CURSO ONLINE:
Arte, Educação e Terapia

 

Arte, Educação e Terapia

Ou entrar para acessar seus cursos comprados

 

Conteúdo detalhado

Aula 01- Ética e Metodologia Científica

  Ética e Metodologia Científica     A ética deve estar presente em todos os setores e atividades da sociedade. Especialmente na realização de pesquisas, acadêmicas ou não, que envolvem pessoas, trabalhos em grupo, uso de resultados de outros pesquisadores.   Neste  capítulo  apresentaremos  as  diferentes   formas de conhecimento, com enfoque especial no conhecimento científico [...]

Aula 02 - Projeto de Pesquisa

  Projeto de Pesquisa     A etapa mais importante na realização de uma pesquisa   é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo.   Um projeto bem elaborado é um grande passo no caminho para uma pesquisa bem-sucedida.   [...]

Aula 03 - Fundamentação Teórica

  Fundamentação Teórica     A fundamentação teórica é a etapa essencial para realização da pesquisa, pois descreve os principais conceitos sob a ótica de diferentes autores, mostrando a relação com o tema pesquisado.   Neste capítulo estudaremos as formas de levantamento, análise e seleção das principais fontes de informações que constituirão a base teórica [...]

Aula 04 - Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos

  Estrutura Básica e Formatação de Trabalhos Científicos     Nesta aula estudaremos os elementos que compõem um trabalho de pesquisa completo, sendo estes elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.   Serão apresentados: sequência, organização, principais conceitos e formatação, de maneira mais sucinta. Sobre as regras gerais de formatação, de acordo com a Associação Brasileira [...]

Aula 05 - Elementos de Apoio ao Texto - Citações

  Elementos de Apoio ao Texto - Citações     As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. Neste capítulo serão apresentados dois tipos de chamada que indicam autoria da informação apresentada, as diferenças entre citações diretas, indiretas e citações de citações e os casos mais comuns [...]

Aula 06 - Outros Elementos de Apoio ao Texto certo

  Outros Elementos de Apoio ao Texto     Os elementos de apoio ao texto têm o papel de trazer informações adicionais ao leitor, favorecendo o entendimento, a compreensão e a interpretação correta do texto. Neste capítulo estudaremos a finalidade das notas de rodapé e como inserir ilustrações, quadros e tabelas no texto e a [...]

Aula 07 - Conclusão, Considerações Finais e Resumo

  Conclusão, Considerações Finais e Resumo     O fechamento de uma pesquisa se dá por meio da elaboração da conclusão ou considerações finais e do resumo. O resumo permite ao leitor uma visão geral sobre a realização da pesquisa e as considerações finais apontam os principais resultados alcançados.   Apresentamos neste capítulo a  distinção  [...]

Aula 08- Referências

  Referências     As referências num texto científico são elementos necessários para identificar as obras que fundamentaram a pesquisa e validá-la. Servem também para que outros pesquisadores encontrem e tenham acesso às obras para utilizá- las em novos trabalhos.   Neste capítulo estudaremos os elementos que compõem as referências, a localização, ordenação, apresentação e [...]

Aula 09 - Modelos e Estrutura de Documentos Científicos

  Modelos e Estrutura de Documentos Científicos     Há diversas formas  de  apresentar  os  resultados  de  uma pesquisa, como monografia, dissertação, tese, artigos e relatórios. Cada forma possui características diferentes e se destina a objetivos diferentes, como obtenção de grau, título de mestre ou doutor, apresentação de resultados ou contribuição para a comunidade científica. [...]

Aula 10 - Artigos Científicos e Publicações

  Artigos Científicos e Publicações     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos de artigos, a [...]

Aula 11 - Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa

  Preparação para Defesa e Apresentação da Pesquisa     Um dos objetivos da realização de uma pesquisa é sua publicação, para que os resultados estejam disponíveis e sejam utilizados por toda a comunidade científica. Os locais de publicação possuem seus próprios modelos de artigos e qualificações diferenciadas.   Nesta aula estudaremos os principais tipos [...]

Aula 12 - Elaboração de Currículo e Memorial

  Elaboração de Currículo e Memorial     Currículo ou memorial são documentos que descrevem   e sintetizam a vida acadêmica e profissional de uma pessoa.  A elaboração do currículo deve levar em consideração as competências e habilidades necessárias para vaga almejada. Tanto o currículo quanto o memorial são decisivos na seleção dos candidatos. Por isso [...]

Aula 13 - Ensinar Arte Por Quê

Ensinar Arte. Por quê? Lembre-se do seu tempo de escola primária... Qual o número de aulas de Português e Matemática por semana? E de História, Geografia e Ciências? E quantas de Educação Artística e Educação Física? Pois é...além disso, quando se fala em outras áreas do conhecimento ninguém pergunta: Mas por que estudar Português? Por [...]

Aula 14 - Fazer e Apreciar Arte

Fazer e apreciar arte Vimos que a arte é importante e conhecemos um pouco das quatro grandes linguagens artísticas. Agora vamos analisar o ensino de Arte, seus objetivos e algumas propostas de como trabalhar com a arte na escola, isto é, propostas de encaminhamento metodológico. Objetivos do ensino de Arte Os objetivos do ensino da [...]

Aula 15 - Vários Jeitos de Dançar

Vários jeitos de dançar   Como vimos anteriormente, os conteúdos de dança e teatro estão estruturados em grupos. Começaremos a analisar, primeiramente, os conteúdos de dança. Conteúdos de dança Dança – movimento expressivo Grupo de conteúdos: Gêneros. Religioso – danças ligadas a qualquer religião. Profano – danças sem ligação com religião. História da dança. Elementos [...]

Aula 16 - O Corpo em Movimento

O corpo em movimento Todos aqueles conteúdos de dança que foram citados na aula anterior devem  ser  trabalhados  com  todas as faixas etárias. Mas, para que consigamos trabalhá-los é necessário conhecê-los um pouco, entender seus nomes e ter uma ideia de como executá-los na escola. Não temos como esgotar as informações sobre cada um dos [...]

Aula 17 - Movimento e o Espaço

O movimento e o espaço Já vimos que o objeto de estudo específico da dança é o movimento expressivo.  Esse movimento possui três elementos formadores, isto é, três elementos que fazem parte de todo e qualquer movimento expressivo. Um corpo realiza o movimento em um espaço, seguindo determinadas relações de tempo. O espaço na dança [...]

Aula 18 - O Movimento e o Tempo

O movimento e o tempo Todo e qualquer movimento que fazemos dura determinado tempo. Quando estamos com pressa, por exemplo, fazemos as coisas mais rapidamente, quando estamos com preguiça somos mais lentos. A dança, por si só, é uma atividade que se desenvolve no tempo, é uma arte temporal e visual, isto é, os movimentos [...]

Aula 19 - A História da Dança e a dança que conta uma história

A história da dança: a dança que conta uma história História da dança xistem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Tente [...]

Aula 20 - Hora de Representar

Hora de representar Tudo o que já trabalhamos sobre a concepção, organização dos conteúdos, encaminhamento metodológico e avaliação, em princípio, vale também para a área de teatro que iremos abordar nas próximas aulas. O teatro Vimos que o balé conta uma história por meio do movimento e da mímica, por isso é uma dança-teatral. Agora [...]

Aula 21 - Diversos Lugares para Representar

Diversos lugares para representar Uma representação teatral pode ser feita em qualquer lugar: rua, igreja, praça, escola, corredor, sala, palco etc. O espaço cênico é aquele em que acontece a ação teatral, e esse espaço pode ou não ser modificado, de acordo com a forma teatral que irá ser apresentada. Muitos outros conteúdos estão relacionados [...]

Aula 22 - Ação - Improvisação

Ação – improvisação Vimos que os elementos formadores da representação são, em essência, três: a personagem, o espaço cênico e a ação. Ação Muitas são as definições de ação dentro da linguagem teatral. A maioria delas é bastante pro- funda e complexa, não sendo coerente com a proposta deste material. Trabalharemos nesta proposta com a [...]

Aula 23 - Texto Dramático e Gêneros Teatrais

Ação – texto dramático e gêneros teatrais Como vimos anteriormente, a ação pode se dar por meio da improvisação, da interpretação de textos ou roteiros, ou das duas técnicas juntas. Vimos alguns exemplos de trabalhos com improvisação e, nesta aula, abordaremos as questões relacionadas ao texto dramático. Texto dramático Muitos estudiosos do teatro dizem que, [...]

