CURSO ONLINE:
Construção do Conhecimento na Educação Infantil

 

Construção do Conhecimento na Educação Infantil

 

Conteúdo detalhado

Aula 01 -Trajetória da Educação Infantil

  Trajetória da Educação Infantil   Na Idade Média, as crianças eram consideradas adultos em miniatura, sem distinção ou respeito à fase. Os adultos as tratavam de igual para igual e a aprendizagem acontecia por meio dessas interações. Aos sete anos, elas eram colocadas em escolas para aprender costumes, valores humanos e trabalhos, o que [...]

Aula 02 - Panorama Sobre as Concepções de Infância e de Criança

  PANORAMA SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E DE CRIANÇA   Ao tratarmos de concepção de infância, podemos nos basear inicialmente no RCNEI: A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e [...]

Aula 03 - Pressupostos da aprendizagem e Desenvolvimento da Criança

Pressupostos da aprendizagem e Desenvolvimento da Criança        Inicialmente, faz-se necessário compreender que em cada fase do desenvolvimento a criança apresenta necessidades e capacidades específicas. Aprender é algo que faz parte do seu dia a dia e deve estar voltado para práticas que tragam sentido à realidade e à compreensão infantil. Entre as diversas possibilidades [...]

Aula 04 - Os Espaços na Educação Infantil

Os Espaços na Educação Infantil     Ao pensarmos em Educação Infantil estamos falando de crianças de 0 a 5 anos, que saem de um espaço já conhecido (suas casas) e passam a interagir com um novo espaço físico, a escola. Essas crianças, além de cuidado e direcionamento diferenciados no que corresponde aos processos de [...]

Aula 05 - O Trabalho Pedagógico Na Educação Infantil

  O Trabalho Pedagógico Na Educação Infantil   A organização do espaço na Educação Infantil é um fator determinante no que diz respeito a um bom desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois ela é facilitador da interação e da cognição. Porém, se não trabalhado adequadamente pode ter papel inverso. Todos os ambientes construídos para crianças deveriam [...]

Aula 06 - Formas de Organização do Espaço

  Formas De Organização Do Espaço    Inicialmente, tem-se claro que a organização do espaço  na Educação Infantil, deve estar voltada ao interesse da faixa etária em que a criança se encontra. O espaço deve ser organizado de forma que favoreça as questões linguísticas, de autonomia, reflexão e aprendizagem da criança. O espaço bem organizado [...]

Aula 07 - O Tempo Na Educação Infantil

  O Tempo Na Educação Infantil     Todas as relações estabelecidas e todo trabalho desenvolvido na Educação Infantil merece total atenção, pois refere-se  a um investimento diário e contínuo no desenvolvimento da criança. Entre os cuidados da prática estabelecida na Educação Infantil, está a atenção direcionada ao tempo. Como é a gestão do tempo [...]

Aula 08 - Educação Infantil – Ato Educativo Intencional

  Educação Infantil – Ato Educativo Intencional   Trabalhar com atos intencionais significa trabalhar com intenção, com propósito, algo planejado com objetivos e clareza de onde se quer chegar e de que forma isso pode ser feito. O trabalho desenvolvido na Educação Infantil é um ato educativo intencional. Sabendo das fases do desenvolvimento em que [...]

Aula 09 - Cuidar e Educar na Educação Infantil

  Cuidar e Educar Na Educação Infantil     O início da infância é marcado por um momento de extrema importância para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo. É nessa fase que surge a preocupação existente entre cuidar e educar, aspectos que implicam em se obter uma Educação Infantil com qualidade. Para compreender inicialmente [...]

Aula 10 - A Educação Infantil Embasada pela Lei

  A Educação Infantil Embasada Pela Lei   A Educação Infantil é um momento da infância de extrema importância para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo. Dessa forma, todo o trabalho desenvolvido nessa fase deve estar fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação [...]

Aula 11 - Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil

  Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil   As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, constituídas de acordo com a LDB (9.394/96), estruturam o trabalho a ser desenvolvido nessa fase de ensino. Assim, é de extrema importância que professores conheçam essa estrutura, ou seja, esse documento. Segundo Oliveira: Para orientar as unidades de Educação [...]

Aula 12 - Ldb/1996: Educação Infantil Como Parte da Educação Básica

  Ldb/1996: Educação Infantil Como Parte Da Educação Básica     A educação infantil e sua obrigatoriedade como primeira etapa da educação básica está agora na lei maior da educação do país, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei 9394/96. De acordo com o artigo 22: Art. 22. A educação [...]

