CURSO ONLINE:
Escola e Sociedade 180 Horas

 

Escola e Sociedade 180 Horas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Introdução ao conceito de sociedade e de vida coletiva

Introdução ao conceito de sociedade e de vida coletiva Odilon Roble* Se observarmos os seres que vivem em nosso planeta, notaremos que macho e fêmea de algumas espécies vivem isoladamente, unindo-se apenas no período de acasalamento. No entanto, sabemos que a maioria dos animais busca a vida em conjunto. Quais são as vantagens das associações [...]

Aula 02 - Escola e Pensamento Social

Escola e pensamento social Educação grega: paideia As relações entre pensamento social e escola sempre estiveram presentes nos diversos momentos da história. A escola, como uma das instituições mais importantes do contexto social,  carrega importantes funções entre as quais podemos destacar a política organizacional e formativa, pois cabe a essa instituição o papel de educar [...]

Aula 03 - Teorias educacionais, sociedade e escola

Teorias educacionais, sociedade e escola As relações entre escola e seu meio social sempre foram efetuadas em dupla direção, tanto a sociedade foi responsável por influenciar as teorias educacionais como a escola determinou alguns aspectos que afetaram a vida da sociedade. ESCOLA  ←   impacto  →    SOCIEDADE Ao longo da história da educação, podemos perceber que [...]

Aula 04 - O conhecimento e suas relações sociais

  O conhecimento e suas relações sociais Educação e autonomia Os princípios da atividade docente, em tempos nos quais somente os mais privilegiados tinham acesso à educação, era comum os alunos serem assistidos individualmente, por um único professor. Esse profissional era conhecido como preceptor e cabia a ele ensinar ao seu “discípulo” os mais diversos [...]

Aula 05 - Educação e temas sociais contemporâneos

Educação e temas sociais contemporâneos Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação (PCN) propõem o trabalho com alguns temas sociais de grande presença no cenário nacional. Tais temas, por serem contemporâneos e muito presentes no imaginário atual, tanto na mídia como na escola, propiciam debates e geram interesse por parte dos alunos. A escola, como [...]

Aula 06 - A escola e seu entorno

  A escola e seu entorno A escola é uma instituição que possui sua lógica interna, sua organização própria e sua realidade específica. No entanto, por estar vinculada à sociedade, seu papel vai muito além do papel de “abrigar” alunos e lhes oferecer tarefas pedagógicas. A escola é uma espécie de referência da comunidade em [...]

Aula 07 - Violência e educação

Violência e educação Violência social e violência escolar: o contrato social de Hobbes Levando em consideração que a escola é um microcosmo social, ainda que possua suas próprias especificidades, ela apresenta situações e papéis vividos no cotidiano de qualquer sociedade atual. Se observarmos algumas considerações gerais sobre o fenômeno da convivência humana e suas formas [...]

Aula 08 - Indisciplina e educação

Indisciplina e educação Reflexão primeira Sem dúvida a educação é uma das mais belas tarefas da vida humana. Não há quem não admita o prazer em se perceber que uma criança ou jovem passou a ter conhecimentos e autonomias em âmbitos que, antes, não possuía. Aprender a ler e a escrever, a realizar operações conceituais, [...]

Aula 09 - Evolução Histórica da Supervisão Educacional

  Evolução histórica da supervisão educacional   [...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar  de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com [...]

Aula 10 - Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas

Ação supervisora e tendências pedagógicas Eloiza da Silva Gomes de Oliveira O que significa tendência pedagógica? Esta aula tem como objetivo principal mostrar que a Educação não é neutra e que, sempre que ocorre o fato educativo, está envolto em intencionalidade e ideologia. Sendo assim, muito se ouve falar das tendências pedagógicas da Educação brasileira [...]

Aula 11 - A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola

A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola Eloiza da Silva Gomes de Oliveira A escola é uma instituição? Esta aula busca responder afirmativamente à pergunta anterior. Procura-se também caracterizar a escola como instituição social. Para tanto, o estudo se inicia com este conceito, encontrado em um dicionário online: Instituições sociais – Consistem numa [...]

Aula 12 - Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar

Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Cotidiano escolar, rotinas e inovação Esta aula trata do cotidiano escolar e das formas de intervenção do supervisor educacional no mesmo. Assim, vê-se que pertence ao passado a imagem do supervisor isolado em uma sala, sentado à mesa, cercado de papéis [...]

Aula 13 - A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora

  A supervisão educacional e a construção da prática transformadora     Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo, como se fossemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos [...]

Aula 14 - Orientação Profissional - Uma Questão de Escolha

  Orientação profissional: uma proposta de escolha   Caminhante, não há caminhos. Faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado Atualmente, o mundo vive uma série de acontecimentos de diferentes ordens e matizes, desde a globalização até as novas formas de convívio social e cultural. A tecnologia se faz presente com tal força que muitos dos [...]

Aula 15 - Ação Conjunta da Supervisão e da Orientação Educacional Frente ao Projeto Político-Pedagógico

  A construção crítica e participativa do Projeto Político Pedagógico da escola   Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun O meu filho perguntou-me: Preciso de aprender Matemática? Pensei responder: Para quê? Dois pedaços de pão são mais do que um, percebê-lo-ás, sem estudo... O meu filho perguntou-me: E a História [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos em Escola e Sociedade.


Nível de dificuldade:

Regular