CURSO ONLINE:
Atendimento Educacional Especializado A.E.E.

 

Atendimento Educacional Especializado A.E.E.

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Função Social da Escola

  A Função Social da Escola   O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor [...]

Aula 02 - O Processo de Ensino e as Teorias de Aprendizagem

  O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas   Neste capítulo, pretendemos discutir as teorias de aprendizagem de Rogers, Bruner e Ausubel. Nossa escolha por essas três abordagens está relacionada às valiosas contribuições dessas teorias para ensino e aprendizagem escolar. Outro motivo que reforça nossa escolha é o de que [...]

Aula 03 - Aprendizagem Escolar - A Reconstrução da Cultura na sala de Aula

  Aprendizagem escolar – a reconstrução da cultura na sala de aula   Irene Carmen Piconi Prestes [...] é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres. Sigmund Freud Escola, lugar de transmissão [...]

Aula 04 - OS Fundamentos do Currículo

  Os fundamentos do currículo – desenvolvimento, cultura, escolarização e educação   Humanização, cultura e desenvolvimento – a humanidade como seres com necessidades Os seres humanos por não serem autossuficientes, estabelecem relações entre si e com a natureza para satisfazerem as suas necessidades. [...] para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, [...]

Aula 05 - Conceito de Currículo e Considerações Gerais

Conceito de currículo e considerações gerais Irene Carmen Piconi Prestes Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva   Caminhante, tuas pegadas são o caminho, nada mais. Caminhante, não há caminho, faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado   Escrever este início não nos parece fácil, pois ao escrevê-lo temos que construir um caminho que amplie nosso [...]

Aula 06 - A Função dos Conteúdos do Ensino no Currículo

  A função dos conteúdos do ensino no currículo Currículo não pode ser concebido como um elemento natural, fixo e estável, mas como um artefato histórico, social e passível de mudanças e transformações. Tendo em mente estas questões, as escolas seriam uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar a [...]

Aula 07 - A diversidade e o Currículo da Exclusão à Inclusão

  A diversidade e o currículo – da exclusão à inclusão   Igualdade de oportunidades é um amplo conjunto de valores comuns e de propósitos que estão subjacentes ao currículo e ao trabalho das escolas. Eles também incluem um compromisso com nossa própria valorização, de nossa família e de outras relações, dos grupos abrangentes aos [...]

Aula 08 - As Contribuições dos PCNs na Educação Inclusiva

  As contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na educação inclusiva   Atualmente, o ensino brasileiro é norteado por um conjunto de documentos denominado Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que foram elaborados no ano de 1998, pelo Ministério da Educação e do Desporto, sob responsabilidade do então ministro Paulo Renato Souza. A finalidade dos Parâmetros Curriculares [...]

Aula 09 - A Função e a Formação de Professores na Escola Inclusiva

  A função e a formação do professor na escola inclusiva   Educar é um exercício de imortalidade. De certa forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver a vida pela magia de nossas palavras. O educador, assim, não morre jamais. Rubem Alves  As transformações de ordem política, social e econômica da sociedade [...]

Aula 10 - Uma Estrategia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva

  Atividades independentes – uma estratégia de ação comunitária na escola inclusiva   Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas com as outras; mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas de uma mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas do [...]

Aula 11 - Avaliação Diferenciada

  Avaliação diferenciada A individualização do ensino, e o respeito à diversidade implica em avaliar cada aluno em função dos seus próprios objetivos.  No capítulo anterior, iniciamos a discussão sobre avaliação e as modificações que vem sofrendo impulsionadas pelas novas perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases. Ainda no mesmo raciocínio, pretendemos aqui, abordar como [...]

Aula 12 - Pai, Professores e Alunos Parceiros no Processo de Inclusivo

  Pais, professores e alunos – parceiros no processo inclusivo   Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos [...]. Quando juntos, cada um dos companheiros de viagem faz  suas descobertas e procura passá-las para os outros, sabendo que a riqueza da luz se [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos em Atendimento Educacional Especializado.


Nível de dificuldade:

Regular