Aula 13 - Introdução ao  RCNEI

  Introdução Ao  RCNEI   O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é um documento elaborado que trata do trabalho desenvolvido nas creches e pré-escolas do nosso país. A partir do momento em que a Educação Infantil passou a ser a primeira etapa da educação básica, esse material veio para auxiliar na tarefa docente junto [...]

Aula 14 - Rcnei: Eixos Norteadores

  Rcnei: Eixos Norteadores   O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil está dividido em eixos norteadores, que direcionam o trabalho e especificam o que deve ser visto em cada um, objetivando o conhecimento cultural, social e o incentivo à cidadania. Os eixos de trabalho são: Movimento, Artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, [...]

Aula 15 - Conhecimento e  Conteúdos na Educação  Infantil

  Conhecimento e  Conteúdos Na Educação  Infantil     Como toda forma organizada do saber, os conteúdos trabalhados e o conhecimento adquirido na Educação Infantil também se apresentam de forma organizada, inicialmente pelo professor e em seguida pelo próprio aluno, por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento e experiências proporcionadas pelo professor, que lhes forneçam [...]

Aula 16 - A Prática Pedagógica na Educação Infantil

  A Prática Pedagógica na Educação Infantil     As práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil visam estimular a valorização dos saberes infantis. Esses saberes no processo ensino-aprendizagem devem ser vistos em conjunto no trabalho escolar, envolvendo equipe pedagógica e professores. Essa prática pedagógica tem como finalidade abranger práticas formativas, ligadas aos processos de socialização [...]

Aula 17 - Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil

  Projeto Político-Pedagógico Na Educação  Infantil   Sabe-se que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, e que atende crianças de 0 à 5 anos de idade. A Constituição Federal de 1988 garante a titularidade do direito ao atendimento em creches ou pré-escolas às crianças, e que é responsabilidade destes oferecer cuidado [...]

Aula 18 -  Planejamento na Educação Infantil

   Planejamento Na Educação Infantil     Planejar no ambiente educacional vai além de se estabelecer metas e caminhos a seguir. O ato de planejar envolve o conhecimento que temos dos valores e concepções da educação atual. Para que o planejamento esteja vivo e de acordo com o trabalho escolar, ele precisa estar de acordo [...]

Aula 19 - Aspectos Legais na Formação do Professor de Educação Infantil  

  Aspectos Legais Na Formação Do Professor De Educação Infantil          Nos últimos anos, intensificou-se o debate sobre a formação de professores da Educação Infantil, especialmente em nível superior. Esse debate alcançou proporções maiores a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/96), e com o surgimento [...]

Aula 20 - Imagens Do Professor Da Educação Infantil – Educador ou Professor

  Imagens Do Professor Da Educação Infantil – Educador Ou Professor      Sabe-se que o professor não deve ser visto apenas como técnico do ensino, mas como pessoa em processo de construção de mudanças, principalmente no que diz respeito à sua identidade. O desenvolvimento pessoal e profissional de um professor é um processo complexo, contínuo [...]

Aula 21 - Ação Docente na  Educação Infantil

  Ação Docente  Na  Educação Infantil   Ser professor de Educação Infantil é um ato constante do repensar a prática, trabalhar com criatividade, mediando conhecimentos e construindo novos. Sua metodologia e trabalho refletem diretamente em fatores de desenvolvimento cognitivo, linguagem, sentimentos e mundo. Ou seja, pensar inicialmente no aluno como um ser em constante construção [...]

Aula 22 - Tríade: Família – Escola – Sociedade Na Educação  Infantil

  Tríade: Família – Escola – Sociedade Na Educação  Infantil                          Refletir sobre a Educação Infantil e o que ela significa na sociedade atual, faz parte da preocupação do professor e da escola no geral. Isso porque a sociedade, assim como a família, passou por transformações e mudanças ao longo do tempo. Influenciadas por essas [...]

Aula 23 - Relações Da Instituição De Educação Infantil Com a Comunidade

  Relações Da Instituição De Educação Infantil Com a Comunidade                 As instituições de Educação Infantil, por trabalharem com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, devem, em sua proposta pedagógica, manter a comunidade e a família envolvidas em seu projeto, pois a transição do espaço de casa para a escola é algo [...]

Aula 24 - Relação Família e Escola Na Formação do Aluno na  Educação Infantil

  Relação Família E Escola Na Formação Do Aluno  Na  Educação Infantil                              Escola e família são instituições historicamente construídas, que possuem crenças e ideais que sustentam funções e relações particulares. No entanto, as diferenças entre a ação educativa das famílias e a da escola, principalmente no que se refere aos objetivos, conteúdos, métodos, sentimentos, [...]

Veja a primeira aula:

Resumo:


Público alvo:


Nível de dificuldade: