CURSO ONLINE:
Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola

  Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família-escola     Os pressupostos teóricos abordados pela psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – mas adaptado, caracterizando a patologia do aprender inscrita [...]

Aula 14 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia contribuições para a psicopedagogia     Compreender a aprendizagem como um processo complexo, estruturado a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, p. 15). [...]

Aula 15 - Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem

  Um Olhar Psicopedagógico para os Obstáculos na Aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para se pensar sobre os obstáculos na aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto aos obstáculos na aprendizagem leva [...]

Aula 16 - Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia

  Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola Contribuição da Psicopedagogia     Falar de psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica assumida, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “desde a idade mais [...]

Aula 17 - Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  Modalidades de Intervenção Psicopedagógica na Instituição educacional     A ação psicopedagógica no interior da escola requer um posicionamento teórico e técnico do profissional que a executa. Esse posicionamento prioriza a necessidade de ser estruturado como um fazer muito mais voltado ao coletivo do que ao individual. É muito comum psicopedagogos e educadores acreditarem [...]

Aula 18 - O Jogo e a Aprendizagem

  O jogo e a aprendizagem Oi, amigos e colegas! Passaremos algum tempo juntos durante este curso. Espero que possamos entender, dividir, repartir, compartilhar, vivenciar e trocar experiências de magistério, exemplos do nosso dia a dia e tudo que sabemos sobre este assunto tão importante em qualquer processo educacional: jogos, recreação e lazer. Para que [...]

Aula 19 - Lazer e Recreação

  Recreação e lazer     Alexandre KoyréOi, amigos e colegas!   Estamos iniciando nossa aula número dois. Ela abordará as diferenças e semelhanças entre o lazer e a recreação. Este assunto em especial me fascina. Há muito tempo leciono a disciplina de recreação e lazer em sala de aula presencial, mas agora o desafio [...]

Aula 20 - Leitura, Literatura e Aprendizagem

Leitura, literatura e aprendizagem   São muitas as questões que afetam o tema da leitura num país de educação problemática, como o Brasil. Os professores, encarregados da formação de leitores, atividade que atravessa todos os níveis da escolaridade, trabalham sob o peso dessas muitas perguntas, algumas de resposta incompleta, outras, ainda sem resposta. Quando falamos [...]

Aula 21 - A Concepção Escolar da Leitura

A concepção escolar da leitura A aprendizagem da língua portuguesa escrita é responsabilidade atribuída pela sociedade à escola, que vem cumprindo esse papel, em especial após o Iluminismo (século XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos e que continua até hoje. Com maior ou menor eficácia, a escola tem alfabetizado o povo [...]

Aula 22 - O Professor-Leitor

O professor-leitor Para que possamos pensar na leitura em sentido amplo, não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão, é preciso avaliar os fundamentos, conhecimentos e objetivos que servem de parâmetros para o trabalho docente  e que, portanto, precisam estar em sua formação. A Educação [...]

Aula 23 - A Formação do Leitor

A formação do leitor Quando começa a formação do leitor? Ler é interpretar. Sabemos que, antes mesmo de ver a luz do dia, o feto já reage aos estímulos do exterior, interpretando as reações maternas. Essas reações, mesmo que ainda não verbais (ela se concretiza em risos, choros e expressões de satisfação) já demonstram o [...]

Aula 24 - A Construção do Sentido do Texto

A construção do sentido do texto As atividades de leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos (o autor e o leitor) mediada pelo texto. O ato de escrever baseia-se em um processo de significação. Mas não é apenas o escritor que trabalha/emite/processa significados; o leitor também constrói sentidos a partir do estímulo [...]

Aula 25 - Leitura e Responsabilidade Social

Leitura e responsabilidade social As diferenças sociais no Brasil continuam a existir, de maneira visível e, muitas vezes, causam indignação. Mesmo com a existência de maior número de programas sociais, como o Bolsa Família, crianças e jovens em situação de risco e com baixa qualidade de vida, são encontráveis em todas as regiões brasileiras, com [...]

Aula 26 - A Tipologia Textual literatura

A tipologia textual A compreensão, durante o ato de ler, está relacionada, entre outros fatores, com o entendimento das palavras e a alfabetização, ao reconhecimento dos gêneros textuais pelo usuário da língua. O conceito de gênero textual está expandido hoje nos estudos linguísticos e na leitura e produção de textos. Refere-se à realização de qualquer [...]

Aula 27 - História da Literatura Infantil

História da literatura infantil A literatura surgiu, particularmente, com a tradição oral. Suas fontes estão no folclore, com suas lendas, mitos e narrativas exemplares. Mais tarde, a partir do século XIX, com a valorização social da criança, essas narrativas passaram a ser contadas para as crianças com intuito formativo. Na verdade, o principal responsável pelo [...]

Aula 28 - A Literatura Infantil no Brasil

A literatura infantil no Brasil A literatura infantil brasileira surgiu muito tempo depois do início da europeia. Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. [...] a tradução de As Aventuras Pasmosas do Barão de Munkausen e, em 1818, a coletânea de José Saturnino da Costa [...]

Aula 29 - Poesia e Música

Poesia e música A poesia brasileira para a infância é muito rica e diversificada, tanto pela variedade de formas de poemas quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença atende a diversos fatores: a tradição do verso em composições dirigidas à infância, a crença de que escrever poemas [...]

Aula 30 - Tipologia dos Textos Literários As Narrativas de Tradição

Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, mitos e lendas. Tratam-se de narrativas primordiais, as quais a literatura infantil incorporou em seu repertório. Apresentam características populares, ou seja, foram [...]

Aula 31 - Contos de Encantamento

Contos de encantamento Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Nelly Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil: teoria, análise, didática, divide esse tipo de narrativa em contos de [...]

Aula 32 - Outras Formas Narrativas

Outras formas de narrativa A tradição está diretamente ligada ao progresso da humanidade e faz-se extremamente importante para a compreensão humana e social, ou seja [...] a história permanece no mundo pela tradição oral e é, originalmente, o testemunho de alguém que presenciou um evento ou um modo de ser do mundo, que já não   [...]

Aula 33 - Projetos de Leitura na Escola

Projetos de leitura na escola Os educadores, atualmente, convivem com uma questão preocupante em relação aos discentes: o desinteresse pela leitura. Uma pesquisa apresentada por Maria Antonieta Cunha (1993, p. 9), já em 1983, dava conta de que os alunos preferiam televisão, cinema e teatro, deixando a leitura em último lugar. Constatou-se, ainda, que eles [...]

Aula 34 - A Biblioteca Escolar

A biblioteca escolar As bibliotecas passaram a existir quando surgiu a necessidade de armazenar e organizar acervos resultantes do registro escrito, fosse em madeira, papiro, argila, pedra ou papel. De acordo com historiadores, os escritos surgiram no Oriente e, com eles, as bibliotecas. As  mais  antigas  guardavam  pergaminhos  e  manuscritos.   Destacam- se como as mais [...]

Aula 35 - A Avaliação dos Projetos de Formação de Leitores

A avaliação dos projetos de formação de leitores A leitura vem sendo discutida intensamente ao longo das últimas décadas no Brasil, pois através dela há a possibilidade de conhecer outras realidades e, principalmente, ampliar e desenvolver o conhecimento a respeito do mundo da sociedade, dos indivíduos e de si mesmo. Essa discussão tornou-se indispensável dado [...]

Aula 36 - O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita Vamos iniciar nossa disciplina refletindo sobre o desenvolvimento histórico do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apontando-o como prática pedagógica essencial da escola moderna. Essa reflexão toma como marco inicial a organização do trabalho pedagógico proposto por Comenius, que [...]

Aula 37 - Alfabetização ou Letramento

  Alfabetização ou Letramento   A contribuição de Comenius, com o objetivo de expandir a instrução pública para as massas populares, inaugurou o caminho da produção do método do ensino eficiente da leitura para crianças em idade escolar. Transcorridos tantos séculos, podemos observar que o interesse pelo ensino da leitura e da escrita, a ser [...]

Aula 38 - Textualidade, código e meios de produção da escrita

  Textualidade, código e meios de produção da escrita    Conceber a escrita em uma perspectiva social implica, como vimos, entendê-la como produção humana e compreender a forma que ela assume sob determinada organização social e quais funções cumpre. Por esta razão, o ensino da língua escrita – nem mesmo no período inicial de sua [...]

Aula 39 - As Quatro Práticas da Alfabetização

  As quatro práticas da alfabetização Afirmar que o processo de alfabetização centrado no trabalho conjunto com o texto e o estudo do código implica a compreensão de alguns pressupostos relativos ao ensino da língua escrita, em razão de que estes princípios norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização, a saber: leitura e interpretação; produção [...]

Aula 40 - Leitura e Interpretação

  Leitura e interpretação   A proposta de alfabetização pressupõe o desenvolvimento da prática de leitura como forma de produção de sentido, por meio da interação do leitor ativo com o texto. Ler, portanto, é dialogar com o texto, estabelecendo interlocução significativa, ou seja, não apenas decodificação de letras. As crianças pequenas, que ainda não [...]

Aula 41 - Produção de textos

A prática da produção de textos A prática pedagógica da produção de textos como articuladora do processo de alfabetização tem implicações metodológicas importantes. Por essa razão seu fundamento necessita ser bem compreendido a fim de que possa ser efetivamente uma proveitosa opção do professor. Conforme a proposta de Klein (2003, p. 31): o texto – [...]

Aula 42 - Produção de Texto Escrito

  Produção do texto escrito   Para que os alunos adquiram competência como escritores, isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística,      o ensino da língua escrita tem como eixo central, desde o momento inicial da alfabetização, as atividades com o texto. Desse modo, não se pode deixar para propor as [...]

Aula 43 - Análise Linguística

  Prática da análise linguística   Para que a criança desenvolva de forma progressiva sua capacidade  de produzir e interpretar textos, torna-se necessário realizar atividades   de análise linguística, compreendida como atividade de reflexão sobre a própria língua. Trata-se de uma prática fundamental, pois tornar-se letrado significa ter o domínio do emprego da língua na escrita [...]

Aula 44 - Prática da Reescrita do Texto

  Prática de reescrita do texto O trabalho de revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos das crianças, tornando-se desnecessário e improdutivo o ensino de regras gramaticais fora do contexto de produção escrita dos alunos. A reescrita do [...]

Aula 45 - Procedimentos pedagógicos para sistematização para o domínio do código

  Procedimentos pedagógicos para sistematização do domínio do código Em razão da importância da sistematização do código dentre as práticas da alfabetização, conforme enfatizado anteriormente, é necessário selecionar criteriosamente os procedimentos que objetivam o domínio da codificação/decodificação. Em primeiro lugar, cabe reafirmar que é das tentativas de produção de textos que emergirão as tentativas de [...]

Aula 46 - Reescrita do texto com vistas à sistematização do código

  Reescrita do texto com o objetivo de sistematização do domínio do código Inicialmente, é importante ressaltar que, embora o exemplo a seguir enfoque a reescrita do texto ressaltando aspectos da reflexão sobre o código, trata-se de uma explanação com objetivo didático, pois, como temos enfatizado, o procedimento pedagógico de reescrita do texto comporta a [...]

Aula 47 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 48 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 49 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 50 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 51 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 52 - Planejamento I

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 53 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 54 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 55 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 56 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 57 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 58 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 59 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 60 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 61 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso permite sistematizar e refletir sobre a prática educativa escolar, visando à articulação entre teoria e prática, valorizando o exercício da docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Público alvo:

Graduados da área da Educação que demonstrem interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre a Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Nível de dificuldade:

Regular