CURSO ONLINE:
Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor

 

Aprendizagem, Desenvolvimento e Controle Motor

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 – Fundamentos do Desenvolvimento da Criança nos Primeiros Anos de Vida

O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida   Sim ao direito à vida Sim à saúde e educação Sim à cultura, lazer e esporte Sim à igualdade, justiça e paz Sim à plena cidadania Albertina Duarte Takiut – CMDCA   O ciclo biológico do ser humano é considerado como sendo o desenvolvimento embrionário [...]

Aula 14 – Alimentação da Criança

Alimentação da criança   Quando se trata de alimentação, muitas pessoas logo pensam no leite materno como o primeiro alimento da criança. Mas deve-se considerar a nutrição do feto e não somente após o nascimento. Para desenvolver-se, o feto necessita de nutrientes que são obtidos da mãe através do cordão umbilical. Por isso é necessário [...]

Aula 15 – A Importância da Relação Materno-Infantil na Alimentação

A Influência da Relação Materno-Infantil Sobre a Alimentação   O desenvolvimento físico se inicia a partir do cérebro, chamado neurogênese e esse processo começa no 16.º dia após a fecundação. O cérebro do feto cresce muito rápido, podendo ser formados cerca de 250 mil neurônios (células nervosas) durante a gestação, chegando a aproximadamente 100 bilhões [...]

Aula 16 – Anemia Ferropriva

Anemia Ferropriva   Para que possamos viver, necessitamos de oxigênio, que é o alimento combustível para nossas células. Nosso sistema circulatório, que distribui o oxigênio para todo nosso corpo, é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias e veias). Para que esse sistema possa irrigar nossas células, contamos também com a ajuda do sistema [...]

Aula 17 – Controle do Esfíncter

Controle do Esfíncter   Resíduos orgânicos Nosso corpo necessita de alimentos que cumprem suas funções de nutrição das células, e os produtos do metabolismo que não servem mais para o corpo transformam-se em resíduos e devem ser eliminados. São os produtos de excreção. Esses resíduos são eliminados de várias formas, através do sistema urinário (resíduos [...]

Aula 18 – O Sono e a Criança

O sono e a Criança       O sono é um fator importante para regular nosso organismo. Enquanto dormimos, nosso corpo trabalha e os hormônios são produzidos ou liberados. Muitas vezes ouvimos falar que “enquanto a criança dorme, ela cresce”, isso é uma verdade se considerarmos o hormônio do crescimento (GH) sendo produzido e [...]

Aula 19 – A Importância da Higiene

A Importância da Higiene   A partir do seu nascimento o ser humano irá passar, durante sua existência, por várias fases: ele nasce, cresce, se reproduz e morre. A essas fases damos o nome de ciclo da vida e cada um de nós possui seu ciclo biológico (mecanismos internos de funcionamento e regulação de todos [...]

Aula 20 - Avaliação e Ética

  AVALIAÇÃO E ÉTICA   Avaliação é um termo que circula entre as relações sociais em que estamos inseridos de forma contínua e frequente, portanto, a compreensão etimológica se torna imprescindível para que possamos reverberar na concretização dos objetivos educacionais para uma boa educação. Nessa via de raciocínio, este texto aborda algumas reflexões acerca do [...]

Aula 21 - Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem

  TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM   Aprofundar os conceitos sobre avaliação na sua trajetória histórica se faz tão necessário quanto entender os paradigmas educacionais que perpassaram pela história da educação brasileira. Assim, busca-se, com este texto, fazer um percurso histórico desde a origem primitiva da avaliação, a qual surge com a civilização [...]

Aula 22 - As políticas públicas de avaliação

  POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO   Compreender a legitimação dos sistemas de avaliação escolar para a educação básica é imprescindível à prática docente, visto que é o que sustenta e assegura o trabalho do professor e garante o direito do aluno. Porém, mais do que compreender essa legitimidade, é necessário estar atento às questões que [...]

Aula 23 - Avaliação da educação básica e da educação superior

  AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR   A avaliação no Brasil vem sendo remodelada a fim de criar referenciais nacionais de qualidade desde a primeira etapa da educação básica, ou seja, da educação infantil até o ensino superior. Vem construindo diferentes modelos e sistemas de avaliação em um sistema único, que abrange [...]

Aula 24 - Avaliação como estratégia de gestão educacional

  AVALIAÇÃO COMO  ESTRATÉGIA DE  GESTÃO EDUCACIONAL   Compreender o processo de avaliação como indissociável às atribuições da gestão democrática é compreender a responsabilidade circunscrita nas tomadas de decisões. Desse modo, a ação avaliativa se configura como um importante instrumento de gestão. Além disso, ela contempla de forma positiva as concepções previstas e descritas no [...]

Aula 25 - A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola

  INTERDEPENDÊNCIA  ENTRE AVALIAÇÃO,  CURRÍCULO E ESCOLA   O currículo, ao longo da história da Educação brasileira, foi se constituindo e se reestruturando de acordo com os novos conceitos de educação, acompanhando uma nova concepção de escola, de sociedade e de homem. Sendo assim, entender o que está previsto na legislação brasileira, bem como compreender [...]

Aula 26 - Avaliação da aprendizagem fundamentos teóricos e metodológicos

  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – FUNDAMENTOS TEÓRICOS  E METODOLÓGICOS   A avaliação da aprendizagem escolar é uma das etapas do processo de ensino-aprendizagem, indissociável à formação docente, pois deve ininterruptamente ser contemplada de forma reflexiva e em um movimento de constante mudança sobre a atuação do professor. Por isso, esclarecer suas etapas e entender sua [...]

Aula 27 - Avaliação da aprendizagem metodologias, técnicas e instrumentos

  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – METODOLOGIAS, TÉCNICAS  E INSTRUMENTOS   A educação é a forma de oportunizar ao homem sua constituição como sujeito histórico. Diante disso, a avaliação deve reforçar a concepção de educação estabelecida pela instituição. Portanto, estabelecer formas de registro, bem como atribuir valor ao aprendizado dos alunos, faz com que a escola [...]

Aula 28 - O Corpo e o Movimento na Educação Infantil

  O Corpo e o Movimento na Educação Infantil     Os desenvolvimentos físico e perceptivo têm uma grande importância para a criança, já que o corpo constitui a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil. O corpo é um instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e [...]

Aula 29 - Fundamentos do Desenvolvimento Motor

  Fundamentos do Desenvolvimento Motor     corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças, desde seus primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor infantil está vinculado ao corpo, ao movimento e ao desenvolvimento integral do homem, podendo ser observado a partir das interações entre nossa biologia, nosso [...]

Aula 30 - Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis

  Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis     As habilidades motoras e seus padrões são elementos fundamentais para o estudo do desenvolvimento motor infantil. Devemos sempre respeitar a progressão dessas habilidades quando propomos atividades para nossos alunos.   Agora, vamos conhecer os fatores físicos e mecânicos relacionados com o desenvolvimento motor. Os fatores mecânicos [...]

Aula 31 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade     Nesta aula visamos a um entendimento mais amplo do corpo e do movimento. Como estuda- mos anteriormente, a aprendizagem humana é influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e ambientais. E por isso não poderíamos deixar de falar da Psicomotricidade.   A Psicomotricidade estuda as habilidades motoras relacionadas aos fatores psicológicos [...]

Aula 33 - A Dança e a Música na Educação Infantil

  A Dança e a Música na Educação Infantil   Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos homens – veja-se o exemplo [...]

Aula 32 - As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor

  As Relações entre a Inteligência e o Desenvolvimento Motor     Foi na Grécia Antiga que o homem começou a cultuar o corpo e a mente. A civilização grega preocupava-se em ocupar o tempo e o espaço de forma graciosa e inteligente. Por isso, buscou desenvolver a forma física, o equilíbrio, a simetria e [...]

Aula 34 - A Expressão Dramática na Educação Infantil

  A Expressão Dramática na Educação Infantil   Antes de falarmos sobre a expressão dramática, propomos uma reflexão a partir da seguinte pergunta:   O que tem a ver o teatro ou a expressão dramática com o estudo do movimento?   Durante muito tempo, a educação motora tratou o movimento de modo descontextualizado. Da mesma [...]

Aula 35 - Recreação e Lazer na Educação

  Recreação e Lazer na Educação     Agora vamos conversar sobre duas palavras fundamentais para a educação: a recreação e o lazer. A primeira está diretamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem infantil. Já a segunda refere- se a uma prática voltada à qualidade de vida ou, como alguns chamam, qualidade na vida.   Durante [...]