Aula 24 - Fantoches, Máscaras e Sombras

Fantoches, máscaras e sombras Com certeza você já viu uma representação com fantoches, máscaras ou sombras. Esse tipo de teatro é mágico e emociona crianças e adultos, que sonham, riem e participam junto com esses seres inanimados. Teatro direto e teatro indireto As representações teatrais podem ser divididas de acordo com a forma, por meio [...]

Aula 25 - A Arte no Cotidiano e sua Importância no Processo Educativo

A arte no cotidiano e sua importância no processo educativo – metodologias A presença da arte no dia a dia Em que meio vivemos? O que temos à nossa volta? O que vemos? O que ouvimos? Que objetos usamos? Em que tipo de construção moramos, estudamos, passeamos? Estamos mergulhados em um mundo repleto de sonoridade, [...]

Aula 26 - A Arte e a vivência de conceitos éticos

A arte e a vivência de conceitos éticos   A sociedade e o ensino  Diariamente, ouvem-se pelos corredores de escolas de ensino fundamental, médio e superior professores comentando a falta de valores e de princípios com as quais são obrigados a conviver nas salas de aula. Os alunos retratam, mais e mais, a perda de [...]

Aula 27 - A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança

A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança A criatividade e o impulso criador-representacional Todos nós somos seres criativos e temos dentro de nós um impulso que nos direciona para fazer algo novo. É uma força que nos faz transformar os materiais ou as linguagens de que dispomos em algo de que precisamos (uma [...]

Aula 29 - A Arte exprimir, fazer ou conhecer

A arte na Educação: exprimir, fazer ou conhecer? A arte como livre expressão Já vimos que, por intermédio da arte, o ser humano, seja qual for sua idade, expressa seus pensamentos, suas emoções, sua visão do mundo. A arte é um veículo de expressão da sua própria elaboração da realidade. Na verdade, a arte vai [...]

Aula 28 - A Arte como Percepção, Expressão e Representação da Realidade

A arte como percepção, elaboração, expressão e representação da realidade Desde que nascemos, estamos mergulhados em um contexto natural, social e cultural com o qual convivemos, no qual nos movemos e com o qual estamos em um diálogo ininterrupto. O mundo da natureza cerca-nos com o céu infinito, seus astros e com a terra fértil, [...]

Aula 30 - A Arte como construção individual e conjunta

Arte como construção individual e conjunta Sabemos que cada ser humano é único. É único em sua maneira de ser, em suas ações, em suas reações, em sua leitura de mundo, em como se relaciona com ele. Cada um é, portanto, individual, diferente de todos os outros. De outro lado, somos, também, seres sociais. É [...]

Aula 31 - Arte, comunicação e espaços sócio-culturais

Arte, comunicação e espaços socioculturais O espírito pedagógico (assim como a arte) é comunicativo e profundamente humano, porque não opera no vácuo, mas vai ao encontro do outro, do homem. Violeta Hemsy de Gainza A arte como forma de comunicação á nos ocupamos da arte como expressão humana, como uma exteriorização daquilo que o indivíduo [...]

Aula 32 - O Lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte

O lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte – o fenômeno sonoro Apesar de a relação brinquedo-desenvolvimento poder ser comparada à relação instrução-desenvolvimento, o brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência. Vygotsky  O lúdico e a arte Brincadeira e aprendizado Muito se tem discutido sobre [...]

Aula 33 - Multiculturais Arte e História

Interculturalidade – arte e história A vida social exige, para o seu próprio desenvolvimento, a intervenção de uma atividade formativa, que colabore de arte muitas das suas manifestações [...sendo] alimentada pela fantasia e pelo sentido de forma. Luigi Pareyson Arte: expressão social ou coletiva? Examinamos, anteriormente, alguns aspectos em relação à arte como integrante da [...]

Aula 34 - Arte na Mídia e na Escola

Arte e tecnologia: a arte na mídia – o rádio, a televisão, o CD, o filme, a internet O volume de informações veiculado pelos meios de comunicação de massa amplia horizontes a até ajuda a superar estereótipos. Por outro lado, pode, negativamente, homogeneizar e descaracterizar culturas tradicionais, bem como alienar e massificar quando predomina o [...]

