CURSO ONLINE:
Psicopedagogia Institucional 180 Horas

 

Psicopedagogia Institucional 180 Horas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Psicopedagogia Pressupostos Teóricos

  Psicopedagogia pressupostos teóricos     A psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano. Tomando, portanto, como referencial esse objeto de estudo da psicopedagogia, é perceptível [...]

Aula 02 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia a

  A visão Sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 03 - Pensando a Escola como Instituição

  Pensando a Escola como Instituição     O campo de conhecimento da psicopedagogia teve sua origem no atendimento aos problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem. Porém, os estudos realizados nessa área voltam-se cada vez mais para uma ação preventiva, pois foi se percebendo ao longo do tempo que é preciso uma ação anterior [...]

Aula 04 - Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional

  Recursos Psicopedagógicos para o Diagnóstico na Instituição Educacional     A psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange à ação psicopedagógica na instituição educacional, o profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento atua tanto na instância do aprender como na do ensinar, com [...]

Aula 05 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Educador-educando     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em que o educador [...]

Aula 06 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola     Os pressupostos teóricos abordados pela psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – mas adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita [...]

Aula 07 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 08 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 09 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 10 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 11 - Conhecendo a Psicopedagogia e sua Aplicabilidade

Conhecendo a psicopedagogia e sua Aplicabilidade Conceitos gerais, bases históricas e fundamentação teórica Certamente, no decorrer deste curso, você já teve contato com o conceito de Psicopedagogia e conheceu as suas principais formas de atuação. Mas, para começar a nossa disciplina, é necessário rever alguns desses conceitos e contextualizar de que forma as teorias e [...]

Aula 12 - Psicopedagogia Institucional na Escola - Desafios e Processos

Psicopedagogia institucional na escola: desafios e processos   Agora que já sabemos como funciona a atuação da Psicopedagogia Institucional, vamos nos deter na atuação psicopedagógica institucional escolar e verificar de que maneira a Psicopedagogia, como teoria e prática, pode colaborar para o aperfeiçoamento de todos os profissionais da educação no cotidiano da escola. Se eu [...]

Aula 13 - Aprendizagem - O que é e como se Processa na Visão Psicopedagógica

  Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica Neste capítulo, enfocaremos o objeto de estudo da Psicopedagogia e, certamente, o principal objetivo dos educadores: a aprendizagem. Como estudamos anteriormente, a Psicopedagogia busca o aperfeiçoamento das  relações com a aprendizagem, bem como a melhor qualidade possível na construção da aprendizagem de alunos [...]

Aula 14 - A Intervenção Psicopedagógica Institucional nas Dificuldades de Aprendizagem

A intervenção psicopedagógica institucional nas dificuldades de aprendizagem No capítulo anterior, estudamos como ocorre a aprendizagem em condições normais, na visão de diversos autores. Pretendemos agora abordar as dificuldades de aprendizagem, a fim de melhor compreendê-las e pode intervir adequadamente na sala de aula. Alunos que não aprendem são sempre um desafio para nós, professores, [...]

Aula 15 - Dificuldades de Aprendizagem - Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas

Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas pedagógicas A rede que integra os domínios do saber e do agir invadiu também a escola. Num ritmo, que ainda não é o desejado, algumas mudanças já têm ocorrido para que essa instituição enfrente a “crise do conhecimento”, nas suas unidades, nas suas salas de aula. Tudo é, [...]

Aula 16- Contribuições nas Teorias de Piaget Vygotsky no Cotidiano Escolar

  Contribuições e operacionalização das teorias de Piaget e Vygotsky no cotidiano escolar   Piaget e o desenvolvimento humano Jean Piaget destaca-se ainda atualmente devido à grande contribuição de seus estudos para o entendimento do desenvolvimento humano. Entenderemos aqui como desenvolvimento humano o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. Piaget demonstrou que a criança tem [...]

Aula 17 - Afetividade e Aprendizagem

  Afetividade e aprendizagem: contribuições da teoria do vínculo de Pichon-Rivière para as práticas pedagógicas O modelo de aprendizagem concebido por Pichon-Rivière é composto por três configurações: a pré-tarefa, a tarefa e o projeto. A pré-tarefa é caracterizada pelo medo do novo. Esse medo pode ser da indiscriminação, o medo do não saber, que Pichon-Rivière [...]

Aula 18 - Grupos Operativos e Psicodrama Educacional

  Grupos operativos e psicodrama educacional O grupo operativo e o psicodrama são recursos pouco usados na educação, mas a aplicação dessas técnicas pode trazer muitos benefícios para a aprendizagem, principalmente se estivermos atentos à base teórica da Psicopedagogia, que é a convergência dos aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Vejamos, primeiramente, a proposta do grupo [...]

Aula 19 - A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta

  A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta como problemas reativos de aprendizagem Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras. Jean Piaget escola contemporânea tem se defrontado com diversos dilemas éticos, tais como o roubo, [...]

Aula 20 - Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar

Construção da ética e da moralidade no cotidiano escolar: uma leitura piagetiana A escola é, sem dúvida, um espaço de múltiplas aprendizagens. Com uma proposta inicial de promover aprendizagens sistemáticas e transmissão de cultura, transmite também valores e forma o indivíduo do ponto de vista afetivo e social. No aspecto social, encontramos um “conteúdo” de [...]

Aula 21 -A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia

  A construção do currículo na escola segundo a psicopedagogia Existem muitas definições para o termo currículo e, em consequência do que se entende por currículo, há também uma grande diversidade de práticas pedagógicas e de propostas educacionais. A noção de currículo, muitas vezes, é reduzida à noção de conteúdos ou de planejamento. No entanto, [...]

Aula 22 - O planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem

  O planejamento escolar como instrumento de prevenção das dificuldades de aprendizagem Vamos começar fazendo uma importante diferenciação entre plano e planejamento. Planejamento é atitude, é a reflexão em si, enquanto plano é documento, o resultado da atitude de planejar. Existem vários tipos de  planos, por exemplo, o plano de matéria, resumindo o conteúdo de [...]

Aula 23 - A Avaliação Escolar como Instrumento de Diagnóstico

  A avaliação escolar como instrumento de diagnóstico de rendimento do aluno e como parâmetro do replanejamento das práticas pedagógicas Estudamos anteriormente que planejamento e avaliação são atividades indissociáveis, pois, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a avaliação não é o final do processo do ciclo docente, mas pode representar o recomeço, já que [...]

Aula 24 - A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva

A psicopedagogia institucional na escola inclusiva Neste capítulo, vamos abordar um dos temas mais polêmicos da contemporaneidade: a inclusão. Durante muito tempo, só se dirigiam para a Educação Especial, área responsável pela educação de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, aqueles profissionais ou estudantes que se interessavam pelo tema, pois os alunos especiais não frequentariam [...]

Aula 25 - Família e Aprendizagem

Família e aprendizagem O mundo mudou bastante neste século e, com ele, a família. Qual o conceito de família no mundo contemporâneo? Você saberia explicar, por exemplo, qual o grau de parentesco da nova mulher do pai de seu aluno com a criança? Se você pensou em madrasta, errou! É correto usar a palavra madrasta [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos em Psicopedagogia Institucional.


Nível de dificuldade:

Regular