CURSO ONLINE:
A Importância da Educação Física na Escola

 

A Importância da Educação Física na Escola

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - O Reconhecimento da Educação Física Escolar

  O Reconhecimento da Educação Física escolar      Os percursos históricos da Educação Física  Vamos apresentar, nesse primeiro momento, uma breve contextualização histórica da Educação Física, com o objetivo de identificar as instituições que contribuíram para seu reconhecimento no ambiente escolar. Ao longo do tempo, a Educação Física deixou de ser uma atividade corporal [...]

Aula 02 - Educação Física na Educação Infantil

  Educação Física na Educação Infantil     Quem é a criança da Educação Infantil?  Existem diferentes infâncias inseridas  em contextos  distintos  presentes  na escola. É fato que as crianças têm características singulares, diferentes das que têm dos adultos, porém isso não as torna inferiores ou reduz essa fase a uma preparação para a vida [...]

Aula 03 - Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

  Educação Física no Ensino Fundamental – Anos Iniciais   Quem é a criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental Os alunos que hoje cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental são crianças entre 5 e 6 anos, que iniciam essa etapa no 1º ano. Até há alguns anos, essas mesmas crianças cursavam o antigo [...]

Aula 04 - Educação Física no Ensino Fundamental - Anos Finais

  Educação Física no Ensino Fundamental – Anos Finais   Quem é o aluno dos anos finais do Ensino Fundamental É comum ouvirmos professores em reuniões pedagógicas, encontros de formação continuada ou em ocasiões informais dizerem “Esses alunos não querem saber de nada” ou então “Esses alunos não gostam de estudar”. Essas afirmações nos fazem [...]

Aula 05 - Educação Física no Ensino Médio

  Educação Física no Ensino Médio   Quem é o jovem do Ensino Médio? Quando falamos do aluno do Ensino Médio, devemos pensar que, do mesmo modo que pontuamos em relação às outras etapas da Educação Básica, esse sujeito também tem características próprias e singularidades. Assim, não podemos considerá-lo apenas como uma máquina de reproduzir [...]

Aula 06 - Educação Física e os Jogos e as Brincadeiras

  Educação Física e os Jogos e as Brincadeiras   Jogos e brincadeiras: elementos estruturantes e culturais O jogo e a brincadeira fazem parte de nossa cultura, isto é, uma das diferentes dimensões da vida humana e que contribuem para a construção de nossa identidade. Desde o momento em que nascemos interagimos por meio de [...]

Aula 07 - Educação Física e a Ginástica

  Educação Física e a Ginástica   A ginástica e suas manifestações na sociedade As origens da ginástica remontam aos primórdios da civilização, vista que é uma prática que existe desde a Grécia Antiga. Entendida como a “arte de exercitar o corpo nu”, englobava modalidades como corridas, saltos, lançamentos de disco e lutas (COLETIVO DE [...]

Aula 08 - Educação Física e as Lutas

  Educação Física e as Lutas   As lutas na sociedade e na escola Se analisarmos as lutas dentro do contexto social, percebemos que historicamente os seres humanos sempre estiveram envoltos em circunstâncias que as caracterizam. Por exemplo, nos primórdios da civilização, para adquirir comida, ocupar territórios, entre outras situações necessárias à sobrevivência, era necessário [...]

Aula 09 - Educação Física e a Dança

Educação Física e a Dança   Elementos da dança Quando pensamos em dança na escola, não é difícil recorrer à imagem da “festinha” e da apresentação, ou seja, reduzi-la apenas a um evento. Marques (2003) menciona que: Neste mar de possibilidades, característico da época em que vivemos, talvez seja este o momento mais propício para [...]

Aula 10 - Educação Física e o Esporte

  Educação Física e o Esporte     Caminhos para a superação de práticas excludentes no ambiente escolar Para iniciarmos essa discussão, lembre-se de como foi sua experiência escolar com o conteúdo de esporte nas aulas de Educação Física. Como era sua participação nessas aulas? Você era escolhido por seus colegas para integrar seus times [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: