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Administração e Inspeção Escolar

 

Administração e Inspeção Escolar

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Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações a.i

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo a.i

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo a.i

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências a.i

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos a.i

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações a.i

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa a.i

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial a.i

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - A gestão do espaço educacional a.i

A gestão do espaço educacional   Numa sociedade em permanente mutação – consequência natural de um mundo eminentemente tecnológico e científico – os desafios se agigantam. Em decorrência, também se agiganta o papel da escola. É necessário que o espaço escolar auxilie o homem novo, ainda em estado de desenvolvimento, a adquirir conhecimentos imprescindíveis à [...]

Aula 14 - Participação da comunidade na gestão escolar a.i

Participação da comunidade na gestão escolar É sabido que a Constituição Federal (Artigo 206, inciso VI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 93/94 de 1996 - Artigo 14) asseguram a participação da comunidade na gestão da escola, por meio da “gestão democrática do ensino público”. No entanto, as duas leis [...]

Aula 15 - Gestão contemporânea sistemas, escolas e projetos a.i

  Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos   Para estudarmos as questões relativas às mudanças  organizacionais dos sistemas brasileiros – educacionais ou não educacionais – faz-se necessário traçar um cenário da realidade brasileira e internacional, a fim de que nos situemos, enquanto cidadãos, e procuremos o entendimento e as razões dessas mudanças. Após a II [...]

Aula 16 - A gestão enquanto uma ação integrada e democrática a.i

  A gestão enquanto uma ação integrada e democrática Para percebermos a gestão, como uma ação integrada e democrática, vejamos, de início, o que significam as palavras integrada e democrática, no Novo Aurélio - século XX, já que o entendimento dos dois vocábulos nos remete à importância do coletivo, que deve estar presente e ser [...]

Aula 17 - Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais a.i

Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais Os estudos atuais apontam para a necessidade urgente de mudanças nos sistemas educacionais, não apenas por conta da existência de novos paradigmas organizacionais, mas principalmente porque a educação para todos ainda não é uma realidade. Pode-se afirmar que de certa maneira, o ensino fundamental já foi universalizado, [...]

Aula 18 - A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais a.i

  A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais   O Professor Milton Santos afirma que: “[...] o trabalho intelectual e educacional tem que ser fundado no futuro. É dessa forma que os professores podem tornar-se intelectuais: olhando o futuro” (apud VASCONCELLOS, 2003, p. 47). Na verdade, ações, programas e projetos [...]

Aula 19 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 1 a.i

Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 1) Introdução: gestor ou administrador? Para iniciar a nossa aula, vamos conceituar os termos gestão e administração. Ambos têm origem latina (gerere e administrare). O primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O segundo termo (administrare), tem um significado mais restrito – gerir um [...]

Aula 20 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar - Parte 2 a.i

  Teorias da Administração aplicadas à Gestão Escolar (parte 2)   Na aula anterior, conversamos sobre três teorias pertencentes ao primeiro paradigma: as Teorias Tradicionais de Gestão. Estão lembrados? Apresentamos a vocês a Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor, a Teoria Clássica da Administração, de Henri Fayol, a Escola de Re- lações Humanas, de Elton [...]

Aula 21 - A Escola como Instituição Aprendente a busca da qualidade da educação a.i

  A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação   Bem, caros alunos, primeiramente darei atenção ao complemento do tema principal desta aula – a busca da qualidade na educação – para então, referi-la à escola e especialmente situá-la no contexto de uma Instituição Aprendente. Meu ponto de partida é a constatação [...]

Aula 22 - Mudança Institucional a.i

Mudança institucional Hoje o nosso assunto é mudança institucional, termo muito utilizado atualmente nos estudos sobre gestão. Quando vocês ouvem falar em mu- dança, o que lhes vem à cabeça? Apenas uma troca de coisas dos seus lugares originais, como quando mudamos os móveis de lugar por que não podemos, naquele momento, trocá-los por novos? [...]

