CURSO ONLINE:
Educação Fundamental e Práticas Pedagógicas

 

Educação Fundamental e Práticas Pedagógicas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Planejamento de ensino na Educação em Tempo Integral

O planejamento e a aprendizagem em tempo integral Primeiramente, cabe refletir sobre alguns conceitos importantes que norteiam a prática educativa em todos os níveis e modalidades. Esta parte da aula trata prioritariamente das questões relativas à Educação em Tempo Integral. Mas, tratando-se de educação, o que entendemos sobre esse conceito? É importante o entendimento desse [...]

Aula 02 - Planejamento e projetos de trabalho

Planejamento e projetos de trabalho Compreendendo a importância do planejamento na garantia da qualidade da educação e entendendo a necessidade desse planejamento ser de forma interdisciplinar, cabe refletir agora sobre algumas questões relativas à sua elaboração. Priorizando, acima de tudo, a responsabilidade de oferecer uma formação integral do homem em tempo integral, como já foi [...]

Aula 03 - Planejamento e plano de aula

Planejamento e plano de aula Tendo claros os conceitos sobre projeto e planejamento, cabe agora ressaltar a importância do plano de aula que entenderemos como sendo a concretização do planejamento. Relembrando os conceitos: entende-se o projeto como a construção de uma proposta coletiva de trabalho, que norteará todas as ações efetivadas no espaço escolar e [...]

Aula 04 - Conteúdos X Práticas Pedagógicas

CONTEÚDOS X PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Na atualidade pensar em Educação em Tempo Integral significa, antes de tudo, desconstruir o modelo de escola do século XVIII que prevalece até hoje nas diferentes regiões do país e que não atende mais a expectativas e necessidades dos alunos do século XXI. Desconstruir um modelo requer conhecimento de um novo [...]

Aula 05 - A sistematização na educação em tempo integral

A sistematização na educação em tempo integral A sistematização na educação integral deve ultrapassar os registros insignificantes, os cadernos escolares e principalmente os muros escolares. A educação integral transcende a sistematização do conhecimento e amplia para um caminho de diálogo com todas a instâncias sociais ligadas direta ou indiretamente à instituição escolar. Essa ampliação depende [...]

Aula 06 - O tempo na educação em tempo integral

O tempo na educação em tempo integral Um dos grandes desafios postos para a Educação Integral é a otimização do tempo. Como organizar esse tempo para garantir maior qualidade das atividades, maior participação, envolvimento dos alunos nas atividades propostas vencendo o cansaço e a fadiga que parecem ser inevitáveis nessa ampliação de jornada escolar. A [...]

Aula 07 - O acompanhamento pedagógico

  O acompanhamento pedagógico   Compreendendo a Educação em Tempo Integral como uma possibilidade de desenvolver capacidades que vão além das ofertadas no ensino regular, e que, acima de tudo, possibilite aos alunos a incorporação de diferentes experiências culturais, sociais, históricas, proporcionando momentos de aprendizagem mais produtivos, é essencial refletir sobre o acompanhamento pedagógico. O [...]

Aula 08 - As tarefas escolares a

As tarefas escolares Pensar em tarefas escolares requer um aprofundamento em determinados conceitos que permeiam o campo da educação e que exigem certos conhecimentos para não se correr o risco de perder o precioso tempo de permanência na escola com atividades repetitivas e sem sentido para os educandos. Primeiramente cabe entender que a tarefa escolar [...]

Aula 09 - O tempo livre a

O tempo livre Muito mais do que pensar em organizar atividades isoladas e em sistematizar as tarefas escolares, pensar na totalidade do tempo é imprescindível para garantir uma qualidade do ensino na Educação Integral. A compreensão do todo e a especificidade de cada parte é indissociável do ato de planejar, ou melhor dizendo, ao ato [...]

Aula 10 - Metodologia X criatividade

  Metodologia X criatividade   Primeiramente, cabe lembrar os conceitos de metodologia e de método, visto que um está entrelaçado no outro. Metodologia deriva de “método”, do latim “methodus”, cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Contudo, método é o caminho para se atingir um determinado objetivo. Melhor dizendo, a [...]

Aula 11 - Metodologia X ludicidade

Metodologia X ludicidade Pensar em metodologias na Educação Integral requer um esforço por parte de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para encontrar caminhos que despertem nos alunos interesse em aprender, em descobrir novos conhecimentos, enfim o desafio está em transformar o ensino escolar em algo prazeroso. O prazer está nas coisas mais simples, [...]

Aula 12 - Oficinas de aprendizagem ed

Oficinas de aprendizagem A Educação Integral na atualidade brasileira constitui um amplo conjunto de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, e em uma constante busca de alcançar uma educação integral em tempo integral, na sua totalidade. Nessa busca constante, várias reflexões e diversas formas de organização desse tempo são pensadas [...]

Aula 13 - Alunos como sujeitos de aprendizagem

Alunos como sujeitos de aprendizagem Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é pessoal e intransferível, e que, no ambiente escolar, por vários momentos esse pressuposto ficou esquecido, ou muitas vezes ignorado, é que se torna fundamental pensar no aluno como sujeito de sua aprendizagem. Ressalta-se aqui a importância do docente em conduzir, em mediar [...]

Aula 14 - Salas ambientes

Salas ambientes Diante da complexidade que é a Educação em Tempo Integral e compreendendo todas as possibilidades que podem ser alcançadas com uma boa organização e uma proposta pedagógica adequada, torna-se imprescindível pensar em novas maneiras de direcionar os espaços e os tempos escolares. Sendo assim, transformar o ambiente de aprendizagem em um ambiente instigador [...]

Aula 15 - Refeitório

Refeitório Compreender a Educação como parte da vida, ou melhor, como a própria vida, nos remete a uma reflexão ainda maior da que se costuma fazer, pois o ser humano aprende em todos os momentos de vida na escola e fora dela bem como afirma Brandão: Ninguém escapa da Educação. Em casa, na rua, na [...]

Aula 16 - Articulação com o ensino regular                 

  Articulação com o ensino regular             Compreendendo a Integralidade da educação, ou seja, a Educação Integral do homem em tempo integral, faz-se necessário refletir sobre a sua integração com o ensino regular, pois não se pode simplesmente ampliar a jornada de trabalho sem pensar nos processos de articulação dos dois momentos em que esses [...]

Aula 17 - Articulação com a família 

  Articulação com a família    A escola e a família constituem duas etapas importantes do desenvolvimento humano, pois são duas instituições sociais que contribuem significativamente para a formação humana e a construção da trajetória de vida das pessoas. Sendo assim, pensar a escola sem a família é inviável, pois a família faz parte do [...]

Aula 18 - Avaliação

Avaliação A avaliação na perspectiva da Educação Integral deve considerar, entre outras características específicas, uma reflexão conceitual sobre os tempos-espaços de aprendizagem, qualidade de ensino, sobre instrumentos e critérios de avaliação. A avaliação para a Educação Integral deve ser pela concepção de avaliação formativa, a qual considera o conhecimento dos alunos como parte do processo [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos na Educação Fundamental.


Nível de dificuldade:

Regular