CURSO ONLINE:
Metodologia do Ensino de Arte

 

Metodologia do Ensino de Arte

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica a.

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa a.

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica a.

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos a.

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações a.

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo a.

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo a.

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências a.

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - A Arte no Cotidiano e sua Importância no Processo Educativo

A arte no cotidiano e sua importância no processo educativo – metodologias A presença da arte no dia a dia Em que meio vivemos? O que temos à nossa volta? O que vemos? O que ouvimos? Que objetos usamos? Em que tipo de construção moramos, estudamos, passeamos? Estamos mergulhados em um mundo repleto de sonoridade, [...]

Aula 14 - A Arte e a vivência de conceitos éticos

A arte e a vivência de conceitos éticos   A sociedade e o ensino  Diariamente, ouvem-se pelos corredores de escolas de ensino fundamental, médio e superior professores comentando a falta de valores e de princípios com as quais são obrigados a conviver nas salas de aula. Os alunos retratam, mais e mais, a perda de [...]

Aula 15 - A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança

A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança A criatividade e o impulso criador-representacional Todos nós somos seres criativos e temos dentro de nós um impulso que nos direciona para fazer algo novo. É uma força que nos faz transformar os materiais ou as linguagens de que dispomos em algo de que precisamos (uma [...]

Aula 16 - A Arte como Percepção, Expressão e Representação da Realidade

A arte como percepção, elaboração, expressão e representação da realidade Desde que nascemos, estamos mergulhados em um contexto natural, social e cultural com o qual convivemos, no qual nos movemos e com o qual estamos em um diálogo ininterrupto. O mundo da natureza cerca-nos com o céu infinito, seus astros e com a terra fértil, [...]

Aula 17 - A Arte exprimir, fazer ou conhecer

A arte na Educação: exprimir, fazer ou conhecer? A arte como livre expressão Já vimos que, por intermédio da arte, o ser humano, seja qual for sua idade, expressa seus pensamentos, suas emoções, sua visão do mundo. A arte é um veículo de expressão da sua própria elaboração da realidade. Na verdade, a arte vai [...]

Aula 18 - A Arte como construção individual e conjunta

Arte como construção individual e conjunta Sabemos que cada ser humano é único. É único em sua maneira de ser, em suas ações, em suas reações, em sua leitura de mundo, em como se relaciona com ele. Cada um é, portanto, individual, diferente de todos os outros. De outro lado, somos, também, seres sociais. É [...]

Aula 19 - Arte, comunicação e espaços sócio-culturais

Arte, comunicação e espaços socioculturais O espírito pedagógico (assim como a arte) é comunicativo e profundamente humano, porque não opera no vácuo, mas vai ao encontro do outro, do homem. Violeta Hemsy de Gainza A arte como forma de comunicação á nos ocupamos da arte como expressão humana, como uma exteriorização daquilo que o indivíduo [...]

Aula 20 - O Lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte

O lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte – o fenômeno sonoro Apesar de a relação brinquedo-desenvolvimento poder ser comparada à relação instrução-desenvolvimento, o brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência. Vygotsky  O lúdico e a arte Brincadeira e aprendizado Muito se tem discutido sobre [...]

Aula 21 - Multiculturais Arte e História

Interculturalidade – arte e história A vida social exige, para o seu próprio desenvolvimento, a intervenção de uma atividade formativa, que colabore de arte muitas das suas manifestações [...sendo] alimentada pela fantasia e pelo sentido de forma. Luigi Pareyson Arte: expressão social ou coletiva? Examinamos, anteriormente, alguns aspectos em relação à arte como integrante da [...]

Aula 22 - Arte na Mídia e na Escola

Arte e tecnologia: a arte na mídia – o rádio, a televisão, o CD, o filme, a internet O volume de informações veiculado pelos meios de comunicação de massa amplia horizontes a até ajuda a superar estereótipos. Por outro lado, pode, negativamente, homogeneizar e descaracterizar culturas tradicionais, bem como alienar e massificar quando predomina o [...]

Aula 23 - Ensinar Arte Por Quê

Ensinar Arte. Por quê? Lembre-se do seu tempo de escola primária... Qual o número de aulas de Português e Matemática por semana? E de História, Geografia e Ciências? E quantas de Educação Artística e Educação Física? Pois é...além disso, quando se fala em outras áreas do conhecimento ninguém pergunta: Mas por que estudar Português? Por [...]

Aula 24 - Fazer e Apreciar Arte

Fazer e apreciar arte Vimos que a arte é importante e conhecemos um pouco das quatro grandes linguagens artísticas. Agora vamos analisar o ensino de Arte, seus objetivos e algumas propostas de como trabalhar com a arte na escola, isto é, propostas de encaminhamento metodológico. Objetivos do ensino de Arte Os objetivos do ensino da [...]

Aula 25 - Vários Jeitos de Dançar

Vários jeitos de dançar   Como vimos anteriormente, os conteúdos de dança e teatro estão estruturados em grupos. Começaremos a analisar, primeiramente, os conteúdos de dança. Conteúdos de dança Dança – movimento expressivo Grupo de conteúdos: Gêneros. Religioso – danças ligadas a qualquer religião. Profano – danças sem ligação com religião. História da dança. Elementos [...]

Aula 26 - O Corpo em Movimento

O corpo em movimento Todos aqueles conteúdos de dança que foram citados na aula anterior devem  ser  trabalhados  com  todas as faixas etárias. Mas, para que consigamos trabalhá-los é necessário conhecê-los um pouco, entender seus nomes e ter uma ideia de como executá-los na escola. Não temos como esgotar as informações sobre cada um dos [...]

Aula 27 - Movimento e o Espaço

O movimento e o espaço Já vimos que o objeto de estudo específico da dança é o movimento expressivo.  Esse movimento possui três elementos formadores, isto é, três elementos que fazem parte de todo e qualquer movimento expressivo. Um corpo realiza o movimento em um espaço, seguindo determinadas relações de tempo. O espaço na dança [...]

Aula 28 - O Movimento e o Tempo

O movimento e o tempo Todo e qualquer movimento que fazemos dura determinado tempo. Quando estamos com pressa, por exemplo, fazemos as coisas mais rapidamente, quando estamos com preguiça somos mais lentos. A dança, por si só, é uma atividade que se desenvolve no tempo, é uma arte temporal e visual, isto é, os movimentos [...]

Aula 29 - A História da Dança e a dança que conta uma história

A história da dança: a dança que conta uma história História da dança xistem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Tente [...]

Aula 30 - Hora de Representar

Hora de representar Tudo o que já trabalhamos sobre a concepção, organização dos conteúdos, encaminhamento metodológico e avaliação, em princípio, vale também para a área de teatro que iremos abordar nas próximas aulas. O teatro Vimos que o balé conta uma história por meio do movimento e da mímica, por isso é uma dança-teatral. Agora [...]

Aula 31 - Diversos Lugares para Representar

Diversos lugares para representar Uma representação teatral pode ser feita em qualquer lugar: rua, igreja, praça, escola, corredor, sala, palco etc. O espaço cênico é aquele em que acontece a ação teatral, e esse espaço pode ou não ser modificado, de acordo com a forma teatral que irá ser apresentada. Muitos outros conteúdos estão relacionados [...]

Aula 32 - Ação - Improvisação

Ação – improvisação Vimos que os elementos formadores da representação são, em essência, três: a personagem, o espaço cênico e a ação. Ação Muitas são as definições de ação dentro da linguagem teatral. A maioria delas é bastante pro- funda e complexa, não sendo coerente com a proposta deste material. Trabalharemos nesta proposta com a [...]