Aula 23 - Teorias Psicológicas Aplicadas à Gestão Escolar

Teorias psicológicas aplicadas à Gestão Escolar: Behaviorismo, Teoria de Campo e Psicanálise Todos sabem que a Psicologia é um dos importantes fundamentos para o trabalho do educador. É exatamente de algumas teorias da Psicologia e das suas aplicações à gestão da escola, que vamos falar na aula de hoje. Em qualquer cultura organizacional, no nosso [...]

Aula 24 - Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar

  Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar   [...] Do mesmo modo que um pintor que desenha uma paisagem, de baixo observa o contorno das montanhas e de tudo o que está no alto, enquanto do alto observa tudo o que está embaixo, da mesma forma, para conhecer bem a natureza do povo, é necessário [...]

Aula 25 - Motivação na Instituição Escolar

  Motivação na instituição escolar   Sem motivação nada se faz na vida . É uma espécie de “tensão” interna que inicia, dirige e mantém o comportamento orientado para um determinado fim, impedindo-nos de desistir. Quando se trata de associar a ela sentimentos e estados de espírito, logo aparece uma longa lista: disposição, envolvimento, persistência, [...]

Aula 26 - Autoridade e Poder do Gestor Escolar

  Autoridade e poder do gestor escolar   Introduzimos brevemente este assunto na aula sobre liderança. Como este tema é de grande importância na formação do gestor escolar, vamos abordá-lo com mais profundidade, na aula de hoje. Naquela ocasião estabelecemos a diferença entre poder e autoridade. Os dois confluem, portanto, para a capacidade de influir [...]

Aula 27 - Gestão Escolar Consenso e Conflito

Gestão Escolar: consenso e conflito – a complexidade dos processos grupais    Começaremos esta aula com uma poesia extraída do livro de Moacir Carneiro (2002), intitulada: O outro eu da escola. Quando entro, A escola, pronta As aulas, prontas As atividades, prontas Os programas, prontos A avaliação, pronta Percebo, então Que um outro está ali [...]

Aula 28 - Gestão e autonomia da escola a.i

Gestão e autonomia da escola A nossa aula de hoje vai tratar da temática gestão, que“é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e de luta política, ela implica concordando com Cury (2002, p. 165) “um ou mais interlocutores, com os quais se dialoga pela arte de interrogar e [...]

Aula 29 - Gestão Escolar e Políticas de Educação

Gestão Escolar e Políticas de Educação O nosso tema de hoje é bastante instigante, pois trata da gestão e das políticas de educação. Para entender a temática em questão se faz necessário compreender as profundas e aceleradas mudanças pelas quais o mundo moderno passa.    E que transformações seriam essas? Seriam transformações políticas e sociais, que [...]

Aula 30 - A Complexidade da Gestão da Sala de Aula

A complexidade da gestão de sala de aula   Esta aula tem como objetivo ver o professor como gestor não somente do processo de ensino, o que pode parecer óbvio, mas que lamentavelmente não está ainda incorporado à tarefa, que este profissional da educação deve tomar para si, mas do ofício de administrar as relações [...]

Aula 31 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte I

Formação do educador/ Formação do gestor (parte 1) Quem educa o educador? Olá, que bom encontrar vocês para mais uma aula! Desta vez, vamos conversar, nesta e na próxima aula, sobre a formação do gestor escolar. Para isso, no entanto, começaremos falando da formação do educador, de forma mais ampla. Escolhemos este depoimento de Paulo [...]

Aula 32 - Formação do Educador Formação do Gestor - Parte II

Formação do educador/ Formação do gestor (parte 2) Bem, vamos continuar, na nossa aula de hoje, a tratar da formação do educador e da formação do gestor escolar. Elaboramos uma pequena sinopse histórica da formação do educador no nosso país, da década de 1970 até os dias atuais. Concluímos que ela evoluiu da busca por [...]

Aula 33 - Ação Gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental

Ação gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental O tema de nossa aula de hoje é a gestão e a ação gestora na educação infantil e no ensino fundamental. Como escrevi em texto anterior, gestão “é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção” no processo de aprendizado e luta política, e implica, concordando [...]

Aula 34 - Gestão e ação gestora no ensino médio

Ação gestora no Ensino Médio Nossa aula de hoje será sobre Gestão e ação gestora no ensino médio. Enfocaremos a Gestão Democrática como recurso importante de participação humana e de formação para a cidadania. Falaremos, também, nas Diretrizes Curriculares do ensino médio, evidenciando um novo olhar para esse tipo de clientela e discutindo o papel [...]

Aula 35 - Efeitos Negativos da ação gestora estresse e burnout

Efeitos negativos da ação gestora: estresse e burnout Hoje vamos tratar de um tema muito atual, pois vamos discutir algumas questões ligadas aos efeitos que a ação gestora pode causar nas pessoas. Vamos abordá-lo em duas vertentes: a primeira trata do estresse; a se- gunda, de um termo muito novo, mas que vem ganhando destaque [...]

Aula 36 - A Gestão Colegiada e seus Efeitos na Escola

A gestão colegiada e seus efeitos na escola Caros alunos, o nosso assunto de hoje é o conceito de gerir e as diferentes modalidades que ele assume  no  cotidiano  da  prática  escolar. Se formos simplesmente ao dicionário, o verbete nos mostra sinônimos como: administrar, dirigir, regular, gerenciar, orientar. Em nenhum momento vemos referências a um [...]

Aula 37 - Formação e atuação da Equipe Técnico-pedagógica da Escola

Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola Estamos terminando a nossa disciplina, e está na hora de conhecermos um pouco mais a equipe técnico-pedagógica da escola. O que é a equipe técnico-pedagógica da escola? Ela não é um órgão gestor colegiado, como o Conselho da escola, um espaço de discussão e deliberação, onde se [...]

Aula 38 - A Coordenação da Avaliação Institucional da Escola como atribuição do Gestor

A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor As competências do gestor escolar Antes de especificarmos a atribuição do gestor escolar frente à avaliação institucional – objeto central da nossa aula de hoje – é conveniente conversamos um pouco sobre as competências deste ator institucional  tão importante. Alguns autores falam de três [...]

Aula 39 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte I

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 1 Período Colonial     As políticas públicas brasileiras são representadas por uma série de decisões, metas e programas empreendidos pelo Estado, para contemplar  as demandas de determinada sociedade. Nessa perspectiva, é coerente abordarmos os direcionamentos adotados pelas políticas públicas na educação brasileira, para entendermos [...]

Aula 40 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte II

  Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 2 Período do Império     Período do Império   Historicamente, considera-se que o Período Imperial é a época compreendida entre a Independência do Brasil, que se iniciou em 1822, e manteve-se até o ano de 1889, com a Proclamação da República. Nessa fase, os [...]

Aula 41 – Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte III

Aspectos Históricos da Política Educacional no Brasil - Parte 3 Período da República     Período da república   A fase republicana teve início em 1889, com a Proclamação da República do Brasil, assumindo como primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. Os aspectos históricos que influenciaram a educação brasileira nesse período foram permeados por transformações [...]

Aula 42 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 1 Democracia e Governabilidade     Relevante se faz esclarecer que a edificação democrática do trabalho escolar deve ser conseguida a partir da realidade dos alunos e compreendida em sua totalidade, especialmente na relação com a comunidade em que a escola está inserida, levando em conta [...]

Aula 43 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte II

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 2 Cidadania Plena     Cidadania plena   Historicamente, encontramos significados diferentes para a palavra cidadania. Na Roma Antiga, berço desse vocábulo, a ideia de cidadão não era para todo mundo. Ter o status de cidadão romano significava pertencer à comunidade política romana da cidade de [...]

Aula 44 – Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte III

  Democracia, Governabilidade, Cidadania Plena e Globalização - Parte 3 Globalização     Globalização   Iniciamos este estudo com um pensamento de Paulo Freire (1981, p. 79): “Ninguém educa ninguém, educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo”. A partir dessa mensagem, o autor nos faz lembrar a globalização. Paulo [...]

