que forma eles participam na formação social e cultural brasileira. São verificados e analisados os atuais níveis de alfabetismo da população. Compreensões históricas do alfabetismo A leitura e a escrita estão no dia-a-dia das pessoas. Mesmo quando não percebemos [...]

Aula 60 - Pedagogia do Letramento e da Alfabetização

  Pedagogia do letramento e da alfabetização Esta aula dedica-se a uma reflexão sobre alguns fundamentos para o desenvolvimento do processo de alfabetização, inquirindo as relações entre fala e escrita, as especificidades do código escrito, as instâncias de uso social da linguagem e a relação entre letramento e inserção social. Escrever e falar A modalidade [...]

Aula 61 - Leitura no Espaço Social

Leitura no espaço social Examinam-se, nesta aula, as formas como a leitura se apresenta nas práticas sociais, as representações e valores que se constroem em torno dela, assim como as relações comerciais em que ela se insere. Além disso, analisam-se os mitos mais freqüentes nos discursos sobre leitura. A leitura como valor e como mercadoria [...]

Aula 62 - Leitura, Escrita e Subjetividade

Leitura, escrita e subjetividade Nesta unidade estudaremos as relações entre leitura e subjetividade, examinando brevemente os processos de constituição da identidade na sociedade moderna e, em seguida, os modos de formação e afirmação da pessoa enquanto leitora, assim como as razões por que faz suas escolhas de leitura. A subjetividade na sociedade moderna Como se [...]

Aula 63 - Ler e Escrever para Estudar

Ler e escrever para estudar Esta aula se dedica especificamente a uma modalidade de leitura: a leitura de estudo, a qual é fundamental na prática pedagógica e apresenta especificidades muito significativas. Apresentamos as características centrais desta modalidade e listamos alguns dos recursos de leitura de estudo. Estudar para aprender, aprendendo a estudar A palavra “estudar” [...]

Aula 64 - Informação e Conhecimento

  Informação e conhecimento   Nesta unidade, tratamos dos processos de produção e circulação da informação e do conhecimento na sociedade de cultura escrita e examinamos a relação entre estas questões e as formas de letramento. A norma moderna Vivemos o tempo da vida registrada, da cidade desenhada no papel, da memória eletrônica, da comunicação [...]

Aula 65 - Pedagogia da Leitura e da Escrita

Pedagogia da leitura e da escrita Apresentam-se nesta aula os fundamentos de uma pedagogia para ensino de leitura e de escrita centrada no reconhecimento da subjetividade, da vida social e em como a escrita, sob diversas formas, participa de nossas vidas. Língua e subjetividade Filósofos e pessoas comuns há milhares de anos, de muitas formas, [...]

Aula 66 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 67 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 68 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 69 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 70 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 71 - Planejamento

  Planejamento I   Planejamento x Plano: Conceitos e Abordagens   O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o [...]

Aula 72 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 73 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 74 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 75 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 76 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 77 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 78- Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 79 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 80 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso objetiva capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.


Público alvo:

Graduados da área da Educação.


Nível de dificuldade:

Regular