CURSO ONLINE:
Comportamento Organizacional

 

Comportamento Organizacional

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 – Tendências nas Organizações

Tendências nas Organizações     Introdução As mudanças são necessárias e inevitáveis, ocorrendo em três níveis: tecnológico, pessoal e organizacional. No mundo corporativo a tecnologia traz temores, bem como oportunidades, o que significa que    a “morte” industrial é cada vez mais um fato real no mundo dos negócios. Nos últimos anos, foi possível observar setores [...]

Aula 02 – O Ser Humano no Ambiente de Trabalho

O Ser Humano no Ambiente de Trabalho     Introdução Não é difícil pensar na cadeia de causas e efeitos a partir do momento em que o ser humano possui autoconsciência e autoaceitação das suas potencialidades e limitações. Segundo o filósofo Emanuel Kant o autoconhecimento é o início de toda a sabedoria. A partir do [...]

Aula 03 – O Processo Motivacional

O Processo Motivacional     Introdução Pode-se dizer que motivação é uma força que nos impulsiona em busca de alguma coisa. A motivação é um atributo inato do homem e manifesta-se em níveis diferentes em cada pessoa. Manifesta-se em qualquer situação da vida, seja no campo pessoal ou profissional. É estimulada de acordo com as [...]

Aula 04 – O Líder como Agente de Transformação

O Líder como Agente de Transformação     Introdução Liderança é o tema deste capítulo. Nos dias atuais, esse assunto é essencial para profissionais que atuam como supervisores, gerentes, coordenadores, diretores, entre outros. Os profissionais devem passar por atualizações requeridas principalmente pela economia globalizada, pelo avanço tecnológico e pela exigência constante do engajamento e sensibilização [...]

Aula 05 – Novos Fundamentos do Comportamento

Novos Fundamentos do Comportamento     Introdução De uma maneira geral, vários autores classificam as emoções como reações subjetivas que ocorrem em um dado momento. As emoções possuem uma estrutura e conhecendo essa estrutura podemos agir de forma adequada, e o mais importante, tentar administrar de forma adequada as situações que ocorrem no cotidiano. A [...]

Aula 06 – A Percepção e a Tomada de Decisões

A Percepção e a Tomada de Decisões     Introdução Os seres humanos enfrentam desafios diariamente. Alguns problemas requerem decisões relativamente simples; outros, complexas. Alguns demandam ação imediata, enquanto outros levam meses ou anos para se desdobrarem. Qualquer escolha que se faça numa organização implica tomada de decisão. Em todos os níveis as pessoas decidem [...]

Aula 07 – O Processo de Comunicação como Diferencial Competitivo

O Processo de Comunicação como Diferencial Competitivo     Introdução A comunicação é concretizada por meio da transferência de informação sob duas condições principais, a primeira é a presença de dois sistemas: um emissor e um receptor; e a segunda é a transmissão de mensagens. O desenvolvimento da mensagem tem início em organizações interiores, conscientes [...]

Aula 08 – Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho     Introdução Desde que nasce, o homem se encontra envolvido direta ou indiretamente com os processos sociais, especialmente com as exigências e demandas das organizações que os rodeiam. Assim é que toda a sua vida está intimamente relacionada a vários tipos de grupos, que interferem de maneira significativa em [...]

Aula 09 – As Mudanças e a Cultura Organizacional

As Mudanças e a Cultura Organizacional       Introdução Educar não é cortar as asas e sim preparar para o voo. O autor Eric Abrahamson, em seu livro Mudança Organizacional (2006), aborda que não se deve destruir para construir, e sim ratificar a abordagem alternativa de mudança, fundamentada na premissa de que a mudança [...]

Aula 10 – O Conflito e a Negociação

O Conflito e a Negociação     Introdução A relevância da negociação e administração de conflitos está no significado, na busca de respostas apropriadas para cada situação. E o que dá certo num contexto ou para algumas pessoas, pode dar completamente errado em outro contexto ou para outras pessoas. Assim, como não se pode ter [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: