CURSO ONLINE:
Administração e Inspeção Escolar

 

Administração e Inspeção Escolar

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A gestão do espaço educacional

A gestão do espaço educacional   Numa sociedade em permanente mutação – consequência natural de um mundo eminentemente tecnológico e científico – os desafios se agigantam. Em decorrência, também se agiganta o papel da escola. É necessário que o espaço escolar auxilie o homem novo, ainda em estado de desenvolvimento, a adquirir conhecimentos imprescindíveis à [...]

Aula 02 - Participação da comunidade na gestão escolar

Participação da comunidade na gestão escolar É sabido que a Constituição Federal (Artigo 206, inciso VI) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 93/94 de 1996 - Artigo 14) asseguram a participação da comunidade na gestão da escola, por meio da “gestão democrática do ensino público”. No entanto, as duas leis [...]

Aula 03 - Gestão contemporânea sistemas, escolas e projetos

  Gestão contemporânea: sistemas, escolas e projetos   Para estudarmos as questões relativas às mudanças  organizacionais dos sistemas brasileiros – educacionais ou não educacionais – faz-se necessário traçar um cenário da realidade brasileira e internacional, a fim de que nos situemos, enquanto cidadãos, e procuremos o entendimento e as razões dessas mudanças. Após a II [...]

Aula 04 - A gestão enquanto uma ação integrada e democrática

  A gestão enquanto uma ação integrada e democrática Para percebermos a gestão, como uma ação integrada e democrática, vejamos, de início, o que significam as palavras integrada e democrática, no Novo Aurélio - século XX, já que o entendimento dos dois vocábulos nos remete à importância do coletivo, que deve estar presente e ser [...]

Aula 05 - Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais

Uma nova perspectiva da gestão de sistemas educacionais Os estudos atuais apontam para a necessidade urgente de mudanças nos sistemas educacionais, não apenas por conta da existência de novos paradigmas organizacionais, mas principalmente porque a educação para todos ainda não é uma realidade. Pode-se afirmar que de certa maneira, o ensino fundamental já foi universalizado, [...]

Aula 06 - A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais

  A gestão futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaços não-formais   O Professor Milton Santos afirma que: “[...] o trabalho intelectual e educacional tem que ser fundado no futuro. É dessa forma que os professores podem tornar-se intelectuais: olhando o futuro” (apud VASCONCELLOS, 2003, p. 47). Na verdade, ações, programas e projetos [...]

Aula 07 - A Gestão da Educação

A Gestão da Educação  Origem e concepções no seu desenvolvimento Importa que nos debrucemos sobre a educação e sua gestão para conhecê-las como elas são. Isso implica, em primeiro lugar,  ultrapassar  as  aparências  para  encontrar sua raiz, isto é, detectar ou desvelar as múltiplas determinações [...] que acabam por determinar sua aparência, o jeito como [...]

Aula 08 - O Gestor Escolar

O gestor escolar  Quem é o gestor escolar? Dirigir uma escola, ainda há pouco tempo, era considerada uma tarefa administrativa e relativamente simples. O diretor tinha por incumbência zelar pelo bom funcionamento da escola, com base nas regras já estipuladas pelo Regimento Escolar e em regulamentos internos, trazendo para si todas as decisões. Para deixar [...]

Aula 09 - Pensar e Construir uma escola

Pensar e construir uma escola  Concepção política e pedagógica Pensar e construir uma escola. Por que essa colocação, e principalmente como tema da aula? Poderia talvez ser, somente, construir uma escola? A colocação tem intencionalidade no sentido de ressaltar a importância do pensar como estudo, análise, reflexão, diálogo, pesquisa, tomada de decisão e construção coletiva. [...]

Aula 10 - Organizando e Estruturando a Escola

Organizando e estruturando a escola Organização e estruturação da escola Atualmente, os estudos pertinentes ao sistema e às políticas educacionais têm considerado com relevância a escola, como organização, como referência para a consecução dos objetivos e metas do sistema educativo. Nessa perspectiva, a escola é vista como um espaço, ou melhor, um ambiente educativo como [...]

Aula 11 - Planejamento e Avaliação Institucionais

  Planejamento e avaliação institucionais   O planejamento e a avaliação institucionais têm relevância significativa no contexto das políticas e da Gestão da Educação no Brasil, especialmente no campo das pesquisas educacionais, como categoria pesquisada. Isso devido ao entendimento, ou seja, à concepção que se tem do planejamento, como um instrumento de implantação das políticas [...]

Aula 12 - Evolução Histórica da Supervisão Educacional

  Evolução histórica da supervisão educacional   [...] ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e de anunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar  de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com [...]

Aula 13 - Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas

Ação supervisora e tendências pedagógicas Eloiza da Silva Gomes de Oliveira O que significa tendência pedagógica? Esta aula tem como objetivo principal mostrar que a Educação não é neutra e que, sempre que ocorre o fato educativo, está envolto em intencionalidade e ideologia. Sendo assim, muito se ouve falar das tendências pedagógicas da Educação brasileira [...]

Aula 14 - A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola

A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola Eloiza da Silva Gomes de Oliveira A escola é uma instituição? Esta aula busca responder afirmativamente à pergunta anterior. Procura-se também caracterizar a escola como instituição social. Para tanto, o estudo se inicia com este conceito, encontrado em um dicionário online: Instituições sociais – Consistem numa [...]

Aula 15 - Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar

Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Cotidiano escolar, rotinas e inovação Esta aula trata do cotidiano escolar e das formas de intervenção do supervisor educacional no mesmo. Assim, vê-se que pertence ao passado a imagem do supervisor isolado em uma sala, sentado à mesa, cercado de papéis [...]

Aula 16 - A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora

  A supervisão educacional e a construção da prática transformadora     Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima para baixo, sobretudo, como se fossemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos [...]

Aula 18 - Ação Conjunta da Supervisão e da Orientação Educacional Frente ao Projeto Político-Pedagógico

A construção crítica e participativa do Projeto Político Pedagógico da escola Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun O meu filho perguntou-me: Preciso de aprender Matemática? Pensei responder: Para quê? Dois pedaços de pão são mais do que um, percebê-lo-ás, sem estudo... O meu filho perguntou-me: E a História preciso de [...]

Aula 17 - Orientação Profissional - Uma Questão de Escolha

  Orientação profissional: uma proposta de escolha   Caminhante, não há caminhos. Faz-se o caminho ao andar. Antonio Machado Atualmente, o mundo vive uma série de acontecimentos de diferentes ordens e matizes, desde a globalização até as novas formas de convívio social e cultural. A tecnologia se faz presente com tal força que muitos dos [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:

Graduados na área da Educação e afins, que buscam aprimorar seus conhecimentos na Administração e Inspeção Escolar.


Nível de dificuldade:

Regular