Aula 35 - Saber ver- Quais são as Chaves

Saber ver: quais são as chaves?   Para Bruno Munari (1968, p. 19-20), “cada um vê aquilo que sabe. Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais”. Mas, o que significa isso? O que isso quer dizer? Ora, de acordo com [...]

Aula 36 - A Técnica na arte

A técnica na arte: os fazeres artísticos   A experiência mostra que estamos habituados com todo tipo de utensílio, mas muito distantes da arte! Embora estejamos mergulhados num mundo de coisas, de sons, de cheiros agradáveis ou não, e nosso olhar vislumbre desde um lindo pôr do sol até a degradação da humanidade – a [...]

Aula 37 - Os Gêneros nas Artes Visuais

  Os gêneros: o que vemos e o que se esconde na imagem? As respostas à pergunta “o que é?” exigem conhecimentos tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas – o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Mas, no caso das artes visuais, [...]

Aula 38 - Alfabetização Visual

Alfabetização visual e códigos da linguagem A leitura das obras de arte é uma forma não só de fruição de prazer estético, mas também de conhecimento. Portanto, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão de outro [...]

Aula 39 - Estilo

Estilo: diferentes modos de ver e de representar Jandira Masur parte da pergunta “O frio pode ser quente?” para refletir sobre a maneira como vemos o mundo. De uma maneira poética, ela argumenta: “As coisas têm muitos jeitos de ser// Depende do jeito da gente ver...” Realmente, dá para pensar e perguntar: “Por que será [...]

Aula 40 - A Arte de ouvir

A arte de ouvir   Em todos os locais, em praticamente todos os momentos, estamos rodeados de sons. São os sons do nosso corpo, da natureza, das músicas tocadas nos rádios ou aparelhos de som, da voz das pessoas, das buzinas de carros... Querendo ou não, gostando ou não, ouvimos sons quase o tempo todo! [...]

Aula 41 - O som

O som O homem faz música com os sons e esses sons não são sempre iguais, podendo ser representados por ondas sonoras que diferem em relação a muitos elementos. Por exemplo, o som de um cachorro latindo produz ondas sonoras com dimensões e características diferentes do som de um violão. Essas características próprias de cada [...]

Aula 42 - Muitos tipos de Música

Muitos tipos de música... Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais. As expressões gêneros [...]

Aula 43 - Improvisação e Grafia Musical

Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical Improvisação Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução, seja ela instrumental, vocal a capella ou mista. Por improvisação também se entende incorporar detalhes, dar a forma final ou fazer alterações numa música no momento em que ela está sendo [...]

Aula 44 - As coisas que fazem som

As coisas que fazem sons... Instrumentos musicais Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música, desde um garfo até um piano. Todos nós conhecemos muitos instrumentos musicais, mesmo que não saibamos detalhes sobre sua utilização, confecção ou seu nome completo. Normalmente, os professores dizem não ter instrumentos musicais na escola e justificam, com [...]

Aula 45 - Um Pouco mais sobre a Psicopedagogia

  Um pouco mais sobre Psicopedagogia     Revendo alguns conceitos   A Psicopedagogia é uma área que desenvolve seus estudos concretizando seu corpo teórico e aprimorando seus instrumentos para compreender, cada vez com mais precisão, o processo de aquisição do conhecimento, isto é, o aprender do ser humano.   Tomando, portanto, como referencial esse [...]

Aula 46 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia

  A visão sistêmica e a Psicopedagogia     Tendo como proposta básica a ampliação do olhar sobre o processo de aprendizagem, a Psicopedagogia procura proporcionar aos seus estudiosos uma mudança nesta visão, o que também vai atingir a visão de homem e de mundo. Isso significa que quando o profissional se submete a um [...]

Aula 47 - A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição

  A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição   Enfocar o estudo da Psicopedagogia no âmbito da instituição requer um conhecimento anterior que perpassa pelo conceito de Psicopedagogia como área de estudo, bem como compreender sua abrangência quando se define seu objeto de estudo como o ser cognoscente, aquele que busca conhecimento e aprende. Caracterizar [...]

Aula 48 - A Escola Enquanto Instituição

  A escola enquanto instituição     A escola faz parte da vida do ser humano, ou deveria fazer. Essa instituição, embora seja responsável pela sistematização da aprendizagem, caracteriza-se como uma referência ligada fortemente ao processo de aprendizagem como um todo. É como se ela fosse o marco do início do processo de aprendizagem, é [...]

Aula 49 - A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional

  A intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional   A Psicopedagogia é uma área que se preocupa com o fenômeno da aprendizagem. No que tange a ação psicopedagógica na instituição educacional, esse profissional habilitado em compreender o processo de aquisição do conhecimento, vai tanto na instância do aprender como na instância do ensinar, com sua ação [...]

Aula 50 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Matriz Diagnóstica

  O diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica     Na ação psicopedagógica é de fundamental importância o desenvolvimento de um diagnóstico para que a configuração da prática interventiva possa ser delineada. Independente das diversas técnicas de intervenção disponíveis para o trabalho do psicopedagogo, é no diagnóstico que se identificam as singularidades do processo de aprendizagem e [...]

Aula 51 - O Diagnóstico Psicopedagógico - Instrumentos e Técnicas

  Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas     O diagnóstico psicopedagógico é um processo que deve ser entendido a partir de uma visão de rede. A dinâmica das relações que se estabelecem em torno do foco do diagnóstico deve ser entendida sistemicamente. O sintoma, que orienta o início da ação diagnóstica, surge como um sinalizador [...]

Aula 52 - Mudanças na Ação Educativa do Ensinar para o Aprender

  Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender     O espaço sistematizado escolar vem, ao longo de sua história, priorizando a dimensão cognitiva em detrimento do lugar da instância afetiva no processo de ensino-aprendizagem. Esse posicionamento contribui para que os fenômenos de ensinar e aprender continuem sendo percebidos como processos racionais, em [...]

Aula 53 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola

  Contribuições da Psicopedagogia na relação família e escola     Os pressupostos teóricos abordados pela Psicopedagogia, no que diz respeito ao caráter relacional da aprendizagem, não se baseiam em uma visão de um sujeito cognoscente estático, portador de características imutáveis, que possivelmente podem desviar do considerado normal – adaptado, caracterizando a patologia do aprender [...]

Aula 54 - Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem

  Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem     Pensando sobre a ressignificação da relação educador-educando, percebe-se a necessidade de um movimento constante no ensinar-aprender. A mesma ótica pode ser utilizada para enfocar as dificuldades de aprendizagem.   A proposta psicopedagógica de compreensão e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem leva em conta [...]

Aula 55 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicopedagogia

  A aprendizagem sob o enfoque da Neuropsicologia     Aprendizagem e as bases neuropsicológicas   Enfocar a aprendizagem  como  um  processo  complexo,  estruturado  a partir de um ato motor e perceptivo, que elaborado corticalmente dá origem à cognição, é dizer que a aprendizagem não se “configura nem define uma estrutura como tal” (PAIN, 1986, [...]

Aula 56 - Contribuições da Psicopedagogia - Princípios para trabalhar com Grupo Escola

  Princípios para trabalhar com grupos na escola     Falar de Psicopedagogia é falar de aprendizagem. Esse processo estrutura-se, segundo a concepção teórica que vimos assumindo, a partir dos vínculos relacionais que o ser humano vem estabelecendo ao longo de   sua história de desenvolvimento. Segundo Visca (1987, p. 75), “[...] desde a idade mais [...]

Aula 57 - Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico

  Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico     Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana. Carlos Drummond de Andrade   A ação psicopedagógica no interior da escola requer [...]

Aula 58 - Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos

  Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com projetos     Os projetos entendidos como meio da ação pedagógica compõem uma nova metodologia que busca atender à atual demanda da sociedade. Busca-se nessa metodologia a interação do educando com a realidade, valorizando o agir de quem aprende como elemento central para se compreender algo. Para aprender [...]

Aula 59 - Caixa de Trabalho - Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula

  Caixa de trabalho: uma contribuição da Psicopedagogia     As situações que os educadores vêm enfrentando nas salas de aula, diante do processo de aprendizagem de seus alunos, estão, cada vez mais, levando esses educadores a procurarem subsídios que os auxiliem a resolver os problemas de aprendizagem, como se sozinhos não pudessem dar conta [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:

O curso visa capacitar profissionais da área da Educação e Saúde, com instrumental teórico o embasamento em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização do ser humano qualquer que seja o nível de desenvolvimento em que se encontre.


Público alvo:

Graduados da área da Educação e Saúde.


Nível de dificuldade:

Regular