Aula 45 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte I

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 1 Leis, Normas e Regulamentos antes da LDB     Para melhor entendermos o momento atual da educação brasileira e suas políticas públicas, é necessário conhecermos sua história e entendermos os principais acontecimentos. Para tanto, convidamos você a refletir sobre a [...]

Aula 46 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte II

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 2 - A LDB Projeto, Finalidade e Expectativas     LBD: projeto, finalidade e expectativas   Historicamente, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi a 4.024, promulgada em 20 de dezembro de 1961. Esse dispositivo legal levou [...]

Aula 47 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte III

  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e sua Abrangência - Parte 3 Resultados e Projetos Futuros     Resultados e Projetos Futuros   Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, como observado anteriormente, reafirmava o direito à educação básica, garantido pela Constituição Federal. Mas o dispositivo legal [...]

Aula 48 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte I

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 1 Como nasceu o RCNEI     Do ponto de vista histórico, as políticas públicas e os programas educacionais voltados para a criança brasileira datam do final do século XIX, uma educação direcionada para a infância das classes economicamente menos favorecidas. [...]

Aula 49 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte II

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 2 - Diretrizes do RCNEI       Diretrizes da RCNEI   O Ministério da Educação e Cultura lançou, em 2013, um documento norteador para a Educação Básica no Brasil, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Esse material [...]

Aula 50 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte III

  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e seu Desdobramento Social - Parte 3 Desdobramento Social e Expectativas     Desdobramento social e expectativas   Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação [...]

Aula 51 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte I

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 1 O que é o PCN   A luta por uma educação pública de qualidade, extensiva a todos os cidadãos, e gerida por relações democráticas ainda é um grande desafio da sociedade brasileira. Dessa forma, constata-se que a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos no Brasil se coaduna [...]

Aula 52 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte II

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 2 O conteúdo e o Enfoque Sistêmico     Conteúdo e enfoque sistêmico   Na presente análise, procura-se demonstrar que a organização curricular brasileira, até dezembro de 1996, o Ensino Fundamental esteve estruturado nos termos previstos na Lei Federal 5.692/71. Essa normativa, ao estabelecer as diretrizes e bases da [...]

Aula 53 – Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte III

  Parâmetros Curriculares Nacionais - Parte 3 Apoio e Objetivos     Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são um importante material de consulta e de discussão entre professores que podem participar do desafio de buscar a melhoria do ensino, reformulando a proposta curricular. Os PCN também servem como material de apoio para a formação continuada [...]

Aula 54 – Avaliação Pública na Educação - Parte I

  Avaliação Pública na Educação - Parte 1 SAEB     A sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas instituições escolares brasileiras. Entretanto, a [...]

Aula 55 – Avaliação Pública na Educação - Parte II

  Avaliação Pública na Educação - Parte 2 ENEM     Nesta etapa, estudaremos questões relevantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compreendermos melhor esse assunto, não só pelo que lhe garante tanto espaço na mídia, mas também pela influência que tem sobre a educação brasileira.   Assim, percebemos por meio da [...]

Aula 56 – Avaliação Pública na Educação - Parte III

  Avaliação Pública na Educação - Parte 3 SINAES     A partir de agora, passaremos a refletir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em [...]

Aula 57 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte I

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 1 O PNE     O Plano Nacional de Educação (PNE) destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde seu nascimento, constituindo-se como parte fundamental do seu desenvolvimento social e cultural. É preciso que as diretrizes educacionais deem conta de assegurar uma [...]

Aula 58 - Plano Nacional de Educação - PNE - Parte II

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 2 Principais Mudanças na Educação a partir do PNE     Do ponto de vista normativo e institucional, o Brasil vivenciou avanços consideráveis com a promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a adoção de uma concepção ampla de educação, sua inscrição como direito [...]

Aula 59 – Plano Nacional de Educação - PNE - Parte III

  Plano Nacional de Educação - PNE - Parte 3 Definição das metas para a Educação     A Lei do Plano Nacional de Educação está organizada em duas partes:   Na primeira parte, encontramos o corpo da Lei, que traz questões gerais sobre o plano, tais como: diretrizes, formas de monitoramento e avaliação, a [...]

Aula 60 – Políticas Atuais do PNE - Parte I

  Políticas Atuais do PNE - Parte 1 Educação Básica com Qualidade Metas 1 - 2 - 3 -5 - 6 - 7 - 9 - 10 - 11 e Metas 19 e 20     Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades [...]

Aula 61 – Políticas Atuais do PNE - Parte II

  Políticas Atuais do PNE - Parte 2 Valorização dos Profissionais da Educação Metas 15 - 16 - 17 e 18     Abordaremos na sequência, o segundo conjunto de metas que trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas. São elas:   Meta 15 – Formação [...]

Aula 62 – Políticas Atuais do PNE - Parte III

  Políticas Atuais do PNE - Parte 3 Valorização da Diversidade e Redução das Desigualdades Metas 4, 8 e 9     O desafio do Brasil para acabar com as desigualdades na educação sempre foi uma tarefa difícil, e várias tentativas malsucedidas foram realizadas durante algum tempo atrás.   Porém, o grupo de metas 4 [...]

Aula 63 – Políticas Atuais do PNE - Parte IV

  Políticas Atuais do PNE - Parte 4 metas 12 - 13 e 14     O PNE 2014-2024 contempla um quarto grupo de metas que se refere ao Ensino Superior, que, em geral, é de responsabilidade dos governos federal e estaduais. São elas:   Meta 12 – Educação Superior ‒ elevar a taxa bruta [...]

Aula 64 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio

  Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio     Educação e sociedade – análise introdutória   O homem vive em sociedade e em função dessa relação social desenvolve características específicas, que lhe são peculiares e que possibilitam sua singularidade enquanto espécie. A maturação do ser humano é decorrente de um processo de sociabilidade e pode-se, [...]

Aula 65 – Ética da identidade

  Ética da Identidade     O homem nasce livre e em toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Rousseau   O estudo da Ética não tem a finalidade de inculcar regras, de educar para a obediência tácita, mas, sim, [...]

Aula 66 – Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização

  Autonomia, Identidade e Diversidade - A Complexibilidade da Trajetória entre o Ideal da Proposta e sua Operacionalização   O distanciamento entre aqueles que idealizaram a proposta e aqueles que efetivamente deverão colocá-la em prática.estudo dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, incluindo o Parecer 15/98, embora não revele discordância com relação ao significado imediato [...]

Aula 67 – Buscando Respostas para a Ação Pedagógica

  Buscando Respostas para a Ação Pedagógica     Interdisciplinaridade – um diálogo necessário   A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. [...] É importante enfatizar que a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto [...]

Aula 68 - Organização Curricular a quem serve a Escola?

  Organização Curricular a quem serve a Escola?     As competências, as habilidades e as tecnologias   A proposta de organização curricular apresentada nos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio está baseada no desenvolvimento de competências e habilidades por áreas do conhecimento e na inserção das diversas tecnologias, visando à integração do aluno no [...]

Aula 69 – Linguagens e suas Representações

  Linguagens e suas Representações     Plurissignificação das linguagens   Em meados dos anos 1980 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de re- modelação da escola brasileira. Tal discussão culminou na elaboração dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)  cujas diretrizes fundamentaram-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 e no Parecer do [...]

Aula 70 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão     Diversidade de Representações Humanas   Tempo, espaço, subjetividade, relações sociais e pensamento/ação   O filósofo contemporâneo Karl Jaspers, num ensaio sobre teoria do conhecimento, apresenta a ideia de que o conhecimento humano da realidade é sempre relativo e provisório, jamais absoluto, como pretendem os dogmáticos. [...]

Aula 71 – Natureza em Transformação

  Natureza em Transformação     O conhecimento científico: do ver ao generalizar   Da história do conhecimento científico   A ciência experimental, tal qual a conhecemos hoje, é recente e data do século XVII. Para afirmar-se como ciência, travou longa e árdua batalha que significou a substituição da visão de mundo, sustentada e imposta [...]

Aula 72 – Construir Conhecimentos sobre a Natureza

  Construir Conhecimentos sobre a Natureza     Buscando respostas e investigando conceitos   Gatinho inglês – começou ela, meio tímida, pois não tinha muita certeza se ele iria gostar de ser tratado desse O Gato deu um sorriso ainda mais largo. “Ora vejam só! Parece que ele está gostando muito” – pensou Alice e [...]

Aula 73 – Linguagens e suas Representações II

  Linguagens e suas Representações II     Análise política/cultural/econômica da implantação da nova proposta   O tema deste trabalho  Ensino Médio: possibilidades e limites da nova proposta provoca a necessidade de uma distinção inicial entre os aspectos mais estreitamente vinculados às escolas e àqueles  pertinentes ao sistema de ensino responsável pela sua estruturação, legislação, [...]

Aula 74 – A Linguagem e o Ser

  A Linguagem e o Ser     Caminhos da Linguagem I   Língua Portuguesa   O ensino de Língua Portuguesa na escola deve privilegiar a diversidade linguística, ou seja, ao preparar suas aulas, o professor deve ter em mente que a língua não é homogênea, que ela tem variações tanto na modalidade escrita quanto [...]

Aula 75 – Desenvolvendo Competências

  Desenvolvendo Competências     Avaliação: um exercício de autonomia   A avaliação tem sido sistematicamente usada pela instituição escolar como “medidora” do conhecimento observável do aluno, reproduzindo uma prática seletiva, discriminatória e excludente. Assim, a avaliação reduz-se a aplicar prova, a dar uma nota, a julgar o resultado final de determinada atividade feita pelo [...]

Aula 77 – A Condição Humana como Objeto de Reflexão II

  A Condição Humana como Objeto de Reflexão II   A compreensão do ser humano na sua relação com o mundo   Os termos competência, tecnologia e ciência aparecem nos PCN estreitamente vinculados, consequência de uma concepção de razão que fundamenta o pensamento moderno ocidental. A palavra razão se origina do grego logos e do [...]

Aula 76 – Corporidade A Dimensão Corporal do Homem

  Corporidade A Dimensão Corporal do Homem     O que é Dignidade da pessoa humana   Dignidade da pessoa humana é um conjunto de princípios e valores que tem a função de garantir que cada cidadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.   A [...]

Aula 78 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares   A questão metodológica I   Entendendo a escola como instância de transmissão de conhecimento sistematizado a ser compreendido, contextualizado, analisado, criticado e reelaborado e, também, como espaço de produção e criação de conhecimento, é necessário trazer para o universo escolar a discussão acerca [...]

Aula 79 – Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II

  Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares II     A questão metodológica II   Projeto temático – a cidade   Propor o projeto temático como estratégia metodológica traz de forma implícita a preocupação de criar alternativas que viabilizem a interdisciplinaridade e a contextualização. Apresentar um tema que articule o conhecimento [...]

Aula 80 – Avaliação - Processo Dialético de Superação

  Avaliação - Processo Dialético de Superação     Lei de Diretrizes e Bases para a Educação (9.394/96) CAPíTULO II Da Educação Básica SEÇÃO I Das Disposições Gerais Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: [...] V - verificação do rendimento escolar observará [...]

Aula 81 – Natureza em Transformação II

  Natureza em Transformação II     Possibilidade de Construção e Representação das Ciências   O conhecimento matemático   Toda reflexão sobre metodologia de ensino deve ter como princípio a clareza de objetivos. Entre os objetivos educacionais, a formação do cidadão é sempre lembrada e, muitas vezes, resposta pronta à indagação sobre nossa pretensão enquanto [...]

Aula 82 – Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram

  Ciências da Natureza Onde as Diferentes Abordagens se Encontram     A Questão Metodológica   Da prática atual   Um olhar sobre a prática metodológica das disciplinas de Biologia, Física e Química, corrente nas escolas atuais, nos leva à análise de alguns pressupostos implícitos na escolha dos conteúdos, no tratamento dado a estes, nas [...]

Aula 83 – Avaliação Ação para a Cidadania

  Avaliação Ação para a Cidadania     Vamos por aí   Sá e Guarabira Quando a manhã chegar Eu vou-me embora amor Porque é preciso conhecer melhor o mundo Talvez de tarde então Você já tenha me esquecido, não importa Vale o que ficou Dentro de mim ficaram todos esses dias Que nós passamos [...]

Aula 84 – Inspeção Escolar ou Como Gerir a Educação

Inspeção escolar ou como gerir a educação   A sociedade se transformou de maneira bastante intensa nas últimas décadas. Mudanças em vários sistemas, tais como a política, a tecnologia, as comunicações, a saúde, as ciências, o clima, interferindo no cotidiano das cidades e das populações. Ainda, mudanças na forma de gerir  os países, no sistema [...]

Aula 85 - O Gestor Escolar

O gestor escolar  Quem é o gestor escolar? Dirigir uma escola, ainda há pouco tempo, era considerada uma tarefa administrativa e relativamente simples. O diretor tinha por incumbência zelar pelo bom funcionamento da escola, com base nas regras já estipuladas pelo Regimento Escolar e em regulamentos internos, trazendo para si todas as decisões. Para deixar [...]

Aula 86 - Pensar e Construir uma escola

Pensar e construir uma escola  Concepção política e pedagógica Pensar e construir uma escola. Por que essa colocação, e principalmente como tema da aula? Poderia talvez ser, somente, construir uma escola? A colocação tem intencionalidade no sentido de ressaltar a importância do pensar como estudo, análise, reflexão, diálogo, pesquisa, tomada de decisão e construção coletiva. [...]

Aula 87- Organizando e Estruturando a Escola

Organizando e estruturando a escola Organização e estruturação da escola Atualmente, os estudos pertinentes ao sistema e às políticas educacionais têm considerado com relevância a escola, como organização, como referência para a consecução dos objetivos e metas do sistema educativo. Nessa perspectiva, a escola é vista como um espaço, ou melhor, um ambiente educativo como [...]

Aula 88 -Documentação Legal e Fluxo da Informação

Documentação legal e fluxo da informação     Alguns princípios O atual contexto educacional brasileiro, a exemplo de outros países, vem atribuindo forte ênfase ao componente da gestão, tanto dos sistemas de ensino como das instituições escolares. Esse enfoque passou a ter relevância com a lei educacional de 1996, respaldada pela Constituição Federal de 1988. [...]

Aula 89 - Participação da comunidade na gestão escolar

Participação da comunidade na gestão escolar É sabido que a Constituição Federal (Artigo 206, inciso VI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 93/94 de 1996 - Artigo 14) asseguram a participação da comunidade na gestão da escola, por meio da “gestão democrática do ensino público”. No entanto, as duas leis [...]

Aula 90 - Gestão contemporânea sistemas, escolas e projetos

  Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos   Para estudarmos as questões relativas às mudanças  organizacionais dos sistemas brasileiros – educacionais ou não educacionais – faz-se necessário traçar um cenário da realidade brasileira e internacional, a fim de que nos situemos, enquanto cidadãos, e procuremos o entendimento e as razões dessas mudanças. Após a II [...]

Aula 91 - Planejamento e Avaliação Institucionais

  Planejamento e avaliação institucionais   O planejamento e a avaliação institucionais têm relevância significativa no contexto das políticas e da Gestão da Educação no Brasil, especialmente no campo das pesquisas educacionais, como categoria pesquisada. Isso devido ao entendimento, ou seja, à concepção que se tem do planejamento, como um instrumento de implantação das políticas [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa estudar os fundamentos da educação e teorias de aprendizagem como eixo da administração escolar e sua relação com o todo social e a prática pedagógica.


Público alvo:

Graduados que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre os processos de administração e inspeção escolar.


Nível de dificuldade:

Regular