Aula 33 - Texto Dramático e Gêneros Teatrais

Ação – texto dramático e gêneros teatrais Como vimos anteriormente, a ação pode se dar por meio da improvisação, da interpretação de textos ou roteiros, ou das duas técnicas juntas. Vimos alguns exemplos de trabalhos com improvisação e, nesta aula, abordaremos as questões relacionadas ao texto dramático. Texto dramático Muitos estudiosos do teatro dizem que, [...]

Aula 34 - Fantoches, Máscaras e Sombras

Fantoches, máscaras e sombras Com certeza você já viu uma representação com fantoches, máscaras ou sombras. Esse tipo de teatro é mágico e emociona crianças e adultos, que sonham, riem e participam junto com esses seres inanimados. Teatro direto e teatro indireto As representações teatrais podem ser divididas de acordo com a forma, por meio [...]

Aula 35 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 36 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 37 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 38 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 39 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 40 - Planejamento

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 41 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 42 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 43 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 44 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 45 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 46 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 47 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 48 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 49 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 50 - O som e suas características

O som e suas características   O som - uma aventura sonora para chegar à nossa percepção Você já reparou como estamos imersos em sons proporcionados pela natureza – como os sons dos pássaros, de animais diversos, da chuva, do vento, do trovão, da cachoeira, do mar e tantos outros? Mas na cidade também estamos [...]

Aula 51 - A música e seus elementos básicos

A música e seus elementos básicos A música sempre esteve associada às manifestações humanas. Sendo assim, ela sempre foi uma maneira que os homens encontraram para expressar seus sentimentos. O homem das cavernas usava sons para se comunicar, buscando exteriorizar seus pensamentos e emoções. Evolução e desenvolvimento Por meio dos materiais que estavam à sua [...]

Aula 52 - Notação musical

Notação musical   O som O som é a matéria-prima da música e possui algumas propriedades.   Altura A altura nos possibilita distinguir se o som é grave, médio ou agudo. A direcionalidade sonora poderia ser representada como na imagem ao lado. A direção do som agudo é para cima, enquanto a região grave aponta [...]

Aula 53 - Instrumentos musicais

Instrumentos musicais   Os instrumentos musicais são construídos com a finalidade de produzir música e há muitas formas de agrupá-los. Nesta aula, adotaremos a classificação que se orienta pela forma como o som é produzido, isto é, uma classificação que verifica o elemento que vibra para produzir o som. Esse é o método Hornbostel-Sachs, que [...]

Aula 54 - A orquestra e seus instrumentos

A orquestra e seus instrumentos   Os sons que nos cercam Você já deve ter ouvido os sons de muitas orquestras em filmes, comerciais, na internet, em locais públicos ou nos games que você joga. Muitas músicas se tornam conhecidas e preferidas porque passam a fazer parte do nosso cotidiano. Diversos tipos estão entre elas, [...]

Aula 55 - Vozes que cantam

Vozes que cantam A voz humana Em épocas remotas, o ser humano se comunicava, provavelmente, por meio de ruídos rudimentares, assim como os animais o fazem. O desenvolvimento da espécie humana e a evolução de sua inteligência aperfeiçoaram as formas de comunicação, possibilitando o uso da voz como meio de expressão. Entre os gregos antigos, [...]

Aula 56 - Gênero, formas e estilos musicais

Gêneros, formas e estilos musicais Uma das maneiras de conhecermos os objetos é por sua forma. Observe que dentro de uma mesma categoria, como árvores, flores ou frutas, há muita variedade de elementos. Diferentes combinações enriquecem e especificam uma espécie. Assim  também  podemos  pensar  na  música   quando   o   compositor tem diante de si muitos timbres, [...]

Aula 57 - A música ocidental e sua história

A música ocidental e sua história  Dentro da cronologia, além do tempo Muitos autores buscam organizar o desenvolvimento da música de forma sistemática. Para tanto, é necessário um mergulho profundo na his- tória, procurando evidenciar as primeiras e significativas manifestações que resultam em inovações importantes. Mas essa divisão não deve ser considerada de forma rígida, [...]

Aula 58 - Música Brasileira

A música brasileira   Vida brasileira Sabe-se, por meio de relatos de época, que os índios, antes da chegada dos portugueses ao Brasil, faziam música ritual, música para festas e para chorar os mortos. Mas os portugueses trouxeram outro tipo de música. Assim, desde o início da vida colonial brasileira, fazia-se música nos principais núcleos [...]

Aula 59 - Universo sonoro atual

Universo sonoro atual Espaço  sonoro cotidiano Estamos em um universo repleto de sons, alguns ritmados, outros não. Observe que sempre tentamos organizar e determinar padrões porque o ritmo, por seu próprio conceito, é a divisão do tempo em partes. É preciso então que o processo perceptivo se encarregue de reunir elementos com alguma semelhança, diferenciando-os [...]

Aula 60 - Saber ver- Quais são as Chaves

Saber ver: quais são as chaves?   Para Bruno Munari (1968, p. 19-20), “cada um vê aquilo que sabe. Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais”. Mas, o que significa isso? O que isso quer dizer? Ora, de acordo com [...]

Aula 61 - A Técnica na arte

A técnica na arte: os fazeres artísticos   A experiência mostra que estamos habituados com todo tipo de utensílio, mas muito distantes da arte! Embora estejamos mergulhados num mundo de coisas, de sons, de cheiros agradáveis ou não, e nosso olhar vislumbre desde um lindo pôr do sol até a degradação da humanidade – a [...]

Aula 62 - Os Gêneros nas Artes Visuais

  Os gêneros: o que vemos e o que se esconde na imagem? As respostas à pergunta “o que é?” exigem conhecimentos tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas – o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Mas, no caso das artes visuais, [...]

Aula 63 - Alfabetização Visual

Alfabetização visual e códigos da linguagem A leitura das obras de arte é uma forma não só de fruição de prazer estético, mas também de conhecimento. Portanto, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão de outro [...]

Aula 64 - Estilo

Estilo: diferentes modos de ver e de representar Jandira Masur parte da pergunta “O frio pode ser quente?” para refletir sobre a maneira como vemos o mundo. De uma maneira poética, ela argumenta: “As coisas têm muitos jeitos de ser// Depende do jeito da gente ver...” Realmente, dá para pensar e perguntar: “Por que será [...]

Aula 65 - A Arte de ouvir

A arte de ouvir   Em todos os locais, em praticamente todos os momentos, estamos rodeados de sons. São os sons do nosso corpo, da natureza, das músicas tocadas nos rádios ou aparelhos de som, da voz das pessoas, das buzinas de carros... Querendo ou não, gostando ou não, ouvimos sons quase o tempo todo! [...]

Aula 66 - O som

O som O homem faz música com os sons e esses sons não são sempre iguais, podendo ser representados por ondas sonoras que diferem em relação a muitos elementos. Por exemplo, o som de um cachorro latindo produz ondas sonoras com dimensões e características diferentes do som de um violão. Essas características próprias de cada [...]

Aula 67 - Muitos tipos de Música

Muitos tipos de música... Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais. As expressões gêneros [...]

Aula 68 - Improvisação e Grafia Musical

Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical Improvisação Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução, seja ela instrumental, vocal a capella ou mista. Por improvisação também se entende incorporar detalhes, dar a forma final ou fazer alterações numa música no momento em que ela está sendo [...]

Aula 69 - As coisas que fazem som

As coisas que fazem sons... Instrumentos musicais Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música, desde um garfo até um piano. Todos nós conhecemos muitos instrumentos musicais, mesmo que não saibamos detalhes sobre sua utilização, confecção ou seu nome completo. Normalmente, os professores dizem não ter instrumentos musicais na escola e justificam, com [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar graduados da área da Educação e afins para atuarem no Ensino de Arte em classes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de espaços educativos não escolares e culturais.


Público alvo:

Graduados nas áreas da Educação, Ciências Humanas, Sociais e demais áreas afins interessados em atuar no Ensino de Arte.


Nível de dificuldade:

Regular