CURSO ONLINE:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas EJA

 

Educação de Pessoas Jovens e Adultas EJA

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Educação de Jovens e Adultos

  Educação de Jovens e Adultos     A alfabetização é crucial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas não é o único objetivo da EJA. Tecnologia, ciências, comunicação, corporeidade, política e linguagens como a corporal, do teatro, da físico-química, da informática, da televisão e do jornal são áreas do conhecimento que também estão [...]

Aula 02 - A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária

  A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária     Desigualdade social   história do Brasil tem nos revelado, ao longo destes cinco séculos, um verdadeiro massacre das camadas mais pobres da população. A história do povo brasileiro é marcada por lutas e conflitos por melhores condições de vida, melhor distribuição de renda, [...]

Aula 03 - Introdução ao pensamento de Paulo Freire

  Introdução ao pensamento de Paulo Freire   Vida e obra de Paulo Freire: trajetória político-pedagógica Paulo Freire: um pensador da educação brasileira e mundial   Vamos falar sobre a vida e obra do pedagogo Paulo Freire. Muitos alunos já devem ter ouvido falar ou até lido algum texto dele, enquanto outros provavelmente ainda não [...]

Aula 04 - Pontos Fundamentais na Organização de uma Escola para Adultos

  Pontos Fundamentais na Organização de uma Escola para Adultos     Nesta aula, vamos trabalhar pontos fundamentais na organização de uma escola para jovens e adultos, que é diferente de uma escola para crianças.   Gestão do cuidado   Partindo do pressuposto de que o Estado e suas instituições – Ensino e Saúde Públicos, [...]

Aula 05- Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos

  Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos     Nesta aula, será abordada uma possível organização estrutural e pedagógico-curricular de uma escola para jovens e adultos, na perspectiva da gestão do cuidado e da cultura do acolhimento. Primeiramente vejamos um exemplo concreto de uma capital brasileira, cuja experiência é parâmetro para outros municípios [...]

Aula 06- Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I

  Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I     A dialogicidade como pressuposto da ação educativa popular crítica   Neste tópico, será vista a importância que o diálogo adquire na educação popular e crítica. A seguir, encontram-se esquematizados os principais pontos  do tema:   Assumir os sujeitos concretos como [...]

Aula 07 - Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos II

  Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos II     Nesta aula serão vistas as dimensões da práxis pedagógica do diálogo pelo viés da Educação Popular. Paulo Freire (2005, p. 91) diz a respeito:   O diálogo é este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, [...]

Aula 08- O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I

  O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I   Refletir sobre o planejamento Pedagógico e sua construção coletiva   Nesta aula será discutido o planejamento pedagógico coletivo, que envolve a participação de alunos, professores, equipe diretora da escola e, se possível, organizações civis da comunidade (associação de moradores, clube de mães etc.). [...]

Aula 09- O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II

  O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II     Construindo o planejamento coletivo: das situações significativas aos temas geradores   Nesta aula, serão estudados o tema gerador e a construção da rede conceitual. O tema gerador tem sua definição dada por Antonio Gouvêa da Silva (2002):   A escolha dos “temas [...]

Aula 10 - Metodologia e Organização do Conhecimento a partir dos Temas Geradores

  Metodologia e Organização do Conhecimento a partir dos Temas Geradores     Construção da programação e preparação das atividades no espaço pedagógico   Nesta aula serão estudadas a metodologia e a preparação das atividades a serem desenvolvidas pelo educador no seu espaço pedagógico.   Perceba que foi usada a expressão “espaço pedagógico”; isso se [...]

Aula 11 - Algumas diferenças e semelhanças entre alfabetizar adultos e crianças

  Algumas diferenças e semelhanças entre alfabetizar adultos e crianças     Nesta aula serão abordadas algumas diferenças e semelhanças que devem ser levadas em consideração quando se trabalha na alfabetização de adultos, que é a primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).   Os estudos sobre psicogênese da língua escrita – que, [...]

Aula 12 - Uma visão geral sobre processos e métodos de alfabetização

  Uma visão geral sobre processos e métodos de alfabetização   Visão panorâmica do desenvolvimento de processos e métodos de alfabetização e suas influências na alfabetização de adultos   Esta aula pretende mostrar a discussão sobre a alfabetização de adultos que Paulo Freire introduziu no pensamento pedagógico brasileiro e mundial. O pedagogo, ao começar seu [...]

Aula 13 - A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho

  A Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho     Partindo do princípio de que quando se fala em Educação de Jovens e Adultos deve-se falar também das relações de trabalho e de produção, propõe-se que o trabalho seja o princípio educativo desse processo.   É importante salientar que o conceito [...]

Aula 14 - A avaliação na Educação de Jovens e Adultos

  A avaliação na Educação de Jovens e Adultos     O entendimento da avaliação no ensino tradicional e um modelo de avaliação emancipatória para a Educação de Jovens e Adultos   Nesta aula, será discutida a possibilidade de se construir outra ideia e outra prática sobre a avaliação.   Historicamente, a avaliação é caracterizada [...]

Aula 15- Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos

  Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos     Discutir a importância e a possibilidade de aplicação da área de conhecimento aqui denominada de corporeidade, no Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, é uma atitude, no mínimo, desafiadora. Por um lado, pela falta de uma política pública em nível nacional que deixe claro [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos na Educação de Pessoas Jovens e Adultas.


Nível de dificuldade:

Regular