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Administração de Vendas

 

Administração de Vendas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – História da Administração

  História da Administração   O significado da palavra administração deriva dos termos em latim ad e minister  respectivamente direção para, e tendência e obediência, ou seja, alguém que presta um determinado serviço a outra pessoa. Contemporaneamente a atividade administrativa não obtém correspondência direta àquela da sua definição inicial e, portanto, sua primordial função passou [...]

Aula 02 – A Revolução Industrial e a Administração

  A Revolução Industrial e a Administração   O que hoje pode ser apresentado como sendo o começo da Revolução Industrial iniciou-se pela evolução e pelo desenvolvimento das sociedades ocidentais e orientais desde a Idade Antiga, passando pela Idade Média, até meados do século XVI, quando ocorreram as grandes descobertas da navegação e o surgimento [...]

Aula 03 – O Planejamento e suas Principais Características

  O Planejamento e suas Principais Características   O objetivo deste capítulo é discriminar o que significa Administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função planejamento. O que é Administração Conceituar a Administração enquanto ciência e apresentar a função gerencial de planejamento sempre foram atividades difíceis de serem resumidas pelos gestores. Segundo Maximiano [...]

Aula 04 – A Organização e suas Principais Características

A Organização e suas Principais Características   O objetivo deste capítulo é discriminar o que significa a administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função organização. Para que tal objetivo possa ser alcançado, será apresentada a continuação da situação passível de administração, iniciada no capítulo anterior, a fim de que a função organização [...]

Aula 05 – A Liderança e suas Principais Características

A Liderança e suas Principais Características   O objetivo deste capítulo é apresentar o que significa a Administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função liderança. Para que tal objetivo possa ser alcançado, será apresentada a continuação da situação passível de administração iniciada no capítulo anterior a fim de que a função liderança [...]

Aula 06 – O Controle e suas Principais Características

  O Controle e suas Principais Características   O objetivo deste capítulo é apresentar o significado da Administração, apontando inclusive quais são os conceitos subentendidos na função controle. Para que tal objetivo possa ser alcançado, será apresentada a continuação da situação passível de administração iniciada no capítulo anterior a fim de que a função controle [...]

Aula 07 – As Habilidades Administrativas e suas Características

  As Habilidades Administrativas e suas Características   Neste capítulo apontaremos a relação existente entre as funções gerenciais e os conceitos de eficácia e eficiência. Veremos também quais são as habilidades administrativas e suas principais características, bem como as necessidades de um administrador. É bastante importante apontar as habilidades necessárias para os gestores desenvolverem suas [...]

Aula 08 – Análise Ambiental e as Implicações para o Gerenciamento

  Análise Ambiental e as Implicações para o Gerenciamento   Neste capítulo, apresentaremos como o ambiente organizacional deve ser analisado, apontando os elementos que compõem esse ambiente, tanto interna quanto externamente. Pretende-se, através desse capítulo, demonstrar a importância da análise ambiental para a elaboração de estratégias empresariais de sucesso, diagnosticando as dimensões da quantidade/qualidade dos [...]

Aula 09 – O Empreendedorismo como nova Possibilidade Gerencial para Administradores

  O Empreendedorismo como Nova Possibilidade Gerencial para Administradores   O objetivo deste capítulo é mostrar que o empreendedorismo pode ser considerado uma nova possibilidade gerencial para administradores. Apresentaremos como o fenômeno do empreendedorismo surgiu e como pode constituir-se em um caminho viável e importante para o gerenciamento das empresas na atualidade. É preciso também [...]

Aula 10 – Teorias Administrativas

  Teorias Administrativas   Para além da história do surgimento da Administração é preciso que se conheça toda a teoria administrativa, como surgiu e o enfoque que cada uma delas fornece para a formação da ciência gerencial na atualidade. Será nessa perspectiva que este capítulo irá mostrar o surgimento da Administração científica apresentando seus precursores [...]

Aula 11 – Técnicas de Negociação e Vendas Conceitos Introdutórios

  Técnicas de Negociação e Vendas: Conceitos Introdutórios   Introdução Negociar faz parte do dia a dia de diversos indivíduos, desde tentativas para ampliar um prazo de pagamento em uma concessionária de veículos, até definir um acordo de livre comércio entre dois países. A negociação não passa apenas por questões comerciais entre uma empresa e [...]

Aula 12 – A Atividade Comercial e o Profissional de Vendas

A Atividade Comercial e o Profissional de Vendas     Introdução O profissional de vendas funciona como um elo de ligação entre a empresa e seus clientes (KOTLER; KELLER, 2006). Considerando dentro da organização a área de marketing, que lida com a compreensão e com o atendimento dos mercados (RICHERS, 2000), a atividade comercial se insere [...]

Aula 13 – Vendas e Marketing

Vendas e Marketing   Introdução A atividade de vendas está inserida, dentro das organizações, na área de marketing, que é aquela responsável, segundo Richers (2000), por entender e atender os mercados. Nesse caso, a atividade de vendas ocorre principalmente no atendimento dos mercados. As outras áreas de uma organização empresarial são produção/operações, gestão de pessoas [...]

Aula 14 – O Cliente e a Área Comercial

  O Cliente e a Área Comercial   Introdução Sempre é dito que o cliente, quer seja um revendedor ou um consumidor final, representa a razão de ser de qualquer fornecedor. Sem eles, o fornecedor não existe, e sem clientes a área de vendas também não existe, uma vez que esta área pode ser considerada [...]

Aula 15 – Comunicação e Vendas

Comunicação e Vendas   Introdução Nos processos de negociação em vendas a comunicação possui papel fundamental. É através da comunicação que sabemos os interesses, temores e expectativas das partes que estão negociando. No entanto, para que essa comunicação seja efetiva, é necessário que se compreenda os processos relacionados a ela. O objetivo deste capítulo é, [...]

Aula 16 – Fases de Venda e suas Técnicas

Fases de Venda e suas Técnicas   Introdução A venda pessoal, entre outras coisas, é um elemento fundamental na formação e sustentação de relacionamentos contínuos com parceiros do canal de marketing, consumidores organizacionais e consumidores finais (NICKELS; WOOD, 1999). Por outro lado, não há uma fórmula para se vender bem, mas planejamento, técnicas e estratégias [...]

Aula 17 – Planejamento e Previsão em Vendas

  Planejamento e Previsão em Vendas   Introdução Neste capítulo pretende-se possibilitar ao aluno a compreensão do planejamento, previsão em vendas e suas implicações às organizações. Primeiramente se apresentam conceitos relacionados ao planejamento e à previsão de vendas. Depois, as etapas e métodos de previsão, o orçamento de vendas e as informações de apoio ao [...]

Aula 18 – Organização da Força de Vendas

  Organização da Força de Vendas   Introdução Para que as organizações atinjam suas metas de vendas e os planos de ação relacionados à área de vendas, elas necessitam definir como os recursos e processos estarão dispostos e relacionados, ou seja, como estarão organizados. Com relação a isso, como afirmam Moreira et al. (2000), em [...]

Aula 19 – Preparação e Liderança das Equipes de Vendas

  Preparação e Liderança das Equipes de Vendas   Introdução O processo de administração envolve as atividades de planejamento, organização, direção/execução e controle. Além de definir o que se pretende alcançar no futuro através do planejamento e decidir como organizar a estrutura e os processos, esta é a hora da ação propriamente dita ou da [...]

Aula 20 – Remuneração e Controle da Força de Vendas

 Remuneração e Controle da Força de Vendas   Introdução Nada que aconteça em uma força de vendas tem um impacto mais intenso sobre seu sucesso do que os comportamentos recompensados (FUTRELL, 2003). Nesses comportamentos recompensados se inserem a remuneração, benefícios e incentivos. Assim, dentro da gestão de pessoas da área comercial, a remuneração e o [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


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