Aula 36 - Criatividade e sua Importância para a Educação

  Criatividade e sua Importância para a Educação     Criatividade é a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações, o que independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser mais bem entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (apud [...]

Aula 37 - A Avaliação na Educação Infantil

  A Avaliação na Educação Infantil     O processo de avaliação não faz parte somente da realidade escolar: é algo presente em diversas dimensões de nossas vidas. Avaliar é uma ação que praticamos continuamente. Consciente ou inconscientemente, estamos sempre avaliando gestos, ações, escolhas, pensamentos e valores, sejam nossos ou de outros.   Naturalmente, as [...]

Aula 38 - Psicomotricidade considerações preliminares

Psicomotricidade: considerações preliminares A passagem do modo de produção feudal para o capitalista implicou profundas modificações, acompanhadas de transformações nas formas de organização social, que envolveram diferentes dimensões – cultural, política, educacional e econômica. A prática do artesão, trabalhador do período feudal, era caracterizada como própria de um trabalhador total, o qual [...] dispunha do [...]

Aula 39 - Filogênese da motricidade humana

Filogênese da motricidade   Toda riqueza provém do trabalho, asseguram os economistas. E assim o é na realidade: a natureza proporciona os materiais que o trabalho transforma em riqueza. Mas o trabalho é muito mais do que isso: é o fundamento da vida humana. Podemos até afirmar que, sob determinado aspecto, o trabalho criou o [...]

Aula 40 - Psicomotricidade uma categoria em discussão

Psicomotricidade: uma categoria em discussão Quando perguntamos aos nossos alunos o que entendem por Psicomotricidade, aparecem respostas como: Movimento, cérebro; Técnicas para desenvolver o conhecimento das partes do corpo; Ligação corpo-mente; Equilíbrio; Técnicas voltadas ao desenvolvimento de pré-requisito para leitura e escrita; Corpo e emoção; Exercícios de coordenação motora; Corpo e cognição; Desenvolvimento infantil; Esquema [...]

Aula 41 - Psicomotricidade um estudo preliminar de suas categorias

  Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias Para iniciar nossos estudos, temos que abordar algumas categorias fundamentais para a reflexão sobre as produções teóricas e técnicas no campo da Psicomotricidade. São elas: esquema corporal, imagem corporal e tono. Para as duas primeiras categorias, esquema corporal e imagem corporal, utilizaremos, fundamentalmente, a obra de Michel [...]

Aula 43 - O Corpo Consciente

Corpo consciente: uma análise das contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a ciência do esquema corporal     O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...] Se o corpo sutil [...]

Aula 42 - O corpo hábil

O corpo hábil Embora estudos sobre as práticas corporais considerem os primórdios da Psicomotricidade datados dos séculos XVII-XVIII, momento em que as técnicas corporais passam a ser utilizadas, deliberadamente, para um investimento político e econômico do corpo, Le Camus (1986) situa o “nascimento” da Psicomotricidade no final do século XIX. Este marco deve-se ao fato [...]

Aula 44 - Corpo Significante

Corpo significante: o corpo que “fala” Com os processos de abertura política, primeiro na Europa e, posteriormente, na América Latina, fruto das pressões sociais e dos movimentos que defendiam os direitos humanos,  as técnicas de abordagem corporal que propunham a inibição muscular (corpo hábil) ou o domínio da totalidade do corpo, incluindo o refreamento do [...]

Aula 45 - Motivações internas para a relação

Aula 46 - Psicomotricidade relacional

Psicomotricidade Relacional: uma contribuição integradora para o olhar educacional Este relato tem como base experiências de campo desenvolvidas ao longo de cinco anos, nas creches municipais da cidade de Curitiba – Paraná, como parte de um projeto de capacitação de pessoal, fundamentado na Psicomotricidade Relacional. Tomando como referência a teoria e o método sistematizados por [...]

Aula 47 - Revisão

Revisão Corpo hábil (contexto) Final do século xIx até 1940 (França). Organizador: Paralelismo. Corpo = receptáculo da tradição. Surgimento do termo Psicomotricidade. Modelo mecanicista de concepção e abordagem do corpo. Corpo hábil (principais concepções)   Concepção anatomofisiológica estática. Concepção córticopatológica. Concepção neurofisiológica. Concepção neuropsiquiátrica. Corpo hábil   Exame Psicomotor (1935 – Edouard Guilman). Reeducação Psicomotora. [...]

Aula 48 - Didática, Identidade e a Contextualização de sua Prática

  Didática, Identidade Profissional e contextualização da prática docente     Esta aula abordará a concepção e o objeto da didática, a identidade do professor e discutirá as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora. Os objetivos desta aula são: construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional [...]

Aula 49 - Didática, Identidade e Profissionalização Docente

  Didática, Identidade e Profissionalização Docente     O tema identidade e profissionalização docente trata das qualidades  do professor progressista, seu perfil profissiográfico e algumas considerações sobre o professor reflexivo e a prática reflexiva. Pretende-se, assim,   entender o significado de identidade do professor; identificar características do perfil do professor; destacar a importância da formação [...]

Aula 50 - Tendências Pedagógicas I

Tendências pedagógicas I     O tema será abordado com o objetivo de conhecer as características do pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; [...]

Aula 51 - Tendências pedagógicas II

Tendências pedagógicas II     O objetivo desta aula é apresentar o pensamento pedagógico de diferentes autores sobre a contextualização dos ambientes educativos de onde emergem a compreensão de homem, mundo e sociedade; compreender o papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; relacionar tendências pedagógicas e a [...]

Aula 52 - A função social da escola e dos professores

Escola e professor: função social     A função social da escola e dos professores   O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.   Não dá para [...]

Aula 53 - Planejamento

Planejamento I Planejamento X plano: conceitos e abordagens O ato de planejar faz parte da história do ser humano. Roman e Steyer (2001, p. 270), quando abordam o planejamento de ontem e de hoje, afirmam que [...] planejar faz parte do cotidiano do homem ao longo da história da humanidade. Planejava o homem das cavernas, [...]

Aula 54 - Planejamento II

Planejamento II   Vertentes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem O planejamento de ensino-aprendizagem, dirigido por uma ação pedagógica crítica e transformadora, dará ao professor maior segurança na sua prática educativa para atender às demandas que ocorrem na sala de aula, na escola, na comunidade e na sociedade em geral. Assim, o planejamento se configurará [...]

Aula 55 - Plano de Aula e Pedagogia de Projetos

Plano de aula e pedagogia de projetos   Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos o plano de aula e o projeto de trabalho, com o objetivo de destacar as suas características, a importância no fazer pedagógico do professor e os seus elementos constitutivos.   Plano de aula Antes de abordar questões específicas de um plano [...]

Aula 57 - Estudos Culturais, Currículo e Educação

  Estudos culturais, currículo e educação     Christiane Martinatti Maia Olhar outra vez para os mecanismos de nossas instituições educacionais, questionar a “verdade” de nossos próprios e cultivados discursos, examinar aquilo que faz com que sejamos o que somos, tudo isso abre possibilidades de mudança. Jennifer Gore   Como definir estudos culturais? Qual a [...]

Aula 56 - Currículo - Implicações Didático-Metodológicos

  Currículo: implicações didático-metodológicas   Conceitos O termo currículo deriva do latim curriculum (originado do verbo latino currere, que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas (GORDON apud FERRAÇO, 2005, p. 54). Na educação, o currículo representa um compêndio dos [...]

Aula 58 - Projetos de trabalho na educação infantil

  Projetos de trabalho na Educação Infantil Qual a importância do planejamento para nossa ação educativa? Como estruturar atividades pedagógicas que despertem o interesse das crianças de 0 a 6 anos? Problematizar questões sociais, culturais, econômicas, entre outras? Pois bem, nossa ideia é apresentar a estrutura dos projetos de trabalho, enfocando-os através de atividades práticas [...]

Aula 59 - Projetos de Trabalho nas séries iniciais

  Projetos de trabalho nas Séries Iniciais   Christiane Martinatti Maia Desinventar objetos. O pente, por exemplo. Dar ao pente funções de não pentear. Até que ele fique à disposição de ser uma begônia. Manoel de Barros   Abordaremos nesta aula a importância do ato de planejar para a ação educativa. Nesse sentido, partindo da [...]

Aula 60 - Avaliação - Perspectivas atuais

  Avaliação: perspectivas atuais   Christiane Martinatti Maia   A historicidade dos processos avaliativos, a importância da avaliação e sua relação com os processos de ensino-aprendizagem serão os tópicos deste texto, que tem como objetivo a compreensão de que avaliar não é medir, mas negociar, mediar na prática educativa.   Histórico da inteligência: três pressupostos [...]

Aula 61 - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Tecendo Fios

Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios Christiane Martinatti Maia Nesta aula abordaremos, sob a perspectiva dos estudos culturais, a dificuldade dos professores em articular as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais à sua prática pedagógica, principalmente em seu planejamento.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil O Referencial Curricular [...]

Aula 62 - Tecnologias da informação e práticas educativas

  Tecnologias da informação e práticas educativas Este texto aborda as tecnologias da informação e sua relação com as práticas educativas, enfatizando que as novas tecnologias tornaram-se um instrumento pedagógico a ser explorado e utilizado em sala de aula. Os objetivos desse texto são: contextualizar as tecnologias de informação e sua relação com a prática [...]

Aula 63 - Atividade física, educação física - conceitos e história

Atividade física, Educação Física: conceitos e histórico     O movimento é uma característica dos seres humanos vivos. Entretanto, ele pode ser estudado e compreendido sob vários aspectos que se relacionam, favorecendo seu entendimento de maneira articulada. Historicamente falando, o movimento é considerado como uma atividade humana muito importante e tem recebido a atenção de [...]

Aula 64 - Bebês e Humanidade: Uma História Paralela

  Bebês e Humanidade: Uma História Paralela     Movimento humano: aspectos introdutórios   Sabe-se que somos um ótimo exemplo de um extenso processo de ajuste e evolução permanente iniciado há milhares de anos. Hoje, podemos nos sentir orgulhosos com a nossa evolução biológica e espiritual, e também com todo o acervo cultural que, ao [...]

Aula 65- Fundamentos do Desenvolvimento Motor

  Fundamentos do Desenvolvimento Motor     corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças, desde seus primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor infantil está vinculado ao corpo, ao movimento e ao desenvolvimento integral do homem, podendo ser observado a partir das interações entre nossa biologia, nosso [...]

Aula 66 - O Corpo e o Movimento na Educação Infantil

  O Corpo e o Movimento na Educação Infantil     Os desenvolvimentos físico e perceptivo têm uma grande importância para a criança, já que o corpo constitui a base orgânica na qual se assentará a personalidade infantil. O corpo é um instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e [...]

Aula 67 - Psicomotricidade

  Psicomotricidade     Nesta aula visamos a um entendimento mais amplo do corpo e do movimento. Como estuda- mos anteriormente, a aprendizagem humana é influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e ambientais. E por isso não poderíamos deixar de falar da Psicomotricidade.   A Psicomotricidade estuda as habilidades motoras relacionadas aos fatores psicológicos [...]

Aula 68 - Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis

  Fatores Físicos das Atividades Motoras Infantis     As habilidades motoras e seus padrões são elementos fundamentais para o estudo do desenvolvimento motor infantil. Devemos sempre respeitar a progressão dessas habilidades quando propomos atividades para nossos alunos.   Agora, vamos conhecer os fatores físicos e mecânicos relacionados com o desenvolvimento motor. Os fatores mecânicos [...]

Aula 69 - A Dança e a Música na Educação Infantil

  A Dança e a Música na Educação Infantil   Durante muito tempo, a dança escolar esteve relacionada a dois estereótipos: a apresentação de coreografias (executadas principalmente por meninas) e a dança folclórica. No entanto, fora do ambiente escolar, poucos estilos de dança valorizam mais as mulheres em detrimento dos homens – veja-se o exemplo [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar profissionais que atuem em prol de melhorias no processo de aprendizagem das crianças, a partir de técnicas relacionadas ao desenvolvimento do corpo e suas capacidades motoras.


Público alvo:

Profissionais da área da Educação e Saúde, que buscam aprimorar conhecimentos para aplicarem na aprendizagem e no desenvolvimento e controle motor.


Nível de dificuldade:

Regular