CURSO ONLINE:
Artes Visuais

 

Artes Visuais

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - A Arte no Cotidiano e sua Importância no Processo Educativo

  A arte no cotidiano e sua importância no processo educativo – metodologias   A presença da arte no dia a dia Em que meio vivemos? O que temos à nossa volta? O que vemos? O que ouvimos? Que objetos usamos? Em que tipo de construção moramos, estudamos, passeamos? Estamos mergulhados em um mundo repleto [...]

Aula 02- A Arte e a vivência de conceitos éticos

  A arte e a vivência de conceitos éticos   A sociedade e o ensino  Diariamente, ouvem-se pelos corredores de escolas de ensino fundamental, médio e superior professores comentando a falta de valores e de princípios com as quais são obrigados a conviver nas salas de aula. Os alunos retratam, mais e mais, a perda [...]

Aula 03- A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança

  A criatividade, a imaginação e a fantasia da criança   A criatividade e o impulso criador-representacional Todos nós somos seres criativos e temos dentro de nós um impulso que nos direciona para fazer algo novo. É uma força que nos faz transformar os materiais ou as linguagens de que dispomos em algo de que [...]

Aula 04- A Arte como Percepção, Expressão e Representação da Realidade

  A arte como percepção, elaboração, expressão e representação da realidade Desde que nascemos, estamos mergulhados em um contexto natural, social e cultural com o qual convivemos, no qual nos movemos e com o qual estamos em um diálogo ininterrupto. O mundo da natureza cerca-nos com o céu infinito, seus astros e com a terra [...]

Aula 05 - A Arte exprimir, fazer ou conhecer

  A arte na Educação: exprimir, fazer ou conhecer?   A arte como livre expressão Já vimos que, por intermédio da arte, o ser humano, seja qual for sua idade, expressa seus pensamentos, suas emoções, sua visão do mundo. A arte é um veículo de expressão da sua própria elaboração da realidade. Na verdade, a [...]

Aula 06- A Arte como construção individual e conjunta

  Arte como construção individual e conjunta   Sabemos que cada ser humano é único. É único em sua maneira de ser, em suas ações, em suas reações, em sua leitura de mundo, em como se relaciona com ele. Cada um é, portanto, individual, diferente de todos os outros. De outro lado, somos, também, seres [...]

Aula 07- Arte, comunicação e espaços sócio-culturais

  Arte, comunicação e espaços socioculturais   O espírito pedagógico (assim como a arte) é comunicativo e profundamente humano, porque não opera no vácuo, mas vai ao encontro do outro, do homem. Violeta Hemsy de Gainza   A arte como forma de comunicação Nos ocupamos da arte como expressão humana, como uma exteriorização daquilo que [...]

Aula 08 - O Lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte

  O lúdico na sala de aula e a escolha dos conteúdos em Arte – o fenômeno sonoro   Apesar de a relação brinquedo-desenvolvimento poder ser comparada à relação instrução-desenvolvimento, o brinquedo fornece ampla estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência. Vygotsky   Brincadeira e aprendizado Muito se tem discutido sobre a importância [...]

Aula 09 - Multiculturais Arte e História

  Interculturalidade – arte e história   A vida social exige, para o seu próprio desenvolvimento, a intervenção de uma atividade formativa, que colabore de arte muitas das suas manifestações [...sendo] alimentada pela fantasia e pelo sentido de forma. Luigi Pareyson   Arte: expressão social ou coletiva? Examinamos, anteriormente, alguns aspectos em relação à arte [...]

Aula 10- Arte na Mídia e na Escola

  Arte e tecnologia: a arte na mídia – o rádio, a televisão, o CD, o filme, a internet   O volume de informações veiculado pelos meios de comunicação de massa amplia horizontes a até ajuda a superar estereótipos. Por outro lado, pode, negativamente, homogeneizar e descaracterizar culturas tradicionais, bem como alienar e massificar quando [...]

Aula 11- Saber ver- Quais são as Chaves

Saber ver: quais são as chaves?   Para Bruno Munari (1968, p. 19-20), “cada um vê aquilo que sabe. Conhecer as imagens que nos rodeiam significa também alargar as possibilidades de contato com a realidade; significa ver mais e perceber mais”. Mas, o que significa isso? O que isso quer dizer? Ora, de acordo com [...]

Aula 12 - A Técnica na arte

  A técnica na arte: os fazeres artísticos   A experiência mostra que estamos habituados com todo tipo de utensílio, mas muito distantes da arte! Embora estejamos mergulhados num mundo de coisas, de sons, de cheiros agradáveis ou não, e nosso olhar vislumbre desde um lindo pôr do sol até a degradação da humanidade – [...]

Aula 13 - Os Gêneros nas Artes Visuais

  Os gêneros: o que vemos e o que se esconde na imagem? As respostas à pergunta “o que é?” exigem conhecimentos tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas – o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Mas, no caso das artes visuais, [...]

Aula 14- Alfabetização Visual

  Alfabetização visual e códigos da linguagem   A leitura das obras de arte é uma forma não só de fruição de prazer estético, mas também de conhecimento. Portanto, conhecer, longe de ser uma absorção passiva do repertório de alguém, exige do apreciador um esforço de interpretação das formas simbólicas para percebê-las como a expressão [...]

Aula 15 - Estilo

  Estilo: diferentes modos de ver e de representar   Jandira Masur parte da pergunta “O frio pode ser quente?” para refletir sobre a maneira como vemos o mundo. De uma maneira poética, ela argumenta: “As coisas têm muitos jeitos de ser// Depende do jeito da gente ver...” Realmente, dá para pensar e perguntar: “Por [...]

Aula 16 - A Arte de ouvir

A arte de ouvir   Em todos os locais, em praticamente todos os momentos, estamos rodeados de sons. São os sons do nosso corpo, da natureza, das músicas tocadas nos rádios ou aparelhos de som, da voz das pessoas, das buzinas de carros... Querendo ou não, gostando ou não, ouvimos sons quase o tempo todo! [...]

Aula 17 - O som

O som O homem faz música com os sons e esses sons não são sempre iguais, podendo ser representados por ondas sonoras que diferem em relação a muitos elementos. Por exemplo, o som de um cachorro latindo produz ondas sonoras com dimensões e características diferentes do som de um violão. Essas características próprias de cada [...]

Aula 18 - Muitos tipos de Música

Muitos tipos de música... Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais. As expressões gêneros [...]

Aula 19 - Improvisação e Grafia Musical

  Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical   Improvisação Improvisar, em música, significa criar a composição musical no momento da execução, seja ela instrumental, vocal a capella ou mista. Por improvisação também se entende incorporar detalhes, dar a forma final ou fazer alterações numa música no momento em que ela [...]

Aula 20 - As coisas que fazem som

As coisas que fazem sons... Instrumentos musicais Um instrumento musical é qualquer objeto utilizado para fazer música, desde um garfo até um piano. Todos nós conhecemos muitos instrumentos musicais, mesmo que não saibamos detalhes sobre sua utilização, confecção ou seu nome completo. Normalmente, os professores dizem não ter instrumentos musicais na escola e justificam, com [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: