CURSO ONLINE:
Avaliação do Desempenho das Pessoas

 

Avaliação do Desempenho das Pessoas

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 - Evolução histórica da avaliação de desempenho

    Evolução histórica da avaliação de desempenho A importância da avaliação estruturada de pessoas pode ser analisada em dois aspectos essenciais. O primeiro é o fato de a avaliação estruturada oferecer bases concretas para decisões gerenciais sobre as pessoas, tais como: movimentação, remuneração, desenvolvimento, carreira, processo sucessório e estratégias de retenção. Nesse aspecto, a [...]

Aula 02 - Gestão do Desempenho

  Gestão do desempenho: aspectos introdutórios   Introdução As empresas sempre apresentaram interesse no desempenho dos seus trabalhadores, porém, assim como a área de gestão de pessoas e o próprio entendimento sobre o papel dos sujeitos nas organizações modificaram-se com o passar do tempo, as finalidades desse gerenciamento também mudaram. Se, anteriormente, tínhamos um enfoque [...]

Aula 03 - Desempenho, Competências Essenciais e Produtividade

  Desempenho, competências essenciais e produtividade   Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Comparar competências técnicas e comportamentais e seus atributos à noção de desempenho. Descrever o processo de mapeamento das competências organizacionais e funcionais.  Relacionar gestão de desempenho por competências à produtividade.   Introdução Neste capítulo, você [...]

Aula 04 - A Importância da Avaliação do Desempenho

  A relevância de uma avaliação de desempenho no desenvolvimento profissional Você lembra que estudamos na unidade anterior sobre liderança e novas tecnologias? Então, uma das formas de medirmos a qualidade dos processos organizacionais é a avaliação de desempenho. Você poderá verificar que o bom desempenho das atividades de cada funcionário irá repercutir diretamente no [...]

Aula 05 - Potenciais Problemas nas Avaliações de Desempenho

  Lacunas na gestão do desempenho Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer as principais dificuldades de gestão de desempenho continuada no cotidiano das organizações. Identificar erros na gestão de desempenho praticados por organização, líder e avaliados.  Descrever boas práticas na gestão do desempenho. Introdução A preocupação com [...]

Aula 06 - Motivos do Baixo Desempenho

  Fatores que influenciam no desempenho Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados:  Elencar fatores que podem influenciar negativamente o desempenho humano.  Identificar contexto, ações recíprocas e atores envolvidos quando do baixo desempenho, no bojo do estabelecimento de lacunas à performance.  Analisar fatores relevantes para desempenho incipiente, com vistas [...]

Aula 07 - Times de Alto Desempenho

  Equipes de alta performance Objetivos de aprendizagem   Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados:  Definir equipes de alta performance nas organizações contemporâneas.  Identificar modelos de gestão que favorecem o desenvolvimento de equipes de alta performance.  Relacionar suporte social, tecnológico e político das organizações com o desempenho de uma equipe. Introdução [...]

Aula 08 - Sistemas de Avaliação

Sistemas de avaliação Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever as etapas e a periodicidade de um sistema de avaliação. Definir os aspectos considerados na construção de uma avaliação de equipe.  Explicar as responsabilidades da organização, dos líderes e dos colaboradores na prática da avaliação de desempenho. Introdução [...]

Aula 09 - Como Estruturar uma Avaliação

  Como estruturar  uma avaliação Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Identificar os itens que devem compor uma avaliação. Descrever as etapas de construção de uma avaliação.  Estabelecer diálogo entre estrutura de avaliação e novos cenários para performance. Introdução A avaliação do desempenho possui uma função muito importante [...]

Aula 10 - Validação dos Resultados

  Validação dos resultados   Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Descrever critérios intrínsecos à mensuração de qualidade de determinada informação. Reconhecer forças e fraquezas de indicadores para diferentes objetivos e contextos, com foco na etapa de validação.  Desenhar competências organizacionais e técnicas que podem ser mobilizadas para [...]

Aula 11 - Feedback Estruturado

  Feedback Estruturado   Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Definir feedback e seus principais tipos.  Reconhecer o feedback como meio de estabelecimento de diálogo entre organização, líder, liderados e pares. Explicar a predominância do feedback negativo nas organizações contemporâneas. Introdução Ao longo do século XX, as teorias [...]

Aula 12 - Dinâmica e Evolução dos Objetivos

  Dinâmica e evolução dos objetivos Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados:  Distinguir objetivos relevantes para o desenvolvimento do profissional e da organização.  Identificar objetivos capazes de garantir o envolvimento da equipe.  Elaborar critérios de avaliação de permanência de objetivos. Introdução Somente é possível alcançar os objetivos organizacionais [...]

Aula 13 - Contratação de Objetivos

  Contratação de objetivos Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados:  Reconhecer os papéis dos atores envolvidos na contratação de objetivos. Identificar o alinhamento dos objetivos contratados com os da respectiva área e os da organização.  Construir objetivos de forma estruturada e alinhada às políticas de gestão em curso. [...]

Aula 14 - Aspirações Profissionais

  Gestão do planejamento profissional Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados:  Planejar o desenvolvimento profissional, identificando prazos para a consecução de fins. Identificar os aspectos norteadores do planejamento profissional.  Estabelecer novos passos e desafios, conciliando propósito individual e contingências organizacionais. Introdução Diante da centralidade do trabalho no cotidiano [...]

Aula 15 - Autodesenvolvimento

  O Autodesenvolvimento e a Perspectiva da Aprendizagem organizacional Objetivos compreender e analisar a noção e o processo de autodesenvolvimento Abordar algumas das dimensões que constituem o processo de autodesenvolvimento e sua relação com a aprendizagem organizacional. Analisar a importância do autodesenvolvimento no desenvolvimento de competências. identificar algumas tendências e iniciativas das organizações para facilitar [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: